Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Picareta
    Tipo isto:

Realmente só nisso... vai ter quantos WC's em toda a casa?? Que sejam 4 (1 para cada quarto) + 2 de apoio, seis casas de banho ficam um balúrdio....
  2.  # 22

Colocado por: ClafaRealmente os Arquitetos vivem num mundo de"criatividade" , por vezes longe da realidade e agora o mexilhão vai ter de ou alterar o projeto ou o mesmo não sair do papel.....
    Pode colocar aqui o projeto a fim de se palpitar um valor?

Colocado por: ClafaA Ordem dos Engenheiros dá como valores indicativos de construção médio ,para a zona I -Lisboa- ,um valor de €800.....
    Obviamente que isso é um valor de referência/médio/a olho.
    Imagine que coloca materiais de luxo (torneiras banhadas a ouro, chão mármore, ....), o custo de certeza que sobe para bem mais de 800€/m^2, compreende?

Já foi com o projecto à procura de orçamentos?

Se for ver o meu diário, verá que obtive até orçamentos de 450.000€ + IVA numa casa que ficou depois de construída por cerca de 300.000€ com tudo (licenças/projectos/....).
    Por isso, em vez de ficar assustado e agarrado ao valor dado pelo arquiteto, vá à procura de orçamentos mais realistas.
    Pondere também em modificar algumas coisas caso necessite:
    Projetada com Anonimo18072022A em toda a área ( em aquecimento Sistema Solar +AQS/ pré-instalação de AVAC (ventilo -convector sob o tecto falso)
    Se vai ter PRH, para que quer pré-instalação de AVAC?! E ainda por cima ventilo-convetores no tecto falso.
    Logo aqui vai poupar uns bons milhares... não só pelo material e instalação mas também se o empreiteiro não estiver habituado vai inflacionar em muito o preço (factor ****ço, percebe?)

Colocado por: ClafaO Arquiteto indicou como estimativa orçamental entre €280 a 300,000.00 + IVA o que projecta um calor de m2 médio de € 1000.00 //// € 1200.00 com IVA!!!!!!!!
    Colocado por: Clafaum ORÇAMENTO MÁXIMO DE € 300 mil
    Alguém esqueceu-se de dizer que era com IVA :-) e não foi nem o primeiro a se esquecer....
    Quando pediu até 300.000€ devia de ter pedido 250.000€ já com IVA, assim já teria folga.
    Como o IVA pode alterar (e tem alterado) normalmente fala-se de preços sem IVA.

Uma dica, em vez de pensar "é pá fica por X€/m^2" pense no todo "a casa vale X€".
    O seu pensamento está a ser: "é pá, 30.000€ por esse carro quando há o mesmo modelo por 15.000€" e não "comprei este carro com este tipo de combustível e com estes extras por 30.000€".
    Ambos são exteriormente o mesmo carro, mas um terá desempenho/performance/economia/... bem diferente da do outro.
    Cabe a cada um ter a carteira certa :-)

Nota: também não estou a ilibar o arquitecto, ok? Daí ter pedido para colocar aqui o projecto de arquitectura....
  3.  # 23

ou não, depende dos acabamentos e da racionalização dos traçados de aguas e esgotos e de outras coisas tais como a forma das divisões, por exemplo menos recortes nas paredes significa menos custos.
    Concordam com este comentário: mafgod, amartins
  4.  # 24

Colocado por: marco1ou não, depende dos acabamentos e da racionalização dos traçados de aguas e esgotos e de outras coisas tais como a forma das divisões, por exemplo menos recortes nas paredes significa menos custos.

Estava mesmo a referir-me, só aos custos de tijoleiras/louças/móveis/banheiras/chuveiros, etc... Eu tenho orçamento de 800€ para cada casa de banho mas facilmente se gasta 1200€/1300€ ou mais em cada se fizer 1300€ cada uma só aqui estão quase 8000€... e estou a falar em valores baixos, sendo para ficar uma casa toda XPTO para condizer com o resto que o Clafa quer pôr em casa então deve precisa na boa de uns 2500€ para cada casa de banho
    Concordam com este comentário: amartins
  5.  # 25

concordo com tudo.... só nao concordo que se ponha as culpas no arquitecto de uma coisa que foi pedida pelo cliente.... (nao sao nenhuns santos, mas tambem nao sao malucos)
    Concordam com este comentário: Rodri12
  6.  # 26

Rodri

talvez talvez, mas para mim a qualidade de uma casa tem mais a ver com a qualidade dos espaços e menos com a sofisticação dos acabamentos

alias detesto casas de banho com móveis caros entre outras coisas.
    Concordam com este comentário: jorgferr, Rodri12
  7.  # 27

Colocado por: marco1Rodri

talvez talvez, mas para mim a qualidade de uma casa tem mais a ver com a qualidade dos espaços e menos com a sofisticação dos acabamentos

alias detesto casas de banho com móveis caros entre outras coisas.

Pois mas lá está são gostos e pelo que parece o Clafa quer ter tudo do bom e isso paga-se... Eu consegui fazer 3 casas de banho e acho que com bom gosto, mas há-de haver muito gente que não gosta... por valores bem acessíveis.
  8.  # 28

Julgo que o que falta é uma certa racionalização no "dimensionamento" das moradias que as pessoas pretendem construir

No meu caso, a 1ª coisa que referi é que quero "viver" a minha casa e não ser escravo dela, por isso tenho a ideia de que uma casa deve ser "o mais simpes" possivel, pensada para quem vive nela, não para as pessoas que a visitam ou passam por ela.

Julgo que maioritáriamente as pessoas seguem por elementos estéticos (para inglês ver) sem utilidade que consomem um balurdio, com isto não pretendo referir que o apoio de um arquiteto seja superfulo, pelo contráruio é critico, o que, a meu ver sucede, é que as pessoas não racionalizam as suas necessidades. não o indicando a quem o realmente pode ajudar
    Concordam com este comentário: tiago_eco, Rodri12, Tgarry
  9.  # 29

Colocado por: Rodri12

Pois mas lá está são gostos e pelo que parece o Clafa quer ter tudo do bom e isso paga-se... Eu consegui fazer 3 casas de banho e acho que com bom gosto, mas há-de haver muito gente que não gosta... por valores bem acessíveis.

e atenção que os custos de construção nao se baseiam apenas nos materiais de topo....a qualidade de construção tambem se paga!
    Gastar 10.000 mil euros em azulejos e loiças pode ser muito bonito....mas depois esquecem-se de impermeabilizar a zona de duche, antes de aplicar os azulejos....(por exemplo.....)
  10.  # 30

engraçado é que "dantes" nas zonas de duche, metia-se azulejo e um bom material para as juntas e não havia infiltrações.
  11.  # 31

Colocado por: marco1engraçado é que "dantes" nas zonas de duche, metia-se azulejo e um bom material para as juntas e não havia infiltrações.

lol agora é preciso tudo e mais alguma coisa, no apartamento dos meus pais tem 20 anos e nunca teve infiltrações... lol
  12.  # 32

Já agora na minha casa vão aplicar isto No caderno de encargos refere:

"Aplicação de Hidroprimer I hidrofilm"

Que dizem disto, como funciona a coisa??

, é bom, mau, assim/assim, ter e não ter é a mesma coisa??
  13.  # 33

Colocado por: marco1engraçado é que "dantes" nas zonas de duche, metia-se azulejo e um bom material para as juntas e não havia infiltrações.

eu acho é que nao se ligava e atribuia-se certas patologias a outros erros de construção!
    Na casa do meu pai é bem visivel o que a falta de impermeabilização na zona de duche, está a fazer do outro lado da parede! mas ha outros pormenores entre construir e construir bem.... só dei um exemplo...
  14.  # 34

loverscout

e já foram ver bem o estado das juntas?? por vezes é os remates da banheira com o azulejo que estão deteriorados e provocam essas humidades por capilaridade no outro lado da parede.
  15.  # 35

Colocado por: marco1loverscout

e já foram ver bem o estado das juntas?? por vezes é os remates da banheira com o azulejo que estão deteriorados e provocam essas humidades por capilaridade no outro lado da parede.

Marco concordo com o que diz... nao existe banheira nem base de duche .... devia ter ficado impermeabilizado independentemente das juntas nao durarem uma vida... coisas mal feitas! ha 16 anos atras tambem ninguem falava nessas soluções....mas estamos cá para aprender!
  16.  # 36

Colocado por: Rodri12Já agora na minha casa vão aplicar isto No caderno de encargos refere:

"Aplicação de Hidroprimer I hidrofilm"

Que dizem disto, como funciona a coisa??

, é bom, mau, assim/assim, ter e não ter é a mesma coisa??

Bom ou mau, não sei ( não conheço o produto ), é melhor ter do que não ter isso é certo, visto ser adequado para o caso. Obviamente não é uma solução de topo. Mas pelas fotos que vi... tenho muitas duvidas que esse produto ou outro qualquer la enseja... ;)
  17.  # 37

Mas não se preocupe que 99% das casas construídas em Portugal tb não ... :D
  18.  # 38

tipologia T4, todas suites, 6wc, vaos de 10 m etc é o novo palacio da justiça?
  19.  # 39

Alem de ser caro ter casas de banho em todas os quartos, eu gosto da ideia, e imaginemos uma casa de tipologia t3 normalmente tem uma I.S na suite, outro de apoio aos quartos e uma social logo se se fizer mais uma fica cada quarto com wc privada e para dar destaque a uma das suites , a dos donos da casa por exemplo pode se fazer um closet nessa por exemplo, no fim sao mais 2000 euros ok, mas acho os mais bem gastos numa wc por exemplo do que num tipo de ceramica ou pavimento xpto capa de revista! Sao ideias...
  20.  # 40

Eu tive um orçamento de mais 100.000€ do que o orçamento que escolhi....a minha casa tem 3 suites 4wcs, sala com 42m e cozinha com 27, garagem, lavandaria. Estou a ver se não gasto mai de 150 mil! Houve muitas coisas que tive de cortar, uma delas foi o piso radiante hidraulico!

Na caixilharia já tive diferenças de 4.500€, na telha arranjei bom preço, no xisto pediram 8 mil e eu não gastei 2!!!!! Agora já me caiu muitos cabelos e os que ficaram estão brancos!!!!

Boa sorte!

0.0230 seg. NEW