Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estive recentemente a colocar iluminação led na minha casa, tendo retirado as lampadas de halogeneo de 50w + transformador 220v.

    A minha questão é o que faço aos transformadores que não têm qualquer utilidade para mim. Existe alguém que dê alguma coisa por eles?

    O que fizeram no vosso caso?

    Obrigado pelas ajudas.
  2.  # 2

    Ofereça a algum amigo engenhocas que ele arranjará utilidade para tal...
  3.  # 3

    A opção por LED's com transformador exterior é a opção com vida útil mais longa. O transformador interno das lâmpadas LED são o componente menos fiável.
    Assim a melhor opção é lâmpadas LED de 12V com transformador exterior. Só falta saber se esses transformadores que tem serão apropriados a lâmpadas LED.
    Concordam com este comentário: system32
  4.  # 4

    Serão concerteza transformadores AC. Logo, sem a respectiva rectificação e estabilização, não são adequados.

    Existem fontes adequadas para as lampadas led a muito bem preço.
    • eu
    • 9 outubro 2014

     # 5

    Solução: olx
  5.  # 6

    Colocado por: CrOhNSerão concerteza transformadores AC. Logo, sem a respectiva rectificação e estabilização, não são adequados.

    Existem fontes adequadas para as lampadas led a muito bem preço.


    Não necessariamente! A partir de determinada altura passou a ser mais económico usar conversores comutados para gerar os 12V a partir da tensão da rede, e neste caso são 12V DC.

    A diferença é fácil de ver: se o transformador for de facto um transformador, a sua construção é um "calhau" de ferro com fio de cobre enrolado (perdoem-me os preciosistas o abuso de linguagem, mas é para leigo entender).

    Se o "transformador" na verdade for uma fonte comutada, então terá no seu interior uma quantidade grande de pequenos componentes electrónicos (entre outras coisas).

    De qualquer maneira, se não sabe o que lhes fazer, ponha no OLX (mas aviso-o já que este material hoje em dia é barato mesmo em novo).

    Ou então dê um amigo carola daqueles que gostam de fazer fogo de artifício na garagem! :)
  6.  # 7

    Colocado por: pedromdfA opção por LED's com transformador exterior é a opção com vida útil mais longa. O transformador interno das lâmpadas LED são o componente menos fiável.
    Assim a melhor opção é lâmpadas LED de 12V com transformador exterior.


    e em termos de consumo?

    é que há dias medi o consumo de iluminação LED de 12V com transformadores externos, e aquilo consumia bastante mais que o que indicava nas lampadas...
  7.  # 8

    Atenção que mesmo sendo fonte comutada, provavelmente será de AC. É um esquema simples de comutação com realimentação utilizado para halogeneo, mas sem a rectificação e estabilização (apenas tem alguma devido à realimentação).
    Para os LEDs deve utilizar transformadores próprios para DC, bem baratos no EBAY.

    E sim: a utilização de transformador externo dá muito mais fiabilidade as lâmpadas LED, pois os transformadores internos das de 230v funcionam por impedância capacitiva, sendo pouco fiáveis e sem estabilização absolutamente nenhuma.

    Colocado por: ClioII

    Não necessariamente! A partir de determinada altura passou a ser mais económico usar conversores comutados para gerar os 12V a partir da tensão da rede, e neste caso são 12V DC.

    A diferença é fácil de ver: se o transformador for de facto um transformador, a sua construção é um "calhau" de ferro com fio de cobre enrolado (perdoem-me os preciosistas o abuso de linguagem, mas é para leigo entender).

    Se o "transformador" na verdade for uma fonte comutada, então terá no seu interior uma quantidade grande de pequenos componentes electrónicos (entre outras coisas).

    De qualquer maneira, se não sabe o que lhes fazer, ponha no OLX (mas aviso-o já que este material hoje em dia é barato mesmo em novo).

    Ou então dê um amigo carola daqueles que gostam de fazer fogo de artifício na garagem! :)
  8.  # 9

    Fontes de alimentação deste tipo (comutadas) que podem alimentar uma série de lâmpadas LED, por exemplo de um mesmo circuito.

    • eu
    • 16 outubro 2014

     # 10

    Colocado por: system32sendo pouco fiáveis e sem estabilização absolutamente nenhuma.

    Só um pequeno aparte: os LEDs não precisam de tensão estabilizada e aguentam bem picos de tensão (dentro de certos limites).

    Uma observação: fontes comutadas não são lá grande exemplo de fiabilidade: basta ver o que acontece frequentemente nas fontes de PCs...
  9.  # 11

    Colocado por: euUma observação: fontes comutadas não são lá grande exemplo de fiabilidade: basta ver o que acontece frequentemente nas fontes de PCs...

    Qual a alternativa que aconselha? Como pensa que seja a fonte de alimentação dentro das lâmpadas que defende que não se avariam em 4 anos de utilização intensa?
  10.  # 12

    Este é um exemplo da fonte de alimentação das lâmpadas LED de substituição das fluorescentes

    • eu
    • 16 outubro 2014 editado

     # 13

    Colocado por: pedromdfQual a alternativa que aconselha?

    O velho transformador eletromagnético com ponte retificadora.
  11.  # 14

    Então opte por uma fonte de alimentação dessas no seu computador ...
    • eu
    • 16 outubro 2014

     # 15

    Pensei que estávamos a falar de LEDs...
  12.  # 16

    Colocado por: euUma observação: fontes comutadas não são lá grande exemplo de fiabilidade: basta ver o que acontece frequentemente nas fontes de PCs...
  13.  # 17

    Colocado por: pedromdfEntão opte por uma fonte de alimentação dessas no seu computador ...



    Não era o primeiro. Em equipamento informático empresarial nos anos '80 não era invulgar ver fontes lineares com gigantescos transformadores toroidais, ao invés das fontes comutadas omnipresentes de hoje, exactamente por causa da fiabilidade acrescida (estamos a falar de máquinas que, falhando, todos os postos de trabalho ficavam inoperacionais).
    • eu
    • 17 outubro 2014

     # 18

    Colocado por: ClioIINão era o primeiro. Em equipamento informático empresarial nos anos '80 não era invulgar ver fontes lineares com gigantescos transformadores toroidais, ao invés das fontes comutadas omnipresentes de hoje, exactamente por causa da fiabilidade acrescida (estamos a falar de máquinas que, falhando, todos os postos de trabalho ficavam inoperacionais).

    Ainda hoje, em bastidores de rede críticos, a alimentação não é feita a partir das fontes internas dos equipamentos ativos, mas sim a partir de um sistema externo com baterias e fontes... com transformadores.
 
0.0216 seg. NEW