Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Tenho um problema para resolver… aluguei um apartamento e no dia da assinatura do contrato entreguei a chave da casa e autorizei a inquilina a transferir os móveis para o meu apartamento, 1 semana antes da entrada oficial. Adicionalmente não foi transferido as 2 rendas referidas no contracto. Até hoje ainda não pagou a 2 rendas a qual o contrato se refere e já la esta a 1 semana. O que posso fazer e em quanto tempo o posso retirar da minha casa?

Obrigado
  2.  # 2

Então e entregou-lhe a chave sem confirmar o pagamento das 2 rendas? O contrato tem fiador?

Colocado por: schmackBoas,

Tenho um problema para resolver… aluguei um apartamento e no dia da assinatura do contrato entreguei a chave da casa e autorizei a inquilina a transferir os móveis para o meu apartamento, 1 semana antes da entrada oficial. Adicionalmente não foi transferido as 2 rendas referidas no contracto. Até hoje ainda não pagou a 2 rendas a qual o contrato se refere e já la esta a 1 semana. O que posso fazer e em quanto tempo o posso retirar da minha casa?

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: schmack
  3.  # 3

Boa noite,

Pois e sem fiador, confiei... e agora não sei o que fazer, será que o contrato está "valido" uma vez que ainda não efetuado o pagamento, posso cancelar?

Obrigado
    Colocado por: carlosj39Então e entregou-lhe a chave sem confirmar o pagamento das 2 rendas? O contrato tem fiador?

4.  # 4

Não sou jurista, mas creio que se já registou o contrato nas finanças , ele já é válido e portanto tem de seguir a lei para despejar o inquilino, o que pode seguir desde já dado que ele já tem 2 rendas de atraso. Boa sorte e tenha mais cuidado de futuro.

È por estas e por outras que faz muita falta uma lista negra de caloteiros, que é para não irem enganar o próximo senhorio incauto...

Colocado por: schmackBoa noite,

Pois e sem fiador, confiei... e agora não sei o que fazer, será que o contrato está "valido" uma vez que ainda não efetuado o pagamento, posso cancelar?

Obrigado
    Concordam com este comentário: Ritaaaa, Casa1980
  5.  # 5

Colocado por: carlosj39Não sou jurista, mas creio que se já registou o contrato nas finanças , ele já é válido e portanto tem de seguir a lei para despejar o inquilino, o que pode seguir desde já dado que ele já tem 2 rendas de atraso. Boa sorte e tenha mais cuidado de futuro.

È por estas e por outras que faz muita falta uma lista negra de caloteiros, que é para não irem enganar o próximo senhorio incauto...

Lista negra de inquilinos e de senhorios. Pelo menos evitavam-se algumas das situações aqui relatadas tanto de uma parte como de outra.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  6.  # 6

Colocado por: carlosj39Não sou jurista, mas creio que se já registou o contrato nas finanças , ele já é válido e portanto tem de seguir a lei para despejar o inquilino, o que pode seguir desde já dado que ele já tem 2 rendas de atraso.

Os contratos são válidos a partir do momento em que ambas as partes os assinam. A entrega do contrato nas finanças serve apenas para o pagamento do imposto de selo.
    Concordam com este comentário: loverscout
  7.  # 7

registado nas finanças ou não ,é valido depois de assinado,para correr com este caloteiro-ou vai legalmente pelo advogado/despejo ,ou pense outra forma de o por na rua ,certo é q ele esta legal.
  8.  # 8

ando nos arrendamentos a vários anos, o q lhe posso acrescentar é q nunca facilite nada,o inquilino antes de ter a chave na mao é uma coisa logo q a apanha é outra totalmente diferente,,facilidades? zeroooooooooo.
    Concordam com este comentário: master_chief
  9.  # 9

Colocado por: fernandofirmino1é q nunca facilite nada,
    Estou de acordo, contrato assinado, entrega do dinheiro e entrega das chaves.

Colocado por: fernandofirmino1o inquilino antes de ter a chave na mao é uma coisa logo q a apanha é outra totalmente diferente,
    O "inquilino" é um ser humano como qualquer senhorio. Tem qualidades, tem defeitos, mas também tem dignidade! Todos somos humanos, há pessoas honestas e, outras, menos honestas. Não gosto da maneira como generaliza.
    Ps: neste momento sou "senhorio".
  10.  # 10

pois é por isso é que na suiça há a lista negra dos caloteiros. sempre que alguem quer comprar ou alugar seja o que for tem de apresentar esse papel para quem está do outro lado do negocio saber exactamente com quem está a lidar. é simplesmente logico. quem nao tem nada a esconder nao tem nada a temer. que estiver carregado de dividas ou for mau pagador ja nao pode enganar a proxima vitima.
    Concordam com este comentário: shc, Casa1980
  11.  # 11

Colocado por: tiago_ecopois é por isso é que na suiça há a lista negra dos caloteiros

Em Portugal também existe...e é de consulta pública.
  12.  # 12

mas nao é obrigatorio apresentar e nem toda a gente sabe consultar essa lista
  13.  # 13

Em Portugal também existe...e é de consulta publica
    Em que sitio é que isso se pode consultar?
  14.  # 14

não gosta da maneira como generalizo? é certo q generalizei quando se sabe q em todos os casos há excessoes,,mas azar o meu q em varias dezenas de casos nenhum igual ao comentado ainda esta p vir o primeiro q cumpra tal como combinado e já m passaram pelas mãos mais de 100 contratos feitos e assinados por mim, de notar q ainda nenhum m disse q o seu comportamento se devia a incumprimento meu.
  15.  # 15

Sim? Qual, não se importa de referir? Só se for o citius, que não é aberto ao público em geral ( e agora a ninguém, lol) ou então a mesma base de dados usada pela "renda protec",empresa com muito sucesso no UKingom mas cá não se dá conta dela...

Colocado por: Erga Omnes

Em Portugal também existe...e é de consulta pública.
    •  
      Tyrande
    • 22 setembro 2014 editado

# 16

Talvez devesse considerar a hipótese de pedir aos seus futuros inquilinos que passem a faturação da luz/gás para o nome deles. Assim ficará mais salvaguardado.
    •  
      FD
    • 22 setembro 2014

# 17

Colocado por: de jesus mendesEm que sitio é que isso se pode consultar?

http://www.citius.mj.pt/Portal/execucoes/ListaPublicaExecucoes.aspx
  16.  # 18

Obrigado fd
  17.  # 19

Colocado por: schmackBoas,

Obrigado

como nao refere nada disso.... vou perguntar, ja falou com a inquilina? pelo que refere deixou-a entrar uma semana antes...se calhar ela so lhe paga esta semana! mas ja falou com ela? ou ja tentou?
    •  
      FD
    • 22 setembro 2014

# 20

Colocado por: loverscoutvou perguntar, ja falou com a inquilina?

Eu até vou adivinhar: a inquilina (arrendatária é o termo correcto) deixou de atender o telefone...

Se se confirmar que não paga, só lhe resta o processo de despejo.
    Tem que contratar um advogado.
    Espere resolver o problema em pelo menos uns 6 meses. Ou seja, estará 6 meses sem receber renda, até que possa receber a casa de volta.
    Este prazo tanto pode ser encurtado como alargado... se a arrendatária tiver bens ou rendimentos (ainda não penhorados) pode ser que consiga reaver as rendas.
    Mas, normalmente e atendendo ao que descreve, penso que será dinheiro que não irá receber...

0.0207 seg. NEW