Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No forro de pequena casa de banho da cave, por cima da base de duche, tinha indícios, muitos, de humidades. No inicio pensei que seriam derivados de infiltrações. Após uma análise mais atenta, ao mexer no dito forro, verifiquei que aparentemente o problema é apenas derivado da condensação dos banhos, pois o pladur, branco, foi aparafusado às vigas pré-esforçadas, com uma caixa de ar de 1 cm ou menos.

    Nesta circunstância, penso que só tenho três possíveis soluções:

    - Aparafusar ou colar uma emenda em pladur na área danificada e pintar
    - Arrancar todo o forro e aplicar perfis ómegas com 17mm de altura e posteriormente pladur verde e pintar
    - Arrancar todo o forro e colar azulejos iguais as das paredes.


    Esta última solução seria mais do meu agrado e o seu custo provavelmente até mais baixo pois os azulejos custam uns 5 euros o m2, enquanto com o pladur, independentemente da solução, o trabalho prolongar-se-ia por muito mais tempo entre as fases de aplicação das placas, barramentos e pinturas.
    No entanto, o isolamento térmico seria inferior (embora nas outras soluções também não fosse por aí além) e sem caixa de ar (que também não sei para o que serviria).
    O que me podem aconselhar para este caso?

    Eis uma foto antes de ter removido a parte que se vê mais "atacada".
      P1030419.jpg
  2.  # 2

    Arrancar tudo, criar ventilação.

    O melhor seria utilizar teto falso em pvc.
    Concordam com este comentário: 1255
    • 1255
    • 20 setembro 2014

     # 3

    Tem de criar uma ventilação nessa casa de banho.
    O que puser de novo vai sofrer do mesmo mal. Mesmo que seja azulejo vai ter sempre muita condensação nessa casa de banho.
    Arranje maneira de instalar um ventilador mecânico com tubagem para o exterior.
  3.  # 4

    Obrigado pelas respostas!

    Na verdade a casa de banho tem 3 m2 e dois respiradouros. Mas é verdade, nenhum tem respiração forçada e é uma falha.

    A ideia do pvc também é interessante. Mas e quanto ao azulejo no tecto? A caixa de ar seria uma coisa importante?
    • 1255
    • 20 setembro 2014

     # 5

    Se tem dois respiradouros, e se são para o exterior já tem meia obra feita.
    Provavelmente tem um em baixo e outro em cima. No de cima instale um aparelho de ventilação que deve custar uns 50 euros.
    Resolve-lhe logo o problema da condensação.
  4.  # 6

    Azulejos no tecto é feio e não resolve o problema
  5.  # 7

    Mas qual seria a melhor solução e quanto exigiria de altura para a sua aplicação? É que o pé direito é pequeno.
  6.  # 8

    Pronto para baralhar isto tudo. Se tem pouca espessura, retira a placa de gesso, aplica a placa de kerdi-board de 12mm e volta a dar o devido acabamento.
  7.  # 9

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Também não é mau pensado. Como a placa em si tem isolamento.....
    Mas pc ferreira, pode (deve) fixar a placa Kerdi-board por parafusos como as de pladur?


    A aplicacao é em tudo identica à do gesso cartonado.
  8.  # 10

    E um desumidificador ?
  9.  # 11

    Colocado por: pc ferreira

    A aplicacao é em tudo identica à do gesso cartonado.


    Essas placas têm de ser barradas antes da pintura?
  10.  # 12

    Colocado por: CIMENTOE um desumidificador ?


    Mesmo com isso tenho de resolver primeiro a questão do acabamento do tecto.
  11.  # 13

    Colocado por: pauloms

    Essas placas têm de ser barradas antes da pintura?


    Sim
  12.  # 14

    Exemplo de uma pala duma varanda em:

    https://forumdacasa.com/?CommentID=519312
  13.  # 15

    Este tecto foi feito hoje de manha
      image86.jpg
  14.  # 16

    Colagem com cimento cola + fixacao mecanica
      image87.jpg
  15.  # 17

    SAbe-me dizer em quanto ficam essas placas aplicadas, mais ou menos, por m2?
  16.  # 18

    Colocado por: paulomsSAbe-me dizer em quanto ficam essas placas aplicadas, mais ou menos, por m2?


    O preço de tabela sei.
  17.  # 19

    Já dei uma vista de olhos e além de caro tem o mesmo problema do pladur, exige 7 idas ao local do profissional aplicador e pintor.

    Vou para o forro em PVC ou, em alternativa, para os painéis de cortiça. O que acham desta última solução para o forro da casa de banho?
  18.  # 20

    a resistencia mecanica é identica ao pladur ?
    oferece um melhor isolamento que o pladur com wallmate?
 
0.0191 seg. NEW