Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma casa térrea na localidade de Marinha Grande, a qual parte da casa não tem placa de betão, apenas o telhado e por baixo um forro feito em tabuado de madeira (ver imagem em anexo) específica para o efeito.

A casa no inverno é bastante fria e queria isola-la por forma a que a mesma não arrefeça tanto no inverno.
    Estive a considerar colocar uma manta de lã mineral (http://www.knaufinsulation.pt/content/manta-kraft-ti-212) com 8 cm sobre o forro de madeira. será que é uma boa solução ? 8 cm será suficiente ?

Em termos de aplicação estou a pensar desdobrar a manta sobre o forro de madeira de forma perpendicular ás vigas de madeira. Se souberem de alterativas, ou melhores práticas, agradeço a ajuda e o esclarecimentos.

Com os melhores cumprimentos.
    Sérgio Silva
    Concordam com este comentário: KeyboardMan
      Forro.jpg
  2.  # 2

Fiz uma intervenção num forro chapadinho ao seu e coloquei essa manta (coloquei duas mantas cruzadas).

A manta é uma boa solução.
    Se tiver disponibilidade €€ coloque duas mantas cruzadas.

Vai precisar de fazer muito cuidado para não rasgar o papel kraft (que deverá ficar virado para baixo, para o forro).
    A primeira manta coloquei como o Sr. referiu, perpendicular aos barrotes. Não estiquei muito a manta, pelo contrário, fiz por contornar os barrotes.
    Durante a aplicação da primeira manta, fui sobrepondo umas mantas em cima das outras. Mantas representadas a verde no esquema em anexo. E coloquei um papel em S, no esquema representado a vermelho, para evitar que na emenda o pó da manta passasse para cima do forro. Esta questão do papel em S coloquei porque tinha receio que o pó com o tempo passasse nos furos/brechas do forro.

A segunda manta coloquei-a cruzada em relação à primeira e andei com híper cuidado para que ao pisar a primeira manta não a rasgasse.
    Concordam com este comentário: joaobatista_32, silvasm76
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
      esquema de isolamento manta kraft.jpg
  3.  # 3

Colocado por: bodrelhosandei com híper cuidado

Ande com "tanto cuidado" que acabei a levar uma trabalheira considerável.

Coloquei a 2a camada por ver esse procedimento aqui recomendado no fórum. E fiquei convencido que valerá à pena.

E coloquei-a cruzada também por ter lido indicações nesse sentido. Mas quando cheguei ao fim lembro-me de ter pensado: "Se começasse agora de novo colocava a 2a camada desencontrada com a primeira, que assim podia colocar as duas camadas ao mesmo tempo sem nunca ter de pisar a 1a camada". Ver esquema em anexo. Não sei se este procedimento, colocar as mantas desencontradas, é equivalente a colocá-las cruzadas. Como disse apenas fiquei com essa ideia na altura. Nunca fiz assim.
    Concordam com este comentário: joaobatista_32
      esquema 2 de isolamento manta kraft.jpg
  4.  # 4

Na altura que fiz este trabalho cheguei a ponderar colocar XPS, cortado à medida, entre os barrotes. Depois não o fiz porque me ficava mais caro e porque levava muito mais trabalho. Contudo para quem não gosta das mantas poderá ser uma solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar, silvasm76
  5.  # 5

Durante a aplicação da primeira manta, fui sobrepondo umas mantas em cima das outras. Mantas representadas a verde no esquema em anexo. E coloquei um papel em S, no esquema representado a vermelho, para evitar que na emenda o pó da manta passasse para cima do forro. Esta questão do papel em S coloquei porque tinha receio que o pó com o tempo passasse nos furos/brechas do forro.

Caro bodrelhos, gostei da ideia do papel, em S, para evitar o pó da lã no forro. Tenho essa preocupação para a minha cobertura de madeira a construir, só que é inclinada. O empreiteiro prepara-se para colocar as bandas de lã de 60 entre os barrotes (há um contra-forro por cima dos barrotes e lã) e, adaptando a sua ideia teria de contornar os barrotes com o papel, de modo a não haver contacto da lã com o barrote. O que acha e qual o tipo de papel (kraft?) a que se refere?

Cumpts,
  6.  # 6

Vai agora um desenho.
      Pormenor cob.JPG
  7.  # 7

Caros bodrelhos e Somar,

Obrigado pelos vossos comentários relativamente ao tema, acho que vou efectivamente
    optar por 2 camadas de 6 centimetros.

Relativamente á questão do pó ou outras particulas da lã mineral sugeriram-me
    colocar um plástico antes da lã, o que acham ? Será desnecessário ?

Cumprimentos,
    Sérgio
  8.  # 8

Acho mal a ideia do plástico, pois inibe a transpiração e provoca condensações.

0.0120 seg. NEW