Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Rodri12

    Ok, mas quando está em apoio qual o consumo? Em cima disse que só no apoio gasta cerca de 100€ p/ano! Qual é o valor da sua conta mensal de electricidade no inverno?


    A factura é cerca de 40€ mensais (tento tirar o maximo partido da tarifa bi-horaria), no inverno sobe para 60 com apoio da AQS e um ventilador no WC de manha para os banhos. Ok, quando disse 100 € era o antigo sistema termosifão da Norquente que graças a deus consegui livrar-me daquele pesadelo mas isso é uma historia comprida, então em finais de fevereiro montei um sistema CF dimensionado para as necessidades da casa juntamente com o recuperador de calor. Este ano só o facto de ser um CF e dimensionado para as necessidades, coisa que não acontecia no TS, provavelmente iria gastar 50€ se tanto. Já referi em cima que o sistema foi autonomo nestes dias de instabilidade, coisa que com o TS de 200L teria sido completamente impossivel e já teria gasto uns KWs em apoio...
    • eu
    • 25 setembro 2014

     # 2

    Colocado por: Rodri12E numa semana sem sol? O que me faz alguma confusão no sistema solar térmico, é que p.e. cá no Minho temos muitos dias do ano nublados e com maior índice de precipitação, logo justifica-se nesta zona um sistema solar, que se calhar só é útil 1/4 do ano?

    1/4 do ano? Que exagero? Eu diria que em 3/4 do ano o sistema solar térmico não precisa de qualquer apoio.

    E não se esqueça que pode juntar o melhor dos dois mundos: fazer o apoio ao sistema solar com... uma bomba de calor.
  2.  # 3


    1/4 do ano? Que exagero? Eu diria que em 3/4 do ano o sistema solar térmico não precisa de qualquer apoio.

    E não se esqueça que pode juntar o melhor dos dois mundos: fazer o apoio ao sistema solar com... uma bomba de calor.


    houvesse € e se calhar até equacionava.
  3.  # 4

    Colocado por: Rodri12

    O problema é que daqui a 15 anos se calhar nem nessa casa estou, e depois investi para os outros? Qual o custo das manutenções do sistema após os 2/3 primeiros anos? E não sistema solar não vai ser uma mais valia numa futura venda porque 99% das casa novas já o têm...


    Para evitar manutenção tem o sistema DrainBack, simples, eficiente e sem manutenção, bem pode haver sempre uma fuga num aperto aqui ou ali mas isso não considero manutenção...
  4.  # 5

    Colocado por: jcaiado

    A factura é cerca de 40€ mensais (tento tirar o maximo partido da tarifa bi-horaria), no inverno sobe para 60 com apoio da AQS e um ventilador no WC de manha para os banhos. Ok, quando disse 100 € era o antigo sistema termosifão da Norquente que graças a deus consegui livrar-me daquele pesadelo mas isso é uma historia comprida, então em finais de fevereiro montei um sistema CF dimensionado para as necessidades da casa juntamente com o recuperador de calor. Este ano só o facto de ser um CF e dimensionado para as necessidades, coisa que não acontecia no TS, provavelmente iria gastar 50€ se tanto. Já referi em cima que o sistema foi autonomo nestes dias de instabilidade, coisa que com o TS de 200L teria sido completamente impossivel e já teria gasto uns KWs em apoio...


    lá está não percebo em que medida compensa... Não sei qual o tamanho da sua casa nem a utilização que lhe dá, mas eu com tarifa bi-horário no meu apartamento T2 de 96m2 gastava por mês entre 30 a 35€ de luz sendo que no inverno com 3 termoacumladores ligados da Fagor, a fatura aumentava para 45€/50€. (Usava-se, frigorifico, placa 2 vez por dia, máquina lavar roupa 2 em 2 dias, máquina lavar loiça 2 em 2 dias, termoacumuladores todos os dias no inverno e máquina de secar roupa no inverno, mais microondas, de resto era o normal, lâmpadas, 3 TV's, box, carregadores telemóvel, pc e tablet, etc)
  5.  # 6

    Colocado por: jcaiado

    Para evitar manutenção tem o sistema DrainBack, simples, eficiente e sem manutenção, bem pode haver sempre uma fuga num aperto aqui ou ali mas isso não considero manutenção...


    Ok, e manutenção dos paineis? Será que eles duram incólumes a tempestades, granizo, etc durante 5/6/7/8 anos??
  6.  # 7

    Colocado por: Rodri12

    houvesse € e se calhar até equacionava.


    Sistema solar com apoio de bomba aí é que eu considero um desperdicio a não ser claro que já tenha a bomba para o aquecimento, aí sim tem o melhor dos dois mundos. Agora se fizer o apoio com a resistencia electricas em bi-horario, num deposito na vertical por causa da estratificação, tambem pouco vai gastar...
  7.  # 8

    Colocado por: Rodri12

    Ok, e manutenção dos paineis? Será que eles duram incólumes a tempestades, granizo, etc durante 5/6/7/8 anos??


    Pois isso não sei, mas por isso é que existem dos seguros. Foi a conta do meu seguro de recheio que troquei os dois paneis partidos da norquente...
  8.  # 9

    Sol radiante, passei por casa, deposito de 420L a 77º daqui apouca vai parar ao atingir os 82º defenidos. Hoje MLL e MLR tambem vão levar com agua aquecida pelo sol :)
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 25 setembro 2014

     # 10

    Colocado por: jcaiadoAgora se fizer o apoio com a resistencia electricas em bi-horario, num deposito na vertical por causa da estratificação, tambem pouco vai gastar...

    Cerca de 100 euros por ano, no meu caso.
  9.  # 11

    Colocado por: jcaiado

    Pois isso não sei, mas por isso é que existem dos seguros. Foi a conta do meu seguro de recheio que troquei os dois paneis partidos da norquente...


    Até fico admirado do seguro cobrir isso, qual o acréscimo do prémio do seguro por ter os painéis incluídos? não deve ser barato, digo eu... ;)
    • eu
    • 25 setembro 2014

     # 12

    Colocado por: Rodri12Até fico admirado do seguro cobrir isso, qual o acréscimo do prémio do seguro por ter os painéis incluídos? não deve ser barato, digo eu... ;)

    Não, é uma diferença mínima... (no meu caso foi). Felizmente ainda não precisei de o ativar...
  10.  # 13

    Efectivamente, a história não está a ser contada na totalidade.

    Existe um termosifão 200l em série com a bomba de calor. Daí eu ter mencionado os dias de chuva em que a água do termosifão não ultrapassou os 20º. A bomba aquece um depósito de 400l e está programada para 48º.

    Como devem saber, um termosifão para 7 pessoas não dá. Na altura em que foi adquirido, o agregado eram 3 pessoas. Mas a vida dá muitas voltas e neste momento (e deve continuar) é de 7 pessoas. A Bomba de calor foi adquirida para colmatar o défice do sistema solar. Se foi ou não a melhor aposta em termos financeiros? Poderá não ter sido, mas foi a decisão que tomei. Até ver, não estou arrependido.

    Antes da bomba era a resistência do acumulador do TS, e os consumos diários, no inverno chegavam facilmente aos 6-8kWh diários.

    Mesmo com o termosifão, a bomba liga quase todos os dias. Mas posso dizer que o consumo em Agosto foi de 12kWh. Portanto o termosifão conseguiu assegurar quase tudo. No inverno, o consumo mensal ronda os 120Kwh. O ano passado, a bomba de calor consumiu 860kWh (consumo quase exclusivamente em bi-horário).

    As vantagens que vejo na bomba: baixo consumo, manutenção zero (talvez limpar o pó do evaporador da máquina externa), liga-se o botão e já está.




    Colocado por: jcaiado

    Os consumos a anunciados a serem reais o que me custa a acreditar tendo em conta que refere 5 adultos e 2 crianças, estamos a falar de 8€ mês, 96€ Ano, isso aquase que gastava eu em apoio no meu sistema solar termico CF em reistencia electrica, antes de começar a fazer o apoio no inverno com o recuperador de calor. É por isso que eu digo que mete o sistema solar num bolso, mas continuo na minha, quanda e esmola é demais, o santo desconfia, e neste caso é para desconfiar mesmo pois parece-me que a historia não está a ser contada na tua totatilade... atenção que eu sou defensor do solar termico mas ao ver relatos destes. Em minha casa desde o inicio de Abril que não gasto 1 centimo de apoio no meu sistema de AQS, mesmo nestes dias de chuva passados, consegiu produzir o suficiente para as necessidades, estando na zona da Bairrada...
    Concordam com este comentário: jcaiado
  11.  # 14

    Colocado por: Rodri12

    Até fico admirado do seguro cobrir isso, qual o acréscimo do prémio do seguro por ter os painéis incluídos? não deve ser barato, digo eu... ;)


    Quanto ao acrescimo, não sei ao certo, alías eu acho que nem tive qualquer tipo de acrescimo, como o seguro sempre andou na casa dos 60 euros anuais. Quanto a assumirem a situação dos paineis, provavelmente correu bem porque o Mediador tem margem para tratar do assunto directamente até aos 900€ acima desse montante já tinha que vir o perito e não sei se o desfecho teria sido o mesmo! A troca dos paineis através da solargus custava se não estou em erro 870€ com a retomo dos partidos, siga e fiquei com dois paneis novos. aproveitei e mandei o resta do sistema para a sucata, como o acunulador era em cobre (cerca de 50KG), sei que ao todo recebi do sucateiro cerca de 230€. e Livrei-me da Norquente! Depois comprei mais 2 paineis iguais, deposito interior e montei um CF drainback. Agora tenho deposito de 420L Uteis, 470 (sem os permutadores), com cerca de 6,5m^2 de captação e o melhor de tudo é que ficou por cerca de 2500€. Os cerca de 240€ que foi na realidade quanto me custou a trampa da norquente, acho que durante os cerca de 3,5 anos ao serviço foram bem amortizados. Atenção que tenho um sistema drainback mas não é de nenhuma marca conhecida, alías nem tem marca. É um instalador aqui da zona, que se encarrega de mandar fabricar os depositos à medida! Digamos que é uma cópia da Rotex/Daikin mas bastante mais acessivel para o bolso. Ok pode ter menos rendimento, deposito com mais perdas, etc, mas o certo é que custou menos 1500€ que o original e pelo que tenho visto parece-me que não estou nada mal servido! Isto de comprar marcas, obriga a dar dinheiro a muita gente (produtor, importador, instalador...), como é que o produto pode chegar acessivel às nossas casas?
    • tetris
    • 25 setembro 2014 editado

     # 15

    pelo que me tenho apercebido neste forum,
    acho que existe muita disparidade nas leituras dos contadores de eletricidade,
    por isso talvez nao se deva apostar muito em fazer comparaçoes.

    acho que anda muita gente a ser roubada na conta da eletricidade,
    tal como na conta do gaz.
  12.  # 16

    Colocado por: Rodri12

    Ok, e manutenção dos paineis? Será que eles duram incólumes a tempestades, granizo, etc durante 5/6/7/8 anos??
    tem razao, afinal eles so teem 6 anos de garantia e aguentaram todas tempestades dos 2 ultimos anos sem qulquer dano.
  13.  # 17

    Colocado por: jorgealvestem razao, afinal eles so teem 6 anos de garantia e aguentaram todas tempestades dos 2 ultimos anos sem qulquer dano.


    Ok, ainda bem ;)
  14.  # 18

    Colocado por: Rodri12O problema é que daqui a 15 anos se calhar nem nessa casa estou, e depois investi para os outros? Qual o custo das manutenções do sistema após os 2/3 primeiros anos? E não sistema solar não vai ser uma mais valia numa futura venda porque 99% das casa novas já o têm...

    Para mim volto a dizer que não é um investimento mais sim uma despesa. É algo do género dos carros. Investe-se o € mas ao fim de 5 anos já está ultrapassado, já não vale um chavo e a manutenção começa a ser dolorosa para a carteira
    para isso tem bom remedio e não precisa de se chatear muito, não coloca nada e utiliza outra coisa qualquer, se acha que é mais vantajoso!!!
    Quer ache bem ou mal o caminho que existe é da eficiencia energetica, como é logico! caso contrario ainda seria mais proveitoso aquecer agua pro banho nas panelas!!
  15.  # 19

    Colocado por: Sergio Rodriguespara isso tem bom remedio e não precisa de se chatear muito, não coloca nada e utiliza outra coisa qualquer, se acha que é mais vantajoso!!!


    Obrigado pelo conselho! Vou segui-lo à risca ;)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  16.  # 20

    Colocado por: Rodri12

    Obrigado pelo conselho! Vou segui-lo à risca ;)
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues


    É uma opção tão valida como todas as outras ;)
    Concordam com este comentário: Rodri12
 
0.0218 seg. NEW