Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ola, gostaria de saber quantos anos de isençao de IMI se tinha na compra de uma casa para habitaçao em 2001, se houver alguem que leia este meu topico e saiba alguma coisa sobre o assunto, que desse umas dicas , obrigado
    • mog
    • 20 setembro 2014

# 2

olá, eram 10 anos.
    Concordam com este comentário: 1255, Sabrina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joselourenco
  2.  # 3

muito obrigado mog, só mais uma opiniao, já se tinha beneficiado de uma 1º bonificaçao de 10 anos na compra da 1º casa,esta em 2001 ja era a 2º compra, uma vez que a 1º casa foi vendida, a bonificaçao era na mesma 10 anos? obrigado
    • 1255
    • 21 setembro 2014

# 4

Ainda lhe dão mais uma isenção de IMI. Mas agora o período não são 10 anos. Para aí uns 8 ou 6, depende do valor do património.
    E se ultrapassar os 125000€ não há isenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joselourenco
    • zeto
    • 21 setembro 2014

# 5

Colocado por: 1255Ainda lhe dão mais uma isenção de IMI. Mas agora o período não são 10 anos. Para aí uns 8 ou 6, depende do valor do património.
    E se ultrapassar os 125000€ não há isenção.

Ai 8 ou 6 anos "era bom era"
    Agora são 3 anos e não pode ultrepassar os 125.000€, se ultrepassar este valor paga logo que peça a licença de habitação
  3.  # 6

Colocado por: zeto
    Ai 8 ou 6 anos "era bom era"
    Agora são 3 anos e não pode ultrepassar os 125.000€, se ultrepassar este valor paga logo que peça a licença de habitação

Bem que eu queria esses 6 ou 8 anos...
    Confirmo que são apenas 3 actualmente.
  4.  # 7

Em 2008 tive 8 anos de isenção.
  5.  # 8

Colocado por: BricoleiroEm 2008 tive 8 anos de isenção.

Tudo bem, mas há quanto tempo comprou a casa?
    Por acaso não sei há quanto tempo entrou em vigor estes 3 anos, talvez no ano passado?
  6.  # 9

Colocado por: flipey

Tudo bem, mas há quanto tempo comprou a casa?
    Por acaso não sei há quanto tempo entrou em vigor estes 3 anos, talvez no ano passado?

Então mas qual é a dúvida?
    Se disse que foi em 2008 é óbvio que a comprei em 2008. É só fazer as contas....para 2014 vão 6 anos.
  7.  # 10

Colocado por: Bricoleiro

Então mas qual é a dúvida?
    Se disse que foi em 2008 é óbvio que a comprei em 2008. É só fazer as contas....para 2014 vão 6 anos.

Peço desculpa sim, obviamente que li a correr nem reparei que tinha referido o ano...
  8.  # 11

Colocado por: flipey

Peço desculpa sim, obviamente que li a correr nem reparei que tinha referido o ano...

Não tem que pedir desculpa, só não percebi a pergunta porque tinha mencionado o ano logo de início...
    A partir de quando passou a 3 não sei, mas parece que ainda tive sorte! :)
  9.  # 12

Colocado por: Bricoleiro

Não tem que pedir desculpa, só não percebi a pergunta porque tinha mencionado o ano logo de início...
    A partir de quando passou a 3 não sei, mas parece que ainda tive sorte! :)

Foi o que deu ler a correr, acabou por sair uma pergunta sem nexo... :-S
    Pelo que consegui perceber numa pequena pesquisa pelo google, tomou efeitos a partir das aquisições feitas em 2012 :(
    Pouca sorte... foi uma redução brutal. Bem, pior seria se cortassem logo tudo... :)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  10.  # 13

Bem, pior seria se cortassem logo tudo... :)
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Não lhes dês idéias!
    Vai que o Passos ande aqui a consultar o fórum..hihihihihi
    • mog
    • 22 setembro 2014

# 14

Colocado por: joselourencomuito obrigado mog, só mais uma opiniao, já se tinha beneficiado de uma 1º bonificaçao de 10 anos na compra da 1º casa,esta em 2001 ja era a 2º compra, uma vez que a 1º casa foi vendida, a bonificaçao era na mesma 10 anos? obrigado

Olá, a isenção em 2001 era de 10 anos, independentemente de ser a 1ª ou 2ª isenção a que teve direito (penso e de que...). De qualquer das formas, o beneficiário foi informado disso pelas finanças quando a isenção foi atribuída.
  11.  # 15

Eu em 2007 tive direito a 8 anos... Agora sei que são 3 (se o imóvel não tiver um valor patrimonial superior a 125000€, se for fica sem direito a isenção de IMI) porque aquando da venda do meu apartamento na Conservatória do Registo Predial informaram o comprador que "só" tinha direito a 3 anos, e avisou que muito em breve as isenções de IMI deixarão de existir para todos...
  12.  # 16

Eu também comprei o meu apartamento em 2008 e deram-me 8 anos de isenção. Estou em fase de conclusão da minha casa e já tenho o apartamento vendido (falta a escritura). Usufrui de 6 dos 8 concedidos.
    Pergunto, posso pedir nova isenção (considerando que a avaliação da casa fica abaixo dos 125000€) ou nem me vale a pena.
    Considerando que não terei direito a nova isenção, o pedido de licença de utilização da casa nova será mais vantajoso pedir em Janeiro de 2015 (uma vez que o IMI que paguei este ano, referente a 2013, era do lote onde construí) e assim o IMI de 2014 seria mais baixo porque seria novamente relativo ao lote e só em 2016 é que pagaria o IMI da casa refente a 2015?
    Obrigado

0.0191 seg. NEW