Iniciar sessão ou registar-se
    • houseM
    • 2 outubro 2014 editado

# 1

Colocado por: zedasilvaAs boas regras dizem que o picheleiro e eletricista devem entrar em obra aquando da montagem das lajes. Nem sempre é isso que acontece e o belo do martelo é rei e senhor.
    A maioria dos projetos de especialidade e o acompanhento das obras, são tão maus que acaba por ser difícil evitar que isso aconteça. Tem que coordenar com o seu fiscal essa tarefa.

Ou seja, eles tem que entrar em obra antes, e não é aconselhado 'abrir buracos' na laje feita. Mas tenho lido que não é aconselhado ter tubos no meio do betão da laje ao esta ser realizada, pode-me esclarecer?
  1.  # 2

Os tubos podem estar no meio das abobadilhas, não podem é estar dentro de vigas ou pilares.
    Para que isso não aconteca é preciso que o cuidado comece no ato de projetar.
    Quando é que o seu fiscal foi à obra pela ultima vez?
  2.  # 3

Colocado por: zedasilvaOs tubos podem estar no meio das abobadilhas, não podem é estar dentro de vigas ou pilares.
    Para que isso não aconteca é preciso que o cuidado comece no ato de projetar.
    Quando é que o seu fiscal foi à obra pela ultima vez?

Ainda estou em fase de projeto :) Seria 'grave' se estivesse em obra e ainda não tivesse esses pormenores definidos, penso eu. Daí estar a antecipá-los e tentar estar informada.

Ou seja, os tubos devem estar no meio das tijoleiras (abobadilhas), e não em encostado/preso a vigas ou pilares, entendi bem??
  3.  # 4

Se está em fase de projeto otimo.
    Os tubos devem passar sempre de forma a que não atravessem nenhum elemento estrutural, para tal são utilizadas coretes que devem já ficar marcadas nos projetos.
    São estes pequenos pormenores que fazem a diferença entre um bom e um mau projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: houseM
  4.  # 5

Colocado por: zedasilvaSe está em fase de projeto otimo.
    Os tubos devem passar sempre de forma a que não atravessem nenhum elemento estrutural, para tal são utilizadas coretes que devem já ficar marcadas nos projetos.
    São estes pequenos pormenores que fazem a diferença entre um bom e um mau projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:houseM

Por essa razão é que iniciei esta discussão, para ficar minimamente informada ainda em fase de projeto, em que é mais fácil alterar ou confirmar o que vai sendo projetado. Poderia mostrar uma imagem do procedimento correto? Desculpe a minha ignorância, mas o que são coretes?

Agradeço a sua atenção dispensada.
  5.  # 6

Sempre às ordens, as minhas desculpas por não perceber que se tratava de uma obra em projeto.
  6.  # 7

Não há problema, o que importa é que me tentou elucidar.

Colocado por: houseM Poderia mostrar uma imagem do procedimento correto? Desculpe a minha ignorância, mas o que são coretes?

Se puder aconselhar-me relativamente a mais algum assunto que questionei ao longo do tópico, agradeço.
  7.  # 8

Isolamentos:

https://forumdacasa.com/discussion/21729/1/isolamentos/

Tubos e coisas:

https://forumdacasa.com/discussion/22111/tubos-e-coisas-ii/#Item_0

Casas de banho:

https://forumdacasa.com/discussion/20330/1/casas-de-banho-apenas/

Para o pessoal mais velho, sim eu sei, é tudo do mesmo, mas são tópicos que ficaram no fórum como sendo dos mais debatidos.
  8.  # 9

Colocado por: houseM- caixilharia em alumínio: não encontrei informação de Marcas ou medidas profissionalmente aconselhadas.

Navarra, Cortizo, Anicolor, Sosoares, Portalex, Arkial, Extrusal, Domal. Dentro destas marcas ficará bem servida.
  9.  # 10

Colocado por: houseMagradeço a quem opinar acerca de qualquer uma das `especialidades` referidas.
    Que espessura de vidros usar, que marca, etc.

Em relação às espessuras só com as dimensões dos vãos é que se pode sugerir alguma coisa.
  10.  # 11

Colocado por: houseMCom analisar/comparar orçamentos de caixilharia?

Apenas pode comparar orçamentos iguais (mesmos produtos) entre fornecedores diferentes.
    Depois para perceber se uma outra marca é mais cara/barata pede orçamento aos mesmos, senão a diferença poderá estar na mão-de-obra e como tal na qualidade da execução, que é um dos pormenores mais importantes.

Colocado por: houseMA que pormenores dar relevância?

Eu diria a todos. Principalmente na forma como lhe tiram dúvidas, se ficarem a enrolar muito a conversa ou a dar evasivas, isto para perceber o "calibre" de quem vai executar a obra.

Colocado por: houseMQuais as características/medidas a dar realce nos estores, alumínio, e vidros?

No alumínio não prescinda do corte térmico, quanto mais espessura tiver, melhor.
    Nos estores, desde que sejam exteriores, de preferência afastados da caixilharia, ficando a tampa dos mesmos entre o estore e a caixilharia para ficar bem isolada.
    Sobre os vidros, devem ser duplos e baixo emissivos, caixa de ar de 16mm (é a ideal, pois abaixo disso perde na parte térmica e acima não ganha nada, mas pode ser necessário usar uma caixa maior por outros motivos). Os vidros que compõem o vidro duplo não devem ser de espessura igual.

Colocado por: houseMSendo uma casa térrea quais as características destes para a casa ser o mais segura possível?

Vidros laminados. Uma boa fechadura nas portas, mas tenha noção de que se eles quiserem, acabam por entrar, nem que seja apresentando-se como vendedores seja do que for, ou arranjando alguma desculpa.

Colocado por: houseMQual a composição de cada um para um bom isolamento térmico e acústico?

Basta-lhe os vidros baixo emissivos. A nível acústico tem os laminados acústicos, mas isso é para casos muito pontuais de zonas de muito ruído, ou para pessoas com complexo/dificuldade em dormir, e são muito caros.

Colocado por: houseMSerão mais aconselhadas caixilharias de batente ou de correr em portas de +/- 2m de largo?

A nível de estanquidade ao ar/água/vento, os sistemas de batente são superiores, na parte térmica também.

Colocado por: Anonimo16062021Tem razão sim senhor em dizer que são da mesma marca (dow) , peço desculpa pelo lapso cometido da minha parte..
    (Também tenho direito de (vez em quando) falhar)
    :-))

Claro que sim. Se tivesse falhado na escolha do restaurante no mês de Agosto, isso sim é que seria muito grave. :D
  11.  # 12

Colocado por: two-rok
    Em relação às espessuras só com as dimensões dos vãos é que se pode sugerir alguma coisa.

Ainda não estão definidas as medidas dos vãos, mas irá ser uma moradia tradicional, com medidas normais, portas (ainda não sei de abrir ou de correr) no máximo 2m d largo, pela altura standard (penso que seja 2m, não sei ao certo), as janelas também serão em tamanhos normais (máx. 1,5 de largura, acho, por 1 ou 1,20m de altura). Espero não estar a dizer asneiras :)

No alumínio não prescinda do corte térmico, quanto mais espessura tiver, melhor.
    mas qual a espessura 'normal' ?

Nos estores, desde que sejam exteriores, de preferência afastados da caixilharia, ficando a tampa dos mesmos entre o estore e a caixilharia para ficar bem isolada.
    sim serão exteriores, há diferentes espessuras ou revestimento interior diferentes?? Qual as medidas ideais das laminas?

Sobre os vidros, devem ser duplos e baixo emissivos, caixa de ar de 16mm (é a ideal, pois abaixo disso perde na parte térmica e acima não ganha nada, mas pode ser necessário usar uma caixa maior por outros motivos). Os vidros que compõem o vidro duplo não devem ser de espessura igual.
    e quais espessuras recomenda? Existem várias marcas de vidros e tipos, quais aconselha?

Basta-lhe os vidros baixo emissivos.
    o que significa baixo emissivo, desculpe mas não percebo nada de vidros

A nível de estanquidade ao ar/água/vento, os sistemas de batente são superiores, na parte térmica também.
    também tinha essa ideia, mas tinha receio que as portas de abrir com 1m fossem muito grandes e não ficassem bem quando abertas, mas neste caso a estética é o menos importante

Colocado por: houseM
    Se alguém poder disponibilizar imagens de caixilharias com ventilação incorporada, e estores com 'peça' de bloqueio, agradecia.

Seria possível uma imagem com caixilharias com ventilação, uma vez que me foi aconselhado, mas nunca vi nenhuma. Li aqui no fórum que existe uma peça que bloqueia o estor quando fechado, para não conseguirem abrir por fora, pode me explicar como funciona e se possível mostrar imagens?

Espero não estar a abusar da sua boa vontade.
    Obrigado pela atenção.
  12.  # 13

Colocado por: houseMAinda não estão definidas as medidas dos vãos, mas irá ser uma moradia tradicional, com medidas normais, portas (ainda não sei de abrir ou de correr) no máximo 2m d largo, pela altura standard (penso que seja 2m, não sei ao certo), as janelas também serão em tamanhos normais (máx. 1,5 de largura, acho, por 1 ou 1,20m de altura). Espero não estar a dizer asneiras :)

Nesse caso, o habitual é 6+16+4 ou 6+16+44.1 no caso de optar por vidro laminado.

Colocado por: houseMSeria possível uma imagem com caixilharias com ventilação, uma vez que me foi aconselhado, mas nunca vi nenhuma. Li aqui no fórum que existe uma peça que bloqueia o estor quando fechado, para não conseguirem abrir por fora, pode me explicar como funciona e se possível mostrar imagens?

Não tenho fotos nem de uma coisa nem de outra. No caso dos ventiladores, em tempos cheguei a instalar, mas era um sistema que hoje em dia já não se usa, pois ocupava muito espaço e esteticamente não ficava muito bonito, mas hoje em dia já há soluções mais discretas. Esse tipo de coisas encarece um bocado e como tal é muito raro sequer alguém pedir preços disso, quanto mais mandar colocar. :)
    Mas tentarei saber mais informações junto dos fornecedores que aqui apareçam.
    Sobre as peças para os estores, já vi em tempos uma foto, mas sinceramente não sei até que ponto aquilo funcionará.
  13.  # 14

Quanto ás dúvidas que coloquei em negrito, poderá me esclarecer?
    Obrigado por todas as informações fornecidas.

mas qual a espessura 'normal' ?

sim serão exteriores, há diferentes espessuras ou revestimento interior diferentes?? Qual as medidas ideais das laminas?

e quais espessuras recomenda? Existem várias marcas de vidros e tipos, quais aconselha?

Basta-lhe os vidros baixo emissivos.
    o que significa baixo emissivo, desculpe mas não percebo nada de vidros

também tinha essa ideia, mas tinha receio que as portas de abrir com 1m fossem muito grandes e não ficassem bem quando abertas, mas neste caso a estética é o menos importante
  14.  # 15

Colocado por: houseMmas qual a espessura 'normal' ?

O normal ainda é os 45mm (espessura total do perfil), mas no mínimo 54mm pois a diferença não é assim tão grande.

Colocado por: houseMsim serão exteriores, há diferentes espessuras ou revestimento interior diferentes?? Qual as medidas ideais das laminas?

Mais uma vez depende das dimensões dos vãos, mas se são vãos normais, a lâmina de 45mm serve perfeitamente.

Colocado por: houseMe quais espessuras recomenda? Existem várias marcas de vidros e tipos, quais aconselha?

Só existem 3 marcas de vidro propriamente dito (saint gobain, vitro e guardian), em termos de qualidade são muito parecidas. As espessuras já coloquei aqui.

Colocado por: houseMo que significa baixo emissivo, desculpe mas não percebo nada de vidros

São vidros que têm uma película "térmica", ou seja, têm baixa emissividade térmica.

Colocado por: houseMtambém tinha essa ideia, mas tinha receio que as portas de abrir com 1m fossem muito grandes e não ficassem bem quando abertas, mas neste caso a estética é o menos importante

Com 1 metro não tem problema nenhum, pode-se fazer sem qualquer problema, ou até mais.
  15.  # 16

Colocado por: houseMAndei a tentar filtrar algumas informações/marcas aqui no fórum, não consegui ler todas as discussões mas o que retirei até ao momento foi:

- vidros: planistherm (zonas com pouco sol (norte)), planistar (zonas de maior sol (sul))

São vidros que têm uma película "térmica", ou seja, têm baixa emissividade térmica.

O baixo emissivo tem a ver com os termos acima (planistherm/planistar), correto? Só há estas duas 'variações' para vidros ou há mais dependendo das marcas? Quais os mais aconselhados?

É a última questão que lhe coloco, pois já me esclareceu bastante quanto a tudo o resto. Agradeço imenso.
  16.  # 17

Colocado por: houseMO baixo emissivo tem a ver com os termos acima (planistherm/planistar), correto? Só há estas duas 'variações' para vidros ou há mais dependendo das marcas? Quais os mais aconselhados?

A diferença entre um e outro é que o planistar além de baixo emissivo também faz algum controle solar (reduz a entrada dos raios solares). Há muitos tipos de películas diferentes e sem conhecer o projecto é difícil estar a aconselhar este ou aquele. Mas ambas as gamas são muito vastas, e ainda há a gama cool-lite que também tem controle solar, com mais opções ainda. É bastante complexo. Não há vidros mais aconselhados só porque sim, cada um é mais adequado dependendo da situação e do dinheiro disponível.

0.0237 seg. NEW