Colocado por: SmaugQuanto a retirar a "pedra" que protege a parte superior... eu não o faria, ela está lá para proteger o recuperador...
Colocado por: Sergio RodriguesJá agora, quantos elementos estão a ser servidos pelo seu recuperador? E também usa para AQS? No meu caso, 60 graus nunca consegui manter, para cerca de 90 elementos e AQS.
Colocado por: CIVISMILESParece que uma solução para aumentar o temperatura da água, passa por retirar a pedra que fica por cima da câmara de combustão.
Colocado por: paulosEstou para comprar um recuperador igual a este por 1500€ colocado em casa.
Tenho 54 elementos e 2 toalheiro, está satisfeito com o seu em relação ao consumo? Sempre faz os 3 kg por hora?
Cumps
Colocado por: JoseBlinoAlém do deflector existente em material refractário (que não tem no meu mas tem no do Sr. CivisMiles) há uma peça metálica, assinalada pela seta, que segundo me disse uma pessoa amiga, foi retirada pelo importador em todos os modelos que vieram para Portugal, por causa da dificuldade em limpar.Se retiram essa chapa fazem muito mal e reduzem a eficiência em muitooo, pois essa chapa serve para (como se diz na gíria das caldeira) transformar a caldeira numa caldeira de 3 passagens, ou seja os gases ao saírem da câmara de combustão sobem pela primeira fiada de tubos ao "baterem" na tal chapa, são forçados a descer pela segunda fiada de tubos que por sua vez "batem" no bloco refractário e são obrigados a saírem pela terceira fiada de tubos directos á chaminé. Como dá para ver se retirarem essa chapa os gases vão directos para a chaminé o que reduz em muito o rendimento, eu diria em perto de 50% pois a caldeira fica sem 66% de superfície de tubos para aquecer.
Ao que parece, os tugas utilizam lenha, mais húmida que o devido e então a conduta entupia, ali junto àquela chapa, mais que o previsto nos ensaios do fabricante (checo).
Colocado por: Jancidotransformar a caldeira numa caldeira de 3 passagen
Colocado por: JancidoSe retiram essa chapa fazem muito ma