Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Situação da casa dos meus pais:

    - Moradia (2 frentes) no centro de Vila Nova de Gaia;
    - Construção de meados dos anos 70 (pouco menos de 40 anos);
    - Paredes "maciças" (i.e., não é parede dupla);
    - 3 pisos (garagem, R/C e 1º andar);
    - Telhado em telha de barro, sem forro;
    - Sótão tem 2 clarabóias: uma de acesso aí com 0.5 m2 e outra para iluminação das escadas aí com 1m2;
    - Não há aparelhos de climatização (tirando o uso pontual de um aquecedor a parafina ou eléctrico).

    A casa dos meus pais é bastante quente no verão e fria no inverno. O isolamento térmico existente é, basicamente, nulo (tirando janelas duplas postas há poucos anos). Nota-se uma diferença de temperatura relevante entre o R/C e o andar superior (este último é mais frio no Inverno e mais quente no Verão). Julgo, pois, que o isolamento térmico do sótão traria benefícios significativos por um preço módico, amenizando um pouco a temperatura no andar superior.

    O sótão não é utilizado regularmente (não tem pé direito para isso), embora de vez em quando seja necessário lá andar (reparação da antena, manutenção do termoacumulador, limpeza das clarabóias).

    A minha primeira ideia era colocar umas mantas de lã de rocha no chão do sótão, mas como ele é "transitável de vez em quando" julgo que tal não possa ser feito. O sótão é também húmido no inverno (não há forro no telhado, entra sempre uma pinga ou outra de chuva).

    O que me sugerem para isolamento térmico deste sótão nesta situação?
  2.  # 2

    boas
    essas pingas que fala devem ser de condensação, devido á falta de isolamento.
    eu optaria por colocar floormate de pelo menos 4cm. isola termicamente e é transitável com alguns cuidados.
    já morei junto a soares dos reis e agora na madalena, se necessitar de mais mande mensagem.
    abraço
  3.  # 3

    Colocado por: antonio almeidaboas
    essas pingas que fala devem ser de condensação, devido á falta de isolamento.
    eu optaria por colocar floormate de pelo menos 4cm. isola termicamente e é transitável com alguns cuidados.
    já morei junto a soares dos reis e agora na madalena, se necessitar de mais mande mensagem.
    abraço


    Viva,

    Condensação não creio que seja, pois o sótão é muito arejado (basta dizer que não há forro debaixo das telhas, o ar circula à vontade por todas as frestas).

    Julgo que havia um problema qualquer com o facto das telhas não assentarem perfeitamente na estrutura existente (o telhado foi mudado há uns anos, tinha telha de cimento pintada de preto e ainda conseguia ser bem pior termicamente).

    Estou na dúvida se consigo por floormate, uma vez que (se bem me lembro) o chão é bastante irregular, e se a obra complicar muito (por exemplo, regularizar o piso com betonilha) provavelmente os donos da casa põem-no de lado. Convinha que fosse algo simples e barato, que eu próprio pudesse fazer.
  4.  # 4

    boas
    chão irregular não interessa.
    pode colocar regularização só por mestras e depois colocar o roofmate por cima, deve é ter o cuidado de caminhar onde tem os apoios e consegue isso se colocar por exemplo umas tabuas a indicar a zona transitável.
    em termos de isolamento não deve arranjar nada mais econômico.
    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 5

    Eu colocaria la de rocha.
    Concordam com este comentário: pt2004
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 6

    Colocado por: antonio almeidaboas
    chão irregular não interessa.
    pode colocar regularização só por mestras e depois colocar o roofmate por cima, deve é ter o cuidado de caminhar onde tem os apoios e consegue isso se colocar por exemplo umas tabuas a indicar a zona transitável.
    em termos de isolamento não deve arranjar nada mais econômico.
    abraço


    O que entende por mestras? Algum ripado de madeira que assentasse no chão, sobre o qual colocaria o roofmate, é isso?
  7.  # 7

    Colocado por: pc ferreiraEu colocaria la de rocha.
    Concordam com este comentário:pt2004


    Mesmo com os pingos de chuva que lá vão entrando? Segundo julgo perceber (e já vasculhei muitos tópicos por aqui) a lã de rocha dá-se mal com a humidade.

    Para "transitar de vez em quando" o que sugere? Remover a lã quando há alguma intervenção?
  8.  # 8

    Estou a pensar também no poliuretano projectado no chão do sótão como solução para este caso (aqui, evidentemente, não poderia ser eu o aplicador).

    É razoável calcar aquela espuma de vez em quando? Tenho também algum medo depois de o interior não respirar como deve e vir a causar bolores.
  9.  # 9

    Colocado por: ClioII

    Mesmo com os pingos de chuva que lá vão entrando? Segundo julgo perceber (e já vasculhei muitos tópicos por aqui) a lã de rocha dá-se mal com a humidade.

    Para "transitar de vez em quando" o que sugere? Remover a lã quando há alguma intervenção?


    Independentemente do sistema a aplicar, deverá garantir que não existem infiltrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 10

    Colocado por: pc ferreira

    Independentemente do sistema a aplicar, deverá garantir que não existem infiltrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    E quanto ao "transitável" como resolve isso com a lã de rocha?
  11.  # 11

    Sendo transitavel, independentemente do isolamento, com 4,5cm de betonilha.
  12.  # 12

    Colocado por: pc ferreiravel, independentemente do isolamento, com 4,5cm de betonilha


    Interessante, mas estou confuso.

    Quer dizer que eu não devo calcar pontualmente a lã de rocha (peso) nem molhá-la (água).

    No entanto, sugere-me colocar por cima da lâ de rocha 100kg de argamassa por metro quadrado (peso), obviamente ainda fresca (água).

    Não digo que não tenha razão, mas parece-me um enorme contrasenso. Pode explicar-me melhor, pf?
  13.  # 13

    Não o que eu disse foi que:
    1 - Se tem infiltrações deve primeiro resolve-las;
    2 - para um tráfego esporádico poderá aplicar a la mineral, pois tem uma maior disufao da pressão do vapor que o xps;
    3 - para uma cobertura ser acessível ao tráfego, a betonilha (tirando excepções) deverá ter 4,5 cm de espessura.
    Nota: para poder aplicar betonilha por cima do xps deverá aplicar barreira para vapor.
    Nota 2 : Existem las minerais próprias para aplicar uma betonilha

    O seu caso como não é acessível (excepto para casos pontuais) digo que a melhor solução é a la mineral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  14.  # 14

    Colocado por: pc ferreiraNão o que eu disse foi que:
    1 - Se tem infiltrações deve primeiro resolve-las;
    2 - para um tráfego esporádico poderá aplicar a la mineral, pois tem uma maior disufao da pressão do vapor que o xps;
    3 - para uma cobertura ser acessível ao tráfego, a betonilha (tirando excepções) deverá ter 4,5 cm de espessura.
    Nota: para poder aplicar betonilha por cima do xps deverá aplicar barreira para vapor.
    Nota 2 : Existem las minerais próprias para aplicar uma betonilha

    O seu caso como não é acessível (excepto para casos pontuais) digo que a melhor solução é a la mineral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    OK, entendido e obrigado pela ajuda!

    Agora vou à procura de material, mas tenho de saber o que devo comprar. Digam-me se estou certo ou se estou a dizer alguma coisa errada quanto às características:

    - lã mineral em rolo;
    - a lã mineral deverá ter BPV (papel kraft) e este deve ficar virado para baixo, em contacto com o chão;
    - A espessura da lã deverá ser de 6 cm ou mais;
    - A densidade da lã (kg/m3), quanto maior, melhor (valor mínimo aceitável ?);
 
0.0197 seg. NEW