Iniciar sessão ou registar-se
    • nsf
    • 3 outubro 2014 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se me poderiam ajudar a esclarecer a legalidade de uma situação. Saliento, no entanto, que tenho intenções de me informar junto da câmara municipal de residência, mas gostaria de ir recolhendo alguma informação.
    É o seguinte:
    Na semana passada uns vizinhos dos meus pais iniciaram a construção de um telheiro em madeira que julgo deverá ter entre 10 a 15m2. Penso que irá servir para abrigo de viaturas, sendo completamente aberto. A única parede é a da residência que foi usada para apoio na construção.
    Apesar de não saber se este tipo de obra requer algum tipo de licenciamento, o que mais me incomodou é que o a parte mais baixa da inclinação do telheiro foi construída alinhada com o muro da residência dos meus pais. Como ainda não foram colocadas caleiras (e duvido que venham a ser), em dias de chuva, a água que escorre pelo telheiro cai do lado dos meus pais.
    Gostaria de saber se esta situação é legal, com ou sem caleiras. Já agora, requer algum licenciamento,
    segue em anexo uma imagem que "rabisquei" agora para tentar ajudar a ilustrar a situação.
      Untitled-1.gif
  1.  # 2

    O melhor será começar por falar com o vizinho e comunicar-lhe as suas preocupações.

    Quanto a licenciamentos só a câmara poderá esclarecer, dependerá dos planos locais e regulamento camarário... e interpretação das mesmas. Por regra e mesmo que a obra em questão não careça de licenciamento é necessária comunicar á CM.
    Concordam com este comentário: electrao
  2.  # 3

    Colocado por: RuiMotaO melhor será começar por falar com o vizinho e comunicar-lhe as suas preocupações.


    A questão das águas pluviais "caírem" no terreno dos seus pais é uma preocupação válida do meu ponto de vista. Primeiro confronte-o, visto que se ele tiver bom senso, irá remediar a situação (ex. colocando uma caleira e conduzindo as águas para o terreno dele).

    cumps
  3.  # 4

    nsf

    é claro que o seu vizinho só pode fazer isso mediante licença camarária.

    deve falar com ele, tanto mais que ( não localizo agora a legislação) ele não pode fazer esse telhado a "escorrer" água para o seu lado.

    já agora o que quer dizer pátio alpendre?? tem ai também uma zona coberta?? é que se tem deve é dialogar com ele para evitar chatices.
  4.  # 5

    Se tem telhados de vidro não atire nenhuma pedra !!!
    • nsf
    • 4 outubro 2014

     # 6

    Colocado por: marco1nsf

    já agora o que quer dizer pátio alpendre?? tem ai também uma zona coberta?? é que se tem deve é dialogar com ele para evitar chatices.

    Não, não tem nenhuma zona coberta. É mesmo um pátio. É uma área alimentada nas traseiras da casa.
  5.  # 7

    então não lhe chame alpendre e suponho que quis dizer acimentada ( cimentada) e não alimentada, correcto??
    • nsf
    • 4 outubro 2014

     # 8

    Colocado por: PicaretaSe tem telhados de vidro não atire nenhuma pedra !!!

    Não percebi o seu comentário, que em todo o caso agradeço.
    No entanto, do lado dos meus pais, está tudo legal. Aliás, os meus pais gostaria construir nesse local, uma pequena churrasqueira coberta, mas ainda não o fizeram precisamente pela legalidade da situação. A avançar com alguma obra terá de estar tudo legar para evitar chatices futuras.

    Quanto ao diálogo com o vizinho, não tenho intenções de ter.
    Não se metem na vida de ninguém, tal como os meus pais, mas do meu ponto de vista vivemos numa sociedade e não à volta do nosso umbigo. Quero dizer com isto que no mínimo poderia ter dado uma palavra aos meus pais a dar conhecimento das intenções, atenção que não estou a dizer que deveria pedir permissão. Mas avançou com a obra, como descrevi e ilustrei acima, que acabou por sujar o pátio todo dos meus pais de pó e pedaços de telha (do corte das mesmas) e nem uma palavra. A obra já está concluída há uns dias e a sujidade que fizeram ainda lá continua. Até agora nem uma palavra e nem se ofereceu para limpar a sujidade que a obra que fez causou na propriedade dos outros.
    Concordam com este comentário: DR1982
    • nsf
    • 4 outubro 2014 editado

     # 9

    Colocado por: marco1então não lhe chame alpendre e suponho que quis dizer acimentada ( cimentada) e não alimentada, correcto??


    Sim, peço desculpa pela confusão. É mesmo cimentada que pretendia dizer. Foi o corretor automático do forum.
  6.  # 10

    há gente que embora até já construa casas e telheiros e usam máquinas até, mas lá no fundo tem o caracter e a mentalidade de um homem das cavernas.
  7.  # 11

    Colocado por: nsfNão percebi o seu comentário, que em todo o caso agradeço.

    Não conhece este ditado popular?

    No seu desenho está um alpendre no terreno do seu pai encostado ao terreno do vizinho....mas afinal não está, você é que não sabe que um alpendre tem uma cobertura.
    • nsf
    • 6 outubro 2014

     # 12

    Colocado por: Picareta
    Não conhece este ditado popular?

    No seu desenho está um alpendre no terreno do seu pai encostado ao terreno do vizinho....mas afinal não está, você é que não sabe que um alpendre tem uma cobertura.

    Conheço o ditado, não compreendi foi o comentário. Também não compreendi porque partiu do princípio que a ter lá um alpendre (que ao que parece é coberto, e eu não sabia) estaria ilegal.
    Em todo o caso, peço desculpa pelo lapso na designação. Trata-se mesmo de um pátio. É uma área descoberta logo não é um alpendre. As minhas desculpas.
  8.  # 13

    Colocado por: nsf
    Não percebi o seu comentário, que em todo o caso agradeço.
    No entanto, do lado dos meus pais, está tudo legal. Aliás, os meus pais gostaria construir nesse local, uma pequena churrasqueira coberta, mas ainda não o fizeram precisamente pela legalidade da situação. A avançar com alguma obra terá de estar tudo legar para evitar chatices futuras.

    Quanto ao diálogo com o vizinho, não tenho intenções de ter.
    Não se metem na vida de ninguém, tal como os meus pais, mas do meu ponto de vista vivemos numa sociedade e não à volta do nosso umbigo. Quero dizer com isto que no mínimo poderia ter dado uma palavra aos meus pais a dar conhecimento das intenções, atenção que não estou a dizer que deveria pedir permissão. Mas avançou com a obra, como descrevi e ilustrei acima, que acabou por sujar o pátio todo dos meus pais de pó e pedaços de telha (do corte das mesmas) e nem uma palavra. A obra já está concluída há uns dias e a sujidade que fizeram ainda lá continua. Até agora nem uma palavra e nem se ofereceu para limpar a sujidade que a obra que fez causou na propriedade dos outros.
    Concordam com este comentário:DR1982


    Mais uma razão para ir falar com ele!

    1) Limpar o que sujou.
    2) Colocar o caleiro e desviar as águas.
 
0.0168 seg. NEW