Iniciar sessão ou registar-se
    • pl28
    • 23 setembro 2014

     # 1

    Fiz um furo artesiano com 200m de profundidade quero transportar a àgua para um ponto distanciado 1 km com um desnível de 300 m como o posso fazer sem bombas ou motor?
  1.  # 2

    vai usar por gravidade?
  2.  # 3

    Ou não explicou bem ou parece-me óbvio que bastará a gravidade para transportar a água de um ponto para o outro.
  3.  # 4

    Colocado por: pl28como o posso fazer sem bombas ou motor?

    não pode,

    o limite físico da coluna de aspiração da agua é de 10 metros ao nível do mar,


    tem que ter uma bomba no furo e depois pode transporta-la por gravidade.
  4.  # 5

    Ups...esta parte desconhecia. Tem a haver com atmosferas? Pode explicar melhor?
  5.  # 6

    Colocado por: treker666Tem a haver com atmosferas? Pode explicar melhor?

    tem simplesmente a ver com um facto deveras curioso: temperatura de ebulição da agua,
    a agua "ferve" (passa do estado liquido para o gasoso) a 100ºC ao nível do mar, mas se for com -1Bar de pressão (praticamente em vácuo) já muda de estado à temperatura perto de 0ºC,

    quando se faz aspiração por uma bomba mecânica ou eléctrica ou por meio de um sifão, a coluna de agua só consegue aspirar até aos 10 metros teóricos pois abaixo disso esta a criar uma pressão negativa que faz ferver a agua e impedir a circulação do fluido,

    nas bombas mecânicas nem se deve usar perto deste limite pois vai potenciar um efeito nefasto para as bombas que é a cavitação que em casos extremos destrói a bomba,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, electrao, El_58, 1976, pl28
    • r.v
    • 24 setembro 2014

     # 7

    um desnivel de 300m em 1k?
    • pl28
    • 30 setembro 2014

     # 8

    O furo foi feito há muito pouco tempo mas estive a verificar e o nivel de água encontrasse a 6 metros de profundidade será que com esta profundidade poderei fazer um escoamento por gravidade?tinha a noção que havia água no sítio mas nunca pensei que "rebentasse" com tal intensidade.
  6.  # 9

    Colocado por: pl28estive a verificar e o nivel de água encontrasse a 6 metros de profundidade será que com esta profundidade poderei fazer um escoamento por gravidade?
    teoricamente sim, mas é preciso saber se esse nível é permanente ou não, habitualmente é flutuante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pl28
    • pl28
    • 2 outubro 2014

     # 10

    Colocado por: jorgealvesteoricamente sim, mas é preciso saber se esse nível é permanente ou não, habitualmente é flutuante.


    No caso do nivel se manter nos seis metros como posso atraves de uma mangueira fazer o escoamento?tapar a mangueira no fundo encher de agua pôr o inicio da mangueira no furo e depois destapar a mangueira no fim?
    • FLP
    • 2 outubro 2014

     # 11

    No caso do nivel se manter nos seis metros como posso atraves de uma mangueira fazer o escoamento?tapar a mangueira no fundo encher de agua pôr o inicio da mangueira no furo e depois destapar a mangueira no fim?



    Usando uma mangueira com mais de 1km?!
    Penso que o melhor será a construção de uma calha/tubo/aqueduto...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 12

    Colocado por: pl28No caso do nivel se manter nos seis metros como posso atraves de uma mangueira fazer o escoamento?tapar a mangueira no fundo encher de agua pôr o inicio da mangueira no furo e depois destapar a mangueira no fim?

    é um bocadinho mais complicado do que isso,

    mas qual é a quantidade de agua que pretende retirar do poço?
    • pl28
    • 4 outubro 2014

     # 13

    Gostaria que me explicasse que complicação pode haver.A quantidade de agua será o máximo que puder para irrigar uma area com 3 hectares para horticolas.Já vi que percebe do assunto agradeço as suas explicações.
  8.  # 14

    Colocado por: pl28A quantidade de agua será o máximo que puder para irrigar uma area com 3 hectares para horticolas

    e pretende usar uma mangueira para extrair agua do poço? isso não serviria nem para regar um jardim,

    okay deduzo que não perceba nada de hidraulica, mas esse tipo de uso precisa de estudos tecnicos mais aprofundados,

    eu não percebo nada de horticolas nem de geologia dos terrenos pelo que não sei qual a quantidade de agua que vai ser necessaria, e muito menos você sabe se a agua que tem no poço é suficiente.
 
0.0190 seg. NEW