Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Neon

Vi que nesse link em português ou em brasileiro está igual nessa página de preços, ou seja não tiveram o cuidado de traduzir conforme o pormenor !
    Se vir neste link em Espanhol já bate certo com o pormenor deles.
    http://www.generadordeprecios.info/obra_nueva/Cimentaciones/Arriostramientos/Vigas_entre_zapatas/Viga_entre_zapatas.html
    A confusão pode ter a ver com nomes usados por cá e no Brasil onde por exemplo nem chamam betão de limpeza ao betão feito antes do arranque.
    O blog está bem explicado, mas claro é Brasileiro.
  2.  # 82

A confusão não tem nada a ver com isso, tem a ver apenas com a sua ignorância. Vá ver os manuais do CYPE, já que o referiu e veja se descobre a diferença. Se tiver 2 dedos de testa aproveite e leia o que escreveu o dedão - está ali tudo explicadinho. As vigas de fundação substituem as sapatas, as vigas de eqilíbrio usam-se com (e unem) sapatas.
    Ao que parece nem pesquisar sabe - experimente perguntar as seus amigos imaginários que costuma inventar.
  3.  # 83

Isto é o que chamo "chover no molhado" .
    Jorge Santos inscreva-se na universidade e tire o curso que mais desejar, o acesso para +23 tem uma componente de curriculum/entrevista que eu acho que será mais que suficiente para entrar para engenharia civil. Claro tem de ter o 12º ano completo (ou equivalente). Parece que pode concorrer quem não tenha o secundário completo.

Não estou a ser irónico. Apenas acho que se tem tanta paixão pela área entre nela!

Isto para dizer que pode fazer as pesquisas mais completas que quiser, mas como não é engenheiro é uma perca de tempo, porque quem precisar mesmo vai ter de ir contratar um engenheiro civil e pagar, e o amigo Jorge Santos apenas veio aqui ao forum mostrar os seus conhecimentos, e nada mais.
    • Neon
    • 3 setembro 2014

# 84

ainda uma pequena explicação

As vigas de equilíbrio são usadas para compensar o momento flector na sapata, e servem como alavanca para degradar esse esforço.

Por razões óbvias possuem maior utilização nas sapatas excêntricas, precisamente porque a excentricidade cria um desequilibro na sapata.

Vamos a um exemplo pratico....imaginemos duas cadeiras uma de frente para a outra (situação mais simples, mas poderíamos criar cenários mais complexos)
    Se o jorge se sentar no assento da sua cadeira como deve ser, ela fica estável, correcto!
    Se eu por outro lado, na outra cadeira me sentar em cima das costas da cadeira em vez de me sentar no tampo da cadeira, o que vai acontecer? ela vai tombar para trás!...Esta será à semelhança o que acontece numa sapata excêntrica.

Solução para isto?

Se eu ligar com um elemento rigido (viga de equilibrio), a minha cadeira (onde estou mal sentado) à cadeira do Jorge onde ele está bem sentado, a minha cadeira já não vai tombar pois o momento que se cria é degradado e contrariado por essa ligação. O mesmo se passa com as sapatas.

No tal link que coloquei em cima vemos um exemplo onde a negro estão as que se comportam como lintel de fundação e a branco as que se comportam como vigas de equilibrio (reparem que estão integradas em sapatas com excentricidade)

Abraços
    • Neon
    • 3 setembro 2014

# 85

já agora, se este tema for para continuar a ser debatido, sugiro a criação de tópico autónomo
  4.  # 86

Já estão a ficar melhor as explicações

Colocado por: Jorge Santos - Faroleia o que escreveu o dedão - está ali tudo explicadinho

sim eu li e vi o desenho ... O nome de viga é irrelevante para a discussão ... Pelo que vejo você não viu bem o pormenor do cype que chama um nome em Portugal e outro no Brasil

Colocado por: NeonSe eu ligar com um elemento rigido (viga de equilibrio), a minha cadeira (onde estou mal sentado) à cadeira do Jorge onde ele está bem sentado, a minha cadeira já não vai tombar pois o momento que se cria é degradado e
    contrariado por essa ligação. O mesmo se passa com as sapatas.

Sim acho que com a sua explicação prática todos percebemos, se todos se dessem ao trabalho de expelicar em vez de embirrar ficava tudo mais simples... Isto é um fórum não é ?

A discussão começou quando eu disse que as vigas do post aí acima eram de fundação e o sr. Cardoso começou logo a chamar-me ignorante... Todos percebemos que há vigas de fundação com várias funcões ...
    Eu percebi que o nome equilibro é usado no Brasil... E o programa comprova-o, eu provei-o mas a palavra é o menos importante .
    Pelo que me disse só me vem dar razão a mim... Pois as vigas que o membro do forum são de travamento mesmo no Brasil :-)
    As de equlibrico são outra coisa mesmo no Brasil ...

Pode ser visto e comprovado neste pequeno filme

http://www.multiplus.com/CYPECAD/FILMES/76_vigas.html

Colocado por: j cardosojá que o referiu e veja se descobre a diferença

Já que quer falar com nomes usados no Brasil espero que tenha gostado do filme .

De resto a insto não devo responder ... Para quê ?

Colocado por: j cardosoA confusão não tem nada a ver com isso, tem a ver apenas com a sua ignorância.

Pois é já muitos perceberam isso ...

Colocado por: brunomrosaIsto é o que chamo "chover no molhado" .

Se quiser adiantar alguma coisa evite frases fúteis ... Faça como eu pesquise e diga alguma coisa

Colocado por: brunomrosao acesso para +23 tem uma componente de curriculum/entrevista que eu acho que será mais que suficiente para entrar para engenharia civil.

Está enganado... Entrar no Técnico por exemplo é fácil o que custa é sair . No seu caso a avaliar pelo que diz, parece que estudou numa univ. privada ... Não tinha média para o estado ? É que no estado aprende-se mais.

Olhe... se eu não tiver trabalho é só abrir a boca e não me faltam trabalhos bem pagos... Mas com os cursos dos sectores em crise não é fácil, por isso o sr. que deve achar que sabe muito por ter estudado numa privada deveria ter-me mandado estudar Eng. Agricola pois é uma área que também gosto muito , ou informática ...
    Não se se sabe em alguns paises escolhemos as disciplinas que gostamos não é como aqui que temos que levar com um pacote !
    No meu curso que vale mais que o seu, nos últimos 2 anos tive 23 disciplinas sabia ? Não tenho um colega desempregado ! Mas olhe conheço pessoas que nem sabem ler muito inteligentes e educadas. Um que conheço ganha 100 € por dia a podar arvores e escolhe os clientes... Se quiser discutir profissões força, abra um tópico . Se quiser mandar os outros estudar, revela falta de cultura que é coisa que não se aprende na escola !
  5.  # 87

Colocado por: Jorge Santos - FaroEstá enganado... Entrar no Técnico por exemplo é fácil o que custa é sair . No seu caso a avaliar pelo que diz, parece que estudou numa univ. privada ... Não tinha média para o estado ? É que no estado aprende-se mais.

A universidade dá as ferramentas para a profissão. Aprender mais ou menos depende do empenho do aluno durante a formação e depois em contexto profissional.

Colocado por: Jorge Santos - FaroSe quiser mandar os outros estudar, revela falta de cultura que é coisa que não se aprende na escola !

Estudar = cultura ! Eu penso que arte iria ter boas notas. Eu tive colegas com 50 anos que também andavam nas obras (eram empreiteiros, ou técnicos de construção civil) e queriam ser arquitectos. Foram estudar e no final de todo o esforço realizaram um sonho de serem técnicos numa área que trabalharam a vida toda.
  6.  # 88

Colocado por: brunomrosaEu tive colegas com 50 anos que também andavam nas obras

Eu vi logo que estou na privada... É que entrar com 18 ou 19 na publica não é nada fácil :-) - Mas atenção conheço bons arquitectos que estudaram na privada ... E maus que estudaram na publica ...
    As diferenças que eu noto são culturais ... Um arq. que entrou com media de 19 não tem necessidade de mandar os outros estudar, não sente necessidade de se tentar superiorizar porque está por cima.
    Quem não chegou onde queria é que acha que estudar é muito bom, nem que seja na moderna, Esses esquecem que só com um curso não basta para se saber um pouco de tudo.
    Não está arrependido de ter tirado arquitectura ? Olhe que agricultura é que está a dar, e vai ser o futuro. Sabe quantos colegas seus eu conheço dedicados à agricultura e que se estão a safar bem e alguns a exportar em força ? Vários
    Não precisaram de estudar eng. agrícola . basta gostarem que aprendem !

Colocado por: brunomrosaEstudar = cultura !

A sério ? Pelo que eu conheço só se for a cultura dos copos ! Nunca se encoste ao que estudou ... Leia muito, de vários autores e sobre vários assuntos , saia de Portugal e lide com outras culturas isso sim é que é positivo .
    Quem fica encostado ao que estudou 3 ou 5 anos não vai longe ! Eu por exemplo na minha área ( Electrotecnia ) já estou ultrapassado as normas foram quase todas alteradas e certos procedimentos mudaram para muito pior, por isso muitas vezes tenho que reler coisas que esqueci "apenas" porque não pouco trabalho na área que estudei .

Já agora uma pergunta da sua área... Sabe como se faz um telhado ( Com telhas de barro) com uma laje em betão pode arranjar-me um corte em que se veja a cimalha e as telas de impermeabilização ?
    Eu tenho a minha maneira mas gostaria de conhecer outras em especial vindo de malta mais nova ...
  7.  # 89

Jorge Santos, isto não é uma competição para saber quem sabe mais. Porque leva isto nessa perspectiva ?
  8.  # 90

Eu acho que anda a confundir tudo. Tem uma ncessidade patológica de querer mostrar que sem ter estudado sabe mais que todos. Mas porquê ? Tem uma personalidade nascisista, isso é complicado.
  9.  # 91

Colocado por: brunomrosaTem uma ncessidade patológica de querer mostrar que sem ter estudado sabe mais que todos.

Sem ter estudado ? Então o sr. acha que eu não estudei ? quem é o racista ? Estudei e estudei muito mais que o amigo pode ter a certeza. !E continuo a estudar hoje no meu dia a dia em todas as áreas que gosto ... mas você tem uma necessidade patológica de achar que os cursos da sua áreas é que são os bons... Já passei essa fase ! Não tenho a falta de maturidade que alguns revelam !

Colocado por: brunomrosaJorge Santos, isto não é uma competição para saber quem sabe mais

Pois não. Mas não em arranja o corte do telhado ? Gostava de saber se aprendeu isso :-)

Mas atenção ! não o tenho como inimigo :-)
  10.  # 92

Racista? Jorge , esqueça, neste concurso de beleza eu não tenho que provar que sou maia bonito porque não estou em competição.
  11.  # 93

Não é competição ... Eu vou explicar !
    Um membro do fórum pediu-me ajuda para fazer um telhado pois pareceu-lhe que iam fazer mal.
    Eu sei como se faz, mas como não tenho credibilidade pois não estudei essa matéria. estava a tentar que um arq. como o amigo lhe pudesse arranjar um pormenor bem executado com credibilidade.
    Pode tirar da net ou de um programa qualquer . É um pormenor simples que qualquer arquitecto sabe fazer .

Ele também tem um problema com o terraço que não tem muro algum onde colar a tela lateralmente ! Era bom um pormenor disso !
    O homem está com medo de se inscrever no forum porque tem receio de ser atacado como costumam fazer, de modo que me envia e-mails .
    Dê lá uma ajuda ao rapaz... Mas tem que estar bem feito !
  12.  # 94

A fundação está pronta. Ainda não tirei fotografia mas assim que o fizer coloco aqui.

Agora, a próxima fase é encher os pilares e erguer a parede de blocos.

Mas antes disso, pretendo colocar um dreno no lado exterior da corte.

Neste caso em concreto há humidade de ambos os lados da fundação: do lado exterior, humidade resultante da chuva, do lado interior humidade resultante da urina dos animais.

Vou colocar o tubo de dreno (tubo de 100mm) do lado exterior da fundação porque assim conduz as águas pluviais que se ali cheguem e ainda urina dos animais que passe por debaixo da fundação (coloquei uns tubos debaixo da fundação, com inclinação para o exterior, para drenar a urina)

Se fosse um armazém, seco por dentro, colocaria a tela pitonada do lado de fora e ainda aquela tela betuminosa também do lado de fora. Neste caso em apreço estou com dúvidas sobre como proceder. Ajuda é bem-vinda :) Obrigado desde já!

0.0303 seg. NEW