Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Instalação (também da net) onde se pode ver o tubo 120mm, a entrar por baixo, para alimentação de ar exterior para combustão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
      Recuperador-Aquecimento-Central-Romotop-KV-6.6.2-TV-..jpg
  2.  # 22

    Boa tarde JoseBlino,

    Estou na fase de escolha do sistema de aquecimento central para a minha casa e após intermináveis dias a pesquisar, estou bastante inclinado para a instalação desse recuperador de calor.

    Queria assim colocar duas questões:

    - Por quanto conseguiu adquirir este recuperador?

    - Não seria mais seguro, comprar um solução chave na mão (recuperador + instalação)? Esta dúvida, surge-me, porque tenho lido por aqui, que a instalação deste aparelho é bsatante mais técnica que os seus pares.

    - Conhece algum instalador de confiança para a zona centro?

    Graças
  3.  # 23

    Colocado por: CIVISMILESEstou na fase de escolha do sistema de aquecimento central para a minha casa e após intermináveis dias a pesquisar, estou bastante inclinado para a instalação desse recuperador de calor.

    Em algumas semanas, espero que poucas, já lhe posso dar o feedback. Isto se não for o Sr. a dar-me o feedback primeiro :)



    Colocado por: CIVISMILES- Por quanto conseguiu adquirir este recuperador?

    1.188€ + IVA =
    1.461,24 EUR
    Comprei directamente no importador (Ricalor) numa campanha que estavam a fazer.




    Colocado por: CIVISMILES- Não seria mais seguro, comprar um solução chave na mão (recuperador + instalação)?

    Sim, seria. Definitivamente.

    Não o fiz por duas razões:
    - não encontrei, até à data de compra, nenhuma casa que trabalhasse com esta marca;
    - não encontrei, até à data de compra, nenhuma casa que de facto me convencesse que sabia o que estava a fazer (*1).
    Entretanto, descobri uma casa, em Vila Real, ARCAPE, que vende este recuperador e tem técnicos que dominam a arte do seu trabalho. Pelo menos um, lol, o Sr. Carlos que é com quem tenho falado.
    Se fosse hoje, teria comprado uma solução recuperador + instalação, chave na mão como referiu, nesta casa.



    Colocado por: CIVISMILES- Conhece algum instalador de confiança para a zona centro?

    Pessoalmente, só conheço esta casa em Vila Real, ARCAPE.

    Se fosse em FARO uma casa que trabalha também com este recuperador seria http://sitiodaslareiras.com/contactos.htm
    O Sr. Jorge tem-me inclusive ajudado por email.

    Na sua zona, da net, conheci recentemente esta casa http://dicasesquemas.blogspot.pt/p/contacto.html
    A especialidade penso serem sistemas solares mas a avaliar pelos artigos técnicos que apresenta dominará todos os assuntos relacionados com aquecimento.

    (*1)
    Decidi tomar eu as rédeas desta minha instalação porque estava profundamente insatisfeito com a instalação anterior que fizeram em minha casa.
    Casas de climatização há muitas mas nem todas, no meu entender, estão habilitadas para trabalhar neste ramo.
    Tipicamente, trabalham com um conjunto de soluções fixas e dali não saem. Se for preciso costumizar a solução para uma necessidade em especifico desdobram-se em desculpas para dizer que, ou não dá para fazer ou não é relevante ser feito. E penso eu que trabalham assim não por uma questão de produtividade mas por falta de conhecimentos para desenhar soluções costumizadas.
  4.  # 24

    Olá JoseBlino,

    Tenho-os visto sempre acima de 1700€, por isso foi um bom preço (ainda mais seria com entrega ao domicilio).

    Apesar de tudo ainda não desisti da solução chave na mão (até porque é um sistema criado de raíz, com radiadores, termoacumulador, etc). No entanto, pelo feedback que vou tendo, começo a duvidar que essa seja a opção realmente mais económica.
    Talvez, a compra de material e o encontrar de um instalador competente, seja a melhor solução. E encontrar os equipamentos não será dificil, já o instalador (ainda para mais num equipamento tão técnico) me parece mais complicado.
  5.  # 25

    Colocado por: CIVISMILESTenho-os visto sempre acima de 1700€, por isso foi um bom preço (ainda mais seria com entrega ao domicilio).

    Sim, o preço que indiquei foi com transporte do equipamento, por transportadora, incluído.

    Mas 1700€ não está mal. 250€ de ganho para a casa é um valor justo.

    Colocado por: JoseBlinocomeço a duvidar que essa seja a opção realmente mais económica.
    Talvez, a compra de material e o encontrar de um instalador competente

    Chave na mão poderá ficar um pouco mais caro mas se encontrarmos um bom instalador compensa! E esta é a parte difícil, encontrar bons profissionais (já para não falar de sérios).
  6.  # 26

    Neste momento ainda estou a pedir orçamentos nas duas modalidades: chave na mão e instalação e alguns materiais à parte.

    Quando decidir dou feedback.

    Entretanto, surgiu uma questão que tem de ser resolvida:

    - O recuperador vai ficar no piso superior, no entanto do piso inferior passa uma chaminé pela parte exteririor da casa, de uma lareira (que está activa). O problema é que as chaminés no telhado vão ficar coladas uma á outra. Isso está a deixar-me preocupado, porque não sei se existe alguma solução que seja óptima neste caso.
  7.  # 27

    Colocado por: CIVISMILESas chaminés no telhado vão ficar coladas uma á outra

    E assim devem continuar até ao cimo do telhado.



    Colocado por: CIVISMILESIsso está a deixar-me preocupado, porque não sei se existe alguma solução que seja óptima neste caso.

    A sua preocupação é por motivos estéticos?
    Uma solução comummente utilizada, que não sei se pode ser aplicada no seu caso, é colocar as duas chaminés inox, no interior de uma chaminé em alvenaria, conforme figura anexa (retirada de http://www.sitiodaslareiras.com/chamines_ideais.htm).
      chamina-dupla.jpg
  8.  # 28

    Colocado por: CIVISMILESchaminé pela parte exteririor da casa, de uma lareira

    Num cenário muito semelhante ao seu (lareira aberta no 1º piso, com conduta pelo exterior, numa casa com 2 pisos), fiz uma alteração à conduta da chaminé que ficou a recuperar imenso calor que ia ser perdido para a atmosfera.


    Para a conduta de fumos utilizei um tubo inox normal de 200, que chegava até ao cimo do telhado.
    Em volta dessa conduta de tubo normal, coloquei uma conduta dupla isolada de 250, que chegava até ao beirado da casa. Aqui rematei com um T. Estanquei a parte de cima e na derivação coloquei um ventilador a insuflar ar para a caixa de ar criada entre os dois tubos.
    No fundo da conduta, rematei igualmente com um T. Estanquei a parte de baixo e entubei a derivação para uma grelha feita na hotte da lareira. O termóstato está junto ao T que foi colocado no fundo da conduta (o último T referido).
    Este sistema pode ainda ser melhorado, como p.e. criando formas de maximizar a transferência de calor da conduta de fumos para a caixa de ar.
    A fixação do tubo interior também deixou um pouco a desejar. Tenho que pensar em formas de melhorar..
  9.  # 29

    Colocado por: JoseBlinoEste sistema pode ainda ser melhorado, como p.e. criando formas de maximizar a transferência de calor da conduta de fumos para a caixa de ar.

    Agora que voltei a pensar neste assunto, vou procurar umas tiras em L, para colocar em volta da conduta de fumos, para obrigar, por um lado, o ar a andar às voltas da conduta, tipo serpentina; por outro lado, para que esse material ajude a dissipar o calor da conduta.

    Entre os materiais bons a dissipar calor, destaca-se o alumínio mas não será fácil encontrar no formato que pretendo.
  10.  # 30

    Olá novamente,

    Estou, finalmente, para começar a instalação. :) :) :)

    Comprei já os acessórios (acho que deve estar tudo).

    Vou colocar aqui referência a cada um deles, tentando colocar aqui o máximo de informação possível (desde preços, a folhetos informativos que eventualmente acompanhem o produto), para que melhor possa informar/ajudar a quem, como eu, esteja a aprender os trâmites de uma instalação.

    Não vou colocar tudo de uma vez. Colocarei à medida que for utilizando as coisas e as dúvidas forem aparecendo.

    A quem for da área, e/ou perceba do assunto, agradeço o feedback possível.

    Quer vejam uma coisa boa, ou uma coisa má, não deixem de o apontar.
    Estando nós num fórum, estamos cá para aprender com o que se faz bem mas também com os erros.
  11.  # 31

    Começando pelos acessórios para a tubagem, como não tenho máquina de dobrar tudo cobre nem máquina de soldar vou utilizar acessórios BICONE.

    Curiosidade: os acessórios BICONE para tubos cobre deverão cumprir a norma EN 1254.
    FonteEN 1254: 1998 - “Copper and copper alloys. Plumbing fittings.
    Part 1: Fittings with compression ends for capillary soldering or capillary brazing to copper tubes;
    Part 2: Fittings with compression ends for use with copper tubes;
    Part 4: Fittings combining other end connections with capillary or compression ends;
    Part 5: Fittings with short ends for capillary brazing to copper tubes”
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  12.  # 32

    Aqui um Tê BICONE 3/4" (22mm).

    Marca suponho que seja "CONEX . SANBRA" ou "KIWA"
      IMG_20141209_235126.jpg
  13.  # 33

    Aqui uma fotografia sem iluminação directa para se ver melhor a cor.
    Estes acessórios são de que material? Bronze?

    Preço de cada Joelho BICONE 22MM, KIWA CONEX SANBRA

    4,59€. Com 5% desconto 4,36€. Com IVA 5,36€
      IMG_20141216_230333.jpg
  14.  # 34

    Para fazer a ligação dos tubos cobre à caldeira, trouxe estes Joelhos BICONE 22 x 3/4"

    Preço de cada Joelho BICONE 22MM x 3/4" Macho , PERFILTUBO

    4,05€. Com 35% desconto 2,63€. Com IVA 3,24€
      IMG_20141216_190047.jpg
  15.  # 35

    Também esta marca faz referência à norma EN 1254 mas acrescenta "-2"

    Pergunta 1:
    O facto de estes acessórios dizerem "EN 1254-2" quer dizer que só cumpre o ponto 2 da norma?
    EDIT: Resposta: Nada a ver! Quer dizer que diz respeito ao ponto 2 da norma. Os restantes pontos não são referentes a acessórios BICONE. Esta marca ao marcar "EN 1254-2" apenas o fez de forma mais precisa. Poderia ter colocado apenas "EN 1254" que o resto depreendia-se.

    Pergunta 2:
    Que material é este, utilizado nos acessórios PERFILTUBO?
      IMG_20141216_190119.jpg
  16.  # 36

    Aqui os acessórios já apresentados ao lado de outros dois:

    Casquilho BICONE 22x3/4" Fêmea PERFILTUBO
    Preço: 3€. Com 35% desconto 1,95€. Com IVA 2,4€

    Casquilho BICONE 22x3/4" Macho PERFILTUBO
    Preço: 3,06€. Com 35% desconto 1,99€. Com IVA 2,45€


    Nota para este e demais comentários: IVA = 23%
      IMG_20141216_233701.jpg
  17.  # 37

    Uma diferença que notei entre estas duas marcas:
    - na parte BICONE, os acessórios KIWA ganham aperto rodando à mão. Nos PERFILTUBO, rodando a rosca à mão, o anel interior fica preso mas o tubo cobre ainda anda solto. Só apertando posteriormente com chave de porcas é que começa a ganhar aperto.

    Neste aspecto/pormenor gostei mais dos acessórios KIWA.

    Mas de resto, não sei se há diferenças entre estas duas marcas de acessórios, pelo que pergunto:
    Pergunta 3:
    Há diferenças de qualidade significativas entre as diversas marcas de acessórios BICONE?

    Pergunta 4:
    Que marcas recomendam e que marcas desaconselham?
  18.  # 38

    boas,
    então como corre a instalação?
  19.  # 39

    Tenho tido imenso trabalho e agora com as festas nem à noite tenho tido tempo.

    Tenho também andado nas últimas pesquisas, como p.e. que temperatura escolher para a água de retorno.

    Mas por estes dias vou voltar à carga e coloco aqui desenvolvimentos.
  20.  # 40

    Voltando ainda aos acessórios utilizados, Junção cónica em Latão.

    Neste processo, de monta/desmonta, experiência aqui, experiência além, deparei-me com o problema de, quando precisava de desmontar um acessório que foi montado logo no início, ter de desmontar todos os outros acessórios que montei desde então, para conseguir chegar ao dito "primeiro acessório montado".

    Para contornar esta situação, apliquei uma junção cónica, que me permite acoplar/desacoplar duas partes distintas da instalação sem ter de andar com tudo a monte, já que a peça que faz o aperto roda sobre ela mesma, sem ter de rodar as partes adjacentes.

    Na fotografia, duas junções cónicas 1" F/F; uma montada, outra desmontada.
      IMG_20150105_194352.jpg
 
0.0311 seg. NEW