Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fiz piso radiante hidráulico na minha casa, vão hoje colocar a betonilha a tapar o mesmo nos 3 pisos.
    Em 2 pisos usaram placas de esferovite e na cave usaram umas placas pretas em plástico em que por baixo leva uma espécie de uma tela em esponja.
    As placas pretas acho que são como estas:

    http://www.termequip.pt/ES/index.php/produtos-2/componentes-para-aquecimento/piso-radiante/painel-para-piso-radiante-detail

    Eles fizeram isto pois o material (placas esferovite) esgotou e o timing para acabar o piso era curto e colocaram as pretas. Disseram-me que eram mais caras que as outras. Agora será que o ser caro significa ser melhor?

    Queria uma opinião vossa pois quero saber a verdade disto.

    Obrigado
    • eu
    • 1 outubro 2014

     # 2

    O que dizia o caderno de encargos?
  2.  # 3

    Como disse foi mesmo um imprevisto. Ainda hoje falei com o aplicador e que me garantiu que a qualidade é a mesma que o esferovite. Apenas tive que cumprir prazos e nesta coisa de construir casa já vi que ninguem cumpre prazos e depois quem se lixa somos nós.
  3.  # 4

    A nível de isolamento não tem quase nada, era preferível usarem essas placas num piso intermédio, assim está a permutar o calor do piso radiante com o solo da cave que está sempre a 12-13ºC.
    Na minha opinião eu não aceitava isso, se fosse no piso intermédio ok pois o calor dissipa-se sempre para o interior da habitação e não para a envolvente.
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  4.  # 5

    Jacindo mas como disse aquilo leva uma camada de um material por baixo das placas...
  5.  # 6

    Pois mas a espessura é muito pouca, depois vai admirar-se porque é que o seu sistema consome tanta energia.
    No mínimo dos mínimos deveria levar 3 a 4 cm de isolamento EPS ou XPS (vulgo esferovite ou floormate).
    Normalmente as placas de isolamento de esferovite para PRH já têm essa espessura.
    • eu
    • 1 outubro 2014

     # 7

    Curiosidade: precisa de piso radiante na cave?
  6.  # 8

    As abobadilhas em toda a casa são de esferovite. Isso não protege o calor de "fugir" na cave?
    Colocado por: JancidoA nível de isolamento não tem quase nada, era preferível usarem essas placas num piso intermédio, assim está a permutar o calor do piso radiante com o solo da cave que está sempre a 12-13ºC.
    Na minha opinião eu não aceitava isso, se fosse no piso intermédio ok pois o calor dissipa-se sempre para o interior da habitação e não para a envolvente.
    Concordam com este comentário:eu
  7.  # 9

    Colocado por: pvarzimAs abobadilhas em toda a casa são de esferovite. Isso não protege o calor de "fugir" na cave?
    Ok esqueceu-se desse pequeno pormenor, assim já está melhor e a cave levou abobadilhas? mas são abobadilhas com recobrimento das vigotas?
  8.  # 10

    A cabe levou abobadilhas, agora os outros termos que me pergunta a mim é chinês :)
    "recobrimento das vigotas" !!!! Traduza :)

    Colocado por: JancidoOk esqueceu-se desse pequeno pormenor, assim já está melhor e a cave levou abobadilhas? mas são abobadilhas com recobrimento das vigotas?
  9.  # 11

    Colocado por: pvarzimFiz piso radiante hidráulico na minha casa, vão hoje colocar a betonilha a tapar o mesmo nos 3 pisos.
    Em 2 pisos usaram placas de esferovite e na cave usaram umas placas pretas em plástico em que por baixo leva uma espécie de uma tela em esponja.
    As placas pretas acho que são como estas:

    http://www.termequip.pt/ES/index.php/produtos-2/componentes-para-aquecimento/piso-radiante/painel-para-piso-radiante-detail

    Eles fizeram isto pois o material (placas esferovite) esgotou e o timing para acabar o piso era curto e colocaram as pretas. Disseram-me que eram mais caras que as outras. Agora será que o ser caro significa ser melhor?

    Queria uma opinião vossa pois quero saber a verdade disto.

    Obrigado


    Colocado por: euO que dizia o caderno de encargos?


    Quando fizeram o estudo era com o que?
  10.  # 12

    Respondendo objectivamente à sua pergunta.
    Só é enganado se quiser.
  11.  # 13

    Colocado por: pvarzimEles fizeram isto pois o material (placas esferovite) esgotou e o timing para acabar o piso era curto e colocaram as pretas. Disseram-me que eram mais caras que as outras. Agora será que o ser caro significa ser melhor?
    são mais caras porque são as pitonadas, com cobertura plastica agora o que importa mesmo é a espessura do isolamento!!
  12.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodriguessão mais caras porque são as pitonadas, com cobertura plastica agora o que importa mesmo é a espessura do isolamento!!


    Penso que deverá ter à volta de 2cm a camada por baixo.
  13.  # 15

    Abobadilha com recobrimento :
    aqui

    Sem recobrimento
    aqui

    Como é obvio o 1º caso é o mais favorável e minimiza as pontas térmicas nas zonas das vigotas. Mas se tem as abobadilhas já minimiza em muito as perdas, não perdia nada se colocasse as placas com 3 ou 4 cm de isolamento, sendo assim e se era suposto colocar placas com isolamento na cave, eu pedia um desconto :) , você não tem culpa de estarem esgotadas...
  14.  # 16

    Foram a segunda solução mas eram brancas e não azuis :(

    Tenho que confrontar o homem então.

    Colocado por: JancidoAbobadilha com recobrimento :
    aqui

    Sem recobrimento
    aqui

    Como é obvio o 1º caso é o mais favorável e minimiza as pontas térmicas nas zonas das vigotas. Mas se tem as abobadilhas já minimiza em muito as perdas, não perdia nada se colocasse as placas com 3 ou 4 cm de isolamento, sendo assim e se era suposto colocar placas com isolamento na cave, eu pedia um desconto :) , você não tem culpa de estarem esgotadas...
  15.  # 17

    E as placas que colocou nas outras lajes quantos cm têm?
  16.  # 18

    Nos outros pisos apenas levou as placas de esferovite brancas e por baixo um plastico transparente!

    Colocado por: JancidoE as placas que colocou nas outras lajes quantos cm têm?
  17.  # 19

    sim mas quantos cm tinham as placas de esferovite?
  18.  # 20

    Tem 5 cm
    Colocado por: Jancidosim mas quantos cm tinham as placas de esferovite?


    Envio fotos do que está feito:
      IMG_20140928_111219.jpg
 
0.0201 seg. NEW