a única preocupação nesta altura é que o betão cubra o ferro como deve ser.
Olhe aqui que lindas vigas ao alto que o sr. parece não gostar...
Colocado por: dedaosenao me engano a solda pode ser feita no lugar da sobreposição de varoes. mas o rrufino ja vem confirmar (ou nao)
Colocado por: NeonPercebe? Ao fim e ao cabo em "pé" ou "deitada", as duas são tecnicamente possíveis, agora a solução de ferro é que terá de ser calibrada.
Colocado por: j cardosoEntão não fale em 3 cm, vá primeiro aprender quanto é o recobrimento em elementos de fundação e depois fale, não engane os outros com a sua ignorância
Colocado por: j cardosoO que está a ver nisso que mostra são também vigas de equilíbrio, o que o user está a fazer são vigas de fundação
Colocado por: Jorge Santos - FaroNão se esqueça que o betão tem que sobressair uns 3 cm para fora do ferro da viga.
Colocado por: j cardosoquanto é o recobrimento em elementos de fundação
Colocado por: j cardosoAtendendo ao que se vê até agora eu não arriscaria a fabricar o betão em obra
Colocado por: Jorge Santos - FaroPor outro lado a sua casa não me parece estar numa zona sísmica ( A avaliar pelas pedras de granito da sua zona )
Em ambientes pouco agressivos ... 2,0 cm
Em ambientes moderadamente agressivos ... 3,0 cm
Em ambientes muito agressivos ... 4,0 cm
Para vigas de equilíbrio ainda lhes faltava umas boas sapatas nos pilares... Imagine que as pedras são um enchimento com pedra, pois estão por baixo tanto dos pilares como das vigas... Assim parece-me mais vigas de fundação.
Mas na verdade sem o reforço das sapatas dos pilares não são vigas nem de uma coisa nem de outra....
Eu não, apenas estudei electromecânica e electrotecnia, por isso em tudo o resto sou um amador
Colocado por: Jorge Santos - Faro3 baldes de areia ( lavada ) ou dois de areia lavada e um com areia com goma
2 de brita média
1 de cimento portland normal
com areia com goma
Colocado por: j cardosoComo vê você estava enganado, o recobrimento não são 3 cm, como afirmou antes, varia para cada situação em causa.
Colocado por: bodrelhosAreia de goma é aquela areia fina utilizada no reboco?
Colocado por: bodrelhosComo estabeleceu essa relação de zona sísmica com o tipo de pedras?
No caso do Bodrelhos são 3 sim sr. pois não está num ambiente agressivo !
As vigas de fundação também podem funcionar como vigas de equilíbrio
uma caixa de escada em betão reduz muito a necessidade de grandes vigas...
Colocado por: brunomrosaQue teimosia =)
Colocado por: j cardoso
Estou a ver que já foi ler melhor o REBAP,
Colocado por: j cardoso
Outra das grossas ... que confusão aí vai.
Colocado por: Jorge Santos - Faro
E você que acha ? um viga de fundação pode ou não funcionar como viga de equilíbrio ?
Faça como eu , se não sabe pergunte a quem sabe ! :-)
Colocado por: brunomrosaFaça como eu , se não sabe pergunte a quem sabe ! :-)