Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Faltam preços dos dois sistemas...e o que inclui o PRH...uma unidade split 5,0?...será necessário?...e bomba Samsung?...num sistema top?...Será comparável?...Pode ficar para amanha...:-)))
  2.  # 182

    Colocado por: TgarryPode fazer um pedido de orçamento na loja HELLO que conhece,
    assim posso juntar mais um á minha base de dados...

    Para a comparação não serve pois as hello não vendem Acs top e o seu PRH é top...
  3.  # 183

    Mas como vê estou a usar um comparativo com LG de uma loja HELLO...
  4.  # 184

    Agora não vou comparar com a solução mais econômica da LG tb...
  5.  # 185

    No final e bem feitas as contas, sem nenhum aplicador guloso pelo meio vai ver que a diferença não é assim tanta...

    35€m2x 140m2 PRH mais bomba de calor Samsung ... é só fazer a conta...

    E até estou a ser simpático nos 35€\m2
  6.  # 186

    Vejamos:
    Como já foi dito, qualquer aquecimento elétrico tradicional (sejam emissores, radiadores, acumuladores, etc) tem o mesmo rendimento: o mesmo calor pelos mesmos euros. Os acumuladores por terem a resistência dentro de uma caixa de tijolos pesados e isolados, conseguem reter o calor mais tempo (mas demoram mais a "lançá-lo" cá para fora) pelo que são indicados para tarifas bi-horárias, ou mesmo apenas para baixar a potência instalada em tarifa simples. Se tiver 6kW de acumuladores, pode ligá-los apenas umas horas à noite e não chega a ter mais coisas em simultâneo (basta se for o caso, colocar um relógio no termoacumulador para não entrar em simultâneo).
    No resto, concordo que o melhor investimento é no isolamento, e porquê? Quando estamos num espaço, a nossa sensação de conforto depende de vários fatores, e o facto de junto a nós termos 20º na temperatura do ar não torna o espaço confortável; se a parede atrás de nós estiver a 15º e por conseguinte as nossas costas estiverem constantemente a radiar calor para lá sentimos-nos desconfortáveis.
    O ideal é termos todas as superfícies a uma temperatura semelhante e confortável e não termos velocidades do ar significativas, isto remete-nos para vários radiadores/emissores espalhados pela casa, ou piso radiante como as melhores soluções. O piso radiante é um pouco menos eficaz com pavimentos em madeira.
    Espero ter ajudado (e aceitam-se agradecimentos no forum ;-)
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 187

    Colocado por: Pedro Fernandes
    Por 1500€ de diferença tem de ter os acs sobre dimensionados e/ou caros...

    Só vendo todas os preços e características para perceber...mas isso por aqui convém ser tabu...


    Pois ou dimensionados de acordo com as necessidades especificas.
    Se chegar a tempo ao escritorio, e se autorizado, publico o estudo que fiz para o tgarry.
  8.  # 188

    Caro Tgarry

    Falou-se em sistema prh de topo e depois aplica-se uma bomba samsung? Então tem-se que se falar de bombas de topo, no mínimo daikin, e há ainda mais caras.

    Quanto ao ar condicionado imura, claro que se pode aplicar, mas o modelo abaixo tem o mesmo conforto, funcionalidades e desempenho, apenas difere na componente estética, e custa bem menos.

    Quanto a uma unidade externa de 5 para 4 internas, é em regra um desperdício e ineficiência.
    Unidade interna de 50 quase nunca é necessária, Como são inverter uma unidade de 42 no máximo produz mais que 50 em aquecimento. Tenho uma unidade de 35 da Mitsubishielectric que pode debitar 5Kw de potência, as unidades 2,5 custumam produzir uns 4kw, etc

    Sendo assim para comparar ocomparável deve comparar um prh com uma bomba de topo, ou então uma bomba sansung com um ar condicionado samsung. E comparar com um sistema de ar condicionado não sobredimencionado.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  9.  # 189

    Colocado por: dfserraCaro Tgarry

    Falou-se em sistema prh de topo e depois aplica-se uma bomba samsung? Então tem-se que se falar de bombas de topo, no mínimo daikin, e há ainda mais caras.

    Quanto ao ar condicionado imura, claro que se pode aplicar, mas o modelo abaixo tem o mesmo conforto, funcionalidades e desempenho, apenas difere na componente estética, e custa bem menos.

    Quanto a uma unidade externa de 5 para 4 internas, é em regra um desperdício e ineficiência.
    Unidade interna de 50 quase nunca é necessária, Como são inverter uma unidade de 42 no máximo produz mais que 50 em aquecimento. Tenho uma unidade de 35 da Mitsubishielectric que pode debitar 5Kw de potência, as unidades 2,5 custumam produzir uns 4kw, etc

    Sendo assim para comparar ocomparável deve comparar um prh com uma bomba de topo, ou então uma bomba sansung com um ar condicionado samsung. E comparar com um sistema de ar condicionado não sobredimencionado.


    Falei em Samsung pk se estava a falar do Ar condicionado Samsung ( que o senhor dizia ser mto bom)

    unidade exterior para 5 unidades .. porque vai ter uma pré instalação para uma quinta unidade...

    já que vou ter maquinas a vista pelo menos que sejam bonitas :) eheheh

    o facto da maquina de 50 ... tenho um espaço amplo de 60 m2 e assim foi recomendado pelos dois técnicos da marca onde me dirigi...
    • eu
    • 9 outubro 2014

     # 190

    Colocado por: Anonimo18072022AEquipamentos por exemplo com 1500W não disponibilizam todos a mesma energia para o espaço.

    Claro que disponibilizam a mesma quantidade de energia, embora de formas diferentes e eventualmente com uma distribuição temporal diferente.

    Se assim não fosse, estaria a violar as leis mais básicas da termodinâmica.
  10.  # 191

    Colocado por: pc ferreira

    Pois ou dimensionados de acordo com as necessidades especificas.
    Se chegar a tempo ao escritorio, e se autorizado, publico o estudo que fiz para o tgarry.


    Está devidamente autorizado....
  11.  # 192

    A forma como o calor é passado para o local pode ser diferente, mas a conservação da energia tem de ser mantida num sistema simples sem bomba de calor: 1kw elétrico degrada-se sempre em 1kw de calor... pode depois perder-se pelo mau isolamento, parte pode ter ficado na parede pelo aquecimento da cablagem, etc, ou a conveção levá-lo para cotas mais latas, sem tanto interesse de conforto.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 9 outubro 2014 editado

     # 193

    Colocado por: Anonimo18072022ANo caso de equipamentos que utilizam o efeito de joule nem sequer tem a aplicação das leis da termodinâmica

    Não quero poluir o tópico com discussões técnicas, e fico-me por isto: as leis da termodinâmica aplicam-se a todos os sistemas.
    Concordam com este comentário: Arcade
  12.  # 194

    vamos esclarecer uma questão:

    e para isso vou usar uma analogia que todos compreenderam:

    eu preciso de me deslocar do Porto para Madrid,

    posso ir a pé, posso ir de bicicleta, de carroça de bois, de carro, de comboio ou de avião, conforme a minha disposição e dinheiro disponível,

    mas no final desloquei-me do ponto A para o ponto B, que foi sempre o meu objectivo,

    aplicando aqui na pratica, existem diferentes soluções para climatização dependendo daquilo que cada qual definir como conforto e preço a pagar por ele, neste capitulo também esta incluído o PRE que apesar de ter consumos exorbitantes se descontrolado apresenta um dos mais baixos custos iniciais,


    quando se coloca a questão de qual o melhor sistema, na minha óptica pessoal é sem margem para duvidas o piso radiante hidráulico, que contrariamente ao que por aqui se tem veiculado não é muito mais caro que outras soluções de conforto e estética equivalente(equipamentos não visíveis),
    no final fica mais caro porque acaba-se sempre por colocar piso radiante nos WC´s juntamente com uns seca toalhas, na cozinha, no hall de entrada e no dos quartos, no escritório que se vai usar poucas vezes, no quarto para receber a tralha e uma ou outra vez alguém da família e até na barraca do cão, depois como permite tirar partido da energia térmica solar, lá vai mais uns quantos colectores e um ou mais depósitos, isto é que encarece o sistema, a base que é aquilo que se pode comparar com outros sistemas fica muitas vezes mais em conta que outras soluções,

    por exemplo uma moradia T3 com 100m2 (conforme um caso real de uma obra que estou a executar) somente aquecimento com aplicação exclusivamente nas áreas úteis, que já tenha uma base com isolamento térmico incorporado ligada numa caldeira a gás de condensação, esta solução consegue-se fazer entre 3500€ e 4000€, se entrar uma bomba de calor Daikin Altherma split LT na equação já sobe para os 5000€ a 5500€, adicionando o solar térmico Daikin Drainback vai para os 8500€ e se adicionar arrefecimento, todos os restantes espaços não úteis, mais WC´s, mais seca toalhas e mais uns quantos berlicoques e o preço final fica 12600€,

    neste caso e se fosse com AC mural Daikin serie Preimium o preço seria 4800€, portanto o valor base seria quase igual, mas teria umas maquinas nas paredes e como é uma reconstrução numa zona histórica em que se pretende manter o maximo de traço original sem grandes intrusões, essa solução foi imediatamente eliminada.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Tgarry
    Estas pessoas agradeceram este comentário: klinker
  13.  # 195

    Colocado por: Pedro Fernandes..É muito simples...em vez de gastar 3250€ (iva e instalação incluídos), gasta uns 10000€ e coloca PRH+BC...e fica como quer...;-)
    sim gasta 3250 e climatiza 4 zonas! so gasta quem quer, não vale a pena tentar comparar sistema com confortos e funcionamentos diferentes e dizer esperar que é igual!!
  14.  # 196

    Colocado por: jorgealvesvamos esclarecer uma questão:

    e para isso vou usar uma analogia que todos compreenderam:

    eu preciso de me deslocar do Porto para Madrid,

    posso ir a pé, posso ir de bicicleta, de carroça de bois, de carro, de comboio ou de avião, conforme a minha disposição e dinheiro disponível,

    mas no final desloquei-me do ponto A para o ponto B, que foi sempre o meu objectivo,

    aplicando aqui na pratica, existem diferentes soluções para climatização dependendo daquilo que cada qual definir como conforto e preço a pagar por ele, neste capitulo também esta incluído o PRE que apesar de ter consumos exorbitantes se descontrolado apresenta um dos mais baixos custos iniciais,


    quando se coloca a questão de qual o melhor sistema, na minha óptica pessoal é sem margem para duvidas o piso radiante hidráulico, que contrariamente ao que por aqui se tem veiculado não é muito mais caro que outras soluções deconforto e estética equivalente(equipamentos não visíveis),
    no final fica mais caro porque acaba-se sempre por colocar piso radiante nos WC´s juntamente com uns seca toalhas, na cozinha, no hall de entrada e no dos quartos, no escritório que se vai usar poucas vezes, no quarto para receber a tralha e uma ou outra vez alguém da família e até na barraca do cão, depois como permite tirar partido da energia térmica solar, lá vai mais uns quantos colectores e um ou mais depósitos, isto é que encarece o sistema, a base que é aquilo que se pode comparar com outros sistemas fica muitas vezes mais em conta que outras soluções,

    por exemplo uma moradia T3 com 100m2 (conforme um caso real de uma obra que estou a executar) somente aquecimento com aplicação exclusivamente nas áreas úteis, que já tenha uma base com isolamento térmico incorporado ligada numa caldeira a gás de condensação, esta solução consegue-se fazer entre 3500€ e 4000€, se entrar uma bomba de calor Daikin Altherma split LT na equação já sobe para os 5000€ a 5500€, adicionando o solar térmico Daikin Drainback vai para os 8500€ e se adicionar arrefecimento, todos os restantes espaços não úteis, mais WC´s, mais seca toalhas e mais uns quantos berlicoques e o preço final fica 12600€,

    neste caso e se fosse com AC mural Daikin serie Preimium o preço seria 4800€, portanto o valor base seria quase igual, mas teria umas maquinas nas paredes e como é uma reconstrução numa zona histórica em que se pretende manter o maximo de traço original sem grandes intrusões, essa solução foi imediatamente eliminada.
    Concordam com este comentário:Tgarry
    Estas pessoas agradeceram este comentário:klinker


    Obrigado, já temos alguns valores concretos!

    Pode PF fazer o mesmo exercicio para uma àrea de 160m2(provavelmente menos, mas só saberei mais tarde)

    Como estava a pensar 4/5 ACs para a casa toda(3 quartos mais sala e cozinha) o piso radiante será sem seca toalhas e essas coisas que só encarecem o sistema
    Concordam com este comentário: Tgarry
  15.  # 197

    Colocado por: klinkervalores concretos!

    Pode PF fazer o mesmo exercicio para uma àrea de 160m2(provavelmente menos, mas só saberei mais tarde)

    Como estava a pensar 4/5 ACs para a casa toda(3 quartos mais sala e cozinha)

    posso e até o posso colocar aqui em publico com as 4 soluções da praxe

    1ª: piso radiante hidraulico com a fonte desejada
    2ª piso radinate hidraulico com solar termico
    3ª AC equipamento encastrado (vulgo condutas)
    4ª AC equipamentos murais.

    preciso de alguns elementos para calculo;

    nrº de divisões e area de cada uma?
    localização e tipologia do imovél?
    tipologia dos vãos envidraçados?
    qual a fonte de energia termica?
  16.  # 198

    Colocado por: jorgealves
    posso e até o posso colocar aqui em publico com as 4 soluções da praxe

    1ª: piso radiante hidraulico com a fonte desejada
    2ª piso radinate hidraulico com solar termico
    3ª AC equipamento encastrado (vulgo condutas)
    4ª AC equipamentos murais.

    preciso de alguns elementos para calculo;

    nrº de divisões e area de cada uma?
    localização e tipologia do imovél?
    tipologia dos vãos envidraçados?
    qual a fonte de energia termica?


    as áreas ainda não posso dar porque ainda está a ser projectado, mas será algo do género
    2 quartos de 14m2 e 1 de 18
    sala/cozinha 60

    edit:

    Porto
    Bomba de calor
    Relativamente a janelas, normais com corte termico
  17.  # 199

    Colocado por: klinker

    as áreas ainda não posso dar porque ainda está a ser projectado, mas será algo do género
    2 quartos de 14m2 e 1 de 18
    sala/cozinha 60


    Tem ideia dos is, onde é necessária a maior carga?
  18.  # 200

    Colocado por: pc ferreira

    Tem ideia dos is, onde é necessária a maior carga?


    Tem razão, esqueci das is, só será necessário no primeiro piso mas serão pequenas a rondar os 5m2 cada
 
0.0253 seg. NEW