Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Lanço hoje um desafio: Região a Região, Cidade a cidade, Vila a Vila, Aldeia a Aldeia vamos melhorar Portugal.

    Porque tomo esta iniciativa? Apercebo-me no meu dia a dia que há problemas de diversa ordem que poderiam ser facilmente corrigidos

    Dou um exemplo: Na minha cidade (Santarém) existe uma curva muito traiçoeira, na qual os despistes são uma constante, sobretudo quando começa a chover.
    Trata-se de uma curva com um aspeto banal , perto do hospital de Santarém, contudo o seu angulo, inclinação e tipo de asfalta já deram aso a imensos despistes, uns mais graves que outros, felizmente têm sido apenas dados materiais.

    Ontem ocorreu mais um aparatoso acidente na referida curva, o qual levou ao capotamento de uma viatura com dois jovens, tal como se pode ver no jornal local:
    http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=76772&idSeccao=479&Action=noticia#.VDT8tBYZ43Y

    Pelos vistos , e segundo testemunhas oculares, antes deste carro ter tido um acidente, outros carros tiveram quase a despistarem-se no mesmo local, mas conseguiram controlar as viaturas.
    Dias antes ia a passar na mesma curva e estava este carro , o qual ficou neste estado contra o mesmo poste.








    Na altura tirei estas fotos com o telemóvel já com a intenção de escrever sobre o assunto , e aconselhei o condutor acidentado a ir à EDP e perguntar quantas vezes já mudaram aquele poste em concreto nos últimos anos.
    Fiquei inspirado para escrever um tópico com o nome “toda a gente sabe, mas ninguém faz nada” .

    Questão: Será que toda a gente sabe mesmo que ali há um ponto negro ? Que já ali houveram dezenas de despistes e acidentes, e CENTENAS de POTENCIAIS despistes e acidentes ?
    Eu sei, quem ali passa ou vive ou trabalha na zona também sabem, a policia e bombeiros que é lá chamada frequentemente sabe , quem vai trocar o poste também sabem.
    Tem havido bastante sorte, mas é uma questão de tempo até haver um acidente naquela curva em que alguém irá acabar numa cadeira de rodas ou num caixão .
    Refleti um pouco mais, e imagino quantos e quantos milhares de curvas como esta há por este pais fora, e na quantidade de pessoas que já ficaram feridas ou mortas em acidentes tão facilmente evitáveis.
    Então porque é que ninguém faz nada ?

    Após pensar bastante sobre isto, acredito ter a resposta: Porque há uma grande falta de comunicação vertical. Ou seja, quem sabe geralmente não tem a capacidade de decidir, mandar ou corrigir por si mesmo. A policia e bombeiros limitam-se a tratar da ocorrência e seguem para a próxima. Os vizinhos e transeuntes limitam-se a presenciar, falar e ficar indignados.
    Os decisores , ou sejam aqueles que têm a capacidade e o poder de corrigir estes problemas / pontos negros, possivelmente vão pouco ao terreno. Assumo que estas situações que tanta gente sabe na base, possivelmente não chegam aos seus gabinetes.
    Até porque custa-me a acreditar que se quem tem a capacidade e o poder de mandar soubesse, que não tivesse já feito algo. Por exemplo, no caso desta curva bastavam umas lombas, ou um sinal com limite de 30 a hora e aviso de curva apertada ou escorregadia. Bastava isto , e evitavam-se tantos acidentes, sustos, e substituições do malfadado poste de iluminação.

    Há que ter uma atitude positiva e acreditar que só não há mais problemas corrigidos , pois quem tem a capacidade de decidir desconhece esses problemas. E é esta a razão de ser deste tópico: Facilitar a comunicação e articulação entre aqueles que estão no terreno, aqueles que assistem e experienciam os problemas, e aqueles que estão lá em cima e têm o poder de melhorar e corrigir .

    Ha uns anos tinhamos um probrama na sic que fazia algo parecido com isto, chamava-se Praça Publica , apresentado por Conceicao Lino. Hoje , volvidos quase 20 anos, tempos as redes sociais e os fóruns . Ambos são uma poderosa ferramenta de comunicação e participação cívica . Convido-vos a seguirem este exemplo e criarem tópicos semelhantes para os problemas que identificam nas vossas regiões, mantendo este formato inicial a cada novo tópico , por ex:

    Juntos Vamos Melhorar: Coimbra
    Juntos Vamos Melhorar: Ferrel
    Juntos Vamos Melhorar: Atalaia de Cima

    Tambem podem criar tópicos semelhante sobre outros temas, por ex marcas:

    Juntos Vamos Melhorar: Seat
    Juntos Vamos Melhorar: Fiat
    Juntos Vamos Melhorar: Piaggio
    Juntos Vamos Melhorar: Samsung


    Ou seja, acredito que seja muito mais eficiente haver esta descentralização / regionalização da listagem de problemas, do que haver um único tópico sobre o assunto

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: civismoA policia e bombeiros limitam-se a tratar da ocorrência e seguem para a próxima.


    Posso-lhe dizer que as diversas forças de actuação no terreno, efectuam relatórios e propostas que posteriormente seguem para a edilidade da zona de actuação. Já presenciei há anos atrás, portanto, não é de agora, o sr "engenheiro" da câmara a questionar a natureza das propostas efectuadas em relatório por virem de pessoal não qualificado, como ele referiu. E o que me custa mais é que o "engenheiro" era rapaz novo, não uma velha carcaça dos outros tempos.


    Acima de tudo, o grande problema do funcionamento público é a não responsabilização dos responsáveis pela área que detêm. Qualquer processo aberto, o "estado" paga as indeminizações, ficando-se o funcionário, se muito, por um procedimento disciplinar. Mas isto apenas nas bases...pois nos cargos de chefia raramente existe processo disciplinar.


    Colocado por: civismoAté porque custa-me a acreditar que se quem tem a capacidade e o poder de mandar soubesse, que não tivesse já feito algo. Por exemplo, no caso desta curva bastavam umas lombas, ou um sinal com limite de 30 a hora e aviso de curva apertada ou escorregadia. Bastava isto , e evitavam-se tantos acidentes, sustos, e substituições do malfadado poste de iluminação.


    Eles saber sabem garantidamente!
    Concordam com este comentário: mmgreg
    • eu
    • 8 outubro 2014

     # 3

    Quem é o responsável por essa via? A câmara municipal?

    Que tal enviar uma carta à câmara a denunciar a situação?

    PS: onde é essa rua? Conheço a zona, mas não estou a ver onde é essa curva...
  3.  # 4

    E será que a 50km/h tais acidentes ocorreriam? Por norma, as diversas entidades escudam-se neste argumento.
    • eu
    • 8 outubro 2014

     # 5

    Colocado por: treker666E será que a 50km/h tais acidentes ocorreriam?

    Sim, em determinados pisos escorregadios, o carro pode fugir a 50 Km/h e até menos...
  4.  # 6

    Colocado por: euSim, em determinados pisos escorregadios, o carro pode fugir a 50 Km/h e até menos...


    Isso eu sei. Mas será que ocorreria? É apenas essa a questão.
    • eu
    • 8 outubro 2014 editado

     # 7

    Colocado por: treker666Isso eu sei. Mas será queocorreria? É apenas essa a questão.

    Se existem muitos despistes na zona (mesmo que seja por culpa dos condutores), a câmara tem o dever moral de melhorar o piso.

    Custa dinheiro aos contribuintes, mas não há dinheiro que compre a vida de uma criança atropelada...

    Antes gastar dinheiro nisso do que em festas e festarolas, com serviços encomendados à empresa da mulher do (anterior) presidente da câmara. Os scalabitanos sabem do que falo...
  5.  # 8

    Colocado por: euSe existem muitos despistes na zona (mesmo que seja por culpa dos condutores), a câmara tem o dever moral de melhorar o piso.


    Não concordo. Se à velocidade determinada por lei o piso é perfeitamente transitável, os condutores que se amanhem. Não há razão para se gastar mais dinheiro quando se pode transitar na velocidade regulamentada.



    Colocado por: euCusta dinheiro aos contribuintes, mas não há dinheiro que compre a vida de uma criança atropelada...


    Já é uma segunda questão. E aí sim, já aceito que se construam defesas para os peões.



    Colocado por: euAntes gastar dinheiro nisso do que em festas e festarolas, com serviços encomendados à empresa da mulher do (anterior) presidente da câmara...


    Já são outros tostões. Também não concordo, mas não considero um argumento válido para a discussão em causa.
  6.  # 9

    Ainda não percebi esta moda recente das curvas com relevê ao contrário...
    Concordam com este comentário: loverscout, JPN761, Bricoleiro
  7.  # 10

    Colocado por: RJAS1972Ainda não percebi esta moda recente das curvas com relevê ao contrário...
    Concordam com este comentário:loverscout



    é para ajudar na condução....
  8.  # 11

    Colocado por: treker666Não concordo. Se à velocidade determinada por lei o piso é perfeitamente transitável, os condutores que se amanhem.

    E os peões?
    • eu
    • 8 outubro 2014

     # 12

    Colocado por: treker666Se à velocidade determinada por lei o piso é perfeitamente transitável, os condutores que se amanhem

    Eu tenho uma perspetiva diferente.

    Eu parto do princípio que os condutores são humanos e cometem erros e que as estradas devem ser tolerantes aos pequenos erros e distrações dos condutores.
  9.  # 13

    Colocado por: PicaretaE os peões?


    Foi respondido no mesmo post.
    Concordam com este comentário: Picareta
  10.  # 14

    Essa curva tem o relevé invertido, foi mal concebida, será sempre uma fonte de acidentes, mesmo a 50 km/h
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, RJAS1972
  11.  # 15

    Colocado por: treker666

    Não concordo. Se à velocidade determinada por lei o piso é perfeitamente transitável, os condutores que se amanhem. Não há razão para se gastar mais dinheiro quando se pode transitar na velocidade regulamentada.





    Já é uma segunda questão. E aí sim, já aceito que se construam defesas para os peões.





    Já são outros tostões. Também não concordo, mas não considero um argumento válido para a discussão em causa.


    Está-se a esquecer das condições climatéricas, há estradas em que a chuva ou o nevoeiro muda tudo. Se já de si não foram muito boas em seco... com essas condições são perfeitas cúmplices da morte.
    • mmgreg
    • 8 outubro 2014 editado

     # 16

    Há uns bons anos atrás, o meu marido teve um acidente num curva parecida com essa, dentro do limite de velocidade que estava indicado. Reclamou para a Câmara, para a Freguesia e na altura a Junta Nacional de Estradas (acho que era assim o nome) por escrito, para exigir o pagamento dos danos e para que corrigissem a curva.

    As duas entidades disseram que não tinham responsabilidades, que era a Junta Nacional de Estradas, que por sua vez disse que eram as outras, o típico jogo do empurra.

    Entretanto, mais pessoas tiveram acidentes naquele local, a curva foi corrigida e o limite de velocidade reduzido passado uns anos.

    Mas até hoje, o meu marido recusa-se a passar lá. Prefere um caminho que na minha opinião é mais sinuoso, só para evitar a lembrança do que se passou, pois apesar de não haver danos físicos, foi aparatoso.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12.  # 17

    Entao e ninguem lanca o tópico dos problemas da sua terra ?
  13.  # 18

    Na minha terra não há problemas, vive-se na paz do nosso senhor. Todos cumprem a lei e ninguém se desentende. NOT!!!
  14.  # 19

    Colocado por: civismoEntao e ninguem lanca o tópico dos problemas da sua terra ?


    Na minha terra o problema chama-se António Costa. Como em breve vai ser o problema de todos nós, não quero estar a beneficiar de informação privilegiada.
    Concordam com este comentário: eu, treker666
  15.  # 20

    Na minha terra o problema é ter o azar de apanhar radares à caça da multa, porque os limites de velocidade que metem nos sinais de trânsito dava para circular carroças de burros sem atrapalhar o trânsito e para contar as canas à beira da estrada.
    Concordam com este comentário: JPN761
 
0.0270 seg. NEW