Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Adquiri um imóvel onde vim a depara que tem pouca pressão.
    exemplo quando tomo banho se misturo um pouco de agua fria o esquentador vai abaixo.
    já chamei a empresa gestora pela agua e ele vieram me medir a pressão e disseram me que tinha 1.6psi e que isso era mais do que suficiente para um 3º andar.
    e que o problema era das minhas tubagens, mas vim a saber que o meu vizinho do mesmo andar tambem tem o mesmo problema mas os predios ao lado nenhum tem problemas deste.

1,6psi é o suficiente?????
  2.  # 2

Colocado por: DivelBoas,

Adquiri um imóvel onde vim a depara que tem pouca pressão.
    exemplo quando tomo banho se misturo um pouco de agua fria o esquentador vai abaixo.
    já chamei a empresa gestora pela agua e ele vieram me medir a pressão e disseram me que tinha 1.6psi e que isso era mais do que suficiente para um 3º andar.
    e que o problema era das minhas tubagens, mas vim a saber que o meu vizinho do mesmo andar tambem tem o mesmo problema mas os predios ao lado nenhum tem problemas deste.

Em principio tem a ver com a dimensão da tubagem com essa pressão o esquentador não devia apagar-se já constatei casos semelhantes em obras que executo.
    A tubagem é de 1/2 vinda do contador quando devia no minimo ser de 3/4 por outro lado a canalização deve ser em ferro galvanizado que devido a incustrações na tubagem reduz o caudal portanto deve susbtituir a canalização em alternativa poderá substituir o esquentador por um termocumulador de baixa pressão e consegue resolver o problema dos banhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Divel
  3.  # 3

Obrigado pela resposta.

segundo o que vi o material existente é ppr.
    fui verificar no prédio ao lada[igual feito pelo mesmo construtor] e tem no contador os tubos com o mesmo diâmetro. apesar de não saber qual é. a única diferença é que eu tenho uma casa de banho a mais, poderá ser tão significativo???
    pois quando abro agua fria parece quando abrimos metade de uma torneira de uma mangueira, mesmo tendo os redutores nas pontas das torneiras a agua sai sem bolhas de ar.
  4.  # 4

Colocado por: DivelObrigado pela resposta.

segundo o que vi o material existente é ppr.
    fui verificar no prédio ao lada[igual feito pelo mesmo construtor] e tem no contador os tubos com o mesmo diâmetro. apesar de não saber qual é. a única diferença é que eu tenho uma casa de banho a mais, poderá ser tão significativo???
    pois quando abro agua fria parece quando abrimos metade de uma torneira de uma mangueira, mesmo tendo os redutores nas pontas das torneiras a agua sai sem bolhas de ar.

A questão é mesmo falta de caudal a tubagem a partir do contador devia ter um diametro maior pelo fato de ter mais uma casa de banho.
  5.  # 5

Eu acho que não
  6.  # 6

já agora quanto devia ter de caudal no contador?
  7.  # 7

Colocado por: j cardoso
    Eu acho que não

O problema é que não encontro nada que me diga que tenho que ter no contador no mínimo 2 ou 3 psi, existe alguma coisa??
  8.  # 8

A pergunta que deve fazer é: que pressão de abastecimento devia ter? A resposta é: a que resulta das condições exigidas nos dispositivos de aplicação:

Decreto Regulamentar 23/95 de 23 de Agosto
    Artigo 87º:
    AS pressões de serviço nos dispositivos de utilização devem situar-se entre os 50 KPa e os 600 KPa sendo recomendável, por questões de conforto e durabilidade dos materiais, que se mantenham entre os 150 KPa os 300 KPa

A parrtir daqui é fazer as contas

A pressão de abastecimento que indica é ridiculamente baixa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Divel
  9.  # 9

uii podes me ajudar nisso???? já agora onde se encontra essa informação???
  10.  # 10

Decreto Regulamentar 23/95 de 23 de Agosto
    Artigo 87º
    • Divel
    • 7 outubro 2014 editado

# 11

segundo o que vi a pressão tem que ter entre 150 a 300 que dá 1,5 a 3 bar logo se tenho 1,6 eles vão sempre afirmar que esta dentro dos parâmetros, correcto???
  11.  # 12

Não. Você, segundo diz, tem 1.6 psi, ou seja, 0.11 bar.

(Embora eu duvide desse valor que refere)
    Concordam com este comentário: Divel
  12.  # 13

Colocado por: j cardosoNão. Você, segundo diz, tem 1.6 psi, ou seja, 0.11 bar.

(Embora eu duvide desse valor que refere)
    Concordam com este comentário:Divel

E com toda a razão eu queria dizer bar....
  13.  # 14

e também tenho 1.6 bar nas torneiras.
  14.  # 15

Sendo assim a qustão é muito diferente e pode não ter a ver com a pressão de abastecimento, embora não possa ser colocada de lado
  15.  # 16

Colocado por: j cardosoSendo assim a qustão é muito diferente e pode não ter a ver com a pressão de abastecimento, embora não possa ser colocada de lado

Boas amigo J Cardoso espero que esteja tudo bem ai pelo Porto!

Tal como referi e pela minha experiencia insisto na falta de caudal porque a pressão existe sempre.

Um abraço
    Costa
    Concordam com este comentário: Divel
  16.  # 17

Obrigado, que tudo esteja bem consigo.
    Por isso duvidei dos dados que o Divel deu, parecia-me impossível aquela pressão. Ainda assim acho baixa a pressão que ele indica agora. E se é realmente a pressão à entrada do contador então é indiferente que seja no 3º ou no 10º andar, pelo que acho estranha a resposta que deram.
  17.  # 18

Colocado por: Costa53

Boas amigo J Cardoso espero que esteja tudo bem ai pelo Porto!

Tal como referi e pela minha experiencia insisto na falta de caudal porque a pressão existe sempre.

Um abraço
    Costa
    Concordam com este comentário:Divel

Obrigado J Cardoso e Costa53 pela vossa ajuda.

se for problemas de caudal como posso verificar no contador e nas torneiras pois se tiver no contador e diminuir bastante nas torneiras isso ira me indicar um problema na minha canalização, mas se mantiver pode indicar um problema do 2 para 3ºandar ou de um problema na válvula de segurança pois eu e o meu vizinho sofremos do mesmo. é este o meu raciocínio estou certo quanto a ele????
  18.  # 19

acabei de ir ao predio ao lado igual frito pelo mesmo construtor e tem a mesma pressão que eu mas sai o dobro da agua da torneira portanto problema com caudal agora a origem do problema é k é dificil
  19.  # 20

veja o diametro que tem no esquentador... se não ha ai uma diminuiçao na mangueira..«..

regule tambem o esquentador para dar mais caudal ( se der para regular).

a agua do esquentador tem de sair quase à temp que a vai usar no banho para nao usar muita agua fria ( desperdicio...)

0.0163 seg. NEW