Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Andei a procura, mas não encontrei nada com este tópico.
    Tenho uma casa dos anos 60 que estou a recuperar e gostava que alguem me esclarecesse uma dúvida.
    O chão é de madeira de pinho, tábuas corridas com perto de 3 m de comprimento que estão em bom estado, (sem manchas e sem vincos, embora precisem de ser betumadas entre elas nalguns sítios) pelo que optei por mantê-las.
    Lembro-me da fase da construção inicial (era menina ainda), que o chão era de cimento, mas era como se tivesse escavado meios cilindros talvez com 30/40cm, de largura não sei precisar isso. Nas uniões desses meios cilindros haviam ripas ás quais foram pregadas em sentido contrário as tábuas do soalho. Hoje sei que aquilo é a caixa de ar, mas não tem qualquer abertura para o exterior, logo não tem ventilação.
    Estava a pensar na aplicação de verniz, para ser mais facil a manutenção, porém disseram-me que as tábuas não iriam respirar e que acabariam por apodrecer, pelo que era preferível encerar. Mas que se fosse feita uma aplicação com cera quente que era mais durável.
    Alguém por aqui tem experiência desta cera?
    obrigada
    Anita
  2.  # 2

    com cera quente, não... Mas era hábito impregnar as madeiras da construção em óleo de linhaça a ferver..
    E em que estado é que está/ estava o soalho original? Em que estado estão as ripas de madeira?
  3.  # 3

    E abrir um respiro para a caixa de ar, não é possível?
  4.  # 4

    não sei quem disse que aplicar verniz apodrecia a madeira , aonde trabalho tem um chão de seculos com verniz e não tem ligação ao exterior ... contudo a propria madeira respira pela parte que não tem verniz se isso lhe deixa mais descansada , uma boa opção é um verniz aquoso de boa qualidade , mantem a madeira com a mesma cor pode escolher o aspecto de brilho que pretende , não tem manutenção e dura muitos anos ...
  5.  # 5

    Boi noite Sr Pedro Barradas .
    Se levou o tratamento com óleo de linhaça, não faço ideia e as pessoas que construiram a casa já faleceram...
    Mas de certeza que a casa tem o soalho original ( era a casa dos meus pais) . As ripas creio que estão em bom estado, pois ao andarmos em cima do soalho, não se sente nada a mexer ou ranger .
  6.  # 6

    CLIOLL - respiradoros para a caixa de ar, já não por causa do revestimento Etics.
  7.  # 7

    boa noite sr Rafaelisidoro, a minha ideia inicial era essa.
    O Sr que me foi fazer( não sei termos técnicos) a mudança do parapeito duma janela que tem pedra bojardada por fora e um perfil grosso de madeira por dentro disse-me que há uns 6 anos uma casa com aquele tipo de soalho foi restaurada e levou verniz e que há uns meses o chão teve de ser todo substituido, porque se estragou .
    ele referiu mesmo "uma casa com um soalho centenário que se manteve sempre em bom estado, foi envernizado e em 5/6 anos partiu-se todo. è um crime envernizar isto"

    Com esta informação fiquei vacilante ...
  8.  # 8

    Colocado por: anita recuperandoboa noite sr Rafaelisidoro, a minha ideia inicial era essa.
    O Sr que me foi fazer( não sei termos técnicos) a mudança do parapeito duma janela que tem pedra bojardada por fora e um perfil grosso de madeira por dentro disse-me que há uns 6 anos uma casa com aquele tipo de soalho foi restaurada e levou verniz e que há uns meses o chão teve de ser todo substituido, porque se estragou .
    ele referiu mesmo "uma casa com um soalho centenário que se manteve sempre em bom estado, foi envernizado e em 5/6 anos partiu-se todo. è um crime envernizar isto"

    Com esta informação fiquei vacilante ...
    isso é falso , completamente falso ...
  9.  # 9

    (...) Com esta informação fiquei vacilante ...

    Pois acredite no senhor que lhe deu essa informação porque é uma realidade. O nosso chão é de tacos (em espinha), tem 44 anos e mantém-se impecável. Esta recomendação refere-se ao soalho de rés-do-chão, por causa da caixa de ar, a madeira com verniz fica impermeável (não respira) e apodrece.
    Quanto à cera quente nunca ouvi falar. O técnico que nos afagou o chão é que nos aconselhou a cera e nos desaconselhou o verniz. Hoje é fácil encerar um chão usando cera líquida. Depois do chão afagado, ou limpo, passa-se uma esfregona embebida (e bem espremida) em sabão líquido, próprio para soalho de madeira. Deixa-se enxugar. Num balde limpo, enxuto, deita-se-lhe cera líquida (incolor ou outra que se goste) e uma esfregona nova, a estrear (de preferência com fios finos de algodão, são as melhores). Há garrafões de 5l de cera líquida, à venda nas grandes superfícies (Le Roy Merlin, incluído), assim como vendem também o sabão líquido para limpeza do chão. No próprio garrafão vêm as instruções de uso. Passo a explicar como faço: primeiro aplico a cera (com a esfregona espremida) sobre o soalho, no sentido longitudinal. Deixo enxugar (é de rápido enxugo) e aplico novamente a cera em sentido transversal. Sendo soalho corrido é bastante fácil. Como expliquei, é muito fácil e, repito, penso que na embalagem da cera estão as instruções de uso. Bom trabalho e espero que fique satisfeita.
  10.  # 10

    Colocado por: maria rodrigues
    Pois acredite no senhor que lhe deu essa informação porque é uma realidade. O nosso chão é de tacos (em espinha), tem 44 anos e mantém-se impecável. Esta recomendação refere-se ao soalho de rés-do-chão, por causa da caixa de ar, a madeira com verniz fica impermeável (não respira) e apodrece.
    Quanto à cera quente nunca ouvi falar. O técnico que nos afagou o chão é que nos aconselhou a cera e nos desaconselhou o verniz. Hoje é fácil encerar um chão usando cera líquida. Depois do chão afagado, ou limpo, passa-se uma esfregona embebida (e bem espremida) em sabão líquido, próprio para soalho de madeira. Deixa-se enxugar. Num balde limpo, enxuto, deita-se-lhe cera líquida (incolor ou outra que se goste) e uma esfregona nova, a estrear (de preferência com fios finos de algodão, são as melhores). Há garrafões de 5l de cera líquida, à venda nas grandes superfícies (Le Roy Merlin, incluído), assim como vendem também o sabão líquido para limpeza do chão. No próprio garrafão vêm as instruções de uso. Passo a explicar como faço: primeiro aplico a cera (com a esfregona espremida) sobre o soalho, no sentido longitudinal. Deixo enxugar (é de rápido enxugo) e aplico novamente a cera em sentido transversal. Sendo soalho corrido é bastante fácil. Como expliquei, é muito fácil e, repito, penso que na embalagem da cera estão as instruções de uso. Bom trabalho e espero que fique satisfeita.
    Oh Dª Maria o verniz não tem esta acção que diz ter mais facilmente as madeiras deixam de respirar por levarem ceras liquidas e camadas de ceras sucessivas em manutenção ... o que está a falar é outras coisa , esta a dizer que tem um chão que recebe humidade excessiva e quer com verniz ou cera vai dar problemas na mesma , o da Ana tem um lado que não está colocado no chão e não está envernizado , a meu ver a melhor solução é mesmo o verniz ... alguem tem ideia de qantos milhares de m2 existe envernizados á decadas novos e sem problemas ...
    qando é um chão de tacos a coisa pode complicar mas vai complicar com o verniz e com a cera , aparece manchas brancas na cera tambem ... isso se os tacos estão directamente no chão como sempre se fez ... mas o problema não é do verniz nem da cera mas sim da humidade.
  11.  # 11

    (...) mas o problema não é do verniz nem da cera mas sim da humidade.

    Diz quem sabe! Curvo-me perante a sua abalizada opinião. Em todo o caso eu, Maria, recuso-me a aplicar verniz num soalho de madeira num piso zero (rés-do-chão). Eu própria vi soalho apodrecido, depois da aplicação de verniz, que não pode ser recuperado. Admito que não seja por razões directas da aplicação do verniz, porém estando eu bem não me vou pôr mal, ao acaso.
  12.  # 12

    Colocado por: maria rodrigues
    Diz quem sabe! Curvo-me perante a sua abalizada opinião. Em todo o caso eu, Maria, recuso-me a aplicar verniz num soalho de madeira num piso zero (rés-do-chão). Eu própria vi soalho apodrecido, depois da aplicação de verniz, que não pode ser recuperado. Admito que não seja por razões directas da aplicação do verniz, porém estando eu bem não me vou pôr mal, ao acaso.
    pois pode ser um caso entre muitos isolados mas acontece precisamente por aquilo que eu disse ... para nós o maior problema das ceras é se algum dia quiser passar a outro produto são autenticos replentes levando a uma lixagem a fundo das madeiras e isso sai mais caro ... mas pronto equipe que ganha não se mexe lol
  13.  # 13

    Se tem dúvidas, trate a madeira com óleos para madeira, por exemplo da BONA, da BIOFA...
    Anita, eu não perguntei se o soalho levou tratamento em linhaça... eu afirmei que era prática habitual.
    Mas uma coisa eu não percebo. O pavimento existente vai manter ou vai remover? Se vai manter,é afagar, reparar e aplicar o tratamento a oleo.. fica muito bonito e duradouro.
  14.  # 14

    Ola Pedro. O pavimento é para manter, porque não tem qualquer problema de humidade, caruncho ou outro, o tratamento inicial não sei qual foi, mas recordo-me de a minha mãe utilizar uma cera amarela da "Bufalo". A minha ideia agora era ter o chão arranjado com o mínimo de manutenção possível ( estou quase com 60 anos, já não quero trabalhar muito- lol )
    Será que ele chama cera quente ao óleo? vou questionar isso e a marca do produto.
    muito obrigada
    Anita
  15.  # 15

    Anita

    Sou de Leiria e faço tratamentos de cera a quente.
    Ainda hoje vim de Lisboa onde fui fazer uma manutenção a uma casa, onde fiz esse serviço em 2013
    Fui ao Google fazer uma pesquisa sobre "cera a quente" e vi o seu pedido
    Cumprimentos
    José M. Júlio
  16.  # 16

    O pavimento é tratado com ceras líquidas e só depois leva a cera a ferver.

    Este é o resultado

    José Júlio
      DSCN0013.JPG
      DSCN0016.JPG
 
0.0204 seg. NEW