Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Fotografias de muros, 19
      IMG_20140926_151418.jpg
  2.  # 42

Tentei fazer um apanhado de vários tipos de muros: de muros que gosto muito e outros nem tanto. Coloquei também os que não gosto para que o Sr. dfernandes1 além de poder escolher "o que quer" possa também ficar a saber "o que não quer"
  3.  # 43

bodrelhos,

aquele tipo de muro é um "imperfeito perfeito", isto é, é claro que tem de haver "conjugação" das pedras, nem que seja para ficar tudo "desencontrado" de modo a que pareça natural...
    se por acaso tivesse que escolher um muro de pedra, os eleitos para mim seriam daquele formato, é claro que há tantos outros géneros, mas seria sempre algo que "natural" "irregular".
  4.  # 44

Para mim o tipo de muro que mais gosto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: al18237
      image100.jpg
  5.  # 45

a unica coisa que não gosto desse é mesmo esse "enchimento" das juntas com pedrinhas...

se não fosse isso ficava mais "naturalmente irregular/regular"

tipo isto
      traditional-landscape.jpg
  6.  # 46

mesmo a ultima fiada de pedra está "em bruto" mas tentaram que ficasse "alinhada"... não como aquelas soluções que cortam mesmo a pedra para ficar nivelado
    • DR1982
    • 27 setembro 2014 editado

# 47

O mal destes muros mais "brutos" e caso seja necessario ficar com as duas faces a vista, o que publiquei por exemplo, e bom para suporte de terras por exemplo mas se for necessario fazer de muro de vedacao ja nao e facil ficarem com duas faces a vista, eu pelo menos nunca vi nenhum deste tipo com duas faces a vista, imagine que se faz um muro de contencao de terras para nivelar um terreno por exemplo, ate ao nivel tudo bem porque fica uma face a vista, mas imagine que depois se quer aumentar o muro acima do nivel do terreno para fazer um muro de vedacao, ai ja ficam duas faces a vista, logo pensao que nao seja muito facil com estes tipos de muro mais " brutos"
  7.  # 48

Colocado por: bodrelhosO produto final mais comum é o perpeanho.
      perpeanho.jpg

A pedra neste estado pode já ser utilizada nos muros.
    No meu caso é neste estado que as utilizo.

* Quando preciso de pouca pedra (e tenho tempo) vou com o meu trator buscá-las diretamente à pedreira.
    Carregando perpeanho a eito - isto é, sem andar a escolher muito as pedras - fica-me a 15€ o m2 - todos os preços que indico são SEM IVA. No meu trator consigo trazer entre a 6 a 8 m2.

* Quando preciso de mais pedra pago a um camião para me a transportar. Leva-me 30€ à hora, sendo que o tempo que demora até à pedreira, com o camião vazio, também conta. Um camião traz +/- 30 m2.

No seu caso, pagando para fazer o muro, com perpeanho rachado, não cortado - mais à frente vou explicar a diferença - e pedindo apenas uma face direita, deve-lhe ficar pelos 40€ o m2.
    Se pedir com duas faces direitas - que será o caso se for o muro de vedação do jardim p.e. - fica um pouco mais caro já que a empresa terá de descartar alguma pedra que não tenha rachado bem dos dois lados.
    Curiosidade: Nas casas feitas em pedra, apenas a face exterior é alinhada. A interior, já que vai ficar escondida pela caixa-de-ar, tipicamente fica ligeiramente torta - ou seja, as pedras mais largas irão sobressair em relação às mais estreitas, já que o alinhamento foi feito pelo exterior.

Tirando a questão das juntas, que poderá escolher fazer em cimento ou não, um muro feito com perpeanho rachado na pedreira fica +/- com este aspeto:
    Colocado por: bodrelhosFotografias de muros, 2
      IMG_20140925_200500.jpg
    Concordam com este comentário: al18237
  8.  # 49

Colocado por: bodrelhosO produto final mais comum é o perpeanho.
      perpeanho.jpg

Mas, ainda que o perpeanho possa ser já utilizado neste estado, tipicamente ainda vai até uma fábrica/serração de pedra para ser trabalhada, sendo que, já que a logística começa a disparar, os preços também disparam.

Em fábrica haverá imensos acabamentos a dar à pedra. Os dois mais comuns são:
    1- cortar com disco abrasivo, a base, topo e cabeças da pedra, deixando os lados inalterados.

Foi o que fizeram neste muro. Repare que a base/topo e as cabeças da pedra estão direitas - foram cortadas em fábrica.
    Colocado por: bodrelhosFotografias de muros, 10
      IMG_20140925_102316.jpg

2- estando as extremidades da pedra cortadas, os lados da pedra - que se mantém inalterados desde que foram rachados na pedreira - não estão alinhados com o corte feito nas extremidades, pelo que uma segunda transformação típica é acertar os lados da pedra com o corte feito nas extremidades.
    Para quem este assunto é novo, não espere ter já compreendido, já que por palavras não é assim tão simples compreender. Mais fácil é ver um muro, onde esta segunda transformação tipo, foi feita, como é exemplo o muro seguinte - reparar que junto à junta, foi feita uma linha e talhada a pedra por ai.
    Colocado por: bodrelhosFotografias de muros, 3
      IMG_20140925_124409.jpg

Imagine uma pedra ao alto, com o topo cortado. O esquema em anexo pretende representar a vista de cima da pedra. Portanto, vista a pedra por cima, as irregularidades dos lados rachados na pedreira - ver linha azul - destacam-se. Então, sobre o topo cortado, é traçado o alinhamento da pedra - ver linha preta - e com uma talhadeira - batendo com ela de cima para baixo, acertar os lados irregulares da pedra, com as extremidades cortadas.

Não sei os preços dos muros feitos, com a pedra cortada em fábrica mas a lógica é sempre a mesma: quanto mais trabalho der a pedra, quanto mais logística envolver, mais caro fica o resultado final.
    Para se compreender um pouco melhor os orçamentos recebidos é bom ter noção do trabalho necessário e foi por isso que tentei fazer esta mini visita guiada ao "mundo da transformação da pedra".
    Espero que o possa ajudar a definir o tipo de muro que quer e com isso procurar uma boa empresa para o executar.
      esquema_talhar_pedra.jpg
  9.  # 50

DR1982 tenho aqui imagens de muros assim "brutos" sem ser de contenção de terras... tem as duas faces da pedra à vista...
    por exemplo encontra-se muito deste tipo de muros em jardins antigos das cidades e isso
  10.  # 51

Colocado por: lfvmagalhaesDR1982 tenho aqui imagens de muros assim "brutos" sem ser de contenção de terras... tem as duas faces da pedra à vista...
    por exemplo encontra-se muito deste tipo de muros em jardins antigos das cidades e isso

Mas esta a falar dos muros que publicou, nao dos muros como os que eu publiquei, certo? E que destes como o que publiquei nunca vi nenhum!
  11.  # 52

Eu estou a falar dos muros que eu falei...

mas muros como o que o sr colocou, por acaso já vi, um vizinho dos meus pais tem exactamente um assim, inclusive também uma parede da casa é assim, isto é, faz aquele "seguimento" e harmonia entre o exterior e o interior... não tenho foto mas quando me lembrar tiro e coloco aqui.
  12.  # 53

Sim, tive de ir a Chaves e como fui pela nacional aproveitei para ir fotografando :) Esta estrada é uma verdadeira montra dos mais variados tipos de muros em granito (essencialmente granito azul)
  13.  # 54

Sr. Brodelhos, devo dizer que fez um bom trabalho á navegação.
    Pode dar-me os contactos tanto da pedreira que lhe fornece a pedra, como do camionista e ainda de algum construtor de muros capaz de fazer um muro como o da sua opinião mais bonita.

Obrigado
  14.  # 55

Colocado por: al18237Sr. Brodelhos, devo dizer que fez um bom trabalho á navegação.
    Pode dar-me os contactos tanto da pedreira que lhe fornece a pedra, como do camionista e ainda de algum construtor de muros capaz de fazer um muro como o da sua opinião mais bonita.

Obrigado

bom dia,
    peço desculpa estar a intrometer-me numa conversa para a qual "não me diz respeito".
    se quiser posso dar-lhe o contacto de algumas pedreiras e de alguns camionistas aqui da zona de vila real. no entanto são de granito amarelo. eu moro a norte de vila real numa freguesia que faz fronteira com o concelho de vila pouca de aguiar mas a pedra aqui é a amarela. e algumas dessas pedreiras fazem entregas.
    o meu pai tem uma empresa e tambem fazemos desses muros, mas isso é uma questão a ver.
    obrigado

0.0260 seg. NEW