Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: joedualmarA minha caldeira roca, embora esteja a aquecer relativamente bem a casa, quando fecho todas as entradas/saídas da caldeira, ou mesmo se fechar uma delas, abafa sempre a lenha,
    se fecha os passadores a caldeira começa a aquecer e a valvula reguladora de tiragem começar a fechar a entrada do ar! é normal!
    • MDA
    • 17 dezembro 2014

# 82

Ja tive uma caldeira dessas, até que partiu um elemento e não consegui arranjar substituto. Nem na roca.
    A saida é de 180mm.
    Dependendo da lenha, seca ou não e do tipo vai ter mais fuligem ou não, mas nessa caldeira vai ter sempre bastante.
    Tenho a certeza que todas essas curvas estão parcialmente entupidas.
    Possíveis melhoramentos.
    Aumentar a secção da saída para o máximo da caldeira neste caso 180mm.
    Eliminar o máximo numero de curvas. Onde não for possível eliminar colocar T's com tampa para ser possível uma limpeza fácil.
    Proteger o máximo possível o tubo do exterior, construindo por exemplo uma parede de tijolos em volta excepto onde dai ter os T'c com tampa para ser facil limpeza, pois assim vai aumentar temperatura do fumo dentro da chaminé aumentado assim a sua velocidade de ascensão.
  2.  # 83

Colocado por: Sergio Rodriguesse fecha os passadores a caldeira começa a aquecer e a valvula reguladora de tiragem começar a fechar a entrada do ar! é normal!

Mas quando começa a baixar a temperatura a válvula reguladora da tiragem abre novamente o ar, e se não volta a aquecer o problema deve estar na tiragem de fumos.
  3.  # 84

Colocado por: ErdnaxelaMas quando começa a baixar a temperatura a válvula reguladora da tiragem abre novamente o ar, e se não volta a aquecer o problema deve estar na tiragem de fumos.
    se fecha os passadores não há consumo, a valvula vai fechando e a lenha fica a moer em brasa, e mantem sempre fechado porque mesmo estando a moer é suficiente para a caldeira se manter quente acima do que esta regulado na valvula, é o que entendo pelo que o homem escreveu! se abrir os passadores novamente de certeza que a valvula volta a abrir!
  4.  # 85

Esta é a minha, e o que você deveria ter seria algo deste género ou como o MDA lhe recomendou T

Esta está mesmo à saída da caldeira
     photo 20141217_142242_zps0cd42017.jpg

Esta antes de o tubo de fumos entrar na chaminé de alvenaria, e por aqui pode-se fazer limpeza.
     photo 20141217_142635_zps90f17bd2.jpg

Num instante retirei esta quantidade de creosoto da curva que sai da caldeira
     photo 20141217_142556_zps5bb04ee3.jpg
    Isto instala-se nas curvas e a tiragem não funciona.

Esta é a parte de cima da caldeira
     photo 20141217_142824_zps8c1179a4.jpg

depois de aberta é preciso limpar
     photo 20141217_142934_zpsc78bb8d0.jpg

aqui vê o regulador de tiragem, a portinhola de entrada de ar, e a temperatura da àgua na caldeira
     photo 20141217_144924_zpsb45abef6.jpg

A temperatura no regulador estava a marcar 70º, a temperatura da água na caldeira 40º, tinha-a ligado na hora, a portinhola de admissão de ar estava aberta. Quando a temperatura da água atingir os 70º a portinhola vai estar praticamente fechada, fica com uma abertura de cerca de 1mm, o suficiente para manter a queima naquela temperatura.
     photo 20141217_144958_zps1988288a.jpg
  5.  # 86

Colocado por: joedualmarA minha caldeira roca, embora esteja a aquecer relativamente bem a casa, quando fecho todas as entradas/saídas da caldeira, ou mesmo se fechar uma delas, abafa sempre a lenha,

Colocado por: Sergio Rodriguesse fecha os passadores não há consumo, a valvula vai fechando e a lenha fica a moer em brasa, e mantem sempre fechado porque mesmo estando a moer é suficiente para a caldeira se manter quente acima do que esta regulado na valvula, é o que entendo pelo que o homem escreveu! se abrir os passadores novamente de certeza que a valvula volta a abrir!

Será que ele se refere às entradas/saídas de ar?
    Se se fecha totalmente a saída de gases de combustão não entra nada e queima todo o oxigénio, acontece exactamente o mesmo se fechar a admissão de ar.

Embora que a sua ideia também está correcta, mas se se corta o fornecimento de água também não faz sentido ter a caldeira a arder.
  6.  # 87

pois tambem se pode estar a referir as entradas do ar eu pensei que fosse a entrada e saida e agua!!!
  7.  # 88

Já agora e por causa de ter visto a instalação do Joedualmar cheia de fita metálica nas uniões, deixo aqui um video meu que prova que o ar é sugado pela chaminé, e não empurrado. Logo aquela fita não faz ali rigorosamente nada.

https://www.youtube.com/watch?v=m1u-w9wY8hM
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 89

olá. resolvi parte do problema, reduzi as curvas do tubo de inox e transformei algumas em curvas de 45º... colocarei fotos mais tarde...
    podem-me ajudar e dar umas dicas caso seja necessário. o esquema (+ou-) está assim na minha instalação, devo alterar alguma ligação? obrigado
      Sem Título2.jpg

0.0257 seg. NEW