Iniciar sessão ou registar-se
    • uzzus
    • 30 setembro 2014 editado

# 1

Boa Noite,

comecei a restaurar um antigo palheiro/corte dos animais totalmente em pedra granítica com paredes de cerca de 70cm, localizado na região entre Cabeceiras e Montalegre. Sabendo dos perigos do gás radão, conseguem-me identificar algum tipo de Impermeabilização que possa aplicar tanto na lage térrea como nas paredes (por exemplo no interior de uma caixa de ar)? Para agravar, devido à natureza da construção (sobre uma maçiça lage de pedra), estou com bastantes dificuldades em perfurar o piso térreo para ganhar espaço para aplicar o que for possível, logo terei sempre a variável das humidades a entrar para as contas, sendo o piso inferior o mais vulnerável ao gás.

Agradeço desde já a vossa atenção, e aproveito para dar os parabéns a este forum, é uma fonte de conhecimento.

Cumpts
  1.  # 2

Logo q possa vou colocar aqui links para remediação contra o radão.

Uma das coisas é a execução de uma caixa de ar ventilada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: uzzus
  2.  # 3

Esta publicação sobre o assunto tem informação útil.

www.itn.pt/docum/relat/radao/itn_gas_radao.pps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos, uzzus
  3.  # 4

É possível diagnosticar se uma casa padece ou não da presença do gás?

Possível será mas pergunto antes se será um diagnóstico facilmente acessível ao utilizar comum
  4.  # 5

Colocado por: pedromdfEsta publicação sobre o assunto tem informação útil.

www.itn.pt/docum/relat/radao/itn_gas_radao.pps

Na última página do documento que colocou:
    "Se pretende conhecer os níveis de radão no interior do seu edifício ou habitação, contacte-nos.

Ser-lhe-ão enviados os dosímetros por correio, devendo os mesmos, ser devolvidos pela mesma via, para análise em laboratório.
    A cada análise corresponde um relatório com o resultado e o diagnóstico da situação.
    Todo o processo é confidencial.
    "
  5.  # 6

Bom dia,

quem for associado da DECO tem um desconto de 20€

http://www.deco.proteste.pt/saude/nc/vantagens-negociadas/medir-teor-de-radao-em-casa-deco-itn

No meu caso, nem posso fazer esta medição pois ainda tenho a casa totalmente arejada (sem portas e janelas), o que influenciaria os resultados.

@Paramonte não impossibilidade de poder fazer uma caixa ventilada (deduzo que esteja a falar para o piso térreo) devido às condicionantes já faladas + um pé direito de 1,95 sem qualquer margem de extensão, o que vos pedia era mesmo que tipo de materiais existem no mercado que possa usar para minimizar este problema?

Obrigado
    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  6.  # 7

Mais um artigo interessante:

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23528/1/Artigo%20Rad%C3%A3o.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  7.  # 8

No caso de uma cave sem ser ventilada é necessário forrar também as paredes da mesma
    Com’tela anti Radão ?

0.0111 seg. NEW