Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com o titulo do tópico gostaria que me ajudassem a esclarecer algumas duvidas que tenho, vou começar por fazer um pequeno resumo.
    No ano passado acabei a minha licenciatura em Contabilidade e Administração, com muito sacrifício, pois era trabalhador - estudante e a escola ainda ficava a uma hora do meu local de trabalho, mas com muita força de vontade consegui terminar o respetivo curso, e com filhotes pequenos mas difícil se tornou, mas é no futuro dos meus filhotes e não estando realizado profissionalmente que pondero esta delicada decisão...de emigrar.

    Mas ambos gostamos de evoluir e parece que estagnamos...sem perceptivas de futuro!

    No que toca a línguas...a minha esposa safa-se no Inglês...mas eu não sei nenhuma...inscrevi-me agora numa escola para tirar frances...

    Relativamente ao pais, em França não conheço ninguém, na Suiça tenho um casal amigo que me ajudaria na minha integração.

    Qual seria o melhor País para viver e na educação dos filhos?

    No inicio seria para ir eu primeiro, começar com um trabalho sem ser na minha area e futuramente tentar a sorte na minha area, pois penso que na profissão da minha esposa já seria mais fácil, digo eu...

    E em relação aos diplomas serão reconhecidos? quais os passos para serem reconhecidos? demora muito tempo?

    Dá para enviar curriculum e fazer a entrevista por via skype? quais as vossas experiencias? já passaram por situação idêntica? suponho que sim! agradecia as vossas opiniões.

    De certeza que me esqueci de questionar algumas questões, mas com o desenvolvimento do tópico vou colocando as duvidas que vão surgindo.

    Obrigado pela vossa atenção ao lerem o tópico
  2.  # 2



    E em relação aos diplomas serão reconhecidos? quais os passos para serem reconhecidos? demora muito tempo?

    Dá para enviar curriculum e fazer a entrevista por via skype? quais as vossas experiencias? já passaram por situação idêntica? suponho que sim! agradecia as vossas opiniões.

    De certeza que me esqueci de questionar algumas questões, mas com o desenvolvimento do tópico vou colocando as duvidas que vão surgindo.

    Obrigado pela vossa atenção ao lerem o tópico


    O mercado em França esta saturado muito dificilmente chega aqui e começa na sua area,aqui não è como ir para Cuba ou outros paises de terceiro mundo,pois para as pessoas que estão aqui nas areas de mercado com diploma ja se vem negras para entrar numa empresa,mas tem a facilidade de começarem como estagiarios a metade de salario e depois evoluem passados uns anos e ganham contratos ou vão para a rua!e ja agora essa de enviar curriculum via skype esta demais que com tanta gente no desemprego porque alguem vai perder tempo numa pessoa que esta noutro pais e não sabe falar nem escrever frances?o melhor que tem a fazer è como todos vir para aqui,trabalhar nas obras ou outra coisa,ganhar conhecimentos de lingua começar a escola e depois ai talvez tenha hipotese de entra no mercado se ja não for considerado demasiado velho!
    Concordam com este comentário: rui coutinho
  3.  # 3

    Colocado por: psferreira2013A minha esposa é Fisioterapeuta e também não se encontra realizada profissionalmente, ambos trabalhamos e temos um salário mais ou menos na média dos portugueses, a nossa faxa etária é entre 30 e 35 anos.

    Mas ambos gostamos de evoluir e parece que estagnamos...sem perceptivas de futuro!


    Se sair de Portugal, com o seu curso e não dominando a língua, só mesmo para ir trabalhar nas obras ou a limpar as ruas... a sua esposa já é um pouco mais fácil conseguir qualquer coisa melhor...

    Se não tem nenhum familiar nesses países esqueça... sabe quanto custa arrendar uma casa?

    Se têm a sorte de ter um emprego...eu não arriscava dessa maneira... O estrangeiro não é nenhum mar de rosas...
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo16062021, jorgealves, Dominus, RJAS1972, santosvieira
  4.  # 4

    o objetivo era no espaço de um ano ou dois, tirar o curso aqui de frances e dominar a lingua.

    na suiça francesa tenho lá um casal amigo que me ajudaria no primeiro ano, e eles também tem lá bastantes conhecidos portugueses.

    eu sei que não é fácil por isso iniciei o tópico para perceber se vale a pena, mas cada caso é um caso, claro!

    mas gostaria de saber por exemplo aqueles que são licenciados, conseguiram depois arranjar na sua area ou se mantiveram noutros trabalhos...gostaria de saber as vossas experiencias e percursos de carreira.
  5.  # 5

    Colocado por: psferreira2013acabei a minha licenciatura em Contabilidade e Administração



    Colocado por: psferreira2013o objetivo era no espaço de um ano ou dois, tirar o curso aqui de frances e dominar a lingua.


    Num ano ou 2 você muito dificilmente domina a língua francesa...

    Depois, se quiser trabalhar na sua área, não basta saber a língua... é preciso conhecer a contabilidade francesa... Aqui estudou o POC ou o SNC... Lá teria que começar tudo do zero...

    Eu domino a língua francesa (8 anos na escola e visitas praticamente todos os anos à França) e não percebo nada do ordenamento jurídico Francês... Não é vergonha nenhuma trabalhar nas obras mas (como vocês têm uma vida estável) será que vale a pena?

    Como já lhe disseram, esses países precisam de mão de obra mas não é qualificada (que disso têm eles)... precisam é de gente para alombar nas obras e noutros empregos que eles não querem...
    Concordam com este comentário: electrao, jorgealves, dedao, Diogo999
  6.  # 6

    Não é bem assim. A situação está má, mas não se deve desistir de querer seguir a carreira/formação e tentar todas as possibilidades na sua área num país estrangeiro.

    Quando o utilizador ramos1999 diz isto:
    o melhor que tem a fazer é como todos vir para aqui,trabalhar nas obras ou outra coisa...

    Não ligue! Nem toda a gente foi trabalhar para as obras, quando foi para um país estrangeiro.
    Existe vida para além das opções normalmente tomadas pela maior parte dos emigrantes.

    Mas noutra coisa ele tem razão.
    ... uma pessoa que esta noutro pais e não sabe falar nem escrever francês?
    Saber falar a língua é quase indispensável. Ainda para mais no caso da sua mulher, que vai lidar com pessoas nativas do país.

    Não pense que todos os portugueses com estudos ou com licenciaturas, têm de ir para as obras.
    Nunca fui emigrante, nem tenho experiência, mas do que ouço falar de outras pessoas que o são, e de experiências que outras pessoas viveram, aconselho a suíça porque é mais rentável trabalhar lá fazendo vida de emigrante (ou seja, trabalhar para poupar dinheiro).
    Provavelmente a tua mulher terá mais sorte, porque já tem uma licenciatura e experiência na área da saúde. São áreas com alguma saída na Suíça.
    Mas convém ambos saberem Francês, senão é muito limitativo. Ou Alemão, depende da zona da Suíça que escolherem.

    O facto de terem um casal amigo, também é uma boa ajuda. É sempre um apoio para tratar de papelada, e para as saudades serem mais fáceis de lidar.

    Em relação aos diplomas, a tua mulher, tem de pedir um certificado à Ordem dos Fisioterapeutas dela. Já tu, não sei como funciona. Pelo menos em Enfermagem sei que é assim!
    Se dá para enviar curriculum e fazer a entrevista por via skype? Sim, dá. Conheço alguns casos assim, mas foram para áreas de Tecnologias de Informação.

    Se já estás a aprender francês, e o objectivo é a tua mulher ir mais tarde também, inscreve-a já!
    Se estiverem os dois, é sempre mais motivante do que andar só um. E podem ajudar-se um ao outro.

    Outra coisa, o ser considerado mais velho para trabalhar, noutros países não é problema. Isso acontece mais em Portugal, no estrangeiro não existe tanto essa ideia.

    Vou arranjar a lista de sites para empregos no estrangeiro, noutro forum que eu conheço.
  7.  # 7

    Como disse a Erga, você muito, mas MUITO dificilmente consegue em 2 anos dominar francês nas escolas e centros de explicação (mesmos particulares) existentes cá.
    É claro que vai com umas luzes, mas não fique com a ilusão que será o suficiente para ter uma conversa fluente com um nativo francês...
  8.  # 8

    Colocado por: psferreira2013o objetivo era no espaço de um ano ou dois, tirar o curso aqui de frances e dominar a lingua.

    na suiça francesa tenho lá um casal amigo que me ajudaria no primeiro ano, e eles também tem lá bastantes conhecidos portugueses.

    eu sei que não é fácil por isso iniciei o tópico para perceber se vale a pena, mas cada caso é um caso, claro!

    mas gostaria de saber por exemplo aqueles que são licenciados, conseguiram depois arranjar na sua area ou se mantiveram noutros trabalhos...gostaria de saber as vossas experiencias e percursos de carreira.


    Tenho vários casais amigos a trabalhar na Suiça e todos licenciados, destes só um (ramo da hotelaria) trabalha naquilo em que se licenciou, os restantes trabalham ou nas obras ou como empregados de limpeza dos hóteis, "fugiram" para lá porque aqui não tinham trabalho nas áreas deles e os trabalhos que estão a desempenhar lá aqui seriam pagos a 10% do que recebem lá.
    No entanto todos querem voltar assim que surja uma oportunidade na área deles, dizem que o mais frustrante é terem "perdido" tantos anos de estudo para nada... E sim, eles não têm qualquer esperança de conseguir emprego nas áreas deles na Suiça. Emprego qualificado eles preferem dar aos deles, pois estes têm uma aprendizagem e conhecimento especifico para o mercado deles, logo os cursos que aqui se tiram de pouco ou nada nos servem lá fora (claro que há excepções) como em principio seria o caso da sua namorado. Já o seu curso para trabalhar lá fora vale "0"
  9.  # 9

    Psiu..Rodri... corrige lá o "namorado"..lol
  10.  # 10

    Podem dizer que áreas ou licenciaturas têm? Para ter também mais conhecimento do que se passa lá fora.
    Mas conheço uma pessoa, que é enfermeira e foi para a suíça trabalhar como enfermeira, e não teve de ir para as obras ou foi empregada.
    Ou se calhar mente-me! :)
    • mog
    • 15 setembro 2014

     # 11

    Colocado por: radikalPodem dizer que áreas ou licenciaturas têm? Para ter também mais conhecimento do que se passa lá fora.
    Mas conheço uma pessoa, que é enfermeira e foi para a suíça trabalhar como enfermeira, e não teve de ir para as obras ou foi empregada.
    Ou se calhar mente-me! :)


    radikal,
    o caso da sua amiga é igual ao de tantos profissionais de saúde que emigram ou imigram: desde que se domine a língua, é (quase) indiferente ser enfermeiro ou engenheiro informático em Portugal ou em qualquer país do mundo . O mesmo não se aplica, por exemplo, para advogados ou contabilistas, dadas as especificidades técnicas dessas profissões,que variam de país para país.
    Concordam com este comentário: amartins, Erga Omnes, joni
  11.  # 12

    desde já muito obrigado pelas vossas opinioes...

    no meu curso já foi o SNC, também já me lembrei disso pois a legislação não é a mesma...isso seria uma barreira, pois só depois de lá estar um bons anos é que adquiria, mas não chegava teria que fazer lá formações na area ou tirar lá o mestrado.

    o que me direcionava mais para mim seria trabalhar em bancos ou seguradoras, pois é o meu perfil, pelo menos na banca é uma area que gosto, adoro mercados financeiros, e tudo o que seja relacionados com os vários investimentos de diversos produtos, sinto-me mais á vontade, fui adquirindo ao longo dos anos após muita pesquisa.

    a nivel de seguradoras já tenho experiencia profissionalmente...também seria uma opção.

    mas claro nestas areas também deve existir muita procura...e entrar no mercado de trabalho seria muito dificil.

    quanto á lingua...pois aqui também será um problema, só depois de adquirir aqui e lá é que me poderia candidatar ás propostas de emprego nesta area.

    Em relação á minha mulher também penso que seria mais fácil, mas de qualquer forma sou eu, (isto se algum dia for) que irei primeiro, pelo que estou a recolher com a vossa ajuda sugestões e experiencias que existam parecidas.
  12.  # 13

    Em Inglaterra a tua esposa conseguirá um emprego no serviço nacional de saúde mas terá de passar por um exame de inglês, já que irá lidar directamente com as pessoas.
    No teu caso será quase impossivel arranjar emprego na tua área... terias de começar o estudo de novo num "college" e em 2 ou 3 anos podes começar como um junior accountant.
  13.  # 14

    Este tema das emigrações é um bocado polémico porque há muitas opiniões diferentes feitas em casos de amigos, familiares ou conhecidos que foram para fora. É claro que quando a coisa corre bem cá dizem que lá é melhor e quando a coisa corre mal cá dizem quase a medo para não irem habilitados à sorte.
    O que eu vejo é que quem vai já não pensa em voltar, portanto suponho que quem tem pulmão para aventura e adapta-se com facilidade dê-se lá bem, ao contrário quem não gosta de correr muitos riscos e tem dificuldade em adaptar-se a meios diferentes é capaz de se arrepender e apanhar o primeiro avião de volta.
    Outra coisa é a mudança que é naturalmente embutida na nova vida de quem lá fica, se cá faziam vida à rasca mas mesmo assim havia cafés e noitadas, a mim dizem-me que lá são quase que obrigados a mudarem esse estilo de vida, e cá não o conseguem fazer porque apesar de tudo a rotina permite isso.
    A questão da língua é um pau de dois bicos, se há receio em não dominar a língua antes de ir, nunca chegam a ir porque só a domina ou quem cá se vê obrigado a falar várias línguas por questões profissionais ou então só mesmo quem vai e fala corrente lá, que é a melhor maneira de aprender tudo - a prática.
  14.  # 15

    2 anos para dominar o francês?deve estar a gozar,eu levei mais de 8 anos e mesmo assim😃!Alem do mais as suas equivalencias em estudos aqui praticamente serão reconhecidas quase a zero e quando digo para vir para as obras para começar é o melhor ,porque quem lhe vai dar trabalho num escritório a um português que falara mal francês e com a sua idade com tantos jovens diplomados em grandes escolas francesas , já estão a espera de emprego para começarem como estagiarios a 600 euros por mês?eu estou em França neste momento temos 2 estagiários, que ganham isso por mês e no fim talvez terao contrato ou não,agora nem estou a ver a vantagem de ter alguém que fala mal e ter que pagar o salario mínimo francês e sem conhecimentos do mercado francês!mas bom nada é impossível tente e depois conte-nos!
  15.  # 16

    Tem alguma razão especial para preferir França ou Suíça? Não me parecem os países mais favoráveis para emigrar, atualmente. Grã-Bretanha pode ser uma opção, mas também países mais longínquos como a Austrália.
    Tenho vários amigos e familiares licenciados a trabalhar na sua área de formação (engenharia, saúde, hotelaria) mas também um que, sendo engenheiro, foi fazer um MBA numa área ligada à banca e por lá ficou (Inglaterra) com imenso sucesso. No entanto, isto exige um investimento inicial avultado...e alguma capacidade intelectual.
    Não saber nenhuma língua estrangeira é um forte handicap...nem inglês? o básico da escola?
    Quanto aos diplomas, como certamente sabe, no espaço da UE são automaticamente reconhecidos. Serem aceites pelos empregadores é outra história...
  16.  # 17

    Colocado por: becasQuanto aos diplomas, como certamente sabe, no espaço da UE são automaticamente reconhecidos.

    Até podem ser, mas a contabilidade em França não deve ter nada a ver com a nossa, pelo que o psferreira2013 deve estar tão habilitado a exercer essa profissão em França como eu, que não percebo nada.

    Tentei que os meus filhos seguissem cursos que podassem ser exercidos em qualquer parte do planeta e não apenas em Portugal, um já seguiu para informática e a outra, se tudo correr bem, seguirá na área da saúde, pelo que se não arranjarem emprego em Portugal arranjam noutro país.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  17.  # 18

    Colocado por: radikalPodem dizer que áreas ou licenciaturas têm? Para ter também mais conhecimento do que se passa lá fora.
    Mas conheço uma pessoa, que é enfermeira e foi para a suíça trabalhar como enfermeira, e não teve de ir para as obras ou foi empregada.
    Ou se calhar mente-me! :)


    Tal como disse acima há excepções, como o caso de saúde, por isso disse que a probabilidade da namorada (e não namorado lol) do autor do tópico ter mais hipotese de conseguir algo na área de formação dela.
    No entanto uma das minhas amigas é Podologista e está como camareira num hotel.
  18.  # 19

    Colocado por: Picareta
    um já seguiu para informática ... pelo que se não arranjarem emprego em Portugal arranjam noutro país.


    É melhor começar a escolher o país...
  19.  # 20

    Colocado por: becasTem alguma razão especial para preferir França ou Suíça? Não me parecem os países mais favoráveis para emigrar, atualmente. Grã-Bretanha pode ser uma opção, mas também países mais longínquos como a Austrália.
    Tenho vários amigos e familiares licenciados a trabalhar na sua área de formação (engenharia, saúde, hotelaria) mas também um que, sendo engenheiro, foi fazer um MBA numa área ligada à banca e por lá ficou (Inglaterra) com imenso sucesso. No entanto, isto exige um investimento inicial avultado...e alguma capacidade intelectual.
    Não saber nenhuma língua estrangeira é um forte handicap...nem inglês? o básico da escola?
    Quanto aos diplomas, como certamente sabe, no espaço da UE são automaticamente reconhecidos. Serem aceites pelos empregadores é outra história...


    Pois também já pensei no MBA, para além de ser caro, fica um bocado deslocado na minha residencia, logo teria que ser Porto ou Coimbra, cerca de 200 km, e normalmente é a sexta-feira todo o dia e sábado, embora já alguns anos antes de tirar a licenciatura ira ao Porto aos sábados ao Porto para tirar fundamentos de banca, e também me falta o Inglês. tive na escola, mas como não pratiquei não me lembro de nada...pois a lingua...faz muita falta.

    Suiça ou França? eu preferia Suiça, tenho lá pessoas conhecidas.

    Outros paises? não pensei nisso, devido á distancia.
 
0.0209 seg. NEW