Colocado por: houseM(aquecimento central/AQS com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio) qual o espaço ocupado pelas 'peças' e tubagens,
Colocado por: houseMpainéis solares de circulação forçada: rotex (não encontrei mais nenhuma de momento)
Colocado por: houseMchão radiante:
Colocado por: houseMGeberit (Mapress, Mepla e Rehau) (é uma marca de PEX??)
Colocado por: jorgealves
ocupam um rectângulo com aprox. 1,60x0,80 por 2,1m de altura,
Colocado por: houseMSr. Jorge Alves, as marcas referidas são das melhores que andam no mercado?
Colocado por: houseMaconselha estas marcas
em que aspecto? Sempre ouvi dizer o contrário (ainda por cima custam o mesmo...)
Colocado por: houseMPode-me dar noções de valores?
Colocado por: jorgealves
qual a localização do futuro imóvel? qual a área bruta do mesmo?
Colocado por: sleonardo
O poliestireno extrudido tem uma maior resistência à humidade e à compressão, daí ser utilizado em coberturas.
colocado por: housembom dia a todos,
espero poder contar com a vossa ajuda, com opiniões, conselhos e sugestões de marcas, e se possível noção de valores aproximados.
Vou-me aventurar a construir uma moradia no minho,
como quero minimizar a máxima "quando se acaba é que se devia começar", vou expor as minhas ideias, para em conjunto com vocês fazer as melhores opções no projeto e construção.
Assim sendo:
- moradia térrea, sem cave, telhado quatro águas
- 'caixa de ar' entre o terreno e a laje de piso, com toda a tubagem a passar neste espaço (para ter acesso a toda ela em caso de problemas)
- aquecimento central/aqs com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio
- enquadramento das caixilharias (exterior) em granito e apainelados (interior) em madeira cor faia
- quartos em flutuante cor faia, restantes divisões em cerâmica
- casas de banho só com cerâmica no chão e zona do duche
- cozinha sem cerâmica, só com granito entre os móveis de baixo e superiores
- todos os rodapés em madeira cor faia
- iluminação interior e varanda em focos leds de encastrar
- tetos falsos
- caixilharias em alumínio com ventilação
de momento são as ideias que tenho, aceito todo o tipo de opiniões e conselhos.
Informo que pouco percebo de construção daí esperar a vossa ajuda para me elucidar e se preciso me explicar "como se eu fosse muito burra" hehe.
Gostaria igualmente de saber, levando em conta (aquecimento central/aqs com piso radiante hidráulico, caldeira a pellets, painéis solares e se necessário esquentador de apoio) qual o espaço ocupado pelas 'peças' e tubagens, numa sala de máquinas/lavandaria (máquina de lavar e tanque). No desenho abaixo acham que dará espaço para os dois efeitos?? Qual a largura necessária da porta para a garagem (parede 3m) para que todos os componentes tenham espaço para 'passar'??
Agradeço desde já a todos :)
colocado por: housemesqueci-me de referir que gostaria de saber marcas aconselhadas para canalização, esgotos, eletricidade, caixilharias, vidros, etc., tudo o que for necessário para uma boa construção e que não me esteja a recordar.
Obrigado
colocado por: housemandei a tentar filtrar algumas informações/marcas aqui no fórum, não consegui ler todas as discussões mas o que retirei até ao momento foi:
- canalização: mais usual ppr (coprax o melhor do ppr), mais aconselhado pex (no entanto pareceu-me haver vários 'modelos' e não vi qual o melhor/mais aconselhado), vi referenciada a marca geberit (mapress, mepla e rehau) (é uma marca de pex??), há muita diferença de preço entre ambos (ppr e pex) para não compensar a qualidade do pex?
- esgotos: pead que é mais resistente que o habitual pvc
- vidros: planistherm (zonas com pouco sol (norte)), planistar (zonas de maior sol (sul))
- painéis solares de circulação forçada: rotex (não encontrei mais nenhuma de momento)
- esquentador de apoio: que tenha chama modulante
- chão radiante: rotex/daikin
- focos leds: ter em conta a abertura (120º ideal), os lumens (não sei qual o valor ideal), irc (índice de restituição de cor, ideal acima de 85), o calor da luz (4000k - luz natural)
- tomadas e interruptores: efapel (melhor relação qualidade/preço) e legrand (melhor qualidade)
- caixilharia em alumínio: não encontrei informação de marcas ou medidas profissionalmente aconselhadas.
Peço que opinem sobre cada item, ou outro que me tenha esquecido, e me corrijam se algumas das informações filtradas não eram de fontes fidedignas, ou tem outra opinião em relação às mesmas, ou outras não referenciadas.
Colocado por: Anonimo16062021
Roofmate é uma marca de XPS,Wallmate é outra marca de XPS,ambas as marcas fabricam placas de isolamento XPS para serem aplicadas entre parede (caixa de ar) e pavimentos ..Estas pessoas agradeceram este comentário:houseM