Iniciar sessão ou registar-se
    • HGMA
    • 20 setembro 2014

     # 1

    Boas!

    Antes demais um bem haja aos elementos que compõem este forum de muita utilidade.

    Gostaria de saber se alguém me consegue ajudar numa dúvida relativa a um levantamento topográfico.
    As medidas que surgem junto das curvas de nível são medidas reais, ou é necessário efectuar algum cálculo para as obter?
    Faço esta questão pois fiz um pedido de um levantamento de um terreno que possuo a um topografo, e no entanto olhando para o documento que me entregou creio que os valores das curvas de nível estão demasiado elevados relativamente ao que é observável no terreno..

    Grato pela atenção dispensada.
  1.  # 2

    São medidas reais. Por vezes à vista desarmada 2 ou 3 m de diferença de cotas em 30 m de comprimento podem parecer apenas 1 m de desnível e na realidade é mais.
    Coloque aqui se puder o levantamento e umas fotografias do terreno.

    www.gabineteop.com
  2.  # 3

    Os valores das curvas estão demasiado elevadas como assim? Muitas curvas de nível num terreno pouco inclinado? Se for esse o caso, depende da equidistância que o topógrafo usou ao desenha-las.
    Por norma, e para as escalas mais usadas seria: Para a escala 1/200 curvas de nivel secundária de 0.20m em 0.20m e as mestras de 1m a 1m, para a 1/500, curvas secundárias de 0.50m em 0.50m e as mestras de 2.5m a 2.50m. No entanto, e no meu caso, costumo usar a mesma equidistância para a escala 1/200 e 1/500, excepto se quem solicitar o trabalho peça equidistâncias menores. Coloque uma imagem do levantamento para analisar.
  3.  # 4

    Aproveitando este topico, ha algum programa 3D gratuito, tipo sketchup, que permita introduzir linhas de nivel ou criar as inclinacoes do terreno?
  4.  # 5

    Conheço este http://www.topocal.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  5.  # 6

    HGMA, compreendeu ? ou precisa de mais explicações ? disponha....
 
0.0100 seg. NEW