Colocado por: tostexTenho uma dúvida. O consumo para determinado delta T, suponhamos 10º, é sempre o mesmo?
Ou seja, para aquecer água de 15º para 25º gasto o mesmo que de 35º para 45º? A minha intuição é que não, mas gostaria de perceber genericamente como é que funciona o princípio da coisa.
Colocado por: tostexEu sou leigo, mas será que a temperatura ambiente também não tem um papel nos cálculos?este valor somente é relevante nas bombas de calor.
Suponho que o mesmo delta T de -10º até 0º fosse reposto muito mais facilmente com uma temperatura ambiente de 20º.
Colocado por: ins.Brunoo meu calculo é mais simples, a ultima bomba de calor que instalei, deixei um contador de kw, regulei a 16 centimos o kw, e o homem gasta 4 euros por semana para 3 pessoas. aqui estão calculos reais, resto é treta
Colocado por: CrOhN
Sem duvida! A minha, nestes ultimos dias que estiveram chuvosos, o consumo diário rondou 1.5kWh. Isto numa casa com 5 adultos e 2 crianças.
Colocado por: CrOhN
Sem duvida! A minha, nestes ultimos dias que estiveram chuvosos, o consumo diário rondou 1.5kWh. Isto numa casa com 5 adultos e 2 crianças.
Colocado por: jcaiado1,5 KW por dia, dá 10,5 KW por semana, em tarifa normal dá +- 2 euros por semana para 7 pessoas! Isso mete qualquer sistema termico solar no bolso!!!
Colocado por: eu
Não percebo esta conclusão... numa semana de sol, um sistema solar térmico gasta... zero... (ou quase).
Colocado por: Rodri12
E numa semana sem sol? O que me faz alguma confusão no sistema solar térmico, é que p.e. cá no Minho temos muitos dias do ano nublados e com maior índice de precipitação, logo justifica-se nesta zona um sistema solar, que se calhar só é útil 1/4 do ano?
Colocado por: Rodri12cá no Minho temos muitos dias do ano nublados e com maior índice de precipitação, logo justifica-se nesta zona um sistema solar, que se calhar só é útil 1/4 do ano?eu tambem sou do minho e isso não é verdade, não me diga que so vê o sol 3 meses durante o ano todo?????
Colocado por: Rodri12E numa semana sem sol?numa semana sem sol aquece a agua com o apoio qual o problema?!?!?!? neste momento não existe nada que consuma ou gaste menos que um sistema solar para produzir agua quente!!! se fosse para fazer comparações com uma BC um sistema solar anda com um COP prai de 100
Colocado por: eu
Não percebo esta conclusão... numa semana de sol, um sistema solar térmico gasta... zero... (ou quase).
Colocado por: Sergio Rodrigueseu tambem sou do minho e isso não é verdade, não me diga que so vê o sol 3 meses durante o ano todo?????
numa semana sem sol aquece a agua com o apoio qual o problema?!?!?!? neste momento não existe nada que consuma ou gaste menos que um sistema solar para produzir agua quente!!! se fosse para fazer comparações com uma BC um sistema solar anda com um COP prai de 100
Colocado por: Rodri12
E numa semana sem sol? O que me faz alguma confusão no sistema solar térmico, é que p.e. cá no Minho temos muitos dias do ano nublados e com maior índice de precipitação, logo justifica-se nesta zona um sistema solar, que se calhar só é útil 1/4 do ano?
Colocado por: jcaiado
Claro que justifica e que que maneira! Quando o sol não aparece, utiliza o apoio (resistencia electrica por exemplo e se for em bi-horario ainda melhor). Eu sou da zona da bairrada portante mais perto do minho do que Lisboa, e mesmo nestes dias de instabilidade que passaram, lá vinha umas abertas zitas que era sufuciente para aquecer a agua, só ao segundo dia consecutivo sem radiação solar é que fico sem agua quente (Aqui está relacionado com o dimensionamento do sistema)
Colocado por: Rodri12Agora no inverno vai-me dizer que temos tanto tempo de sol como em Lisboa ou no Algarve? Nem de perto...tou a olhar la para fora e não vejo nuvens pelo que sei la pra baixo anda a chover a potes!
Colocado por: Rodri12E eu digo, daqui a 10/15 anos não haverá sistemas muito mais evoluídos que esses?!?e voçe passados 15 anos vai para comprar o sistema mais evoluido da altura e vai pensar assim, humm secalhar não vale a pena comprar daqui a 15 anos havera sistemas ainda mais evoluidos................. etc etc etc
Colocado por: Sergio Rodriguestou a olhar la para fora e não vejo nuvens pelo que sei la pra baixo anda a chover a potes!
e voçe passados 15 anos vai para comprar o sistema mais evoluido da altura e vai pensar assim, humm secalhar não vale a pena comprar daqui a 15 anos havera sistemas ainda mais evoluidos................. etc etc etc