Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Sendo um seguidor assíduo do forum, venho colocar uma questão em relação a uma solução construtiva da minha casa.
    Trata-se de uma caixilharia de batente que será aplicada, mas a solução proposta pelo projectista do térmico não contempla nenhum corte térmico na cantaria. Deixo o pormenor construtivo para ilustrar do que falo...
    Portanto gostaria da vossa opinião e se possível também soluções para resolver esta questão, isto porque é muito mais fácil e barato aplicar uma durante a construção, do que no futuro quando tiver problemas...

Já agora outra questão pertinente: qual é a vossa opinião em relação à impermeabilização das cantarias? É necessário ou mesmo indispensável? Que soluções/produtos existem? Alguém tem fotos de aplicação de um impermeabilizante?
    Isto é outra questão que se tem que ter em consideração na fase de negociação dos orçamentos com os empreiteiros, porque senão depois em obra torna-se mais caro...

Obrigado a todos pela vossa participação :)
      Sem Título.png
    • eu
    • 24 setembro 2014

# 2

Sim, é absolutamente crucial fazer um corte térmico nas cantarias, caso contrário vai ter, não só perdas térmicas, mas também condensações.
  2.  # 3

Colocado por: euSim, éabsolutamente crucialfazer um corte térmico nas cantarias, caso contrário vai ter, não só perdas térmicas, mas também condensações.

Pois a minha questão é mesmo essa...
    O problema é que gostava de arranjar uma solução que não fosse "do outro mundo" e que facilmente pudesse ser aplicada pelo empreiteiro.
    Eu tinha pensado cortar a cantaria (basicamente fazer 2 cantarias) e prolongar o isolamento. O problema é que como a caixilharia é de batente, a interrupção da cantaria ficaria à vista...
    • eu
    • 24 setembro 2014

# 4

Colocado por: santosvieiraO problema é que como a caixilharia é de batente, a interrupção da cantaria ficaria à vista...

A caixilharia assenta em cima do corte térmico, não fica nada à vista.

Outro pormenor: qual é a espessura do XPS que tem nesse diagrama? 3 cm? Não aceite menos que 6 cm...
  3.  # 5

Colocado por: eu
    A caixilharia assenta em cima do corte térmico, não fica nada à vista.

Outro pormenor: qual é a espessura do XPS que tem nesse diagrama? 3 cm? Não aceite menos que 6 cm...

No projecto térmico está previsto XPS de 5 cm com caixa de ar de 3cm...
    Então e a caixilharia mantém estável/bem apoiada ficando em cima do isolamento?
  4.  # 6

santosvieira

vai ter uma parede com cerca de 39 cm de espessura??

esse corte é indigno, o autor do projecto de térmica pelo menos devia ter a hombridade de o corrigir.

gostava de perceber como é que vai ser a tampa para aceder á caixa de estore.

a caixilharia deem-lhe as opiniões que quiserem devia estar alinhada pelo isolamento térmico. há outras formas de isolar a caixa de estore sem ser necessário puxar tanto a caixilharia para dentro.
  5.  # 7

Colocado por: marco1vai ter uma parede com cerca de 39 cm de espessura??

Não percebo onde quer chegar? Qual o problema de ter um parede com espessura de 39 cm? Também acho um pouco exagerado, mas a unica solução que vejo é diminuir a caixa de ar. Mas mesmo assim ganho 1 cm...

Colocado por: marco1esse corte é indigno, o autor do projecto de térmica pelo menos devia ter a hombridade de o corrigir.

Pode esclarecer-me qual o problema do corte?

Colocado por: marco1gostava de perceber como é que vai ser a tampa para aceder á caixa de estore.

Provavelmente o acesso seria feito pelo exterior... não é assim que se faz quando se aplica caixilharia de batente (pelo interior)?
    E jà agora, este tipo de caixilharia não garante um melhor isolamento?

Colocado por: marco1a caixilharia deem-lhe as opiniões que quiserem devia estar alinhada pelo isolamento térmico. há outras formas de isolar a caixa de estore sem ser necessário puxar tanto a caixilharia para dentro.

Como por exemplo?
  6.  # 8

Não há opiniões?
  7.  # 9

santosvieira

tente pesquisar aqui no fórum, há muita boa informação sobre esse tema e experiências reais.
    • r.v
    • 25 setembro 2014

# 10

tambem tinha um problema assim numa obra . mas ainda era pior porque queria o estoros ja incluidos em caixa no aluminio a moda da frança.
  8.  # 11

Colocado por: r.vtambem tinha um problema assim numa obra . mas ainda era pior porque queria o estoros ja incluidos em caixa no aluminio a moda da frança.

Que solucao foi aplicada para criar o corte termico??
  9.  # 12

Vou voltar a lançar esta discussão de forma a dinamizar um pouco esta questão da ruptura térmica nas cantarias.
    Estou neste momento focado na escolha das caixilharias. Antes de decidir se vais ser aluminio ou PVC, estou mais indeciso no tipo de caixilharia. Estou inclinado para uma caixilharia de batente (aplicação pelo interior), mas gostaria de saber se é possível fazer o corte térmico? Isto porque, sendo a caixilharia aplicada pelo interior, não existe margem para aplicar isolamento "no meio" da cantaria/parapeito da janela de forma a haver um corte térmico. Quando a caixilharia é aplicada no "meio da cantaria", consigo perceber como fazer o corte térmico, agora quando é aplicada pelo interior é mais complicado...
    Fico a aguardar comentários de entendidos no assunto. Seguem fotos do que vos falo...
      19072012673.jpg
  10.  # 13

Mais uma foto, agora visto do exterior...
      20072012677.jpg
  11.  # 14

sim, faz como fazem no ETICS. reveste as laterais com XPS
  12.  # 15

O corte é infeliz e básico, contudo não é nada comum ser usado como elemento de execução. Esse corte é para o processo camarário, imagino. O arquiteto deverá ter feit um pormenor construtivo onde aparece a caixilharia e provavelmente a cantaria a terminar logo após a caixilharia seguida de uma guarnição de madeira pelo interior...imagino
  13.  # 16

Para a Dias...ha uma placas assim laranja que se calhar eram porreiras...
  14.  # 17

Partindo do princípio que o peitoril é uma pedra completa, mas que não chega ao interior, termina no meio da caixilharia, o resto do espaço é arrematado neste caso com o gesso das paredes interiores, e depois com a caixilharia de batente.

Existem pontes térmicas ou condensações uma vez que a pedra não chega realmente ao interior?
  15.  # 18

Colocado por: Anonimo16062021Isso não tem nada a ver o **** com as calças..as pontes térmicas podem sempre ser eliminadas corretamente levando isolamento térmico nessas zonas,ombreira/peitoril a rematar contra a caixilharia.seja a dita aplicada no meio da ombreiras ou no lado interior

A questão é mesmo essa. Se aplicar-mos o revestimento na extremidade da cantaria, entre o pano interior da parede e a caixilharia, serà que a caixilaria ficarà suficientemente bem fixa, uma vez que ela fica encontada ao isolamento e não à alvenaria???
    Se por acaso alguém jà tiver aplicado esta solução e tiver fotos, eu agradeço...
  16.  # 19

Colocado por: CyberthugPartindo do princípio que o peitoril é uma pedra completa, mas que não chega ao interior, termina no meio da caixilharia, o resto do espaço é arrematado neste caso com o gesso das paredes interiores, e depois com a caixilharia de batente.

Existem pontes térmicas ou condensações uma vez que a pedra não chega realmente ao interior?

Se a pedra do peitoril termina ao meio da caixilharia, e a caixilharia tem uma espessura de 60 mm (isto é meramente exemplificativo), então restam outros 30 mm desde o meio da caixilharia até à face interior da mesma caixilharia, por isso, pode por exemplo usar 20 mm, desses 30 mm, e colocar uma tira de isolamento a todo o perímetro da caixilharia e depois o gesso das paredes interior rematam o resto...

Mas não percebi uma coisa, você está a isolar a casa por dentro ou por fora?
  17.  # 20

Colocado por: lfvmagalhaesMas não percebi uma coisa, você está a isolar a casa por dentro ou por fora?

Estou a isolar por dentro com parede dupla.
    Eu sou um bocado piquinhas nesta questão do isolamento térmico e tendo em conta os comentàrios estou a ponderam em aplicar a caixilharia no meio da cantaria :(
    Não era isso que tinha previsto, mas prefiro ter caixilharia no meio da cantaria e aplicar corte térmico do que caixilharia pelo interior sem qualquer tipo de corte térmico na cantaria...

0.0187 seg. NEW