Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois bem, recapitulando a história:

    tenho um armazém antigo com medidas (14mx7m por 3m de altura) a que o meu pai vai mudar o telhado.
    Adicionalmente, antes de colocar o telhado novo, ainda vai aumentar ao armazém, fazendo um crescente do lado esquerdo.

    Coloco esquema de alteração na imagem em anexo. A verde é o que já existe. A vermelho é o será acrescentado
      esquema_alteracao_armazem.jpg
  2.  # 2

    E entretanto a obra começou. Vai sendo feita aos poucos a "pá e picareta".

    Na foto, escavação para a fundação do crescente (representado a vermelho no esquema)
      DSC06323.JPG
  3.  # 3

    Sob o anel de fundação a fazer em betão, fizemos meio metro de parede em pedra.

    Entretanto passaram-se algumas semanas.
      DSC06320.JPG
  4.  # 4

    Crescente a efectuar, visto de trás
      IMG_20140814_134617.jpg
  5.  # 5

    Crescente a efectuar, visto de frente
      IMG_20140814_135715.jpg
  6.  # 6

    Crescente a efectuar, visto de lado
      IMG_20140814_134123.jpg
  7.  # 7

    Vista do cruzamento da armação da cinta de fundação com o pilar
      IMG_20140814_134523.jpg
  8.  # 8

    A cinta de fundação do crescente, entra debaixo da esquina do armazém existente (que, relembro, não tem na sua estrutura qualquer pilar ou anel)
      IMG_20140814_134546.jpg
  9.  # 9

    Agora, alguns detalhes de opções que tomei.

    Como sabem, não sou da área e muito do trabalho que tenho feito com o meu pai é com base em outros trabalhos que vou vendo e "a olho".

    Como alguns pilares têm um pouco mais de 3 metros, fiquei com sobras resultantes do corte do varão de 6m.
    Nos pilares seguintes, soldei os varões conforme imagem em anexo. Não faço ideia de qual a prática corrente no dia a dia da construção.
      IMG_20140814_134244.jpg
  10.  # 10

    Na construção, no dia a dia, nunca vi a executarem a armação para os pilares. Apenas os vejo já dispostos em obra prontos a betonar.


    Para me auxilar na disposição dos varões utilzei tábuas, com encaixes nas esquinas.
      IMG_20140813_171910.jpg
  11.  # 11

    O crescente está a ser feito junto a uma horta, que utilizamos para aceder à obra.
    Uma pessoa esquece-se do portão aberto, um pouco de nada, e a horta é logo invadida em força :)
      IMG_20140813_174617-003.jpg
  12.  # 12

    Voltando à obra, neste momento está conforme as fotos do post #31

    Estado actual da obra

    Neste momento, do que viram, alguma coisa a apontar? Se ainda for a tempo de corrigir tanto melhor :)
  13.  # 13

    Assim à partida, faltam o projecto de Arquitectura e de estabilidade....
    Concordam com este comentário: Keepper
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasAssim à partida, faltam o projecto de Arquitectura e de estabilidade....

    Concordo em pleno!

    Mas foi uma decisão que não dependeu de mim.
    Ainda tentei convencer a fazer um projecto para a obra mas sem feito.
    A obra ia ser feita de qualquer maneira, com ou sem a minha ajuda.
    E então vou ajudando no que posso e sei, um pouco "correr atrás do perdido"

    Dito isto, olhando para o trabalho que está a ser feito, alguma coisa mal feita que ainda vá a tempo de corrigir?
  15.  # 15

    Esses empalmes da foto #34 são do mais original que já vi e uma grande poupança de varão. Tantos perdulários a gastarem 50 x diâmetro de sobreposição, para quê?
  16.  # 16

    Colocado por: J.FernandesEsses empalmes da foto #34 são do mais original que já vi e uma grande poupança de varão. Tantos perdulários a gastarem 50 x diâmetro de sobreposição, para quê?


    Eventualmente fora de tópico (ou não) mas sempre me questionei porque é que os ferros não são soldados. Percebo que o conjunto tem de se manter flexível mas se em pontes essa flexibilidade se mantém, porque é que nestes casos tal pode ser contraproducente? São razões técnicas ou fica mais barato não perder tempo em mão de obra?
    • 1255
    • 15 agosto 2014

     # 17

    Que rico arroz de cabidela se fazia com essas espécimes que se passeiam no meio das couves :-)
    Concordam com este comentário: bodrelhos
  17.  # 18

    Colocado por: treker666mas sempre me questionei porque é que os ferros não são soldados.

    Porque o aço destempera com a soldadura ... Mas neste caso não vai cair a casa por isso !
    Alem disso soldar pode sair bem mais caro do que empalmar

    Com projecto ou não eu reforçava a zona onde os pilares assentam pois a base em pedra não me parece muito solida ....
    As vigas poderiam ter sido feitas junto ao solo , assim como fez não sei se está bem pois o muro em pedra nem parece estar forte.

    Bom trabalho !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, bodrelhos
  18.  # 19

    senao me engano a solda pode ser feita no lugar da sobreposição de varoes. mas o rrufino ja vem confirmar (ou nao)
  19.  # 20

    nas fotos parece que que a armadura na base dos pilares entra mt pouco nas vigas. a tal sobreposição nesta zona e a mais importante. mas isto por fotos e complicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
 
0.0228 seg. NEW