Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A questão está no título. O que acontece? Ela trabalha à mesma ou vou estragar aquilo?
  2.  # 2

Deixe lá estar o condensador que faz falta.

Os condensadores geralmente definidos como condensadores de motor são utilizados para o arranque e funcionamento de motores monofásicos de indução de 2 e 3 enrolamentos.
    A capacidade destes condensadores, ligados permanentemente, deve ser cuidadosamente estabelecida para evitar um possível sobreaquecimento dos enrolamentos auxiliares.
  3.  # 3

Colocado por: pedromdfDeixe lá estar o condensador que faz falta.

Os condensadores geralmente definidos como condensadores de motor são utilizados para o arranque e funcionamento de motores monofásicos de indução de 2 e 3 enrolamentos.
    A capacidade destes condensadores, ligados permanentemente, deve ser cuidadosamente estabelecida para evitar um possível sobreaquecimento dos enrolamentos auxiliares.

Anotado.
    O problema é que me deram uma bomba antiga e queria experimenta-la em casa, antes de a levar para o furo, como é claro, em casa não tenho um quadro da bomba com o respectivo condensador e acessórios...
    Você fala em sobreaquecimentos dos enrolamentos auxiliares, se a ligar durante alguns segundos só para ver se trabalha sem o condensador arrisco-me que tal aconteça e a estrague?
  4.  # 4

O mais natural é que nem arranque, e como tal provoca sobreaquecimento dos enrolamentos. Isto falando de forma genérica, não sabendo de que equipamento se trata. Procure na net informação sobre esse equipamento em particular e procure as condições de arranque previstas pelo fabricante.
  5.  # 5

Colocado por: pedromdfO mais natural é que nem arranque, e como tal provoca sobreaquecimento dos enrolamentos. Isto falando de forma genérica, não sabendo de que equipamento se trata. Procure na net informação sobre esse equipamento em particular e procure as condições de arranque previstas pelo fabricante.

Pois, a bomba já deve ter perto de 25 anos, é provável que nem funcione, mas vou pesquisar
  6.  # 6

Colocado por: KeyboardMané provável que nem funcione

a unica certeza é que não vai rodar, essa é a função do condensador de arranque e trabalho.
  7.  # 7

Colocado por: jorgealves
    a unica certeza é que não vai rodar, essa é a função do condensador de arranque e trabalho.

Acha que com um condensador de 40uF consigo por o bicho a trabalhar? Tenho ali um a ganhar pó que já não me lembro para que era.
    Basta liga-lo "entre a fase e o neutro"?
  8.  # 8

Colocado por: KeyboardManAcha que com um condensador de 40uF consigo por o bicho a trabalhar?

o valor do condensador de arranque depende da potencia do motor e do momento motor inicial.

Colocado por: KeyboardManBasta liga-lo "entre a fase e o neutro"?

para fazer KABUUUMMM, sim,

para fazer o motor trabalhar é entre a fase ou o neutro (dependendo do sentido de rotação pretendido e do motor) e o enrolamento de arranque.
  9.  # 9

Colocado por: jorgealvespara fazer o motor trabalhar é entre a fase ou o neutro

Espero ter percebido bem, muito obrigado! Vou tentar ir ver o nome da bomba o mais rápido possível para verificar se o condensador é o adequado

Edit: Pode mostrar um exemplo de uma ligação para não acontecer o tal "KABUUUMMM"? Fiquei receoso...

0.0083 seg. NEW