Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    De há 2/3 anos pra cá tenho este fungo nos meus arbustos, e este ano está a passar para as arvores de fruto.
    Os arbustos acabam por perder as folhas quase todas, e só na primavera conseguem recuperar.
    Alguém consegue identificar este bicho e qual a forma de o exterminar.
      Folhas_.jpg
  2.  # 2

    nas duas primeiras folhas parece uma espécie de cochonilha. ha carreiros de formigas nas árvores/arbustos afectados? algumas cochonilhas são "cultivadas" pelas formigas.
  3.  # 3

    Ao todo são cerca de 90m de arbustos, e poderão haver algumas formigas mas nunca em demasia.

    Numa casa da "especialidade", ao verem as folhas disseram-me para não me precupar que as folhas voltavam a crescer,
    mas o que é certo é este ano os arbusto já não se "vestiram" por completo.
    • alin
    • 3 outubro 2014

     # 4

    Nas duas folhas da esquerda trata-se de cochonilha que é um insecto, e existem formas de os eliminar com insecticidas próprios. Mas se forem muitos arbustos e a praga não for muito grande não se preocupe com eles. Só provocam danos sérios se forem mesmo muitos, pois sugam a seiva das plantas e enfraquecem-nos.

    Quanto à terceira folha é quase certo que é um fungo, muito provavelmente a ferrugem que anda por aí a causar danos a todas as plantas sensíveis a ela. Se não estou enganada a folha parece-me de uma escalonia e essas eu sei que estão todas afectadas por esse fungo. Esse fungo desenvolve-se quando existe condições de humidade e calor para se desenvolver. Ou seja, se fizer o tratamento à base de um fungicida, pode eliminar o problema no momento mas possivelmente ele vai regressar, se não fizer regularmente a prevençao. Realmente as folhas voltam a nascer na primavera mas se o fungo estiver presente (no solo, ou noutra planta, etc.) ele volta a entrar em acção quando as condiçoes de humidade e calor lhe forem favoraveis. É um fungo altamente contagioso e de fácil disseminação.

    Resumindo, tem aí um problema muito dificil de resolver. Eu tive que cortar uma sebe inteira e substituir por plantas resistentes a esse fungo...!

    É dificil decidir ser radical... mas pode sempre optar por fazer os tratamentos com regularidade.

    Basta comprar um produto fungicida e aplicar conforme as instruçoes do produto.

    Boa sorte!
  4.  # 5

    Qual o insecticida e fungicida que sugere para estas situações?
  5.  # 6

    Bom tem q começat por dizer q arbustos são esses, as fotos não deixam perceber
  6.  # 7

    O nome do arbusto não lembro, já lá vão uns anos. Mas posso dizer que as folhas não são muito grandes, dão umas flores pequenas cor de rosa e cheiram bem. É um arbusto bastante comum.
  7.  # 8

    Pela pesquisa que fiz na net deve ser Escallonia Rubra
  8.  # 9

    Qual o insecticida que sugere para estas situações? (...) posso dizer que as folhas não são muito grandes (...)

    Regra geral as cochonilhas atacam as folhas carnudas das plantas. Não são fáceis de tratar porque é preciso percorrer as plantas, folha a folha. Se puder opte por um insecticida caseiro. O segredo está em besuntar as folhas com uma mistura de óleo vegetal (pode ser óleo usado) e sabão (na falta de sabão neutro pode tentar sabão azul e branco, tipo "sovena"), levar a lume brando com água, até dissolver o sabão. Deixar arrefecer, colocar num borrifador e aplicar directo nas folhas e nas plantas. Tratando-se de grandes quantidades sugerimos esta receita: -http://suculentasminhas.blogspot.pt/2012/09/receitas-caseiras-para-cochonilhas.html- e em vez de um borrifador usar uma máquina de sulfatar (há-as à venda, em plástico, em lojas agrícolas) e pulverizar todos os arbustos. O ideal seria podá-los primeiro, eliminar as aparas (talvez através da queima) e sulfatar depois. Implica fazer várias aplicações.
    • alin
    • 5 outubro 2014

     # 10

    Colocado por: barreiraQual o insecticida e fungicida que sugere para estas situações?


    Eu até lhe podia dizer os nomes de alguns produtos que já usei... mas eu creio que as plantas são como as pessoas e deve ser tratadas com cuidado. Quando estamos doentes não devemos tomar medicamentos á toa, mas sim aconselharmo-nos com quem percebe do assunto.
    O conselho que eu dou é pegar nas folhas afectadas e dirigir-se a um centro de jardinagem ou outro espaço dedicado a agricultura (esqueça AKIs, bricomarches,etc!) e pedir o produto e informação de como usar. É como nas farmácias, compra-se o medicamento certo para a doença certa recomendado por quem percebe do assunto.
    Eu não sou especialista, apenas me dedico de alma e coração a esta actividade hà muitos e muitos anos, aprendi pela experiência.
    O conselho da Maria Rodrigues é válido, mas quando se trata de um espaço muito grande e uma grande quantidade de plantas é díficil...
    Eu acredito que em relação aos insectos, se não forem muitos, a propria natureza encarrega-se de os controlar... existe predadores naturais que os combate.
    Mas numa doença fungicida, as coisas já não são assim. É possivel haver um descontrole de tal maneira que as plantas acabam por morrer.
  9.  # 11

    Para 90m de arbustos preciso de algo que me resolva o assunto. Não me importo de usar alguma coisa que não seja "ecológico", desde que resolva.
  10.  # 12

    Bom vou dar a miha experiência com cera de 20 metros de cedro.

    Começaram a muchar pelo ramos do meio. Fiquei um pouco em pânico pois achei q era o fim. Depois alguem me disse q as plantas eram como as pessoas tinham altos e baixos, e um jardineiro disse-me para não tomar decisões drásticas antes de deixar passar um ano. Logo na primavera seguinte estavam optimos, caso esquecido.
  11.  # 13

    Pois, eles na primavera também arrebitam, mas como as supostas cochonilhas estão a passar para as arvores de fruto, tenho medo que estas não arrebitem.
    • alin
    • 6 outubro 2014

     # 14

    Colocado por: barreiraPois, eles na primavera também arrebitam, mas como as supostas cochonilhas estão a passar para as arvores de fruto, tenho medo que estas não arrebitem.


    Está a partir do principio de que são as cochonilhas que estão a provocar a queda das folhas... Está enganado! Elas podem enfraquecer os arbustos se forem muitos, mas neste momento quase que posso garantir que é o fungo da ferrugem que está a provocar problemas. Os tratamentos são diferentes. Para as cochonilhas é um insecticida e para a ferrugem é um fungicida. Não sei se existem produtos que combinem as duas acções, por isso aconselho a questionar alguem com conhecimentos. Se tratar só a cochonilha vai continuar com o mesmo problema nos anos seguintes.
    Quando decidi cortar a minha sebe já tinha feito uma luta durante 5 ou 6 anos com vários tratamentos e sempre voltei a ter problemas. Hoje tenho grande parte do jardim afectado com esse fungo e tenho consciencia que vou acabar por perder muitas plantas. A cochonilha tambem tenho em alguns arbustos e arvores mas nunca me preocupei com elas. Sei que o problema surge com o calor combinado com chuva! Imediatamente aparecem as manchas nas folhas seguido da queda gradual.
    Talvez tivesse insistido em mais tratamentos se não se trata-se de uma sebe... mas o objectivo dela era criar privacidade. Não fazia sentido uma sebe despida!
    • alin
    • 6 outubro 2014

     # 15

    Encontrei este video em espanhol com uma boa descrição sobre a ferrugem (roya em espanhol). Apresentam várias manifestaçoes da doença em diversas plantas todas diferentes. Tenho algumas no meu jardim exatamente iguais.
    Espero que lhe seja util.

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=MgY_m_UiWbI
  12.  # 16

    Por acaso o aspecto das plantas que aparecem no video não são muito parecidas com o problema das minhas sebes.
 
0.0183 seg. NEW