Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Acho estranhos os problemas que relata com esse recuperador. Tenho um e funciona bem. Demora cerca de 15 minutos até a bomba começar a circular a água. Depois de quente mantém a bomba em circulação com uma cavaca de 45 em 45 minutos, mais coisa menos coisa. A primeira vez circula como diz uns 3 minutos e desliga. Depois a recuperação começa a demorar menos, cerca de metade do tempo do que da primeira vez até estabilizar a temperatura e não mais desligar. tenho o meu a ligar aos 60º.
  2.  # 122

Quanto a retirar a "pedra" que protege a parte superior... eu não o faria, ela está lá para proteger o recuperador...
  3.  # 123

Colocado por: SmaugQuanto a retirar a "pedra" que protege a parte superior... eu não o faria, ela está lá para proteger o recuperador...

Realmente, não parece das coisas mais inteligentes, retirar uma uma peça que lá foi colocada por quem estudou e concebeu o produto (ainda que ter um material isolante térmico por baixo da caldeira, também não pareça).
    No entanto, parece ser prática corrente, entre os que são vendidos em Portugal. Parece que está relacionado com o tipo de lenha consumida.

Já agora, quantos elementos estão a ser servidos pelo seu recuperador? E também usa para AQS? No meu caso, 60 graus nunca consegui manter, para cerca de 90 elementos e AQS.
  4.  # 124

o defletor esta la com a função de aumentar a temperatura na camara de combustão!! não mexa no que esta quieto!! pode ter a ver com a lenha tambem, lenha com muita humidade, ponha é isso a trabalhar com o termostacto a 65º, 70º!!! tem que aquecer e mais nada!
  5.  # 125

Colocado por: Sergio RodriguesJá agora, quantos elementos estão a ser servidos pelo seu recuperador? E também usa para AQS? No meu caso, 60 graus nunca consegui manter, para cerca de 90 elementos e AQS.

O meu tb faz AQS tenho um deposito de 300 litros e é lá que costumo confirmar a temperatura da água. O meu termostato é igual a esse seu, mas não me parece muito fiável uma vez que as temperaturas raramente coincidem. Ou seja, no botão redondo tenho a bomba a arrancar aos 60 mas ela arranca quando no manómetro estão cerca de 55 ou isso.. Mas passado um bocado vou ao depósito das AQS e vejo a temperatura e normalmente estabiliza nos 60 ou 61. Elementos creio que são 60 (para já) e dois Toalheiros dos grandes.
  6.  # 126

Estou para comprar um recuperador igual a este por 1500€ colocado em casa.
    Tenho 54 elementos e 2 toalheiro, está satisfeito com o seu em relação ao consumo? Sempre faz os 3 kg por hora?

Cumps
  7.  # 127

Pois, "já toda a gente tem feedback do romotop menos eu".
    A instalação está para sair ... um dia destes. Espero que breve.
  8.  # 128

Colocado por: CIVISMILESParece que uma solução para aumentar o temperatura da água, passa por retirar a pedra que fica por cima da câmara de combustão.

Essa pedra que relata, o deflector em material refractário que se pode ver nesta "imagem corte" da caldeira, no caso do recuperador que chegou a minha casa, não vinha incluída.
      caldeira_70-corte.jpg
  9.  # 129

Colocado por: paulosEstou para comprar um recuperador igual a este por 1500€ colocado em casa.
    Tenho 54 elementos e 2 toalheiro, está satisfeito com o seu em relação ao consumo? Sempre faz os 3 kg por hora?

Cumps

Isso dos três kg hora é relativo, mas não é fácil de fazer. Apesar de nunca me ter dado ao trabalho de pesar a lenha parece me que uma cavaca de tamanho médio de carvalho por exemplo pesará cerca de três kg. E isso não chega para uma hora. Também depende do calor que precisar de dar ao local onde está instalado o recuperador. Se não precisar de muito calor não precisa de pôr tanta lenha, e depois de quente ele aguenta se bem só com uma cavaca de cada vez
  10.  # 130

Além do deflector existente em material refractário (que não tem no meu mas tem no do Sr. CivisMiles) há uma peça metálica, assinalada pela seta, que segundo me disse uma pessoa amiga, foi retirada pelo importador em todos os modelos que vieram para Portugal, por causa da dificuldade em limpar.

Ao que parece, os tugas utilizam lenha, mais húmida que o devido e então a conduta entupia, ali junto àquela chapa, mais que o previsto nos ensaios do fabricante (checo).
      caldeira_70-corte - edit.jpg
  11.  # 131

A minha avó dizia que não conseguia fazer fogo só com uma cavaca, tem que ter no minimo tres.
    Por lado se utilizar só madeiras rijas, carvalho , azinho , sobro ou outras lenhas do genero para um recuperador a água demora mais tempo a atingir as temperaturas necessarios, deverá utilizar eucalipto ou outra lenha do genero. Espectaculo é iniciar a queima com restos de paletes para quem tenha, no meu aquatondo neste momento quando acendo o meu aquatondo os 90 litros de água estão a 24º C e entre 12 a 15 mintos coloco a água a 60º C.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  12.  # 132

Colocado por: JoseBlinoAlém do deflector existente em material refractário (que não tem no meu mas tem no do Sr. CivisMiles) há uma peça metálica, assinalada pela seta, que segundo me disse uma pessoa amiga, foi retirada pelo importador em todos os modelos que vieram para Portugal, por causa da dificuldade em limpar.

Ao que parece, os tugas utilizam lenha, mais húmida que o devido e então a conduta entupia, ali junto àquela chapa, mais que o previsto nos ensaios do fabricante (checo).
      caldeira_70-corte - edit.jpg
    Se retiram essa chapa fazem muito mal e reduzem a eficiência em muitooo, pois essa chapa serve para (como se diz na gíria das caldeira) transformar a caldeira numa caldeira de 3 passagens, ou seja os gases ao saírem da câmara de combustão sobem pela primeira fiada de tubos ao "baterem" na tal chapa, são forçados a descer pela segunda fiada de tubos que por sua vez "batem" no bloco refractário e são obrigados a saírem pela terceira fiada de tubos directos á chaminé. Como dá para ver se retirarem essa chapa os gases vão directos para a chaminé o que reduz em muito o rendimento, eu diria em perto de 50% pois a caldeira fica sem 66% de superfície de tubos para aquecer.
    Concordam com este comentário: Arcade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIVISMILES, JoseBlino
  13.  # 133

Colocado por: Jancidotransformar a caldeira numa caldeira de 3 passagen

Certo! Faz todo o sentido o que está a dizer!

Colocado por: JancidoSe retiram essa chapa fazem muito ma

No meu caso, tiraram essa chapa e ainda tiraram o bloco refractário.

Vou falar com o fornecedor.
    A chapa acho que não há nada a fazer, porque foi cortada, supostamente a lazer.
    Quanto ao bloco refractário vou ver se ainda consigo que mo enviem.

A não conseguir que mo enviem, vou tentar fazê-lo eu.
    E vou tentar fazer ambas as peças: quer o deflector sobre a câmara de combustão, quer a chapa sobre os tubos.

Será que posso fazer isso com chapa inox?
    As chapas comuns de ferro digo eu que não dê porque empenaria por todos os lados.
    Chapas em aço refractário não sei onde posso arranjar disso. Já chapas inox tenho acesso fácil.
  14.  # 134

Para se entender melhor do que estamos a falar ( pelo menos o Sr. Jancido já compreendeu bem mas fica então para os demais) fica aqui a imagem da chapa antes da alteração
      Antes.JPG
  15.  # 135

E depois da alteração
      Depois.JPG
  16.  # 136

E aqui, o deflector que está imediatamente sobre a câmara de combustão
      Deflector.jpg
  17.  # 137

No caso do meu, a chapa de cima não apresenta vestígios da sua anterior presença. Simplesmente não está lá.

Ver fotografia.
      DSC02848.JPG
  18.  # 138

Informações do recuperador que vêm na chapa informativa, colocada na parte de trás do recuperador.

CivisMiles, por sorte não tirou fotografia à chapa informativa do seu recuperador?
      DSC02869.JPG
  19.  # 139

E na palete de transporte vinha esta folha indicativa.
      DSC02845.JPG
  20.  # 140

Já agora, relembro a forma como o recuperador foi acondicionado no transporte.
      DSC02843.JPG

0.0373 seg. NEW