Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

jpc000 há 21 horas # 1
    Boas,

A minha questão é a seguinte: Posso ter ligado uma placa vitroceramica e um forno à mesma tomada (ambos aparelhos ligados ao mesmo T de duas entradas)?

A pessoa que fez o movel para a placa de fogão e forno, disse que podiam ficar ligadas dessa forma, desde que o T fosse de 16V, mas pelo que andei a ler pelo fórum, percebi que é recomendado usar uma ligaçao única para a placa, directamente ao quadro, e com um fio de 4 ou 6 mm, e outra para o forno.
    Há uma "entrada" no quadro que agrupa o exaustor, placa e forno.

Como penso que será necessário intervenção de um profissional, gostaria de saber quais as possiveis soluções para este assunto antes de gastar dinheiro, e já agora, quanto custará uma "brincadeira" destas?

Agradeço qualquer informação que possam adiantar.
  2.  # 2

Colocado por: jpc000Posso ter ligado uma placa vitroceramica e um forno à mesma tomada

não,

esses equipamentos só podem ser ligados directamente e em ligadores proprios sem passar por uma tomada,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpc000
  3.  # 3

Esclarecido. Obrigado jorgealves.
  4.  # 4

Colocado por: jorgealves
    não,

esses equipamentos só podem ser ligados directamente e em ligadores proprios sem passar por uma tomada,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpc000

Tem a certeza em relação ao forno?
  5.  # 5

Colocado por: RJAS1972

Tem a certeza em relação ao forno?
    Não necessita, pois normalmente os fornos vêm com ficha schuko, mas fica bem melhor se essa ficha for cortada e ligada a ligadores, é que para correntes perto de 16A as tomadas de parede podem ter tendência a sobreaquecer e mesmo derreter.
  6.  # 6

Pois, a minha questão era precisamente essa. É que eu já retirei o meu forno e sei que tem ficha e por isso fiquei admirado com a frase do jorgealves. No entanto, estando a falar de um forno com 8 anos, poderia ter havido alguma alteração recente nas normas destes aparelhos.
  7.  # 7

Colocado por: RJAS1972Tem a certeza em relação ao forno?

depende do consumo dos mesmos pois muitos não trazem ficha para ligação,

tem razão pois generalizei e não é correcto,
  8.  # 8

Os fornos que ligo ultimamente corto sempre a ficha e ligo com placa de bornes ceramica, e alimento sempre com 4mm.
    Fica salvaguardado para uma alteração futura...

cumps

0.0128 seg. NEW