Iniciar sessão ou registar-se
    • bakano
    • 10 março 2009 editado

     # 1

    Boas

    Mais uma vez, uma dúvida...
    Desta feita no que toca á aplicação de placas roofMate(xps) sobre laje, com +/-25Graus inclinação.
    Tenho lido bastante no site dos fabricantes do xps e é aconselhada a bucha plástica, mas também poderá ser cimento cola.
    Mas dizem-me os vendedores que o cimento cola pode estalar e descolar do XPS, não me dão garantia neste caso. Existe algum cimento cola ou massa equiparada, que dê mais garantia nesta aplicação e que mesmo assim garanta um baixo custo ?
    Não queria abusar muito das buchas na laje, até porque esta foi "cheia" com betão B30...

    Obrigado :)
  1.  # 2

    Buchas na laje. Sem medos...
    É a opção mais económica e tecnicamente mais correcta.
  2.  # 3

    Colocado por: bakanoNão queria abusar muito das buchas na laje, até porque esta foi "cheia" com betão B30...

    Está com medo que ele parta? Se levar ripado para segurar a telha, coloque a ripa por cima do XPS e fixe tudo com um tapit, evitando a fixar duas vezes.

    Um tapit é um parafuso ou prego com bucha incorporada, que se aplica de uma só vez, senão é complicado acertar na bucha
    • bakano
    • 10 março 2009 editado

     # 4

    É um pouco mais complexo que isso, não tenho medo algum, antes pelo contrário seria um processo muito simples...
    Orçamentado está a colocação do xps com as buchas. Isto até o empreiteiro me ligar esta tarde e dizer que não se consegue furar o betão da laje, citando: "Já queimei 2 berbequins e vou no 3o...e ainda não coloquei uma fila de placas. O projectista obrigou a meter B30 nas lajes, deveria cá vir ele furá-las...". Ou seja, isto tá bonito :) :D

    Ora eu já desconfio que o problema REAL esteja na quantidade de furos a fazer... E ralmente não quero dificultar tudo ao homem, já o chateei muita vez ;)
    Queria arranjar um compromisso entre colocação de buchas e colocação de colas para xps (que acabei de pesquisar na Fibrosom, eles comercializam uma cola para as placas que tem um bom rendimento m2, se alguém conhecer dê opinião :) ).

    Se puder reduzir o numero de buchas, colocaria uma bucha por placa auxiliada por outro produto cola, desde que não seja na 1a fila de placas (no beirado).



    PS: Em princípio levará ripado mas em massa sobre o canelado do XPS .
  3.  # 5

    Pois... o empreiteiro terá que adquirir material da HILTI... e não berbequins tipo SKILL e afins... é uma diferênça muito grande... no preço e no desempenho/ longevidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bakano
  4.  # 6

    É bem capaz de ser o problema :D
    • kami
    • 11 março 2009 editado

     # 7

    Boas


    Colocado por: bakanoÉ um pouco mais complexo que isso, não tenho medo algum, antes pelo contrário seria um processo muito simples...
    Orçamentado está a colocação do xps com as buchas. Isto até o empreiteiro me ligar esta tarde e dizer que não se consegue furar o betão da laje, citando: "Já queimei 2 berbequins e vou no 3o...e ainda não coloquei uma fila de placas. O projectista obrigou a meter B30 nas lajes, deveria cá vir ele furá-las...". Ou seja, isto tá bonito :) :D

    Pois é... mas pelo menos... o empreiteiro só teve o prejuízo do primeiro caso o berbequim tivesse mais de 2 anos!!!... pois todos os restantes... são cobertos pela garantia e se rebentarem com menos de 15 dias... dão logo um novo na hora (pelo menos nas grandes superficies...). O gajo não quer é ter trabalho!!! Aquilo deve dar uma dor de rins no final do dia.... só de pensar andar o dia todo virado para o tecto... até dói!!!!

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bakano
  5.  # 8

    E pronto, acabou e em jeito de piada até... :)

    Hoje ás 8h subi lá acima e levei o meu pneumatico de ter por casa, um nuPower de 1500W 800rpm, nada de material profissional, a minha profissão é teclados. Com a broca 12 que nunca usei e vinha de oferta, em cerca de 2 minutos furei 9 buracos e depois apliquei as buchas... A broca nem aqueceu, não senti qualquer dificuldade.

    Ou seja, da colocação das buchas já não se safa.

    Realmente ele tem lá 3 berbequins queimados, o mais novo até tem plastico derretido ! Mas são berbequins de 750W, granditos mas com um pneumatico de brincar... Devem ser bons para ferro ou madeiras, nada mais.
    Tristeza... :D


    Quando fui embora, disse "Empresto-lhe isto, agora veja lá se mo queima !" Foi a minha chapadinha de luva branca !
  6.  # 9

    Colocado por: bakanoPS: Em princípio levará ripado mas em massa sobre o canelado do XPS .

    Este ripado é um erro. se eas telhas ficaram argamassadas (coladas à argamassa, quando tiver de mudar uma, vai ser bonito. Use antes ripas de PVC
    • bakano
    • 11 março 2009 editado

     # 10

    Colocado por: PauloCorreia
    Este ripado é um erro. se eas telhas ficaram argamassadas (coladas à argamassa, quando tiver de mudar uma, vai ser bonito. Use antes ripas de PVC


    Pois, isso hoje eu já sei, mas não sabia aquando do pedido de orçamento.
    Mas menos mal, a telha será uma de duas: Umbelino advance ou a CS Tecno; á partida partir alguma será muito difícil mesmo, e conto 35 anos de garantia do telhado em qualquer uma destas (já eu não sei se duro tanto :) ).

    A diferença destas duas gamas de telha são muito poucas, recairá sobre a cor principalmente e acho que a Advance tem grés na sua composição, tornando-a ainda mais impermeável que a Tecno; espero não estar a dizer alguma alarvidade, informaram-me assim.
    O preço por metro linear da ripa PVC não sei, mas imagino... Se souber informar agradeço :)
  7.  # 11

    Colocado por: bakanoO preço por metro linear da ripa PVC não sei, mas imagino... Se souber informar agradeço :)

    4€/m2
    Ambas as telhas são excelentes, não se preocupe. Quanto á questão delas partirem, depende muito da qualidade dos apoios,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bakano
  8.  # 12

    Pois, esses 4 Eur/m equivalem ao preço que me deram desta ripa metálica da Umbelino: RIPA METALICA
    Tinha ideia que ficariam mais caras sendo em pvc.

    No meu caso, implicaria um acréscimo de perto de 2000 eur com IVA, no telhado todo, só nas ripas.
    É uma questão de puxar pelo orçamento e ver o que se decide :)
  9.  # 13

    Colocado por: bakanoTinha ideia que ficariam mais caras sendo em pvc.

    A ripa custa 0,80€por ml e leva 3.33ml por m2. O custo fa fixação é praticamente idêntico porque se usa o parafuso da placa

    Colocado por: bakanoNo meu caso, implicaria um acréscimo de perto de 2000 eur com IVA, no telhado todo, só nas ripas.
    É uma questão de puxar pelo orçamento e ver o que se decide :)

    Não, não é, porque o empreiteiro terá de dar uma menor valia para a não execução de ripado em argamassa. Pelo menos terá de lhe dar 50% desse valor.

    Como a ripa em PVC permite uma ventilação da face inferior da telha, aumenta-lhe a vida útil
  10.  # 14

    Realmente a 0,80€ por ml são outras contas, e descontando o valor do ripado em massa.... Dá mesmo que pensar, espero que ele assim veja também com tão bons olhos :)

    Aliás, espero não ter neste momento mesmo já algum bocado ripado até :) Não é nada que não se desfaça mas seria escusado.


    Obrigado a todos ;)
 
0.0177 seg. NEW