Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: pedrosilva25Já agora tem exemplos que possa partilhar sobre a colocação embutida destes equipamentos?
    não tenho fotos de instalações deste tipo, isto usava-se muito nos anos 80 e 90 antes de aparecerem os actuais AC murais, agora é raro, a ultima que fiz deste género já foi em 1994, e nessa época não existiam maquinas fotográficas nas obras,

    Colocado por: pedrosilva25Que cuidados se deve ter em consideração ao embutir estas unidades na parede?

    um único cuidado,

    arranjar alguém que já tenha feito esta solução e que domine trabalhar com condutas de ar, grelhas e ventilo-convectores,

    depois a liberdade de opção é tanta que não existe muitas coisas que não se possam fazer, pode é ser caro ou difícil de excutar.
  2.  # 42

    Jorgealves, relativamente aos VC um aparte: Há quem defenda que a energia electrica é agora e no futuro o sistema mais barato para se aquecer uma casa relativamente a lenha, gás e outras energias. Concorda?
  3.  # 43

    Colocado por: SabrinaHá quem defenda que a energia electrica é agora e no futuro o sistema mais barato para se aquecer uma casa relativamente a lenha, gás e outras energias. Concorda?

    não, a energia mais barata é sem margem para duvidas a solar, e das poucas completamente limpa,

    agora o famigerado retorno do investimento é que pode não ser favorável a um uso mais alargado e universal,

    depois no meu ponto de vista vem a biomassa (lenha, pellets ou mesmo as paletes de madeira que eu queimo na lareira),

    somente depois é que vem a energia eléctrica com sistemas de alta eficiência, como seja AC ou bombas de calor,

    todos os combustíveis fosseis (gasoleo, carvão, gás e outros derivados) seram cada vez mais caros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  4.  # 44

    O meu projectista projectou VC e bomba de calor para a minha casa elegando que a electricidade é o sistema mais barato... cantigas então!!!!
  5.  # 45

    Colocado por: Sabrina
    1. bomba de calor para a minha casa elegando que a electricidade é o sistema mais barato... cantigas então!!!!
    é dos mais economicos!! ele não mentiu!!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  6.  # 46

    Então não disse em cima que a lenha e pellets era mais barato e só depois a electricidade?
  7.  # 47

    Ah! só agora vi que foi o Sérgio que respondeu.
  8.  # 48

    Colocado por: Sabrinaprojectou VC e bomba de calor
    os VC com bomba de calor é porque precisa de arrefecer, e no novo regulamento TODAS as casa que não tenham algum equipamento de arrefecimento são penalizadas na classificação energética,

    repare que coloquei uma opinião pessoal e cada qual tem a sua,

    o mais económico em exploração (consumo) é ter a bomba de calor ligada em paralelo com um recuperador de calor a agua, isso sim é o mais económico e nem fica assim tão caro,

    tenho um cliente que instalei-lhe uma bomba de calor no ano passado e tem ligado em paralelo um recuperador de calor, antes tinha uma bomba destas:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
      2014-09-09 19.55.18.jpg
  9.  # 49

    agora tem esta:
      2014-09-09 19.54.28.jpg
  10.  # 50

    ligada em paralelo com o recuperador através deste deposito de inercia:
      2014-09-09 19.55.53.jpg
  11.  # 51

    agora ligando algumas vezes o recuperador de calor e a bomba sempre a trabalhar gasta em media 120€ de energia eléctrica por mês,

    com o outro equipamento e ligando muitas vezes o recuperador gastava uma media de 300€ mês,

    também houve ali mais umas quantas mexidelas, não foi somente a bomba de calor.

    a maquina está instalada perto de Ourém num vale que também é bastante "fresquinho" no Inverno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  12.  # 52

    Colocado por: jorgealvesagora ligando algumas vezes o recuperador de calor e a bomba sempre a trabalhar gasta em media 120€ de energia eléctrica por mês,


    Isso é com aqueçimento ligado? e incluindo a energia da casa?
  13.  # 53

    Caros,

    Mantendo a ideia inicial do tópico, era possível partilharem as forma que utilizam actualmente para "ocultar" as máquinas interiores de VC?
    Como já referi, a minha ideia inicial era ocultar no tecto falso, mas visto não ter pé direito suficiente, gostava de as ocultar na parede (pois, a título pessoal, não gosto nada de ver os VC de parede ali "agarrados" à mesma).
    Os VC's de chão, não me convencem nada por diversos motivos.

    Cumps,
    psilva
  14.  # 54

    Colocado por: matrixIsso é com aqueçimento ligado? e incluindo a energia da casa?
    sim, tem piso radiante hidráulico e nem esta nada de jeito.
  15.  # 55

    Colocado por: lfvmagalhaeseu sinceramente nunca prestei muita atenção a ventiloconvectores... não sei porquê mas nunca tive interesse em tal...


    Mas é o que há de melhor. Um sistema desses alem de ficar discreto arrefece bem uma casa, ou um hospital e é rápido no arranque .
    Só que isso tem que se saber fazer e piso radiante mal ou bem qualquer um faz ...

    Colocado por: jorgealvesestava ver que ninguém comentava isto,


    Eu não comentei porque sei que você nunca iria deixar isso sem a abertura por baixo, pois não é inexperiente .

    Colocado por: jorgealvesantes de aparecerem os actuais AC murais, agora é raro,


    Raro ? Farto-me de ver nas boas casas... O problema é que as empresas que faziam bons trabalhos desses já fecharam quase todas...
    Mas quem quizer ver no Algarve que passe no centro de saude de quarteira para verem o que é uma boa climatização ... Com renovação de ar de cima para baixo para não levantar o pó .

    Ou no novo hospital privado de Faro ( Gambelas ) que tem dois ou 3 anos... Um sistema brutal .

    Colocado por: matrixIsso é com aqueçimento ligado? e incluindo a energia da casa?


    Era bom era... Isso gasto eu com 2 AC e só ligando só ao fim do dia e apenas nos dias mais frios... E tenho fogão e esquentador electrico !
  16.  # 56

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEra bom era... Isso gasto eu com 2 AC e só ligando só ao fim do dia e apenas nos dias mais frios... E tenho fogão e esquentador electrico !



    Sendo assim, se utiliza um apoio do fogão, não me pareçe que seja assim tão economico, esse é mais ou menos o meu consumo de aqueçimento AC 4 maquinas 9000+12000+12000+12000+18000btu +/- 4 horas dia.

    Não gosto do AC, muitas correntes de ar, e não aqueçe a casa uniforme, quanto ao frio 5 estrelas.
  17.  # 57

    Colocado por: matrixSendo assim, se utiliza um apoio do fogão,

    O fogão é para fazer a comida.

    Colocado por: matrixNão gosto do AC, muitas correntes de ar, e não aqueçe a casa uniforme, quanto ao frio 5 estrelas.

    Pois, para o frio tem mesmo que ser com AC.
    Para quem não gosta á mais opões felizmente para mim :-)
    Apenas falo no Ac porque é o é mais rentável. Pois não vendo AC !
    Quanto ás correntes de ar … a mim não me afectam nada, mas há quem não goste e até quem se sinta mal.

    Mas em relação à distribuição não ser uniforme, bem isso não é bem assim .
    Para percebermos para onde se deslocam as correctes de ar não basta ler folhetos.
    Temos que testar… Eu tenho uma máquina de fumo só para perceber um pouco mais e as temperaturas não são irregulares como alguns dizem… Basta medir a várias alturas para perceber isso.

    A ultima boa casa onde passei tem piso radiante para aquecer e AC por condutas para aquecer e arrefecer e alem disso tem um recuperador barato porque não o vão usar muito…
    Mas nunca se sabe se quando começarem a chegar as contas de luz não desligam tudo e usam apenas o recuperador … Estou farto de ver esse filme…

    Quanto a consumos, bem isso depende da casa pois é a casa que consome e não o que se usar para a climatizar.
    Um projecto bem executado deve indicar a energia que vai gastar durante um ano. Depois Consoante o sistema que usar e o custo por kw é só fazer as contas.

    O que uma pessoa gasta não tem nada a ver com o que outra vai gastar....
  18.  # 58

    Colocado por: Jorge Santos - FaroUm projecto bem executado deve indicar a energia que vai gastar durante um ano


    No meu caso é uma casa com mais de 25 anos, e tem tudo do pior que á, não tem qualquer tipo de isolamento, nem interior nem exterior, tem um particularidade que acho que na altura devia ser o que estava a bombar, tem duas paredes de tijolo de 15 (exterior e interior) sem rigirosamente nada entre eles, e ainda para agravar estam completamente encostadas sem caixa nenhuma, caxilharia sem corte termico com vidro duplo normal, a unica coisa que foi reparada foi a cobertura (telha inclinada), era em ripado de madeira e foi feita um lage com abobadilha em esferovite.

    Termicamente é uma porcaria, as maquinas tem que estra sempre a bombar, até acho que gasto pouco.
  19.  # 59

    Caros,

    Qual é a vossa opinião sobre os VC da Solius? Eles têm um modelo Slim SLI (embutir em parede) que vai exactamente ao encontro daquilo que procurava.
    Agora em termos de qualidade não tenho qualquer referencia sobre esta marca, qual é a vossa opinião?

    Cumps,
    psilva
  20.  # 60

    Habitualmente os produtos Solius sao gamas de entrada.
 
0.0290 seg. NEW