Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Queria fazer compras de Natal, Qual é o melhor presente de Natal? para filhos um é 10 anos , um é 14 anos...
  2.  # 2

    Colocado por: angelawyQueria fazer compras de Natal, Qual é o melhor presente de Natal? para filhos um é 10 anos , um é 14 anos...


    Isso é que é preparar as coisas com antecedência... muito bem!

    (Não a consigo ajudar, ainda não tenho filhos)
  3.  # 3

    Colocado por: angelawyQueria fazer compras de Natal, Qual é o melhor presente de Natal? para filhos um é 10 anos , um é 14 anos...


    quando eu tinha essas idades.... os melhores presentes eram aqueles que eu pedia e queria receber! como nunca me davam aquilo que pedia..nunca eram bons presentes! eheheheh
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, RJAS1972, angelawy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelawy
  4.  # 4

    Tempo e disponibilidade para brincar e estar com eles.

    Já no sapato, depende dos gostos deles.
    Concordam com este comentário: electrao, mmgreg, Bricoleiro, Rodri12
  5.  # 5

    Colocado por: ClioIITempo e disponibilidade para brincar e estar com eles.

    Já no sapato, depende dos gostos deles.
    Concordam com este comentário:Rodri12


    Uma grande verdade. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelawy
  6.  # 6

    Dantes o melhor presente para essas idades eram jogos didáticos tipo monopólio, batalha naval, etc etc etc..., ou até um saco de berlindes ou um peão,

    Agora vão-lhe pedir antes um Tablet ou uma consola :)
  7.  # 7

    Eurodisney ou algo do genero.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 8

    tablet e tablet
  9.  # 9

    O que eles pedirem, dentro do razoável, claro...
    (já agora, as minhas filhas - 11 e 11 - nunca pedem nada da eletrónica, serão ETs?)
    • jmaia
    • 10 outubro 2014 editado

     # 10

    Colocado por: ClioIITempo e disponibilidade para brincar e estar com eles.

    Já no sapato, depende dos gostos deles.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro,Rodri12


    Pois.
    "Já repararam que os cafés estão cheios de pais que não têm tempo para estar com os filhos"
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Rodri12
  10.  # 11

    Colocado por: BricoleiroDantes o melhor presente para essas idades eram jogos didáticos tipo monopólio, batalha naval, etc etc etc..., ou até um saco de berlindes ou um peão,

    Mais uma vez me vem à memória a frase de Soeiro Pereira Gomes, na obra,"Os Esteiros" : Para os filhos dos homens que nunca foram meninos escrevi este livro.
    Qual brinquedos, qual roupas novas! Os pobres não tinham Natal. O "Menino Jesus" não descia nas nossas chaminés. Era assim o Natal dos pobres, uma mão vazia e outra cheia de nada.
    No dia de Natal, antes da Missa se iniciar, a garotada brincava no adro da Igreja e, comentava-se, "o que é que o Menino Jesus te deu", os mais abastados - que eram poucos -, tinham algumas roupas novas ou calçado, os pobres - que era o meu caso -, encontravam nos sapatos ou nos tamancos - ou socos, como se diz em Trás-os-Montes -, uns figos secos e pouco mais...
    Tudo isso me fazia confusão; o Menino Jesus não era justo. Não dava as prendas a todos por igual.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, Casa1980, Rodri12
  11.  # 12

    Colocado por: A. Madeira
    Mais uma vez me vem à memória a frase de Soeiro Pereira Gomes, na obra,"Os Esteiros": Para os filhos dos homens que nunca foram meninos escrevi este livro.
    Qual brinquedos, qual roupas novas! Os pobres não tinham Natal. O "Menino Jesus" não descia nas nossas chaminés. Era assim o Natal dos pobres, uma mão vazia e outra cheia de nada.
    No dia de Natal, antes da Missa se iniciar, a garotada brincava no adro da Igreja e, comentava-se, "o que é que o Menino Jesus te deu", os mais abastados - que eram poucos -, tinham algumas roupas novas ou calçado, os pobres - que era o meu caso -, encontravam nos sapatos ou nos tamancos - ou socos, como se diz em Trás-os-Montes -, uns figos secos e pouco mais...
    Tudo isso me fazia confusão; o Menino Jesus não era justo. Não dava as prendas a todos por igual.
    Concordam com este comentário:Rodri12


    Felizmente tenho excelentes recordações do Natal, não pela quantidade de presentes que recebia, felizmente os meus tinham possibilidades mas nunca nos "estragaram" com excesso de prendas, até porque no Natal eramos sempre cerca de 30 a 35 pessoas na casa da minha avô e muitos dos meus tios não tinham as possibilidades dos meus pais e então estes tinham cuidado naquilo que nos davam. Mas como estava a dizer as minhas grandes recordações dos natais sempre foram os convívios com toda a família.
    Infelizmente hoje as famílias são mais pequenas, mas gostava que o meu filho fica-se com este género de recordações do Natal e não daquilo que recebeu em termos materiais.
    •  
      FD
    • 10 outubro 2014

     # 13

    Colocado por: angelawypara filhos um é 10 anos , um é 14 anos...

    Meninos ou meninas?

    Diria... qualquer coisa de que não se fartem em dois ou três dias. :D

    À minha, quando fez anos, fizemos-lhe algo diferente: uma aventura.
    No que é que consiste?
    A mecânica da coisa era um jogo pergunta/resposta: começava de manhã e ela tinha que ir respondendo às perguntas para ir avançando no jogo. As perguntas tinham necessariamente a ver com ela e connosco.
    E avançar no jogo era, literalmente, andar: foi andar de eléctrico (nunca tinha andado), andar de barco, foi descobrir coisas novas que nunca tinha visto, coisas que andava a pedir há muito tempo, por aí... pelo meio demos-lhe algumas coisas "físicas".

    É uma ideia... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  12.  # 14

    Uma ideia:

    Em vez de lhes dar um produto ou um valor, abra-lhes uma conta poupança e ensine-lhes a criar um ficheiro excel para anotar os movimentos dessa conta, assim no lugar de lhes dar uma nota hoje outra amanhã para lanches, etc, ia deixando lá uma mesada e eles aprendiam desde novos a gerir o próprio dinheiro.

    Sei que crianças e adolescentes dessas idades fazem birras quando não têm o que desejam mas pode sempre oferecer outra coisa adicional no Natal e aproveitar para os incentivar a isso também.
    • DR1982
    • 11 outubro 2014 editado

     # 15

    Colocado por: BricoleiroUma ideia:

    Em vez de lhes dar um produto ou um valor, abra-lhes uma conta poupança e ensine-lhes a criar um ficheiro excel para anotar os movimentos dessa conta, assim no lugar de lhes dar uma nota hoje outra amanhã para lanches, etc, ia deixando lá uma mesada e eles aprendiam desde novos a gerir o próprio dinheiro.

    Sei que crianças e adolescentes dessas idades fazem birras quando não têm o que desejam mas pode sempre oferecer outra coisa adicional no Natal e aproveitar para os incentivar a isso também.


    Percebi a ideia que sugeriu, não a considero errada, para que aprendam a gerir e valorizar dinheiro, mas concordo com isso se calhar numa idade mais avançada, não com 10 anos, acho que não se deve tirar as crianças o direito de serem crianças pelo menos quando as possibilidades o permitem!
    Ha que deixar as crianças acreditar no pai natal, viver no mundo encantado delas, e nas entrelinhas de tudo isso prepara las para o mundo que os espera de uma forma subtil, mas a seu tempo, pois para se preocuparem em gerir dinheiro, e todas essas coisas que a vida obriga terão todo o tempo!
    isso faz me recordar aqueles pais que ensistem com os filhos de 3 e 4 anos para fazer o aeiou, para escreverem o nome deles, para contar até nao sei quanto para que os filhos cheguem um passo a frente a escola primária , mas a menos que as crianças demonstrem interesse por isso, não será injusto dos pais lhes roubar a inocência que lhe e característica nessa mesma idade? Eu acho que sim, que tudo tem o seu tempo, que aprenderão a ler, contar, escrever quando entrarem na escola, que aprenderão a gerir dinheiro quando lhes for necessário, talvez fazer esse exercício de entrega de semanada ao mais velho de 14 anos, talvez, mas nunca fazer disso um presente de natal !
  13.  # 16

    Colocado por: DR1982

    Percebi a ideia que sugeriu, não a considero errada, para que aprendam a gerir e valorizar dinheiro, mas concordo com isso se calhar numa idade mais avançada, não com 10 anos, acho que não se deve tirar as crianças o direito de serem crianças pelo menos quando as possibilidades o permitem!
    Ha que deixar as crianças acreditar no pai natal, viver no mundo encantado delas, e nas entrelinhas de tudo isso prepara las para o mundo que os espera de uma forma subtil, mas a seu tempo, pois para se preocuparem em gerir dinheiro, e todas essas coisas que a vida obriga terão todo o tempo!
    isso faz me recordar aqueles pais que ensistem com os filhos de 3 e 4 anos para fazer o aeiou, para escreverem o nome deles, para contar até nao sei quanto para que os filhos cheguem um passo a frente a escola primária , mas a menos que as crianças demonstrem interesse por isso, não será injusto dos pais lhes roubar a inocência que lhe e característica nessa mesma idade? Eu acho que sim, que tudo tem o seu tempo, que aprenderão a ler, contar, escrever quando entrarem na escola, que aprenderão a gerir dinheiro quando lhes for necessário, talvez fazer esse exercício de entrega de semanada ao mais velho de 14 anos, talvez, mas nunca fazer disso um presente de natal !


    Por isso mesmo foi apenas uma ideia e o último parágrafo acrescenta muito ao que disse, embora quem decida isso são obviamente os pais que lhes dão a educação.

    Talvez tenha razão ao achar a minha ideia precoce nessas idades, mas eu também acho tardio hoje os pais fazerem a papinha toda aos filhos até quase aos 30 e não lhes incutirem responsabilidades, assim como passarem os seus tempos livres sentados ao sofá "ocupados" com as tão desejadas consolas de jogos oferecidas no natal e nos aniversários, os jovens estão a crescer cada vez mais com a ideia que a vida é virtual.
  14.  # 17

    Sim acho que tem toda a razão quando diz que a decisão e dos pais , isso sem duvida alguma!
    E se calhar fugimos um pouco a questão do tópico com este assunto...
    Concordo ainda com o que disse que hoje em dia se calhar ha pais que realmente fazem a patinha toda como diz, e depois e o que se vê, filhos com carros novos a fazer habilidades nas estradas, pondo em risco os que mais nela transitam por nao lhes ter custado a ganhar e consequentemente não lhes custa estragar, andam anos e anos nas universidades a passear os livros e a gastar dinheiro aos pais, etc etc...
    Por ai concordo que se deva realmente incutir responsabilidades , demonstrar o que a vida custa e fazê-los sentir isso mesmo na pele, mas nas idade certas, eu penso que pelos 10 anos se deve exigir de uma criança que faça os trabalhos de casa por iniciativa própria, que apresente trabalhos escolares a tempo e horas, que mantenha o quarto minimamente arrumado, que tenha o cuidado de deixar roupas sujas nos locais certos, que ponha o seu despertador e que se prepare sozinho para a escola, que faça a sua higiene pessoal por iniciativa própria tambem etc etc, isso ja e a meu ver criar sentido de responsabilidade! Gerenciar dinheiro e afins , e uma boa ideia sim mas numa idade mais avançada, muito antes dos trinta claro!
    Agora claro, está e a minha opinião e vale como tal...

    Quanto a pergunta do tópico, ofereça lhe algo que saiba que os vai fazer felizes, se achar que seja uma consola, tablet, ou telemóvel, pois então que seja, não precisa de ser de top como e óbvio, algo que esteja dentro do orcamento previsto, não acho que um presente do género " estrague" a criança como muitos dizem, pois a mão que da tambem tira assim que se justifique!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  15.  # 18

    Ofereça-lhes um animal de estimação e incuta-lhes a responsabilidade de cuidarem dele.
  16.  # 19

    Colocado por: DelfimOfereça-lhes um animal de estimação e incuta-lhes a responsabilidade de cuidarem dele.


    Uma boa sugestão sem duvida, e se optar por adoptar um animal melhor ainda...
    Claro que se houver condições para tal, depois de bem avaliada essa opção, porque adquirir um animal tem de se pensar muito bem, há despesas de veterinário associadas previstas e imprevistas, no caso de ser um cão há que o passear diariamente se não houver espaço ao ar livre para ele, condiciona as ferias da família, etc etc um animal nao o se mete na arrecadação a ganhar pó como um jogo de computador ultrapassado ou se abandona na beira da estrada como um plástico de uma pastilha elástica!

    Mas sim poderá ser uma boa sugestão sim!
    • eu
    • 11 outubro 2014

     # 20

    Colocado por: DelfimOfereça-lhes um animal de estimação e incuta-lhes a responsabilidade de cuidarem dele.

    Pensem bem nas consequências de ter uma animal de estimação.

    Custos com alimentação, veterinário e ... onde os deixar quando vamos de férias.
    Concordam com este comentário: electrao, DR1982, Bricoleiro
 
0.0170 seg. NEW