Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma casa para arrendar e a eventual inquilina pediu-me para fazer um contrato de arrendamento, a começar em 15 de Outubro.
    Neste caso os recibos das rendas serão de 15 a 14 do mês seguinte ou o primeiro recibo será pelo valor de 1/2 renda?
    No caso de ser de 15 a 14 do mês seguinte os recibos serão relativos a que mês? Outubro/Novembro?
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Francisco Varaoo primeiro recibo será pelo valor de 1/2 renda?

Isto.
  3.  # 3

Bom dia, Preciso de novo da vossa ajuda. Recebi esta casa de herança e é a 1ª vez que a vou arrendar e tenho lido e ouvido tanta coisa....
    A eventual inquilina que referi aqui anteriormente, é dona de um restaurante e pediu para fazer o contrato em nome da empresa, a que eu acedi. No anúncio que tenho publicado indico a exigência uma caução igual a 1 mês de renda.
    Nunca discutimos as condições. Ela foi muito rápida a decidir (no próprio dia em que viu a casa), pois parece que já estava à procura há algum tempo e não tinha encontrado nada de que gostasse.
    Ficou de ver quanto tempo de pré-aviso teria de dar ao actual senhorio e depois voltaríamos a falar.

Ela foi dando notícias espaçadas mantendo sempre o interesse na casa e eu deixei de a mostrar a mais pessoas, mas com o tempo fui percebendo que o restaurante abriu só em Abril e que não está a correr como o previsto.
    Apesar da sua excelente localização na marginal de Quarteira, parece que o Verão não foi famoso.

Há cerca de 15 dias informou-me que já tinha falado com o senhorio e perguntou-me se podia fazer-se o contrato a partir de 15 de Outubro. Daí o meu post anterior.

Respondi-lhe que sim e decidimos avançar para o contrato. Pedi-lhe os dados e enviou-me uma certidão permanente da empresa, com a ressalva que não estava actualizada.
    Pedi-lhe os dados pessoais, que não constavam na dita certidão. Mandou-me um scan do cartão de Cidadão, que como se sabe tem poucos dados visíveis. Falta estado civil, naturalidade, etc.

O tempo foi passando, uma vez que a senhora passa o dia no restaurante e responde sempre aos emails com atraso de vários dias, até que finalmente lhe mando a minuta do contrato na passada 4ª feira. Como até hoje não me tinha dito nada, telefonei-lhe.

Disse-me que ainda não tinha lido bem o contrato, mas que não concordava com a caução e que nunca tinha pago caução na vida.

Respondi-lhe que no anúncio a que respondeu, é dito que haverá uma caução igual a uma renda e que não prescindia da mesma, uma vez que a casa está mobilada e equipada. E que os electrodomésticos são caros.

Respondeu-me que os electrodomésticos são usados e que podem avariar daqui a 1 mês é um esforço inicial muito grande para ela e se podia pagar a caução só em meados de Dezembro.

Fiquei desconfortável com toda esta situação e se por um lado, nestas circunstancias preferia não arrendar (acho que se não receber agora com a assinatura do contrato, poderei não voltar a ver a caução), por outro tenho medo que tenha criado expectativas que iríamos firmar contrato e a inquilina já deu o pré aviso ao actual senhorio e seria um pouco desleal se agora recuasse.

O que estou a pedir é um mês e meio de renda, porque ela quer entrar a 15 de Outubro, de modo que tem que pagar 15 dias de Outubro e o mês de Novembro (a lei diz que a renda é devida no primeiro dia útil do mês anterior a que se refere) e a dita caução de 1 mês.

A minha pergunta é - Estou a pedir alguma coisa pouco razoável ou fora do que é habitual?
  4.  # 4

Está a ver as chatices que já está a ter e o contrato ainda nem sequer foi assinado? Imagine depois...
    A maioria das pessoas não entende bem a questão do "primeiro dia útil do mês anterior a que se refere". No seu caso, entrando a 15 de Outubro, deveria pagar os quinze dias de Outubro, o mês de Novembro e a caução. No dia 1 de Novembro pagaria a renda de Dezembro e assim sucessivamente.

A resposta á sua pergunta é não.
    Concordam com este comentário: treker666, mmgreg, Casa1980, Francisco Varao
  5.  # 5

E o que acha do facto de eu nunca ter posto em causa o arrendamento e agora estar a ter dúvidas?
    É muito mau recusar-me agora a assinar o contrato, depois de o ter enviado?
    • eu
    • 3 outubro 2014

# 6

Esqueça essa eventual inquilina: tem aí uma potencial fonte inesgotável de problemas.
    Concordam com este comentário: mmgreg, anatrindade, Casa1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Francisco Varao
  6.  # 7

Colocado por: Francisco VaraoE o que acha do facto de eu nunca ter posto em causa o arrendamento e agora estar a ter dúvidas?
    É muito mau recusar-me agora a assinar o contrato, depois de o ter enviado?

Agradeça aos céus por ela não ter assiando e passe à frente. essa inquilina iria ser uma fonte inesgotável de problemas.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  7.  # 8

Para já peço desculpa pela minha resposta anterior porque não li bem o seu comentário e escrevi o mesmo que o Francisco já havia escrito em relação aos meses a pagamento na altura da assinatura do contrato.
    Em relação às duas ultimas questões, é dificil responder. Afinal a senhora paga a caução, apenas pede que o pagamento da mesma seja em Dezembro? Se sim, trata-se apenas de uma questão moral e não o posso ajudar.

De qualquer maneira é melhor ir às finanças verificar o enquadramento de retenção de impostos uma vez que vai arrendar a uma empresa. É possível que a sua arrendatária tenha de fazer retenção na fonte.

Informe-se bem antes de ter o bebé nas mãos.
  8.  # 9

Será que paga? Porque assim já não posso por no contrato que no acto da assinatura já recebi a caução e o 1,5 mês da renda.
    E quando ela me respondeu que os electrodomésticos podem avariar dentro de um mês, suou-me tão mal (quase com uma ameaça), basta dizer-me que uma máquina deixou de funcionar ou que algo não é do seu agrado, para se furtar a pagar a caução, 2 meses depois de lá estar a morar. Ou não é assim?
  9.  # 10

Colocado por: RJAS1972Para já peço desculpa pela minha resposta anterior porque não li bem o seu comentário e escrevi o mesmo que o Francisco já havia escrito em relação aos meses a pagamento na altura da assinatura do contrato.
    Em relação às duas ultimas questões, é dificil responder. Afinal a senhora paga a caução, apenas pede que o pagamento da mesma seja em Dezembro? Se sim, trata-se apenas de uma questão moral e não o posso ajudar.

De qualquer maneira é melhor ir às finanças verificar o enquadramento de retenção de impostos uma vez que vai arrendar a uma empresa. É possível que a sua arrendatária tenha de fazer retenção na fonte.

Informe-se bem antes de ter o bebé nas mãos.

Em relação ao pagamento do 1,5 mês nunca escrevi, porque pela lei e pelos posts que tinho aqui lido assumi, que seria do conhecimento e aceitação da senhora, pois já tem experiência em arrendamentos.
    Mas o que ela disse que não tinha percebido é que tinha que dar uma caução igual à renda, mas isso acho que está claro no anúncio "contrato com caução de igual a uma renda".
  10.  # 11

Se você vai arrendar a casa a uma empresa que sabe k tá mal financeiramente, se ela deixar de pagar a renda, vai agarrar-se onde??? pediu fiador???
    Se fosse eu punha-a mexer... mostre a outros interessados, se a casa é na Quarteira, também pode alugar para férias...
  11.  # 12

Eu também não alugava, com tantos problemas antes depois vai dar sarilho. Ou então peça uma garantia bancária de 6 meses em vez da caução. Se ela tem um restaurante alugado também sabe bem como se faz. Ainda por cima se o Verão correu mal imagine o Inverno. Se calhar deixou de pagar as rendas onde está e quer enganar outro, muito habitual nesta área.
  12.  # 13

Colocado por: Casa1980Se você vai arrendar a casa a uma empresa que sabe k tá mal financeiramente, se ela deixar de pagar a renda, vai agarrar-se onde??? pediu fiador???
    Se fosse eu punha-a mexer... mostre a outros interessados, se a casa é na Quarteira, também pode alugar para férias...

Ou então aluga a um Inglês reformado, isso é que era negócio ;)
  13.  # 14

Inglês reformado não aluga apartamentos em Quarteira.
    Conheço bem essa zona e aqui há dez anos atrás os emigrantes do Leste eram os mais certinhos, mas agora até esses falham. O aluguer para férias só vale 2 messes - Julho e Agosto - o resto do ano só ao desbarato.
  14.  # 15

Colocado por: CarvaiInglês reformado não aluga apartamentos em Quarteira.
    Conheço bem essa zona e aqui há dez anos atrás os emigrantes do Leste eram os mais certinhos, mas agora até esses falham. O aluguer para férias só vale 2 messes - Julho e Agosto - o resto do ano só ao desbarato.

É capas de ter razão, mais vale vender a um Inglês reformado ;)

Fica com € no bolso e livra-se de chatices
  15.  # 16

Também não compram. Há muitos anos atrás compravam casas em ruinas no interior do Algarve, mas agora por razões de segurança já nem isso compram. Vão alugando pequenas moradias em zonas mais seguras tipo condomínios. No Algarve de momento vende-se bem são casas caras em sítios "finos" tipo Vilamoura, Quinta do Lago, Pine Cliffs,etc.
    Tenho uma casa pequena para vender em Alcantarilha de 3 pisos a precisar de obras profundas. Vou pedir 45.000€ mas não faço ideia da procura que vou ter. Mas será mais provável ser um português que por 70 ou 80 mil euros pode ter uma casa de férias para 4 a 6 pessoas, a 8 Kms da praia e numa zona habitada todo o ano e calma.
  16.  # 17

Acha que o Algarve neste momento é inseguro para se viver ( viver mesmo, não só passar férias) , não será isto um empolamento mediático de situações criminais pontuais?

Colocado por: CarvaiTambém não compram. Há muitos anos atrás compravam casas em ruinas no interior do Algarve, mas agora por razões de segurança já nem isso compram. Vão alugando pequenas moradias em zonas mais seguras tipo condomínios. No Algarve de momento vende-se bem são casas caras em sítios "finos" tipo Vilamoura, Quinta do Lago, Pine Cliffs,etc.
    Tenho uma casa pequena para vender em Alcantarilha de 3 pisos a precisar de obras profundas. Vou pedir 45.000€ mas não faço ideia da procura que vou ter. Mas será mais provável ser um português que por 70 ou 80 mil euros pode ter uma casa de férias para 4 a 6 pessoas, a 8 Kms da praia e numa zona habitada todo o ano e calma.
  17.  # 18

Fui às Finanças de Quarteira, saber como é que era com a retenção de IRS e quais os termos exactos do contrato em nome de uma empresa e estavam mais interessados a indagar sobre a existência do certificado energético e disseram-me que na identificação do imóvel, para além do nº da inscrição na matriz, nº do registo predial e licença de habitabilidade, tinha ainda que colocar o nº do certificado energético (contraria o que tenho lido aqui no Forum, que ninguém fiscaliza a existência ou não de certificado energético). Pelos vistos as Finanças de Quarteira fiscalizam!

Por outro lado, em relação à 1ª questão que coloquei aqui na discussão, a propósito do contrato começar a meio do mès, disseram-me que as rendas seria de 15 a 14 do mes seguinte. e não, ter um 1º recibo respeitante à 2ª quinzena de Outubro, como me tinha sido sugerido pela resposta do Picareta.

Portanto para já tenho que tratar do certificado energético (apesar de já ter mostrado a casa a umas 10 pessoas e ninguém me ter perguntado pela classe energética da casa). O contrato fica pois adiado por tempo indeterminado. Obrigado pela ajuda e opiniões de todos.
  18.  # 19

Colocado por: Francisco Varao
    Por outro lado, em relação à 1ª questão que coloquei aqui na discussão, a propósito do contrato começar a meio do mès, disseram-me que as rendas seria de 15 a 14 do mes seguinte. e não, ter um 1º recibo respeitante à 2ª quinzena de Outubro, como me tinha sido sugerido pela resposta do Picareta.

É sempre engraçado quando a lei do funcionário se sobrepões à lei do país. Estamos bem entregues... Só por essa resposta já pode ver o calibre da pessoa que o atendeu.
  19.  # 20

Segunda tentativa de escrever :)

Francisco, se a inquilina lhe interessa, vá em frente. Só deve entregar as chaves no momento da assinatura do contrato, em simultâneo com o recebimento da caução, bem como dos restantes pontos do contrato que estiverem previstos...

Quanto ao aspeto fiscal, as finanças estão-se cagando borrifando para o assunto. Se é uma empresa a inquilina, a obrigação de retenção é dela e não sua. Você emite um recibo de 500.00 euros (mero exemplo) e recebe um cheque de 375.00 mas TEM de ser acompanhado de um documento onde é referida a retenção de 25% no valor de X, ou então você acorda emitir os seus recibos com a respetiva retenção. Mas a obrigação da retenção é da empresa e NÃO sua...

As finanças só querem receber o Imposto do Selo (10% da renda mensal) que é aquilo que se chama erradamente "registar o contrato nas finanças". Os contratos NÃO são registados nas finanças... Nunca ninguém foi às finanças com um contrato para o registar. Vai-se às finanças cumprir a obrigação fiscal da liquidação do Imposto do Selo. Parece mentira, mas tudo espremidinho é mesmo assim...

Quanro as certificados energáticos e afins, não estou a ver as finanças a verificar nada disso. Você apanhou foi algum funcionário daqueles que "metem medo ao susto"... Trabalham nas finanças e são os donos da razão e "sabem tudo"...

Se o contrato começa a 15 e acaba no 14 seguinte, ou se faz 14 a 30 e depois começa sempre a 1 do mês seguinte, é uma questão contratual e as finanças não teem nada a ver com isso... Não arrange problemas onde não existem. Se é de 15 a 14 seguinte ou de 1 a 30 é EXATAMENTE o mesmo... No entanto a meu ver, faria como o Picareta disse, o primeiro de 15 a 30 e os seguinte de 1 a 30...

Quem fiscaliza se há um contrato de arrendamento de um apartamento com ou sem certificado energético, não sei, mas gostava de saber. Alguém sabe?????

Para divulgar o arrendamento, é necessário tê-lo, segundo legislação que já li. Mas acho que tem zonas sombrias. Tenho arrendado como inquilino e como proprietário, não tenho certificados nenhuns, e nunca tive problemas nem como senhorio, nem como inquilino...

Francisco, você foi às finanças inquirir o quê ????
    Concordam com este comentário: electrao, Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Francisco Varao

0.0244 seg. NEW