comecei a restaurar um antigo palheiro/corte dos animais totalmente em pedra granítica com paredes de cerca de 70cm, localizado na região entre Cabeceiras e Montalegre. Sabendo dos perigos do gás radão, conseguem-me identificar algum tipo de Impermeabilização que possa aplicar tanto na lage térrea como nas paredes (por exemplo no interior de uma caixa de ar)? Para agravar, devido à natureza da construção (sobre uma maçiça lage de pedra), estou com bastantes dificuldades em perfurar o piso térreo para ganhar espaço para aplicar o que for possível, logo terei sempre a variável das humidades a entrar para as contas, sendo o piso inferior o mais vulnerável ao gás.
Agradeço desde já a vossa atenção, e aproveito para dar os parabéns a este forum, é uma fonte de conhecimento.
Colocado por: pedromdfEsta publicação sobre o assunto tem informação útil.
www.itn.pt/docum/relat/radao/itn_gas_radao.pps
Na última página do documento que colocou: "Se pretende conhecer os níveis de radão no interior do seu edifício ou habitação, contacte-nos.
Ser-lhe-ão enviados os dosímetros por correio, devendo os mesmos, ser devolvidos pela mesma via, para análise em laboratório. A cada análise corresponde um relatório com o resultado e o diagnóstico da situação. Todo o processo é confidencial. "
No meu caso, nem posso fazer esta medição pois ainda tenho a casa totalmente arejada (sem portas e janelas), o que influenciaria os resultados.
@Paramonte não impossibilidade de poder fazer uma caixa ventilada (deduzo que esteja a falar para o piso térreo) devido às condicionantes já faladas + um pé direito de 1,95 sem qualquer margem de extensão, o que vos pedia era mesmo que tipo de materiais existem no mercado que possa usar para minimizar este problema?
Obrigado Cumpts
Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos