Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros colegas,

    Iremos avançar para para compra de de moradia em construção (encontra-se em fase de pedreiro) depois de muito analisar e orçamentar.
    Depois disto surgiram algumas questões relacionadas com os pagamentos "faseados" aos trabalhadores na obra. Passo a explicar:

    - Visto que iremos recorrer a empréstimo de banco e que o mesmo disponibiliza tranches de dinheiro de acordo com o nível de construção, gostava que me elucidassem sobre a melhor forma de efetuar os pagamentos aos trabalhadores, uma vez que estes quererão receber durante o tempo que trabalham e não apenas no final (penso eu).
    Alguma documentação/forum que possa consultor nesse sentido? Algum "protocolo" justo para ambas as partes?

    Agradecia os vossos comentários e experiências, principalmente de quem já passou por esta situação.
  2.  # 2

    Uma solução é fazer medições do trabalho efetuado no fim de cada mês (para isso serve a fiscalização, caso tenha sido contratada). Usando depois os valores indicados nos preços unitários, calcula-se simplesmente o valor de cada quantidade executada. Com estes dados faz-se o pagamento, retendo 5 ou 10% como garantia, que serão apenas pagos após a receção definitiva da obra. Tudo isto poderá ser negociado, claro.
    O pagar ao fim de cada mês de trabalho efetuado é normal, ainda que no início da obra se possa pagar um valor pela instalação do estaleiro (valor que deverá estar descriminado os preços unitários).
    Votos de boa obra!
  3.  # 3

    Se vai recorrer a emprestimo, tenha em atenção que para cada tranche vai ter que pagar a vistoria.
    O ideal para si é pagar tudo só no final.
    O ideal para o empreiteiro é receber todos os meses.
    Talvez um meio termo seja bom pra os dois.
  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaUma solução é fazer medições do trabalho efetuado no fim de cada mês (para isso serve a fiscalização, caso tenha sido contratada). Usando depois os valores indicados nos preços unitários, calcula-se simplesmente o valor de cada quantidade executada. Com estes dados faz-se o pagamento, retendo 5 ou 10% como garantia, que serão apenas pagos após a receção definitiva da obra. Tudo isto poderá ser negociado, claro.
    O pagar ao fim de cada mês de trabalho efetuado é normal, ainda que no início da obra se possa pagar um valor pela instalação do estaleiro (valor que deverá estar descriminado os preços unitários).
    Votos de boa obra!



    Boa tarde. Relativamente à contratação de fiscalização para obra, percebendo a sua utilidade, questiono se é obrigatório. Questiono também se têm ideia do custo mensal que representa.
    Obrigado.
  5.  # 5

    Dependendo da obra, a fiscalização pode ser obrigatória.
    A sua utilidade depende daquilo que o DO exige dela.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    O custo de uma fiscalização irá depender da avaliação da complexidade do projeto, da distância ao local de trabalho o do fiscal, etc e começa normalmente em valores que rondam 1% do valor de adjudicação e vai até percentagens bem superiores...só pedindo um orçamento.
  7.  # 7

    Caro Nuno
    Permita-me discordar dos valores em função de uma percentagem.
    Enquanto fiscal, os meus honorários não devem estar relacionados com os honorários de outro profissional qualquer.
    Os meus honorários reflectem apenas o meu trabalho e as minhas competências.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    E não estão, estão relacionados com o custo/complexidade da obra, mas tudo depende de cada empresa de fiscalização ou profissional independente.
 
0.0129 seg. NEW