Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite,

    estive a dar uma vista de olhos sobre este tópico no fórum e vi pouca coisa. No entanto tenho lido bastante sobre o assunto para perceber que a ideia é boa e tem pernas para andar, mas a sociedade tem sempre um pé atrás com as inovações logo torna difícil separar a realidade do mito.

    Mas para começar preciso de saber tendo a ideia de começar um projecto destes o que preciso fazer para ser tudo dentro da lei? Que custos trás? Por onde se deve começar?

    Depois o projecto (planta e afins) pode ser feito por mim como eu quero ou tem de seguir regras rígidas?

    Para já tenho estas dúvidas gostaria que os entendidos se pronunciassem.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: toninho_77Depois o projecto (planta e afins) pode ser feito por mim como eu quero ou tem de seguir regras rígidas?

    O projecto tem que ser executado por um arquitecto e por engenheiros, e tem que cumprir a leis e regulamentos em vigor. Como o toninho não conhece as leis e regulamentos em vigor, nem tem a formação necessária para executar projectos, tem que contratar quem os faça.
  3.  # 3

    Olá a todos,

    Possuo um gabinete de arquitetura e nos últimos 3 anos temos acompanhado este tema de muito perto, tendo até desenvolvido soluções arquitetónicas nesse sentido. Nos próximos dias faremos a apresentação pública de mais um modelo resultante do desenvolvimento que tem feito.
    Se pretender construir algo para habitação, serviços/comércio ou outra finalidade, terá que possuir uma equipa técnica (arquiteto e engenheiros) que projete e licencie o(s) edifício(s). Algo muito importante neste tipo de solução é o isolamento térmico a aplicar no exterior e/ou interior. Tratando-se de uma caixa de metal, esta aquece e arrefece rapidamente, pelo o isolamento térmico é um elemento chave. Outro fator importante é o tipo de contentor a adquirir: existem de vários tamanhos e alturas. Para não ter problemas, deverá selecionar a versão High-cube, pois assim terá o pé direito mínimo necessário (2,40m). Existem ainda outros fatores importantes a ter em conta para que tudo corra bem. Contudo, trata-se de uma boa opção para quem quer construir algo rápido, seguro (pode-se construir em ambiente protegido - armazém ou similiar - e transportar-se até ao local), de execução e montagem rápida. Em Portugal estamos a dar os primeiros passos nisso, mas noutros países este método já está implementado já à vários anos e com muito sucesso. Acima de tudo, não tenha medo de um método novo e trabalhe com alguém com experiência para tornar a sua ideia e ambição em realidade.

    Rui Silva
    Área77 - arquitectura, engenharia e design
    https://www.facebook.com/area77.arquitectura
  4.  # 4

    Acrescento ao que foi dito que existem contentores destinados a refrigeração que incluem já isolamento, o que ajudará a diminuir os custos de transformação.

    Em países onde a tradição construtiva é mais "ligeira" onde o conceito de habitação não está ligado ao conceito de permanência/ família estas soluções são encarado com normalidade. Poderá encontrarr váiros exemplos oriundos dos EUA e norte da Europa (no youtube por ex.) com diferentes niveis de aproveitamento/ transformação.

    Em Portugal o principal óbice será a bateria de regulamentos que terá de cumprir desde os referidos 2.4m livres, áreas mínimas, regulamento de acessibilidades etc que limitam soluções de aproveitamento em espaços pequenos.

    Força
    Rui Mota
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, treker666
  5.  # 5

    Os regulamentos existentes não são assim tão limitativos, as principais normas parecem-me fáceis de cumprir (os contentores high cube são "obrigatórios" pois têm altura interior de 2.7m o que cumpre o regulamentado por exemplo nesse aspecto).

    Há obstáculos de outro tipo de natureza que terá de ter em conta.

    • Como disseram, lembre.se que um contentor é uma caixa de metal e terá problemas de condensações se não se prevenir, há soluções (boa ventilação e isolamentos)

    • Isolamento térmico pelo exterior e interior são "obrigatórios" e mais importância terão se viver em zonas de grandes amplitudes térmicas

    • Também tem de ter a certeza que o contentor está em perfeito estado (novo era ideal por não ter estado exposto ao oceano e à salitre), mas aí lá se ía a vantagem do preço (usado encontra a 2500€ cada e em novo no mínimo custam 5000€)

    • Ao cortar partes do contentor (por exemplo para fazer janelas) está a pôr em causa a integridade da estrutura, terá de a reforçar nesses espaços

    • Depois há questões de durabilidade e manutenção. Ferro é ferro, betão é betão

    • Impacto visual. Se Deixar os contentores por fora como estão (se calhar nem lhe permitem), sem por exemplo aplicar capoto, corre o risco arranjar chatices com vizinhos. se aplicar capoto ou outro tipo de cobertura, "escondendo" o contentor, não se preocupe, problema resolvido



    E muito mais haveria a dizer. Penso nesta solução construtiva há anos e estou convencidíssimo que é viável. Mas, tem de fazer tudo como manda a lei se não quiser arranjar problemas. Tudo com projectos, tudo licneciado. Acredito que com esta solução poderá poupar até cerca de 50% nos custos de uma construção e o tempo para pôr tudo de pé pode ser dramaticamente reduzido (fiz em tempos uma estimativa que apontava para 6 meses chave na mão, enquanto uma moradia de betão num ano se calhar não se constroi).

    Há pouca informação online sobre estas construções em PT. E como as pessoas desconhecem o que fazem é mandar ler a lei e pouco mais. Está a ver a participação neste post? É escassa a informação.

    O que é fundamental é contratar um bom arquitecto que tenha vontade de pegar num projecto destes. De certeza que um bom profissional conhecerá o REGEU e afins. Você só tem de ver se perante o que pretende é viável ou não.

    De conversas informais que já tive em 2 câmaras municipais com os engenheiros da coisa e com 1 arquitecto e um projectista, não há aparentemente nada que o impeça de avançar. Agora tudo tem de ser licenciado e direitinho como para uma moradia "convencional". Nem se ponha com a ideia de que é uma casa móvel... Como dizia um dos engenheiros de cãmara que contactei, se tiver rodas agarradas é casa móvel (roulotte, autocaravana), senão precisa de licenciamento.

    Resumindo, se é viável, vale a pena e fica mais barato? Não posso confirmar nenhuma das perguntas, mas tenho a convicção que é afirmativo para todas. Se tiver a coragem de avançar vá documentando aqui a sua aventura, eu e muitos agradeceríamos. É preciso um projecto ou mais deste tipo para mostrar que se calhar há outras soluções construtivas que se poderiam explorar em PT.
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo16062021
    E será que existe alguma marca de ETICS que lhe aconselhe a aplicação do sistema sobre metal?

    Ummm,eu cá tenho as minhas duvidas,mas?
    Concordam com este comentário:valtores


    Isso é informação que se pode confirmar facilmente, não me parece que seja problema. Há no entanto outras soluções para "tapar" os contentores por fora, caso o capoto seja inviável. O que é fundamental é não deixar o contentor à mostra, por questões estéticas e térmicas.
  7.  # 7

    Comprar contentores, fazer aberturas para janelas, tratamentos conta a corrosão, fazer isolamentos térmicos, etc, não me parece que tenha qualquer viabilidade. Faz mais sentido se a fábrica que faz os contentores, fabricar logo as casas, e depois é só montar em obra.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  8.  # 8

    Muito boa tarde,

    parte do que eu queria com este tópico já está a acontecer "discussão".

    Em relação ao que foi dito, tenho realmente estado numa fase de investigação visitar principalmente sites estrangeiros e também falar em chats com possuidores de casas do género.

    Até agora posso dizer que a ideia tem pernas para andar, mas ao avançar num projecto desta envergadura é preciso pensar tudo ao pormenor, porque é dinheiro que se gasta e terá de ser tudo pensado ao detalhe.

    Em termos dos contentores, muito se fala de ser de ferro e a sua durabilidade, isso o mim não me preocupa, uma vez que eles duram o que duram em condições extremas (alto mar, erosão, etc) o mesmo contentor ao ser colocado num terreno, ser isolado devidamente irá com certeza durar o suficiente :)

    Em termos de reforço da estrutura, pois a mesma levará cortes, poderá ser mais dispendioso, pois é uma coisa que não está ao alcance de todos fazer (a não ser que seja soldador).

    Posto isto, terá de se comprar os contentores, comprar o transporte para os mesmos, colocá-los nos sitio certo, depois fazer as alterações internas. Estes são os primeiros passos a dar na minha perspectiva.

    Para já como disse estou em pesquisa para no fim poder fazer contas á vida mas penso após este processo todo irei confirmar que vale a pena.

    Até á espero que continuem a discutir o tema, porque só assim se desfaz mitos e se chega a algum lado.

    Obrigado.
  9.  # 9

    já agora, uma acha para a fogueira, alguém sabe da utilização de box-culverts para construção de habitação?
  10.  # 10

    toninho investigue por

    mymodhouse projecto fred 204

    está lá tudo
  11.  # 11

    Colocado por: Rafael Fortesjá agora, uma acha para a fogueira, alguém sabe da utilização de box-culverts para construção de habitação?


    Desconhecia o tipo de construção mas achei interessante.

    Cumps.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1toninho investigue por

    mymodhouse projecto fred 204

    está lá tudo


    Vou dar uma vista de olhos, obrigado.
  13.  # 13

    Interessantes esses paineis de cortiça da Amorim, se a durabilidade e preço forem bons... lá está pode ser uma alternativa ao capoto em termos estéticos (desconheço dados acerca de performance de isolamento térmico e até acústico).
  14.  # 14

    Caros amigos,
    tenho pedido uns orçamentos, mas gostaria de saber se sabem algum sitio onde se venda contentores 40' a bom preço, podendo estes ser usados (o melhor preço possível).

    Obrigado.
  15.  # 15

    OLX ?
  16.  # 16

    Porque não procura antes um mobile home? Penso que os mobile home's nao precisão de projecto nem licenças por nao estarem fixos ao solo, equiparam se a uma caravana por exemplo, penso eu!
    E procurando usados se calhar encontra a bons precos, mesmo que precisem de algumas obras serão sempre menos, e menos dispendiosas que fazer uma casa de um contentor normal de ferro!
  17.  # 17

    ca em braga estao a construir algo do genero com contetores, penso eu que para ja seja uma amostra!! se tiver oportunidade tiro umas fotos!
  18.  # 18

    Uma opção seria atrelados de camiões por norma os que transportam roupa de Itália são tipo contentores
  19.  # 19

    Colocado por: Sergio Rodriguesca em braga estao a construir algo do genero com contetores, penso eu que para ja seja uma amostra!! se tiver oportunidade tiro umas fotos!


    Obrigado Sérgio.

    Cumps.
  20.  # 20

    Boas pessoal, digam-me uma coisa, recentemente entrei num contentor que está a ser preparado para uns escritórios (contentor normal) e deparei-me com uma dúvida, penso que os contentores não tem a medida mínima exigida entre o chão e o tecto para servir para habitação, alguém pode dar o seu parecer? As medidas que tirei rondavam os 2,21 m desde o piso flutuante até ao tecto falso. Penso que o mínimo rondaria os 2,70 julgo eu.

    Aguardo confirmações.

    Cumps.
 
0.0195 seg. NEW