Iniciar sessão ou registar-se
    • jmnp
    • 8 outubro 2014

# 1

Boa tarde,

Gostaria de expor o seguinte. Um familiar meu vendeu uma casa para renovar, com terreno grande, há cerca de 4 meses. Só hoje fiquei a saber que a tinha vendido por 2500 euros, quando o valor da mesma deve ultrapassar os 15 mil.

O que acontece é que esse meu familiar está com início de Alzheimer, e acredito que a doença tenha sido determinante para o estabelecimento desse preço inacreditável. Só uma pessoa debilitada pode vender por esse preço.

Existe alguma hipótese de invalidar a venda em tribunal?

Cumprimentos
  1.  # 2

A casa até pode valer 15K...mas tente saber primeiro se há alguém disposto a dar os 15K por ela. É que vai uma grande diferença entre o que vale e o que se consegue vender, principalmente nos dias de hoje.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, JPN761
  2.  # 3

Faça um pequeno estudo de mercado, tentando saber o preço de venda (não o preço de anúncio) das casas.
    Depois...fale com um advogado.
  3.  # 4

e cuidado com os prazos de impugnação
  4.  # 5

Colocado por: jmnpBoa tarde,

Gostaria de expor o seguinte. Um familiar meu vendeu uma casa para renovar, com terreno grande, há cerca de 4 meses. Só hoje fiquei a saber que a tinha vendido por 2500 euros, quando o valor da mesma deve ultrapassar os 15 mil.

O que acontece é que esse meu familiar está com início de Alzheimer, e acredito que a doença tenha sido determinante para o estabelecimento desse preço inacreditável. Só uma pessoa debilitada pode vender por esse preço.

Existe alguma hipótese de invalidar a venda em tribunal?

Cumprimentos

o seu familiar ja foi dado como incapaz, legalmente?

voce é o que ao seu familiar? ou juntamente com ele sao herdeiros do imovel?
    • jmnp
    • 9 outubro 2014

# 6

Boas,

Respondendo às perguntas colocadas:

- sei de casas bem piores e sem o terreno que esta tem, vendidas por mais de 15 mil euros. A casa é uma casa de granito início de século XX, situada na Beira Alta, com um terreno à volta de 500 m2 e vários anexos, uns a cair, outros em bom estado.
    - não sou herdeiro directo do imóvel - passaria a sê-lo se o imóvel ficasse nas mãos do meu familiar. O meu familiar, neste caso, é a minha mãe. Daí me fazer grande confusão o valor da venda, que poderia ter sido bem melhor para ela.
    - não foi declarada incapaz legalmente, está a ser seguida por um neurologista em Lisboa que lhe diagnosticou a doença.

Cumps
    jmnp
  5.  # 7

Então mas a sua mãe quando vendeu a casa, não informou os filhos???
  6.  # 8

Colocado por: jmnpBoas,

Respondendo às perguntas colocadas:

- sei de casas bem piores e sem o terreno que esta tem, vendidas por mais de 15 mil euros. A casa é uma casa de granito início de século XX, situada na Beira Alta, com um terreno à volta de 500 m2 e vários anexos, uns a cair, outros em bom estado.
    - não sou herdeiro directo do imóvel - passaria a sê-lo se o imóvel ficasse nas mãos do meu familiar. O meu familiar, neste caso, é a minha mãe. Daí me fazer grande confusão o valor da venda, que poderia ter sido bem melhor para ela.
    - não foi declarada incapaz legalmente, está a ser seguida por um neurologista em Lisboa que lhe diagnosticou a doença.

Cumps
    jmnp

Procure rapidamente um advogado....(nao falou no seu pai, que certamente tambem é ou era dono da propriedade...presumo)
  7.  # 9

para poder invocar a incapacidade terá de ter relatorios ou mesmo uma inspeção medica a declarar o mesmo.
    dará algum trabalho mas penso nao ser impossivel.

Há prazos legais a respeitar o que será o mais importnate, deve-se mexer rapidamente e bem aconselhado pois um passo em falso deita tudo a perder.

Procure acompanhento juridico para dar voltas.
    • jmnp
    • 9 outubro 2014

# 10

Obrigado pelas vossas respostas. Procurar acompanhamento jurídico é capaz de sair mais caro do que o valor em causa, não? Mas vou informar-me rapidamente. A casa era da minha avó materna, pelo que a minha mãe era herdeira directa e única proprietária.

Cumps
  8.  # 11

Colocado por: jmnpObrigado pelas vossas respostas. Procurar acompanhamento jurídico é capaz de sair mais caro do que o valor em causa, não? Mas vou informar-me rapidamente. A casa era da minha avó materna, pelo que a minha mãe era herdeira directa e única proprietária.

Cumps

uma consulta a um advogado custa de 50 a 150 euros.... e fica a saber o que pode fazer ou nao!
    Concordam com este comentário: JPN761
  9.  # 12

Colocado por: jmnpExiste alguma hipótese de invalidar a venda em tribunal?

Existe...Se o vendedor tem Alzheimer diagnosticado não é difícil anular a venda.

Colocado por: jmnpProcurar acompanhamento jurídico é capaz de sair mais caro do que o valor em causa, não?

Não... é acção para pouco mais de € 1.000,00.

Cumps
  10.  # 13

E se se provar má-fé por parte do comprador (se este tivesse sabido da doença; não se se é o caso) não dá para pedir uma indemnização? Sempre ajudava a cobrir os custos.
  11.  # 14

Colocado por: nunogouveiaE se se provar má-fé por parte do comprador (se este tivesse sabido da doença; não se se é o caso) não dá para pedir uma indemnização?

Isso já é mais complicado... A parte que perde paga as custas e os honorários do advogado (infelizmente poucos advogados exploram isto...mas deviam).
  12.  # 15

não perca mais tempo va de imediato ao advogado,cheira-me a puder anular a venda.

0.0168 seg. NEW