Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Ana Paula, se a instalação está como diz (arcaica, com 60 anos, sem qualquer ligação de terra em ponto algum, com fios condutores isolados a tecido, etc...) aconselho mesmo a que pondere a fazer a coisa com princípio, meio e fim.

É uma questão de:
    - Segurança (a terra é uma questão de segurança, fios isolados a pano são higroscópicos, i.e., absorvem humidade!)
    - De comodidade (instala um diferencial no quadro e ele vai começar a disparar sem razão aparente porque vai ter fugas à terra com esses fios isolados a pano, e tem de estar à espera do electricista todas as semanas);
    - De custo (mais vale fazer bem de uma vez do que andar constantemente aos "remendinhos").
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, RuiLR
  2.  # 22

E o que é principio meio e fim ? tenho que me basear no que o electricista disser ? era isso que eu queria perceber, porque nao sei nada de electricidade, e noutras questoes desta casa já tive opinioes diversas como pedirem-me mais dinheiro para fazer determinada coisa e depois outro dizer-me que isso competia à Companhia, o que afinal era verdade, alem de outros pormenores de que me vou apercebendo, como bancadas que era preciso destruir , porque ja nao era aprovado assim, e afinal era só para obras recentes, etc, etc...por isso queria ter aqui já alguma ideia antes de consultar alguem.
    e como a parte da electricidade vai ser a parte final, já nao vou partir paredes para fazer rossos, roços ? e esse tipo de obra mais profunda.
    a casa é essencialmente para rendimento, que estou a precisar. não mexi muito no resto da casa, talvez numa outra altura em que a situação financeira esteja mais definida. obrigada pelos vossos conselhos !
  3.  # 23

Pois, é difícil opinar sem estar no seu lugar, com os seus problemas e com a sua carteira.

Pelo que conta da instalação eléctrica, o seu estado é abaixo de obsoleto, pelo que o "princípio, meio e fim" era praticamente fazer tudo de raiz.

Eventualmente poderia optar por instalação eléctrica à vista, em calha plástica, o que evitaria abrir roços.

Em todo o caso, o$ ****$to$ e$tão provav€lm€nt€ a subir fac€ ao €$p€rado...
    Concordam com este comentário: aquapego
  4.  # 24

pode ser que tenha sorte e ainda se apaixona pelo electricista que lhe faz a instalação da "tubagem" e aparelhagem toda de borla!

=D
  5.  # 25

pode nao ter de fazer roços e usar calhas por exemplo.

mas fica sempre carote :(

está elucidada e agora é ir com calma
  6.  # 26

Colocado por: anapaulaE o que é principio meio e fim ? tenho que me basear no que o electricista disser ? era isso que eu queria perceber, porque nao sei nada de electricidade, e noutras questoes desta casa já tive opinioes diversas como pedirem-me mais dinheiro para fazer determinada coisa e depois outro dizer-me que isso competia à Companhia, o que afinal era verdade, alem de outros pormenores de que me vou apercebendo, como bancadas que era preciso destruir , porque ja nao era aprovado assim, e afinal era só para obras recentes, etc, etc...por isso queria ter aqui já alguma ideia antes de consultar alguem.

Tendo em conta que a instalação é bastante antiga, como já referiram, tem de ter tudo feito com pés e cabeça porque..
    Um exemplo, faz o quadro todo bonitinho mas mantém os cabos, como também já referiram como estão isolados por panos, existem perdas(Humidade, que conduz a eletricidade...), perdas essas que o interruptor diferencial mede(o interruptor diferencial mede a corrente que entra e que sai, se a que sai é diferente da que volta, é porque existe uma descarga na volta(quando apanha um choque por ex.) e ai o disjuntor dispara), que fará com que esteja sempre a disparar.
    Outro exemplo, muda os cabos, tudo muito bem, mas não muda os disjuntores, é quase a mesma coisa que ter uma box, sem ter televisão, nem se protege a si, nem a instalação..
    Tudo o que seja até à sua casa, é responsabilidade da EDP, da sua casa para dentro a EDP só tem o diferencial deles(que corta quando passa a potência contratada).
    Concordam com este comentário: aquapego
  7.  # 27

Colocado por: ParamonteSe alguem met pex algures na canalização lá se vai a ligação à terra. Isso é perigoso.

Peça ao electricista para meter uma terra em condições
    Concordam com este comentário:joaosantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo88

Não faz continuidade no pex pois é plastico, mas faz pela água

Em caso de de não haver nenhuma ligação à terra sempre é melhor ter uma descarga como está do que não ter nada
  8.  # 28

Colocado por: Rfr19Não faz continuidade no pex pois é plastico, mas faz pela água

sendo o tubo de PEX, como é que faz passagem para a agua? abre uma torneira? fura o tubo?
    Concordam com este comentário: eu, ktm333
  9.  # 29

Colocado por: Rfr19Não faz continuidade no pex pois é plastico, mas faz pela água

E como chega à água se tem o pex pelo meio?

Com a electricidade não se brinca
  10.  # 30

caso tenha uma intersecção de pex a eletricidade faz continuidade pela água pois a agua é um elemento condutor
  11.  # 31

Parafraseando isso melhor, caso haja uma DESCONTINUIDADE da tubagem metálica, a agua garantirá essa mesma continuidade.
  12.  # 32

Colocado por: Pedro Barradaseando isso melhor, caso haja uma DESCONTINUIDADE da tubagem metálica, a agua garantirá essa mesma con

- 1) Péssima maneira de manter continuidade eléctrica, depende das características da água;

- 2) Se por acaso não houver água naquele troço momentaneamente (exemplo: reparações na canalização de água) como se assegura a terra eléctrica? Pois, não assegura, se tiver que apanhar choque que apanhe...
  13.  # 33

Eu não escrevi que aconselho essa opção. Só estava a descrever a frase de outra forma...
    Concordam com este comentário: ClioII
  14.  # 34

Obrigada pelos vossos comentarios. Hoje foi la um electricista, vai orçamentar a colocacao de calhas até ao sitio onde tenho que por fichas novas não existentes (para microondas, chaleira, secador cabelo, etc) se bem que eu preferisse os fios a verem-se, presos com abracadeiras pequeninas com uns pregos, mas uma boa parte seria na cozinha e ele disse que estragava o azulejo, eu acho é que é porque dá mais trabalho mas pronto, a calha é uma questao de hábito estar lá.
    Tambem me vai dar o preço para retirar os fios de pano e colocar dentro dos tubos outros fios actuais.
    Quanto à ligação terra o prédio nao tem, a outra fraccao existente tambem não tem, na parte da frente do predio passam muitos canos de gás por isso ele nao quer fazer a frente, e para a parte de tras, o quintal da vizinha é bastante alto, e entao sugeriu fazer/manter a ligacao terra como estava, ou seja ligada à torneira do contador da água. eu referi se isso nao seria uma forma antiga, ja ultrapassada, e ele respondeu que não, que ainda ha pouco tempo tinha feito isso num condominio....
    acho que vai trocar o disjuntor (nao sei se é isto) mas o quadro de 15 amperes para já fica....
    duma maneira que eu perceba, que acham do que vos relato ? obrigada !
  15.  # 35

Se o artista ligou a terra a um cano de água recentemente num condomínio... não devia!!! É prática proibida há largas dezenas de anos por óbvias razões de segurança!!!

O eléctrodo de terra não se zanga com os canos de gás, ele que deixe de ser preguiçoso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  16.  # 36

Colocado por: Anonimo88e ele respondeu que não, que ainda ha pouco tempo tinha feito isso num condominio....

é treta...( e ilegal)
  17.  # 37

Colocado por: ClioII

- 1) Péssima maneira de manter continuidade eléctrica, depende das características da água;

- 2) Se por acaso não houver água naquele troço momentaneamente (exemplo: reparações na canalização de água) como se assegura a terra eléctrica? Pois, não assegura, se tiver que apanhar choque que apanhe...

Você ainda não percebeu que essa medida é uma medida de recurso? é claro é uma solução ineficaz em algumas situações (principalmente se faltar a agua e os tubos forem em plástico) mas sempre é melhor a ter do que não ter nada, existem largos milhares de prédios em Portugal que não possuem ligação terra direta e que usam esta medida de recurso à falta de melhor ou de renovação das respectivas linhas de cada prédio, ilegal!? até que inventem a ligação via wireless não me parece.

0.0239 seg. NEW