Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Boas.Ainda sobre o Romotop e se me permitem.
    Os aparelhos em causa foram fabricados sem deflector quer superior quer inferior.Há muitos instalados e sem qualquer problema e excelente rendimento.Aliás anda mesmo por aqui documentação tecnica em (testes e imagens sem deflectores).Acontece que se a lenha fôr mesmo seca o recuperador funciona bem com deflectores.Na prática, veio a verificar-se que nomeadamente o defector superior em aparelhos a trabalhar com lenha mais humida.....o que acontece na maior parte dos casos levava a entupimentos ,aliás como todos os aparelhos da geração mais recente e mais exigentes no combustivel.Assim o importador optou por cortar parcialmente o deflector superior para que esse problema não existisse.Quanto ao deflector inferior ,o mesmo só deve ser retirado quando a chaminé tem problemas de tiragem....e não há opção.O aparelho com o deflector superior parcialmente cortado tem exactamente o mesmo rendimento do original e cujos testes estão por cá apresentados.Trata-se de testes oficiais e não documentos de propaganda.Convém referir que 1 KG de lenha seca tem aproximadamente uma potencia calorifica de 4200W.A mesma lenha com 30% de humidade reduz em metade a sua potencia.Os Franceses por exemplo,recomendam que a lenha a utilizar tenha 2 anos de secagem !!!Todos sabemos a qualidade e os cuidados que existem no fornecimento de lenha....muita até verte agua como se estivesse a ser espremida.O aparelho da Romotop apresenta 15KW porque foi testado com 3 Kg de lenha como manda o teste EN 13229.Ora se for carregado com mais lenha terá mais obviamente.A primeira carga deve ser mais forte para aquecer o aparelho e então reduzir nas cargas seguintes.A qualidade da lenha é como sabemos fundamental.Além disso o Romotop é um aparelho do "tipo estanque".Quando cortamos o ar...ele corta de facto.Assim,mesmo tendo sido bem carregado, a entrada de ar que possui evita o chamado embalamento.sabemos que há recuperadores em que fechar ao ar,
    ele como não é estanque....a queima continua forte e por vezes sem controle.Uma média de 3Kg de lenha/hora ao longo de várias horas de trabalho é uma realidade.Uma carga maior e as seguintes menores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao, JoseBlino
  2.  # 162

Só um pequeno pormenor ainda...
    Tinha um carro que trazia de origem uma pequena rede antes do Turbo.Os turbos ao fim de algum tempo partiam todos.O Importador deu recomendações para quando o carro fosse à primeira revisão retirar a tal rede.....o problema acabou e ainda continuam a fazê-lo.Claro que não o dizem,nem eu vou referir a Marca....obviamente.
  3.  # 163

Ou tem os dois deflectores ou não tem nenhum.

Deixar só o de pedra parece ser um erro ainda maior do que não ter nenhum, uma vez que só ficamos a usar uma terça parte da parte superior do recuperador, para aquecimento. Os outros 2/3 ficam completamente inutilizados (como se pode compreender na imagem, onde a falta da chapa de cima, anula automaticamente o efeito triplepass do fabricante).

Quanto à limpeza, penso que assim que se consiga retirar a pedra obliqua de cima, se consegue limpar os buracos com relativa facilidade. Eu pelo menos, tenho conseguido lá colocar a escova dentro, só não sei se chego a todos os sitios.

Como estou a pensar exigir ao vendedor abrir a hotte, para me colocar a chapa por cima de modo a ter o modelo original, gostaria de obter algum feedback de quem tem o modelo como saiu de fábrica, sobre a dificuldade, ou não, de efectuar a limpeza dos tubos do recuperador.

Link para a explicação do sistema triplepass: http://www.romotop.com/userfiles/file/Triple_pass/Triple_pass_EN.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
      romotop2.JPG
  4.  # 164

Por essa mesma explicação, me custa a acreditar que o rendimento seja quase igual não tendo o triplepass.
    Com o deflector, o ar quente demora 3x mais a passar pelos permutadores logo sem o mesmo vai aquecer menos um bom bocado, pelo menos é o que me faz mais sentido!

Colocado por: guerra juniorO aparelho com o deflector superior parcialmente cortado tem exactamente o mesmo rendimento do original e cujos testes estão por cá apresentados.Trata-se de testes oficiais e não documentos de propaganda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dedao

Senhor Guerra junior, onde poderei encontrar esses testes efectuados sem o tal deflector?

Cumps
  5.  # 165

O teste que anda por aqui publicado creio que por um Instalador é o unico existente e trata-se do aparelho original.Não sei se foi o Sr. Jorge Santos que o publicou há alguns dois anos.O defletor em aço é inamovivel e como tal impossivel ou praticamente de fazer limpeza.OBVIAMENTE SE APENAS USAR LENHA COM CERCA DE 20º DE HUMIDADE NÃO TERÁ PROBLEMA.Na prática isso não acontece.
  6.  # 166

Colocado por: JoseBlinoPara se entender melhor do que estamos a falar ( pelo menos o Sr. Jancido já compreendeu bem mas fica então para os demais) fica aqui a imagem da chapa antes da alteração
      Antes.JPG

Curioso, que nesta imagem parece que a chapa está na horizontal e não obliqua como no corte transversal em cima.
  7.  # 167

Agora sim com a foto do JoseBlino.
      Sem Título3.jpg
  8.  # 168

Desculpe Sr. Civismiles.O aparelho que aparece no link não é o mesmo e tem de facto um deflector "solto" e que pode ou não ser retirado aquando da instalação
    .É outro aparelho.
  9.  # 169

O engraçado é que por exemplo neste site: http://kamna.astranet.cz/store/goodsdetail.asp?strGoodsID=c0148
    Não tem nenhum dos 2 reflectores.

Será que existem 2 versões deste aparelho?

Cumps
  10.  # 170

Sr. Paulos.O aparelho apresentado é o original.Os testes são desse aparelho.Os deflectores foram acrescentados mais tarde.O modelo é só um.Apenas que para aumentar "sensivelmente" o rendimento foram acrescentados os deflectores.Se a lenha não for SECA ,ao fim de pouco tempo,tapa completamente.E não é possivel limpar, sem tirar o tubo fora.Por isso o importador corta parcialmente o deflector de ferro.Assim o aparelho fica proximo do original que permitia limpeza.
    Cumprimentos
  11.  # 171

Colocado por: guerra juniorteste EN 13229

Neste link (http://www.romotop.com/userfiles/file/Triple_pass/Triple_pass_EN.pdf) ou o da figura?

O do link é outro (embora o conceito triplepass seja idêntico), mas o do "figura", parece mesmo o modelo KV 6.6.2. TV.

E é essa figura, onde parece ter o reflector inclinado, que não combina, com a foto do JoseBlino.

Quanto à limpeza, é como digo, os permutadores, depois de retirada a pedra são de fácil acesso e limpeza. A entupir, só se for o espaço entre a chapa e a parte superior do aparelho, onde para se conseguir chegar só com algo flexivel.

Quanto ao desempenho, de facto pode ser idêntico com ou sem os dois deflectores (só com o debaixo é uma miséria conforme expliquei em cima e estou a comprovar na realidade), mas provavelmente o consumo de lenha e o calor transmitido através do vidro, serão com certeza bem diferentes.
  12.  # 172

Senhor CIVISMILES.O conceito é identico...é um facto.Simplesmente num,retira-se o deflector... no outro é inamovivel e completamente fechado.Quando entope é por cima do deflector e inicio da tubagem.Pelo sistema tradicional não é possivel limpar.O aparelho inicialmente não possuia qualquer deflector como pode ver no video.As dificuldades surgiram quando colocaram deflectores e a utilização de lenhas pouco secas.Tem razão quanto ao deflector ceramico em que há instaladores que o retiram de imediato....tiveram a experiencia com e sem....
    Cumprimentos
  13.  # 173

Entope por cima do deflector metálico ou de pedra. Se for no de metal, nada há a fazer de facto. Se for no de cerãmica é só retirar a pedra.

No entanto, já vi por aqui diversos utilizadores do aparelho com deflector cerâmico e nenhum se queixou desse facto (só se não tinham o de cima, mas parece-me improvável que não o tivessem, uma vez que estavam todos satisfeitos com o desempenho do aparelho).
  14.  # 174

De facto Sr. CIVISMILES,quando entopem é por cima do metálico.Como o importador o corta parcialmente ....suponho têm a alteração.
    Cump.
  15.  # 175

para limpar tem bom remedio, na hotte coloca um registo junto á saida do recuperador, sempre que necessario vai la e limpa!!!
  16.  # 176

SR. CIVISMILES:

Peço desculpa,mas estive a ver uma foto da sua instalação ...que está lá para tras e não a entendo....Poderia fazer um esquema da montagem?Obrigado desde já.

Cump.
  17.  # 177

Sr. CIVISMILES:

Desculpe mas é a válvula de 3kg que está ligada à serpentina?A serpentina de refrigeração não tem água.....
    É a válvula de segurança termica que está na saida do recuperador?Ou seja numa saida de agua para o aquecimento?

Se me permite a valvula de segurança termica deve estar ligada á agua da rede e á entrada da serpentina de refrigeração sendo accionada por uma sonda que a faz funcionar aos ...cerca de 90º.A saida da serpentina deve sair para o esgoto.Como tal a serpentina não tem agua....
    A vãlvula de segurança de 3kg deve estar no circuito de aquecimento.

Cumprimentos e espero que seja eu que estou a ver mal.Desculpe a intromissão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIVISMILES
  18.  # 178

Eu é que agradeço a sua opinião.

Eu penso que está a falar da seguinte foto.

Então estão trocadas as válvulas?
      SAM_13632.JPG
  19.  # 179

A única válvula de segurança que me falaram, foi esta que fica por baixo do acumulador.
      SAM_1370.JPG
  20.  # 180

Olá Bom dia Sr. CIVISMILES.De facto refiro-me à fotografia.Não consigo ver bem mas quero dizer o seguinte:

A válvula termica fica colocada ,em minha opinião,na entrada da rede,sendo que a sonda vai "palpar" o ponto mais quente ou seja na saida quente ou mesmo num orificio que o recuperador tem na parte superior e vai fazê-la disparar por volta dos 90º/94º.Da rede vem água fria que entra na serpentina um dos orificios da frente do recuperador sendo que pelo outro sai água quente para o esgoto quando entra em situação de sobreaquecimento.Assim,a serpentina não tem água e a valvula está sempre em contacto com água fria sem que esteja sempre em situação de aquecimento permanente.
    No circuito de aquecimento leva então uma válvula de 3kg que será também ligada ao esgoto (uma segunda defesa para situações de sobreaquecimento).
    A serpentina estará sempre vazia ...apenas passará agua que entra fria e sai quente quando em função de refrigeração.
    O resto....não consigo ver.
    Como tem um acumulador deverá dar prioridade ao mesmo.....isto é prioridade ao aquecimento da água quente.Os resultados são melhores,dado que quando vai para o circuito toda a potencia para os radiadores será canalizada.Como ao aquecer as águas em 1º lugar.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino

0.0346 seg. NEW