Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, temos um terreno de 2800m2 na ilha da Madeira , como seria de esperar não é plano de existe uma variação de cerca de 30 metros do ponto mais alto ao mais baixo. Estamos neste momento a consultar A-Cero ( www.a-cero.com ) para orçamento o projecto de arquitectura para uma moradia com 600m2 de construção. Conforme o feedback que recebermos da A-Cero podemos eventualmente considerar consultar outro gabinete de arquitectura mas até agora os projectos da A-Cero agradaram-nos bastante.

As nossas referencias favoritas do A-cero são:

http://www.a-cero.com/index.php/es/proyectos/ultimas-obras/hotel-iniala-phuket
    http://www.a-cero.com/index.php/es/proyectos/ultimas-obras/marmol-y-bambu
    http://www.a-cero.com/index.php/es/proyectos/ultimos-proyectos/vivienda-en-india
    http://www.a-cero.com/index.php/es/proyectos/viviendas-unifamiliares/vivienda-en-somosaguas

Alguma opinião em relação ao trabalho deste gabinete e se têm trabalhos em Portugal ?

Neste momento aguardamos o envio da proposta, enviamos o levantamento topografico do terreno e alguns requisitos em termos de espaços.

Obrigado desde já
  2.  # 2

não conheço o gabinete em causa e desconheço se têm algum trabalho por terras lusas ou insulares,

mas com tantos arquitectos nacionais(desde bons a muito bons e medalhados até ilustres desconhecidos do grande publico) era de lhes dar pelo menos a oportunidade de apresentarem propostas e soluções,

até porque aquilo que se vê nestes 3D não é assim tão espectacular, uma casa tem uma face externa e interna que depende do cliente e não do gabinete de arquitectura,

atenção que as especialidades obrigatoriamente têm que ser feitas segundo os regulamentos nacionais que são muito diferentes dos espanhóis, apesar de todos sermos europeus.
    Concordam com este comentário: dm_arquitecto
  3.  # 3

Bom, com as soluções apresentadas nos exemplos propostos..., é obra para rondar pelo menos 1.000.000€
    Em termos de custos com projectos, aponto para uns 100.000€
    Depois fora o acompanhamento em obra e a fiscalização...
    E arranjar um empreiteiro geral com capacidade técnica para execução da obra....vai ser um desafio, e a Insularidade ainda apresenta mais custos/ dificuldades.

Peça orçamentos e portfólios a gabinetes Nacionais. Eu pessoalmente desgosto dos "laureados" praticamente todos... não fazem habitações fazem obras de arte efémeras que na maior parte das vezes somente funcionam para as foto-reportagens.
    Concordam com este comentário: jorgealves, maria rodrigues, valtores
  4.  # 4

Relativamente a regulamentação toda se rege por normas europeias, a A-cero tem gabinete em Portugal dai não achar ser grande problema.

Acredito que exista arquitectos nacionais capazes de fazer o trabalho que pretendemos no entanto da pesquisa que fizemos , arch-daily, arquitizer e algumas publicações nacionais não encontramos nada com que nos identificássemos...
  5.  # 5

"Qualquer" arquitecto em pt faz um projecto desses, desde que haja orçamento para isso (que geralmente não há nem para metade).
    Não vejo o que é que esses fazem que outros não fazem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, PatSil, nunogouveia, dm_arquitecto, Arcade, SG_arquitecto
  6.  # 6

Boa noite vhfnobrega,

No caso de querer um orçamento para o projecto de arquitectura, relativamente ao investimento que pretende fazer, aqui fica o link do meu site.

Cumprimentos,
    www.smgarquitecto.com
  7.  # 7

Boa noite,

uma vez que creio que este gabinete já foi abordado em mais que um tópico, e já conhecendo algumas coisas dos a-cero (especialmente através da diseno interior) senti-me tentado a ver com um bocadinho de mais calma a obra dos mesmos. Serei o mais sincero possivel: não vejo grandes dificuldades técnicas na execução de obras deste nivel (desde que haja dinheiro para pagar grandes vãos estruturais e consolas pouco usuais na construção corrente) e o nível de projecto sendo médio-alto no que se refere à execução concreta de cada espaço parece-me relativamente simples na concepção dos modelos organizativos (sem querer ser demasiado chato, no diagrama conceptual que cria a ideia da casa). Não acho que haja dificuldade de qualquer arquitecto (nem precisa de ser um gabinete) em desenvolver projectos deste calibre. Não sei se foi induzido em erro, vhfnobrega, mas a regulamentação urbanistica em Portugal é especifica e bastante diferente da de outros países. Tendo trabalhado em Espanha ( Barcelona, Vigo e Santiago) durante mais de 5 anos, posso lhe dizer até que de comunidade autonoma para comunidade autonoma chegam a existir diferenças (embora não muito significativas) que podem fazer com que um projecto seja aprovado na Galiza mas seja chumbado na Catalunha...

Dentro daquilo que vi e se quiser referência de algo similar, os Pitágoras (http://www.pitagoras.pt/recentes-ver.php?id=105) têm algumas coisas que poderão ter algumas semelhanças com o que procuram (na minha opinião, com um cuidado do detalhe fino um pouco mais apurado), mas se estiver interessado em que lhe faça uma proposta a nivel conceptual terei todo o gosto em fazê-lo. Infelizmente não tenho obra própria deste calibre, uma vez que entre 2002 e 2011 trabalhei por conta de outrem, tendo sido director de projecto em várias empresas. Anexo o meu CV para caso lhe interesse.

Os meus melhores cumprimentos,

Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vhfnobrega
  8.  # 8

bem só tenho uma coisa a dizer, o preço que o acer lhe fizer, eu faço por metade e até vou dormir numa tenda ai no seu terreno e prometo-lhe o projecto mais espectacular que alguma vez viu, para a sua casa.

agora a sério, se pretende uma casa com alta qualidade e bem estruturada/integrada com a envolvente contacte por favor com bons arquitectos de preferência portugueses dos quais eu admiro alguns bastante bons. e mais uma vez repito não é por serem espanhois mas é mesmo pelo tipo de arquitectura que o acer faz que não me diz nada e na minha opinião não é esse o caminho da boa arquitectura.
    a boa arquitectura pode ser também excessiva e procurar o super luxo mas algo realmente a distingue do puro exercício do supérfluo e estiloso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, PatSil
  9.  # 9

Relativamente a aprovaçoes e legislacao nao è algo que deva preocupar me. Um projecto deve ser contemplar a aprovaçao e certificaçoes das entidades competentes. È um condicao presente em contrato e que comprometera o pagamento do trabalho caso nao o faça. Obrigado pelo alerta. Relativamente aos trabalhos de A-Cero acredito que existam "muitos" capazes de fazer algo semelhante mas a verdade è que nao encontrei ainda ninguem com um portofolio que o demonstre. Gosto de um dos trabalhos do "Pitagoras" , obrigado pela sugestao.
  10.  # 10

pois se calhar o problema está ai, é que talvez o interesse não seja fazer algo semelhante ao que o acer faz, mas algo para alem disso.
    mas você é que sabe.
  11.  # 11

Com argumentação deste género acho que o acer já ganhou mais um cliente ...
    Concordam com este comentário: PatSil, jorgealves
  12.  # 12

você é que sabe do que gosta e lhe assenta bem.
  13.  # 13

Tem vários gabinetes por cá com algumas obras que podem ir de encontro ao que pretende.

Exemplos:

http://www.promontorio.net/

http://www.arx.pt/pt

Há muitos mais em que havendo $ fazem-lhe o projecto e acompanhamento à sua medida.

www.gabineteop.com
  14.  # 14

Sem entrar em grandes picardias, pois na verdade isso hoje seria um tiro no pé, já que 90% do trabalho é para fora...não é demais recordar algumas referências no domínio "das casas de revista".

Guedes Cruz Arquitectos - Já trabalhei com eles, como referência ganharam dois prémios do Architizer (não vai encontrar portfolio de jeito na net, nem tão pouco site de jeito ou sequer uma grande referência no facebook...exige conhecer a corrente de arquitectura e eventualmente ter algumas revista de arquitectura compradas).

Aires Mateus - Uma referência incontornável na arquitectura e que se sabe habituar bem a projectos de moradias, existem algumas fotos interessantes pelo fórum

Saraiva+Associados - Talvez o atelier Português com maior crescimento internacional da última década, usualmente não se dedica a moradias, no entanto é verdade que as fazem desde que os valores o justifiquem (daria como palpite valores de obra superiores a 1M€). Do que trabalhei com eles, o resultado final é habitualmente surpreendente.

E isto entrando em coisas que me parecem que seja o pretendido, porque o que não falta são arquitectos "menos de revista" que façam ou tenham capacidade para o fazer.
  15.  # 15

E, se calhar, também há os "arquitectos de revista" ou de "rubrica televisiva" que o são porque investem muito em ...publireportagens. No fundo, passe a ironia, esta publicidade é a melhor porque passa despercebida como tal ao grande público.

Outros se calhar são notados e cotados porque são adoradores do "olho" do "grande arquitecto do universo", um exemplo disto é o arquitecto que parece que anda fugido ou semi fugido em Angola e que desenhou o mamarracho horrível e vergonhoso que é a futura Igreja de Miraflores em Algés.

Colocado por: RRufinoSem entrar em grandes picardias, pois na verdade isso hoje seria um tiro no pé, já que 90% do trabalho é para fora...não é demais recordar algumas referências no domínio "das casas de revista".

Guedes Cruz Arquitectos - Já trabalhei com eles, como referência ganharam dois prémios do Architizer (não vai encontrar portfolio de jeito na net, nem tão pouco site de jeito ou sequer uma grande referência no facebook...exige conhecer a corrente de arquitectura e eventualmente ter algumas revista de arquitectura compradas).

Aires Mateus - Uma referência incontornável na arquitectura e que se sabe habituar bem a projectos de moradias, existem algumas fotos interessantes pelo fórum

Saraiva+Associados - Talvez o atelier Português com maior crescimento internacional da última década, usualmente não se dedica a moradias, no entanto é verdade que as fazem desde que os valores o justifiquem (daria como palpite valores de obra superiores a 1M€). Do que trabalhei com eles, o resultado final é habitualmente surpreendente.

E isto entrando em coisas que me parecem que seja o pretendido, porque o que não falta são arquitectos "menos de revista" que façam ou tenham capacidade para o fazer.
  16.  # 16

Obrigado pelas sugestões que têm surgido, as criticas ao trabalho de A-Cero pouco ou nada significam porque são muito pouco construtivas. Conhecemos o Promontorio pelo L'And Vineyars que está muito bem conseguido. Guedes Cruz conheco o trabalho do trabalho galardoado da clinica mas em termos de residencial não me identifico. Aires Mateus gosto projecto de alcacer do Sal e da casa da Aroeira. O Saraiva e Associados vi alguns trabalhos e gosto mas parece me que vou pagar nome...
  17.  # 17

também não está á espera de compreender a arquitectura em três lições pois não?

chame-lhe o que quiser nada construtivo ou coiso e tal, mas a arquitectura do acer é do estilo estilosa embora bastante sofisticada precisamente para chegar a certas bolsas mas não deixa de ser o que é.
    eu pessoalmente não acho piada andar com uma camisa com um crocodilo,...por ai fora...

olhe faça por este site uma pesquisa, tem lá muita coisa boa

http://ultimasreportagens.com/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SG_arquitecto, valtores
  18.  # 18

vhfnobrega

acho que este tópico está um pouco "inquinado" pelas referências aos A-Cero e consequente "despejar" de nomes da 2ª liga do star-system (A-Cero incluido, a 1ª liga é muito mais complexa)....fazendo um "restart" ao tópico, o que procura numa casa que o/a fez olhar para a obra dos A-Cero? Quais saõ os pontos fundamentais que achava importantes ter na sua casa?

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
    Concordam com este comentário: becas
  19.  # 19

Eu acho que cá pelo burgos safava-se bem com um arquitecto nacional.

Já alguém tinha referido os ARX dos Mateus (Nuno e José Mateus). Eles tem algumas obras de habitação interessantes.
    O atelier Contemporanea do Manuel Graça Dias e Egas Vieira, que se lhe der liberdade, faz-lhe uma coisa estilo estilo ao quadrado.
    Os outros Mateus (Manuel e Francisco Mateus) (com ateliers separados) de desenham umas casas digamos diferentes do habitual, apesar de eu não me identificar com elas (mas são gostos).
    Bastante desconhecido (e novo), Arq. Miguel Marcelino. Tem uma obra que eu gosto bastante e que está publicada. A casa dos 3 pátios.
    O arq. Carrilho da Graça que tem uma obra já considerável (apesar de ser mais conhecido por obras de grande porte, também faz umas coisas mais pequenas)
    E tantos outros, Arq. José Neves, o atelier HA+JE (mais uma dupla nova com potencial) e etc.

Muitos destes arquitectos (1ª liga) poderão até ter uns honorários mais puxados (se bem que em tempo de crise tudo é possível)
    Eu, tendo em conta que uma casa daquelas terá de ter visitas semanais à obra, os custos de assistência à obra serão consideráveis.
    Eu penso que em termos de honorários a coisa se calhar não vai diferir tanto assim.

Mas se se identifica tanto assim com aquele desenhos de arquitectura, avance com eles e vá relatando as coisas mais interessantes aqui no forum.
    Concordam com este comentário: pedromdf
  20.  # 20

Já me esquecia.
    Tem o Arq. Paulo David (que tem algumas obras conhecidas) que tem a vantagem de ter atelier no Funchal.

0.0216 seg. NEW