Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Agora estão a ver a bola!
  2.  # 422

Saiu o Mama ev.
  3.  # 423

Golo da Russia!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves
  4.  # 424

Colocado por: YYYeu nunca faria assim
    eu fiz assim e funciona na perfeição,
    podia ficar mais bonito?

de certeza que sim.

sei de quem aplica de outra maneira e depois falhe redondamente em não cumprir com a dimensão MÁXIMA na tubagem e nem carregue\ajuste correctamente o circuito originando perda de liquido (já aconteceu 2 vezes) e enorme perca de rendimento, isto porque não seguiu as especificações do fabricante,

enfim são opções; eu executo sempre para ter o máximo rendimento possível com máxima durabilidade e mínimo de manutenção.
  5.  # 425

Trabalho realizado por uma bomba de calor ligada numa instalação de PRH não optimizada para arrefecimento,

Instalada em Maio e quer o consumo quer a produção são relativas ao período entre a data da instalação e o dia 16/11/2015
      IMG_20151114_201226.jpg
  6.  # 426

Colocado por: jorgealves
    Instalada em Maio e quer o consumo quer a produção são relativas ao período entre a data da instalação e o dia 16/11/2015

Por curiosidade, qual o SCOP e SEER desta máquina ? (de tabela)
  7.  # 427

O s valores para calculo do SEER efectivo e daquela instalação é o que está no visor, os de tabela tenho de consultar.

A máquina está instalada junto ao Alto da Guerra em Setúbal.
  8.  # 428

Colocado por: jorgealvesO s valores para calculo do SEER efectivo e daquela instalação é o que está no visor.

Sim o efetivo eu sei. Gostaria de saber o de tabela para comparar o teórico com uma instalação real.
  9.  # 429

Colocado por: jorgealvesA máquina está instalada junto ao Alto da Guerra em Setúbal.

Devemos ter aí algum aquecimento também, ou não ? Parece-me um valor muito elevado para arrefecimento para a zona que é (a não ser que tenha estado sempre ligado e seja uma casa muito grande).
    Eu moro mesmo dentro da cidade e este ano liguei a climatização para arrefecer três ou quatro dias.
  10.  # 430

Somente frio, é uma moradia isolada de 2 pisos com 250m2 sem qualquer sombreamento.
  11.  # 431

Colocado por: jorgealvesSomente frio, é uma moradia isolada de 2 pisos com 250m2 sem qualquer sombreamento.

E provavelmente vidros que nunca mais acabam não :)
  12.  # 432

Por acaso não, mas com isolamento térmico medíocre.
  13.  # 433

Pois, calculava. Setúbal possui um microclima fantástico. Saímos 15 km da cidade e temos variações de temperatura por vezes de 10 graus.
    Eu raramente sinto necessidade de aquecer ou arrefecer (mas estou num apartamento apenas com duas fachadas exteriores)
    Mas entretanto, quando conseguir, diga o SEER de tabela da máquina para poder ter uma ideia da relação com o real.
    • eu
    • 17 novembro 2015 editado

# 434

Colocado por: jorgealvesIMG_20151114_201226.jpg

Desempenho real de 3,5... não está mau.
  14.  # 435

Colocado por: eu

Isso se o valor de kWh produzidos estiver certo. Medir o consumo eléctrico é trivial, agora o produzido gostava de saber como medem ...
  15.  # 436

Colocado por: alexpMedir o consumo eléctrico é trivial, agora o produzido gostava de saber como medem

Está a falar de um contador de entalpia ?
  16.  # 437

Colocado por: Nuno Nunes
    Está a falar de um contador de entalpia ?

Não conhecia. Se assim for parece-me bem. Agora se for calculado com uma tabela pré-definida de rendimento conforme temperatura exterior ...
    • eu
    • 17 novembro 2015

# 438

Colocado por: alexpagora o produzido gostava de saber como medem ...

Pelo caudal e temperatura do líquido?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 439

Pelo caudal e temperatura do líquido?
    Concordam com este comentário:jorgealves
    exacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  18.  # 440

em arrefecimento é mesmo muito bom.