Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,
    espero poder contar com a vossa ajuda, com opiniões, conselhos e sugestões de marcas, e se possível noção de valores aproximados.

Vou-me aventurar a construir uma moradia no Minho,
    como quero minimizar a máxima "quando se acaba é que se devia começar", vou expor as minhas ideias, para em conjunto com vocês fazer as melhores opções no projeto e construção.

Assim sendo:
    - moradia térrea, sem cave, telhado quatro águas
    - 'caixa de ar' entre o terreno e a laje de piso, com toda a tubagem a passar neste espaço (para ter acesso a toda ela em caso de problemas)
    - aquecimento central/AQS com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio
    - enquadramento das caixilharias (exterior) em granito e apainelados (interior) em madeira cor faia
    - quartos em flutuante cor faia, restantes divisões em cerâmica
    - casas de banho só com cerâmica no chão e zona do duche
    - cozinha sem cerâmica, só com granito entre os móveis de baixo e superiores
    - todos os rodapés em madeira cor faia
    - iluminação interior e varanda em focos leds de encastrar
    - tetos falsos
    - caixilharias em alumínio com ventilação

De momento são as ideias que tenho, aceito todo o tipo de opiniões e conselhos.

Informo que pouco percebo de construção daí esperar a vossa ajuda para me elucidar e se preciso me explicar "como se eu fosse muito burra" hehe.

Gostaria igualmente de saber, levando em conta (aquecimento central/AQS com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio) qual o espaço ocupado pelas 'peças' e tubagens, numa sala de máquinas/lavandaria (máquina de lavar e tanque). No desenho abaixo acham que dará espaço para os dois efeitos?? Qual a largura necessária da porta para a garagem (parede 3m) para que todos os componentes tenham espaço para 'passar'??

Agradeço desde já a todos :)
      sala de máquinas e lavandaria.png
  2.  # 2

Esqueci-me de referir que gostaria de saber marcas aconselhadas para canalização, esgotos, eletricidade, caixilharias, vidros, etc., tudo o que for necessário para uma boa construção e que não me esteja a recordar.

Obrigado
  3.  # 3

É apenas uma opinião, mas a meu ver comprar boas marcas não lhe adianta muito sem um projeto de construção e especialidades, elaborado por quem sabe. E mesmo isso, não lhe trás mais valias sem seguimento de obra. No seu lugar, expunha as ideias a um arquiteto.

Claro que se percebesse muito de construção a conversa era outra.
    Concordam com este comentário: houseM
  4.  # 4

Colocado por: sleonardoÉ apenas uma opinião, mas a meu ver comprar boas marcas não lhe adianta muito sem um projeto de construção e especialidades, elaborado por quem sabe. E mesmo isso, não lhe trás mais valias sem seguimento de obra. No seu lugar, expunha as ideias a um arquiteto.

Claro que se percebesse muito de construção a conversa era outra.
    Concordam com este comentário:houseM

No que você diz, estou completamente de acordo. Mas todas as opiniões e sugestões, serão após discutidas com o arquiteto, mas eu também queria ter opinião minimamente formada, para poder opinar com ele e não só ouvir e concordar. Uma pessoa nunca perde por estar bem informada, e sei que aqui se encontram bons profissionais.
  5.  # 5

Sim, convém ter uma ideia formada antes. Mas não tenha receio, não vai só ouvir! Aliás, quem decide é você.

Para ter uma ideia de valor global, existem algumas discussões sobre preço/m2 no fórum. Algo entre os 800 e os 1000€/m2 dá-lhe uma estimativa.
  6.  # 6

Colocado por: sleonardoSim, convém ter uma ideia formada antes. Mas não tenha receio, não vai só ouvir! Aliás, quem decide é você.

Para ter uma ideia de valor global, existem algumas discussões sobre preço/m2 no fórum. Algo entre os 800 e os 1000€/m2 dá-lhe uma estimativa.

Claro que quem decide serei sempre eu, no entanto para decidir terei que saber o que estou a decidir, e também poder argumentar e apontar opções várias, ou melhor aconselhadas por vários profissionais.

Tenho visto muitas vezes referidos os materiais EPS, XPS, ETICS, no entanto eu só conheço o roofmate, qual a diferença, ou é o mesmo mas com outro nome??
  7.  # 7

Colocado por: houseMEPS, XPS, ETICS

são isolamentos exteriores (ETICS). O EPS, XPS, ou outro material, fazem parte do sistema ETICS.

Procure no google por ETICS que há muita informação. Basicamente este isolamento pretende melhorar o conforto térmico da moradia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: houseM
  8.  # 8

Isolamento da casa é muito importante e tem o chamado ETICs com diversos materias e tem o sistema de parede dupla com isolamento pelo interior (foi a que utilizei).
  9.  # 9

Tem-me falado, que é o que se usa na zona: reboco grosso e fino + pano de tijolo furado de 15cm + chapa de roofmate 5cm + pano de tijolo furado de 11cm + parede afagadas. E isolamento térmico com as mesmas chapas no piso e teto.

Daí eu querer saber se roofmate é um tipo de isolamento, havendo de várias marcas, ou uma marca em si.
  10.  # 10

Colocado por: houseMTem-me falado, que é o que se usa na zona: reboco grosso e fino + pano de tijolo furado de 15cm + chapa de roofmate 5cm + pano de tijolo furado de 11cm + parede afagadas. E isolamento térmico com as mesmas chapas no piso e teto.

Daí eu querer saber se roofmate é um tipo de isolamento, havendo de várias marcas, ou uma marca em si.

É quase isso... nao esqueça a caixa de ar entre a parede exterior e o isolamento e passe de 5cm para 6cm

Exterior + Reboco + parede + caixa de ar + isolamento + parede + interior
  11.  # 11

ou então, ETICS de 6cm + Tijolo Térmico de 29 ou 30, e tá andar...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, valtores, mingosm
  12.  # 12

Colocado por: lfvmagalhaesou então, ETICS de 6cm + Tijolo Térmico de 29 ou 30, e tá andar...
    Concordam com este comentário:valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário:houseM

que provavelmente é melhor opção do que a parede dupla por causa das pontes térmicas e condensações
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  13.  # 13

Andei a tentar filtrar algumas informações/marcas aqui no fórum, não consegui ler todas as discussões mas o que retirei até ao momento foi:

- canalização: mais usual PPR (Coprax o melhor do PPR), mais aconselhado PEX (no entanto pareceu-me haver vários 'modelos' e não vi qual o melhor/mais aconselhado), vi referenciada a marca Geberit (Mapress, Mepla e Rehau) (é uma marca de PEX??), há muita diferença de preço entre ambos (PPR e PEX) para não compensar a qualidade do PEX?

- esgotos: PEAD que é mais resistente que o habitual PVC

- vidros: planistherm (zonas com pouco sol (norte)), planistar (zonas de maior sol (sul))

- painéis solares de circulação forçada: rotex (não encontrei mais nenhuma de momento)

- esquentador de apoio: que tenha chama modulante

- chão radiante: rotex/daikin

- focos leds: ter em conta a abertura (120º ideal), os lumens (não sei qual o valor ideal), IRC (índice de restituição de cor, ideal acima de 85), o calor da luz (4000k - luz natural)

- tomadas e interruptores: Efapel (melhor relação qualidade/preço) e Legrand (melhor qualidade)

- caixilharia em alumínio: não encontrei informação de Marcas ou medidas profissionalmente aconselhadas.

Peço que opinem sobre cada item, ou outro que me tenha esquecido, e me corrijam se algumas das informações filtradas não eram de fontes fidedignas, ou tem outra opinião em relação às mesmas, ou outras não referenciadas.
  14.  # 14

Colocado por: valtores

que provavelmente é melhor opção do que a parede dupla por causa das pontes térmicas e condensações
    Estas pessoas agradeceram este comentário:houseM

ui ui ui o que começou aqui!
    A eterna luta entre isolamento pelo interior e pelo exterior... este post vai dar que falar!
    Concordam com este comentário: alc
  15.  # 15

Acho que devia começar por escolher um bom gabinete de arquitectura e uns bons engenheiros para as especialidades!
    Concordam com este comentário: two-rok, valtores, houseM
  16.  # 16

Colocado por: LuisPereiraAcho que devia começar por escolher um bom gabinete de arquitectura e uns bons engenheiros para as especialidades!
    Concordam com este comentário:houseM

Será o próximo passo :)

Mas antes prefiro ler todas as opiniões e conselhos, para não ir de olhos tapadinhos :)
  17.  # 17

Colocado por: LuisPereira

ui ui ui o que começou aqui!
    A eterna luta entre isolamento pelo interior e pelo exterior... este post vai dar que falar!
    Concordam com este comentário:alc

hehe :)

Como disse anteriormente, na zona ainda só vi o modo por mim referenciado, não querendo dizer que não esteja disponível a novas 'modalidades' de construção.
  18.  # 18

Colocado por: houseMTem-me falado, que é o que se usa na zona: reboco grosso e fino + pano de tijolo furado de 15cm + chapa de roofmate 5cm + pano de tijolo furado de 11cm + parede afagadas. E isolamento térmico com as mesmas chapas no piso e teto.

Roofmate usa-se no caso de haver cargas exercidas sobre as placas, para paredes pode utilizar Wallmate. São sistemas XPS, de poliestireno extrudido. Os de poliestireno expandido deixam muito a desejar, chamados EPS, embora sejam mais baratos.

ETICS são isolamentos utilizados pelo exterior: External Thermal Insulation Composite System. A maior desvantagem deste sistema é a fragilidade da fachada exterior.
    Concordam com este comentário: mingosm
  19.  # 19

Agradeço todos os comentários até ao momento, e sigo a aguardar quanto às demais 'categorias'...
  20.  # 20

Colocado por: sleonardoOs de poliestireno expandido deixam muito a desejar, chamados EPS, embora sejam mais baratos.

em que aspecto? Sempre ouvi dizer o contrário (ainda por cima custam o mesmo...)

Colocado por: sleonardoA maior desvantagem deste sistema é a fragilidade da fachada exterior.

Tentei partir uma amostra com um ferro a dar pancadas com força, e nem moça ficou. Fiquei descansado.
    Tendo em conta as vantagens que apresenta, parece uma desvantagem minuscula.
    Para além disso não é a fachada que fica frágil. Quanto muito é o revestimento. Não esquecer que é um "casaco" que veste toda a casa,mas por dentro é tijolo e betão como as outras.

0.0208 seg. NEW