Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: tostexTenho uma dúvida. O consumo para determinado delta T, suponhamos 10º, é sempre o mesmo?

Ou seja, para aquecer água de 15º para 25º gasto o mesmo que de 35º para 45º? A minha intuição é que não, mas gostaria de perceber genericamente como é que funciona o princípio da coisa.

Não tenho certeza, mas julgo que se a fonte de calor tiver um rendimento constante, julgo que para o mesmo delta T independentemente das temperatura inicial, o consumo é o mesmo como por exemplo numa resistencia electrica. Se for uma bomba de calor aí o rendimento já não é constante, existem variaveis que alteram a curva de rendimento. Por fim ainda temos que contar com as perdas do material que armazena a agua quente que é disso que estamos a falar, e as perdas por exemplo a 50º são superiores do que a 30º, logo durante o periodo de aquecimento de determinado delta , vão existir perdas que aumentando com o aumentar da temperatura, embora sejam diferenças insignificantes...
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 22

A energia absorvida pela agua e a mesma, mas o rendimento da maquina e menor com uma temperatura maior, pelo que na pratica vai consumir mais.
    Concordam com este comentário: dedao
    • dedao
    • 24 setembro 2014 editado

# 23

Q = m.c.∆T
    m- massa
    C=1
    ∆T=∆T :)

Q aqui em Joules.... J é energia, tal como calorias e kwh. é so trnasformar.

exemplo citado:

Energia adicionada à água(Kcal) = 11,2 litros x ( 39 Graus (temp. final) - 23 Graus (temp. inicial ) = 11,2 litros x (16 ( o resultado de 39 menos 23 ))Kcal.
    Energia que foi adicionada à água foi de = 179,2 Kcal

Agora vem a pergunta: para que me serve tudo isto? ...........Serve, se soubermos qual a:

Relação entre Kwh e Kcal
    Do livro de física fica-se sabendo que: 1 Kwh é igual a 860 Kcal. Esta nova informação pode ser aplicada à operação do enchimento do balde:

Se o aquecimento da água do balde consumiu 179,2 Kcal, se 860 Kcal é igual a 1 Kwh, então por regra de três, poderemos calcular quantos Kwh foram consumidos neste aquecimento de água: (179,2 Kcal x 1 Kwh /860 Kcal )= 0,208 Kwh

quem quiser confirmar a veracidade está a vontade :) isto é o que me lembro de umas aulinhas... podem corrigir :)

agora parece-me é que as fontes de calor perdem rendimento com a subida da temperatura. ai já não sei.

Edit: e pah nao tinha visto a segunda pagina... tempo perdido :D:D
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 24

Eu sou leigo, mas será que a temperatura ambiente também não tem um papel nos cálculos?

Suponho que o mesmo delta T de -10º até 0º fosse reposto muito mais facilmente com uma temperatura ambiente de 20º.
  4.  # 25

o meu calculo é mais simples, a ultima bomba de calor que instalei, deixei um contador de kw, regulei a 16 centimos o kw, e o homem gasta 4 euros por semana para 3 pessoas. aqui estão calculos reais, resto é treta
  5.  # 26

Colocado por: tostexEu sou leigo, mas será que a temperatura ambiente também não tem um papel nos cálculos?

Suponho que o mesmo delta T de -10º até 0º fosse reposto muito mais facilmente com uma temperatura ambiente de 20º.
    este valor somente é relevante nas bombas de calor.
  6.  # 27

Colocado por: ins.Brunoo meu calculo é mais simples, a ultima bomba de calor que instalei, deixei um contador de kw, regulei a 16 centimos o kw, e o homem gasta 4 euros por semana para 3 pessoas. aqui estão calculos reais, resto é treta

Sem duvida! A minha, nestes ultimos dias que estiveram chuvosos, o consumo diário rondou 1.5kWh. Isto numa casa com 5 adultos e 2 crianças.
  7.  # 28

Colocado por: CrOhN

Sem duvida! A minha, nestes ultimos dias que estiveram chuvosos, o consumo diário rondou 1.5kWh. Isto numa casa com 5 adultos e 2 crianças.

1,5 KW por dia, dá 10,5 KW por semana, em tarifa normal dá +- 2 euros por semana para 7 pessoas! Isso mete qualquer sistema termico solar no bolso!!! A chuva interfere no rendimento da BC?
  8.  # 29

Colocado por: CrOhN

Qual é a marca e referência da sua bomba de calor? Quanto custou? Estou a pensar colocar na minha casa e tenho interesse em encontrar uma boa solução.
    • eu
    • 25 setembro 2014

# 30

Colocado por: jcaiado1,5 KW por dia, dá 10,5 KW por semana, em tarifa normal dá +- 2 euros por semana para 7 pessoas! Isso mete qualquer sistema termico solar no bolso!!!

Não percebo esta conclusão... numa semana de sol, um sistema solar térmico gasta... zero... (ou quase).
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 31

Colocado por: eu
    Não percebo esta conclusão... numa semana de sol, um sistema solar térmico gasta... zero... (ou quase).

E numa semana sem sol? O que me faz alguma confusão no sistema solar térmico, é que p.e. cá no Minho temos muitos dias do ano nublados e com maior índice de precipitação, logo justifica-se nesta zona um sistema solar, que se calhar só é útil 1/4 do ano?
  10.  # 32

Colocado por: Rodri12

E numa semana sem sol? O que me faz alguma confusão no sistema solar térmico, é que p.e. cá no Minho temos muitos dias do ano nublados e com maior índice de precipitação, logo justifica-se nesta zona um sistema solar, que se calhar só é útil 1/4 do ano?

entao que dizer dos paises do norte da europa.....
    Concordam com este comentário: eu, PatSil, Sergio Rodrigues, jorgealves
  11.  # 33

Colocado por: Rodri12cá no Minho temos muitos dias do ano nublados e com maior índice de precipitação, logo justifica-se nesta zona um sistema solar, que se calhar só é útil 1/4 do ano?
    eu tambem sou do minho e isso não é verdade, não me diga que so vê o sol 3 meses durante o ano todo?????

Colocado por: Rodri12E numa semana sem sol?
    numa semana sem sol aquece a agua com o apoio qual o problema?!?!?!? neste momento não existe nada que consuma ou gaste menos que um sistema solar para produzir agua quente!!! se fosse para fazer comparações com uma BC um sistema solar anda com um COP prai de 100
  12.  # 34

Colocado por: eu

Os consumos a anunciados a serem reais o que me custa a acreditar tendo em conta que refere 5 adultos e 2 crianças, estamos a falar de 8€ mês, 96€ Ano, isso aquase que gastava eu em apoio no meu sistema solar termico CF em reistencia electrica, antes de começar a fazer o apoio no inverno com o recuperador de calor. É por isso que eu digo que mete o sistema solar num bolso, mas continuo na minha, quanda e esmola é demais, o santo desconfia, e neste caso é para desconfiar mesmo pois parece-me que a historia não está a ser contada na tua totatilade... atenção que eu sou defensor do solar termico mas ao ver relatos destes. Em minha casa desde o inicio de Abril que não gasto 1 centimo de apoio no meu sistema de AQS, mesmo nestes dias de chuva passados, consegiu produzir o suficiente para as necessidades, estando na zona da Bairrada...
  13.  # 35

Colocado por: Sergio Rodrigueseu tambem sou do minho e isso não é verdade, não me diga que so vê o sol 3 meses durante o ano todo?????

lol o seu Minho deve ser diferente do meu lol

Como é óbvio não vejo o sol só durante 3 meses, mas digamos que no verão é quando menos preciso de água quentinha. Agora no inverno vai-me dizer que temos tanto tempo de sol como em Lisboa ou no Algarve? Nem de perto...

numa semana sem sol aquece a agua com o apoio qual o problema?!?!?!? neste momento não existe nada que consuma ou gaste menos que um sistema solar para produzir agua quente!!! se fosse para fazer comparações com uma BC um sistema solar anda com um COP prai de 100

Cada qual tem as ideias que tem, dos que conheço ainda não vi nenhum a dizer que vai recuperar o investimento que fez em 4/5 anos. Dizem-me que com sorte em 10/15 anos são capazes de ter alguma compensação. E eu digo, daqui a 10/15 anos não haverá sistemas muito mais evoluídos que esses?!? Terá valido a pena ao final de 15 anos ter algum retorno quando o equipamento já está "ultrapassado"?
    No meu caso prefiro investir agora em algo mais barato e igualmente económico e daqui a uns anos ver o que a evolução nos trás.

Mas cada cabeça sua sentença como se costuma dizer. E eu detesto que me explorem a carteira, e para mim o valor desses sistemas solares são uma autentica exploração aos bolsos das pessoas. Mas pronto só posso falar por mim e pela minha carteira.
  14.  # 36

Colocado por: Rodri12

Claro que justifica e que que maneira! Quando o sol não aparece, utiliza o apoio (resistencia electrica por exemplo e se for em bi-horario ainda melhor). Eu sou da zona da bairrada portante mais perto do minho do que Lisboa, e mesmo nestes dias de instabilidade que passaram, lá vinha umas abertas zitas que era sufuciente para aquecer a agua, só ao segundo dia consecutivo sem radiação solar é que fico sem agua quente (Aqui está relacionado com o dimensionamento do sistema)
  15.  # 37

Colocado por: jcaiado

Claro que justifica e que que maneira! Quando o sol não aparece, utiliza o apoio (resistencia electrica por exemplo e se for em bi-horario ainda melhor). Eu sou da zona da bairrada portante mais perto do minho do que Lisboa, e mesmo nestes dias de instabilidade que passaram, lá vinha umas abertas zitas que era sufuciente para aquecer a agua, só ao segundo dia consecutivo sem radiação solar é que fico sem agua quente (Aqui está relacionado com o dimensionamento do sistema)

Ok, mas quando está em apoio qual o consumo? Em cima disse que só no apoio gasta cerca de 100€ p/ano! Qual é o valor da sua conta mensal de electricidade no inverno?
  16.  # 38

Nunca tive um ou outro sistema, mas de tudo o que tenho visto e analisado, para quem mora em climas não muito amenos (como o Minho) parece-me francamente que o valor investido num sistema solar não compensa.
  17.  # 39

Colocado por: Rodri12Agora no inverno vai-me dizer que temos tanto tempo de sol como em Lisboa ou no Algarve? Nem de perto...
    tou a olhar la para fora e não vejo nuvens pelo que sei la pra baixo anda a chover a potes!

Colocado por: Rodri12E eu digo, daqui a 10/15 anos não haverá sistemas muito mais evoluídos que esses?!?
    e voçe passados 15 anos vai para comprar o sistema mais evoluido da altura e vai pensar assim, humm secalhar não vale a pena comprar daqui a 15 anos havera sistemas ainda mais evoluidos................. etc etc etc
  18.  # 40

Colocado por: Sergio Rodriguestou a olhar la para fora e não vejo nuvens pelo que sei la pra baixo anda a chover a potes!

Desculpe isso já é desconversar! Da última semana até ontem deve ter visto muito sol...

e voçe passados 15 anos vai para comprar o sistema mais evoluido da altura e vai pensar assim, humm secalhar não vale a pena comprar daqui a 15 anos havera sistemas ainda mais evoluidos................. etc etc etc

O problema é que daqui a 15 anos se calhar nem nessa casa estou, e depois investi para os outros? Qual o custo das manutenções do sistema após os 2/3 primeiros anos? E não sistema solar não vai ser uma mais valia numa futura venda porque 99% das casa novas já o têm...

Para mim volto a dizer que não é um investimento mais sim uma despesa. É algo do género dos carros. Investe-se o € mas ao fim de 5 anos já está ultrapassado, já não vale um chavo e a manutenção começa a ser dolorosa para a carteira

0.0252 seg. NEW