Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Já pesquisou sobre as casas em LSF?

[pub]http://www.futureng.pt/lsf[/pub]
  2.  # 42

Colocado por: branco.valterJá pesquisou sobre as casas em LSF?

ver publicidade inserida pelo autor

nao sei se a questao era colocada a mim, mas se era, sei vagamente como sao as casas em LSF, e que possuem uma resistencia termica muito reduzida, talvez á semelhança de uma casa com isolamento pelo interior...
    prefiro uma casa em alvenaria, nao que sejam melhores que as em LSF mas por alguns motivos prefiro uma casa em alvenaria...
    entre outros pela inercia termica que proporcionam, onde por exemplo um recuperador de calor ligado das 19/20h as 23/24h consiga aquecer a casa e mante la com uma temperatura "agradavel" no periodo de tempo em que o recuperador esteja desligado, dai eu achar que uma casa com grande inercia termica seja adequada ao que pretendo!
  3.  # 43

Colocado por: DR1982

nao sei se a questao era colocada a mim, mas se era, sei vagamente como sao as casas em LSF, e que possuem uma resistencia termica muito reduzida, talvez á semelhança de uma casa com isolamento pelo interior...
    prefiro uma casa em alvenaria, nao que sejam melhores que as em LSF mas por alguns motivos prefiro uma casa em alvenaria...
    entre outros pela inercia termica que proporcionam, onde por exemplo um recuperador de calor ligado das 19/20h as 23/24h consiga aquecer a casa e mante la com uma temperatura "agradavel" no periodo de tempo em que o recuperador esteja desligado, dai eu achar que uma casa com grande inercia termica seja adequada ao que pretendo!

Antes pelo contrário têm uma elevada resistencia térmica, pois associam o etics e o itics.

Se tiverem "estanquicidade ao ar" a temperatura produzida, seja pelo meio que seja, é mantida.
  4.  # 44

sim acredito que tenham uma elevada resistencia termica, mas o que eu falei foi de inercia termica...
  5.  # 45

Colocado por: DR1982sim acredito que tenham uma elevada resistencia termica, mas o que eu falei foi de inercia termica...

Eu entendi que a inércia não é necessária para nada.
    Vamos fazer um pequeno paralelismo.

Para si as paredes em alvenaria são um armazém de energia, certo?

Você controla quando vai buscar essa energia ao armazém?
  6.  # 46

Colocado por: pacel

Eu entendi que a inércia não é necessária para nada.
    Vamos fazer um pequeno paralelismo.

Para si as paredes em alvenaria são um armazém de energia, certo?

Você controla quando vai buscar essa energia ao armazém?

Nao nao controlo como é obvio, mas o que e facto e que a energia armazenada nas paredes tem de ir para algum lado, com o isolamento exterior a oferecer resistência a passagem da temperatura, a mesma temperatura sai para o caminho que tem "livre" ou seja para o interior certo?

Nao sei se estou certo ou errado mas é assim que eu vejo esta questao...
  7.  # 47

Sim tem toda a razao!
    Só não controla é o quando nem durante quanto tempo.

O ideal é a combinação dos dois sistemas.
  8.  # 48

Colocado por: pacelSim tem toda a razao!
    Só não controla é o quando nem durante quanto tempo.

O ideal é a combinação dos dois sistemas.

A combinaçao de isolamento exterior com interior?
    sim , e isso ate ja foi aqui dito por membros que sabem bem mais que eu sobre isolamentos.
    o que me faz confusao é que se o isolamento interior funciona como barreira para impedir a passagem de temperatura de dentro de casa para as paredes o contrario tambem se verifica, penso eu, ou seja a temperatura que passa o isolamento podera sim ficar acumulada nas paredes pela existencia de isolamento exterior, mas na hora da temperatura que existe nas paredes "regressar" ao interior da casa vai encontrar o isolamento interior dificultando esse "regresso"... sera que estou errado?
  9.  # 49

Caro Etics,

De certa forma fiquei mais esclarecido quanto a utilizaçao dos dois sistemas de isolamento, e percebi o porque de ter dito ser o "melhor de 2 mundos" !
    Tambem entendo que nao se utilize os dois sistemas, talvez a relaçao "prestaçoes/investimento" nao se justifique certo?
    Na sua opiniao, para uma casa do género da que coloquei, qual sera a melhor soluçao de isolamento para uma casa habitada permanentemente, com PRH alimentado por recuperador de calor?

ETICS, tijolo termico com paredes interiores em alvenaria e revestimento em gesso projectado.
    Revestimento em argamassa, tijolo termico,ITICS, com paredes em gesso acartonado e respectivo isolamento.

Com a utilizaçao de ITICS vejo a maior facilidade em corrigir as pontes termicas, se colocado como na imagem, maior facilidade em passar tubagens, e talvez menor custo, uma vez que a se utiliza menor quantidade de isolamento...
  10.  # 50

Antes de mais??? Qual a zona do país? Litoral/interior?
    Norte/centro/ sul?

A partir do momento em que diz que vai ter tijolo térmico implica uma certa resistência termica...
  11.  # 51

Colocado por: pacelAntes de mais??? Qual a zona do país? Litoral/interior?
    Norte/centro/ sul?

A partir do momento em que diz que vai ter tijolo térmico implica uma certa resistência termica...

a zona do pais será norte, douro litoral...
    Ter tijolo termico nao é um dado adquirido mas é uma forte possibilidade!
  12.  # 52

DR1982

A correção das pontes térmicas com o "ITICS" é bem mais trabalhoso.
    A correção das pontes térmicas com ETICS é bem mais fácil.

Em ambas as situações existe situações onde a correção da ponte térmica se torna quase impossível.

Mas imaginemos, se você colocar ETICS, e vier com o isolamento (imaginando casa terrea) desde a parte da fundação (não necessariamente desde das sapatas), você por assim dizer terá a ponte térmica do piso térreo eliminada, se você colocar ITICS, terá de colocar isolamento no chão para eliminar a ponte térmica.

Existe sempre vantagens e desvantagens entre uma e outra solução, porém, não significa que o melhor seja a conjugação entre um e outro sistema, pois eles são sistemas independentes.
  13.  # 53

segundo o exemplo que eu coloquei acima parece me mais trabalhoso corrigir as pontes termicas com o ETICS, nesse caso teria de se isolar as palas de sombreamento, platibambas, ate mesmo aquela "cobertura" para carro correcto?
    e como eu falo no exemplo de uma casa com PRH segundo sei, por norma esse sistema leva isolamento no chao, logo esse mesmo isolamento do chao em conjunto com o ITICS formam como que um "envelope" perfeito certo?
    Por outro lado tambem entendo o que diz quanto ao ETICS nesse caso a terra é que seria o isolamento por baixo da casa ou fala em recorrer a algo tipo Geofoam? e no caso da casa ter desvao sanitario?

Eu nao percebo nada disto, o que digo é o que interpreto do que leio, purtanto se tiver dito alguma asneira peço desde ja desculpa...
  14.  # 54

Caro DR1982,

Se formos a ver a correção total da ponte térmica e em todos os sítios teríamos então de isolar por baixo das fundações, exterior das paredes e cobertura (isto no caso do ETICS)
    Se formos a ver a correção total da ponte térmica e em todos os sítios teríamos então de isolar o chão (interior), interior das paredes e tectos (isto no caso do "ITICS")

Se fosse apenas isto as coisas seriam praticamente iguais, como você demonstra nesse simples desenho, é apenas e só desenhar uma linha contínua no interior ou uma linha contínua no exterior.

O isolamento dessas palas poderá não ter de ser necessário dessa forma, isto porque já existe peças que farão parte da própria laje e que eliminam a ponte térmica na continuidade do isolamento térmico pelo exterior e aí esse "trabalho" já não se colocaria.

Agora por exemplo, uma casa de dois andares com isolamento pelo interior teria de isolar paredes, tectos e chão, quer do R/C quer do 1º andar.

Cumprimentos
    Atlas Portugal
      o00750-schoeck.jpg
  15.  # 55

Essa peça da imagem funciona como uma especie de "junta entre a laje e a pala correcto? faz sentido, minimiza o trabalho e da a possibilidade de deixar as palas em betao a vista por exemplo... Nao conhecia essa bendita peça!
    ja agora, qual a sua resposta em relaçao a questao que coloquei no post #55?
    ou seja qual acha que seria a soluçao mais adequada?

Obrigado,
    cumprimentos.
  16.  # 56

Caro DR1982,

Repare que, para isolar o mesmo, terá de em princípio usar as mesmas quantidades de espessuras, por isso, isto que disse:
    Colocado por: DR1982uma vez que a se utiliza menor quantidade de isolamento

Não é verdadeiro.

Depois situações que estão "para lá" dos sistemas:

Sistemas ETICS:

- Fica com a parte exterior acabada, sem necessidade de pinturas, ou rebocos, ou trabalhos adicionais (e toda a estrutura fica protegida)
    - Interiormente é necessário rebocar, e pintar, se por acaso optar por gesso projetado e tiver a sorte de ter um bom aplicador quase que nem precisa de pintar, mas contudo, no interior, com o Sistema ETICS necessita de rebocar e pintar

Sistemas ITICS:
    - Exteriormente necessita de rebocar e pintar
    - Interiormente a mesma coisa, barramento das placas, e posterior pintura

A questão, mais uma vez, não pode ser colocada nesses termos, pois depende daquilo que você pretenderia para a casa. Um sistema como o PRH normal, e friso novamente, um sistema PRH normal, é um sistema que trabalha com inércia, se você optar por um Sistema ETICS que promove a inércia devido ao isolamento se encontrar do lado de exterior, você por assim dizer terá um "armazenamento" de energia, que serão as paredes, que se conseguir optimizar terá uma temperatura sempre constante, pois, mesmo com o sistema de climatização desligado a energia não "se perder" tão facilmente, isto é, fica retida.

No caso do isolamento pelo interior, e se optar igualmente por um Sistema de PRH normal, friso, um sistema PRH normal, é algo que não "bate" certo uma coisa com a outra, pois por um lado você queria promover a rápida climatização e depois possui um sistema onde isso não acontece. Existe já sistemas de PRH de baixa espessura que poderão ser uma opção. Importa de salientar a diferença será que você climatiza (com mais ou menos rapidez) para aquele intervalo de tempo. Isto é, devido a ter inércia "fraca", não irá armazenar energia, por isso, a questão de que aquece mais rapidamente, também tem o lado negativo, pois também perde mais rapidamente.

Creio que muito da escolha entre ETICS e "ITICS" terá sempre a parte do "gosto" do Dono de Obra, pois de outra forma existe sempre as vantagens e desvantagens associadas a cada sistema.

Por exemplo, a questão de se usar os dois sistemas terá que:
    -A parte da inercia promovida pelo ETICS irá ficar em efeito, o que o ETICS fará é a tal proteção exterior e impedir o aquecimento ou arrefecimento da alvenaria.
    -O "ITICS" fará com que seja mais rápido a climatização pois não terá a parte da massa a "receber" energia.

Porém a execução destes dois sistemas: ETICS e "ITICS", tem o seu contra que é o custo global que trará, mas isso ficará sempre dependente da capacidade do Dono de Obra.

Cumprimentos
  17.  # 57

entendi, penso que o ETICS fara mais sentido na situaçao que acima descrevi.

Claro a conjugaçao dos dois sistemas traz um incremento de custos significativo sem contar que quem optar por essa opçao no meu ver deve optar pelo topo dos materias em relaçao a vidros, caixilharias, portas, etc... para que fique a condizer a bota com a perdigota digamos assim...
    Mais uma vez,muito obrigado pelos seus esclarecimentos, foram bastante uteis sem duvida...

cumprimentos
  18.  # 58

Na minha opinião se puder não abdique do etics.
    Quanto ao interior se puder construir algo com resistência termica.

Quanto ao chão, opte por um prh de reacção rápida e com betonilha de anidrite.
    • DR1982
    • 25 janeiro 2015 editado

# 59

Colocado por: pacel
    Quanto ao interior se puder construir algo com resistência termica.

Tal como, por exemplo?
  19.  # 60

[pub][/pub]

Colocado por: DR1982
    Tal como, por exemplo?

Placas de gesso cartonado com la mineral atrás ou o sistema da atlas pelo interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982

0.0252 seg. NEW