Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: houseM(aquecimento central/AQS com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio) qual o espaço ocupado pelas 'peças' e tubagens,

ocupam um rectângulo com aprox. 1,60x0,80 por 2,1m de altura,
  2.  # 2

Colocado por: houseMpainéis solares de circulação forçada: rotex (não encontrei mais nenhuma de momento)

daikin, sonnenkraft, solcraft entre muitos outros,

Colocado por: houseMchão radiante:

schluter (http://bekotec-therm.schluter.pt/bekotec-therm.aspx), uponor, giacominni, termoconcept, ferco e tantos outros,

Colocado por: houseMGeberit (Mapress, Mepla e Rehau) (é uma marca de PEX??)

são tubos multicamada ou multicompostos em que somente o interior é que é pex, tendo mais uma camada de alumínio e outras camadas de outros polimeros,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: houseM
  3.  # 3

Colocado por: jorgealves
    ocupam um rectângulo com aprox. 1,60x0,80 por 2,1m de altura,

Só?? não sei quantas peças são necessárias, mas: caldeira (+/- 1x0,5x1m digo eu), um deposito (d 300Lt mínimo acho) + todas as tubagens, não sei se me esqueci de algo... Numa vi nenhuma instalação completa feita, mas pensei que tudo ocuparia muito mais espaço.
  4.  # 4

Sr. Jorge Alves, as marcas referidas são das melhores que andam no mercado??? Em termos de preço por alto saberá me dizer??

Quanto a Geberit (Mapress, Mepla e Rehau), aconselha estas marcas, ou não, são demasiado caras??

Obrigado desde já.
  5.  # 5

Colocado por: houseMSr. Jorge Alves, as marcas referidas são das melhores que andam no mercado?

o melhor ou pior depende do entendimento de cada um, eu limitei-me a enumerar algumas das marcas que mais são mencionadas por aqui,

obviamente que existem umas menos boas que as outras, mas como eu sou instalador de algumas delas e como tal não posso de forma isenta referir que esta ou aquela é melhor ou pior que a outra,

as marcas com que mais trabalho são a Dakin e a Schluter e ambas não têm dado qualquer problema,

se existe melhor? é provável que sim, mas também existem piores.
  6.  # 6

Colocado por: houseMaconselha estas marcas

conheço de vista porque não é a minha especialidade, ambas têm muita fama.
  7.  # 7

Entendo perfeitamente, mas sendo instalador, e me identificando as por você aplicadas, indicando que não tem havido problemas, já é uma boa referência. Pode-me dar noções de valores?
  8.  # 8

em que aspecto? Sempre ouvi dizer o contrário (ainda por cima custam o mesmo...)

O poliestireno extrudido tem uma maior resistência à humidade e à compressão, daí ser utilizado em coberturas.
  9.  # 9

Colocado por: houseMPode-me dar noções de valores?

qual a localização do futuro imóvel? qual a área bruta do mesmo?
  10.  # 10

Colocado por: jorgealves
    qual a localização do futuro imóvel? qual a área bruta do mesmo?

Enviei MP. Obrigado
  11.  # 11

Colocado por: sleonardo

O poliestireno extrudido tem uma maior resistência à humidade e à compressão, daí ser utilizado em coberturas.

em coberturas claro que é melhor opção.
    Em paredes já não concordo tanto. Termicamente são piores.
  12.  # 12

colocado por: housembom dia a todos,
    espero poder contar com a vossa ajuda, com opiniões, conselhos e sugestões de marcas, e se possível noção de valores aproximados.

Vou-me aventurar a construir uma moradia no minho,
    como quero minimizar a máxima "quando se acaba é que se devia começar", vou expor as minhas ideias, para em conjunto com vocês fazer as melhores opções no projeto e construção.

Assim sendo:
    - moradia térrea, sem cave, telhado quatro águas
    - 'caixa de ar' entre o terreno e a laje de piso, com toda a tubagem a passar neste espaço (para ter acesso a toda ela em caso de problemas)
    - aquecimento central/aqs com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio
    - enquadramento das caixilharias (exterior) em granito e apainelados (interior) em madeira cor faia
    - quartos em flutuante cor faia, restantes divisões em cerâmica
    - casas de banho só com cerâmica no chão e zona do duche
    - cozinha sem cerâmica, só com granito entre os móveis de baixo e superiores
    - todos os rodapés em madeira cor faia
    - iluminação interior e varanda em focos leds de encastrar
    - tetos falsos
    - caixilharias em alumínio com ventilação

de momento são as ideias que tenho, aceito todo o tipo de opiniões e conselhos.

Informo que pouco percebo de construção daí esperar a vossa ajuda para me elucidar e se preciso me explicar "como se eu fosse muito burra" hehe.

Gostaria igualmente de saber, levando em conta (aquecimento central/aqs com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio) qual o espaço ocupado pelas 'peças' e tubagens, numa sala de máquinas/lavandaria (máquina de lavar e tanque). No desenho abaixo acham que dará espaço para os dois efeitos?? Qual a largura necessária da porta para a garagem (parede 3m) para que todos os componentes tenham espaço para 'passar'??

Agradeço desde já a todos :)
      sala de máquinas e lavandaria.Png

colocado por: housemesqueci-me de referir que gostaria de saber marcas aconselhadas para canalização, esgotos, eletricidade, caixilharias, vidros, etc., tudo o que for necessário para uma boa construção e que não me esteja a recordar.

Obrigado

colocado por: housemandei a tentar filtrar algumas informações/marcas aqui no fórum, não consegui ler todas as discussões mas o que retirei até ao momento foi:

- canalização: mais usual ppr (coprax o melhor do ppr), mais aconselhado pex (no entanto pareceu-me haver vários 'modelos' e não vi qual o melhor/mais aconselhado), vi referenciada a marca geberit (mapress, mepla e rehau) (é uma marca de pex??), há muita diferença de preço entre ambos (ppr e pex) para não compensar a qualidade do pex?

- esgotos: pead que é mais resistente que o habitual pvc

- vidros: planistherm (zonas com pouco sol (norte)), planistar (zonas de maior sol (sul))

- painéis solares de circulação forçada: rotex (não encontrei mais nenhuma de momento)

- esquentador de apoio: que tenha chama modulante

- chão radiante: rotex/daikin

- focos leds: ter em conta a abertura (120º ideal), os lumens (não sei qual o valor ideal), irc (índice de restituição de cor, ideal acima de 85), o calor da luz (4000k - luz natural)

- tomadas e interruptores: efapel (melhor relação qualidade/preço) e legrand (melhor qualidade)

- caixilharia em alumínio: não encontrei informação de marcas ou medidas profissionalmente aconselhadas.

Peço que opinem sobre cada item, ou outro que me tenha esquecido, e me corrijam se algumas das informações filtradas não eram de fontes fidedignas, ou tem outra opinião em relação às mesmas, ou outras não referenciadas.

agradeço a quem opinar acerca de qualquer uma das `especialidades` referidas.
    Que espessura de vidros usar, que marca, etc.
  13.  # 13

Colocado por: Anonimo16062021

Roofmate é uma marca de XPS,Wallmate é outra marca de XPS,ambas as marcas fabricam placas de isolamento XPS para serem aplicadas entre parede (caixa de ar) e pavimentos ..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:houseM

Lamento, mas não ... são da mesma marca (dow) são é produtos diferentes, para usos diferente (maior\menor) densidade etc....
    Concordam com este comentário: two-rok, Anonimo18072022B
  14.  # 14

Roofmate - Tectos ou coberturas

Wallmate - paredes

Floormate - pavimentos

São todos eles produtos de XPS mas lá esta para usos diferentes...

Depois existem vários fabricantes e cada qual lhe dá um nome especifico...
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022B
  15.  # 15

A primeira citação que fez não fui eu que coloquei, mas sim o sleonardo não sei porque aparece que fui eu que coloquei.
    Agradeço todos os esclarecimentos sobre isolamento.

Será que alguém me puderá tambem elucidar relativamente aos outros assuntos que enumerei acima?
  16.  # 16

Não há problema, foi só para 'avisar'.
  17.  # 17

Ainda dentro do tópico do autor do post, pois acredito que lhe interesse, em termos de eficácia térmica e até acústica, entre parede dupla com isolamento e ETICS, qual a melhor opção?

Já agora, diferenças de preço, são significativas?
    Concordam com este comentário: houseM
  18.  # 18

Com analisar/comparar orçamentos de caixilharia?
    A que pormenores dar relevância?
    Quais as características/medidas a dar realce nos estores, alumínio, e vidros?
    Sendo uma casa térrea quais as características destes para a casa ser o mais segura possível?
    Qual a composição de cada um para um bom isolamento térmico e acústico?
    Serão mais aconselhadas caixilharias de batente ou de correr em portas de +/- 2m de largo?
    Se alguém poder disponibilizar imagens de caixilharias com ventilação incorporada, e estores com 'peça' de bloqueio, agradecia.
  19.  # 19

Uma vez que a casa irá ter 'caixa de ar' abaixo do laje de piso, e pretendia se possível que todas as tubagens passagem aqui (esgoto, águas e eletricidade) para ter acesso em casa de problemas e não ficar 'enterrada' no meio do cimento da laje, a minha dúvida é: para passar as tubagens para o interior da casa é preferível passar a tubagem antes da execução da placa de piso, e ficar no meio do betão, ou será mais aconselhado depois abrir os 'buracos' para a passagem destes??

Outra questão: o picheleiro e o eletricista só entram em obra quando a laje, o telhado e as alvenarias estiverem prontas, ou há tubagens a passar já antes desta etapa?

Desde já agradecida por qualquer esclarecimento.
  20.  # 20

As boas regras dizem que o picheleiro e eletricista devem entrar em obra aquando da montagem das lajes. Nem sempre é isso que acontece e o belo do martelo é rei e senhor.
    A maioria dos projetos de especialidade e o acompanhento das obras, são tão maus que acaba por ser difícil evitar que isso aconteça. Tem que coordenar com o seu fiscal essa tarefa.

0.0249 seg. NEW