Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Qual é a distância que vai da tomada onde alimentaram a bomba de calor e o quadro?
    •  
      omega
    • 12 março 2016

# 642

em linha recta deve ser 7 ou 8 metros, pela tubagem deve ser um pouquinho mais.
  2.  # 643

Colocado por: omegaja fui verificar.

o cabo que vai do quadro até à tomada que alimenta a bomba, é de 2,5.
    o cabo que vai da tomada para o disjuntor que está antes da bomba é de 2,5
    o cabo que sai do disjuntor para a bomba é de 4 ou superior

Resultado, estou convencido que 2,5 mm é insuficiente para os picos da bomba e o disjuntor de 20A que está entre a bomba e a tomada dispara.
    Solução, vou ter que trocar a linha de 2,5 que vem do quadro até à tomada da bomba, por um fio de 4mm, e o fio que vai da tomada até ao disjuntor que liga a bomba também por um de 4 mm,
    o disjuntor do quadro e o que está entre a bomba e a tomada tenho que mudar para 25A

ou o fio de 2,5mm aguenta com um disjuntor de 25A e não preciso de trocar a linha?

Partindo do princípio que a maquina é a que mencionou em outro tópico (ERHQ016BAV3 + EHBH16CB3V) é só asneiras!

Para começar, o consumo nominal desse conjunto é de 4.75kW.

4750 watt / 210V (valor de tensão mínimo possível na rede) = 22,6A

Uma maquina dessas nunca pode ser ligada por um circuito com tomada (uma tomada schuko tem um limite de 16A).

Necessita de um circuito próprio com um cabo que suporte a amperagem necessária. (se fosse eu metia um circuito dimensionado para 30A)
    •  
      omega
    • 12 março 2016 editado

# 644

talvez seja melhor eliminar a tomada e colocar uns bornes ceramicos
    pensei que a tomada aguentasse mais amperagem, de facto, já fui confirmar e é só até 16A.
    Vou mesmo ter que passar isto para fio de 4mm.
    lá vou ter que sacar o raio do quadro cá para fora

que tipo de tomada posso colocar, há de embutir ou tem mesmo de ser daquelas exteriores?
  3.  # 645

Desculpa mas a máquina está ligada numa tomada com uma ficha???????
  4.  # 646

Obrigatoriamente tem que ser por ligadores de aperto directo do quadro,

O fio tem que ser de 4 mm e o disjuntor no Quadro tem que ser de 20A, a resistência eléctrica da maquina tem que estar noutro circuito ou desligada em permanência.
    •  
      omega
    • 12 março 2016 editado

# 647

Hoje a tarde já tenho com que me entreter.
    espero bem que passar o fio do quadro até a maquina seja pacifico, não tenho nenhuma guia aqui por casa.
    em ultimo caso, prendo o fio novo ao velho, e vou puxando, sai um, entra o outro.
    a ver se consigo deixar o quadro todo arrumadinho como deixou o electrecista :)

Outra coisa, uma vez que a resistência está programada para accionamento manual (acho que é assim que está configurada, não me recordo do exactamente), em que situações é que temos que a ligar?
    quando a bomba não tem capacidade para aquecer a agua até a temperatura pretendida, em caso de temperaturas exteriores muito baixas?
  5.  # 648

A resistência só entra em caso de avaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
    •  
      omega
    • 12 março 2016

# 649

Tentei puxar o cabo de 2,5 que está no tubo, nem mexeu.
    resultado, na segunda vem ca o electricista a colocar o cabo.
    como é que enfiaram la o fio! :o deve ser preciso suar

De momento desmontei a tomada e liguei directo com uns wago.
    pior do que estava, não fica
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 650

Ligada directo já não terá problema,

Nunca me passou pela cabeça que alguém fizesse.isso, está visto que foi a primeira e única vez que viram uma máquina destas pela frente.
    •  
      omega
    • 12 março 2016

# 651

segundo esta tabela, já não há problemas, de qualquer forma assim que puder já troco a linha

1.5mm - corrente máxima 15A
    2.5mm - corrente máxima 20A
    4.0mm - corrente máxima 27A
    6.0mm - corrente máxima 34A
    10mm - corrente máxima 46A
    16mm - corrente máxima 62A
    25mm - corrente máxima 80A
  7.  # 652

Colocado por: omegasegundo esta tabela, já não há problemas, de qualquer forma assim que puder já troco a linha

1.5mm - corrente máxima 15A
    2.5mm - corrente máxima 20A
    4.0mm - corrente máxima 27A
    6.0mm - corrente máxima 34A
    10mm - corrente máxima 46A
    16mm - corrente máxima 62A
    25mm - corrente máxima 80A

Cuidado porque isto nâo é real pois tem limitações de instalação, mas já não haver problema.
    • zeto
    • 12 março 2016

# 653

É por isso que ninguém se entende
      image25.jpeg
  8.  # 654

Não leiam literalmente essas tabelas porque são genéricas para os condutores, dependendo da instalação e de mais uns quantos detalhes as correntes máximas são muito menores, o regulamento define os limites para cada caso e esse é que deve ser usado.
  9.  # 655

Evidentemente que tenho informação que me permite afirmar não haver qualquer risco com a situação actual.
  10.  # 656

mas a minha recomendação foi substituir.
    •  
      omega
    • 13 março 2016

# 657

é para substituir :)
    vai ser complicado, mas lá terá de ser, o tubo dos fios é estreito.
    era para ser utilizado com uma caldeira e não bomba de calor, para todo o caso, se não se conseguir enfiar o cabo, leva-se o fio por fora da parede.
    Fica mais feio mas funciona igual.
    de qualquer forma está eliminado o problema da tomada schuko, que era a principal falha
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 658

Podes- me enviar uma foto da ligação, há um técnico do fabricante que não acredita.
    •  
      omega
    • 13 março 2016

# 659

ligação do quê?
    da tomada?
    já a desmontei, estou no trabalho, não estou em casa
    • eu
    • 14 março 2016

# 660

Colocado por: zetoÉ por isso que ninguém se entende

Isso são valores máximos, que não devem ser usados numa utilização normal.

Com essas correntes, além do aquecimento, há perda de energia nos fios, que não é consumida de forma útil, mas é faturada.

0.2533 seg. NEW