Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Colocado por: ThefishMas aconselha a colocar ligação para um esquentador caso algum dia haja algum problema com os painéis solares? De onde você é?
    a solução escolhida tem que ter em consideração os requisitos do cliente e as condições do imóvel, o esquentador é uma das muitas opções disponíveis.
  2.  # 682

Colocado por: SkinkxAinda só vi software da Energie para fazer a demonstração dessa produção de energia (http://www.itecons.uc.pt/p3e/include/downloadFile.php?id=35&s=YhAqagubytyvApYpEbas). O diploma já foi publicado, mas tenho visto poucos desenvolvimentos em torno disso. Há software da Daikin para o mesmo cálculo?
    existe software disponível online para essa simulação,
    A legislação já existia a muito faltava somente uma portaria com a fórmula de cálculo da equivalência, que foi publicada em Dezembro de 2015.
  3.  # 683

"...a partir de 21 de março de 2016, os contributos de sistemas de aproveitamento de fontes de energia renováveis de energia, serão determinados com recurso à versão em vigor do programa SCE.ER da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)."

"É pertinente informar que ainda não estão qualificados quaisquer outros softwares como alternativa parcial ou total ao uso do SCE.ER no âmbito do SCE, incluindo o software Solterm anteriormente indicado para o SCE. A Agência de Energia (ADENE) e a DGEG divulgarão procedimentos para a transição entre o uso do Solterm e o uso do SCE.ER."

Mail da ADENE hoje de manhã e informação no site DGEG.

http://www.dgeg.pt/
  4.  # 684

Colocado por: Skinkx"...a partir de 21 de março de 2016, os contributos de sistemas de aproveitamento de fontes de energia renováveis de energia, serão determinados com recurso à versão em vigor do programa SCE.ER da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)."

"É pertinente informar que ainda não estão qualificados quaisquer outros softwares como alternativa parcial ou total ao uso do SCE.ER no âmbito do SCE, incluindo o software Solterm anteriormente indicado para o SCE. A Agência de Energia (ADENE) e a DGEG divulgarão procedimentos para a transição entre o uso do Solterm e o uso do SCE.ER."

Mail da ADENE hoje de manhã e informação no site DGEG.

acontece que o software disponibilizado pela DGEG, é uma versão BETA, ainda não Válida para efeitos de SCE...
  5.  # 685

Colocado por: fernandoFerreira

acontece que o software disponibilizado pela DGEG, é uma versão BETA, ainda não Válida para efeitos de SCE...

É válida a partir de 21 de Março. Ou seja, hoje. É estranho, mas é o que está no site.
  6.  # 686

Colocado por: SkinkxÉ estranho
    vindo da Adene não é de estranhar, até há poucos meses atrás insistiam no numero do cap solar quando o mesmo já foi extinto há mais de 1 ano.
  7.  # 687

Colocado por: SkinkxÉ válida a partir de 21 de Março. Ou seja, hoje. É estranho, mas é o que está no site.

sim mas se usar o Software, diz lá que é uma versão Beta, e que ainda não é válida para o SCE
  8.  # 688

Colocado por: fernandoFerreira

sim mas se usar o Software, diz lá que é uma versão Beta, e que ainda não é válida para o SCE

Sim, também reparei nisso.
  9.  # 689

O software já não é versão beta, já temos a versão 1.0

Assim à primeira olhadela, parece-me que a estimativa de energia produzida pelos kits solares térmicos é menor neste software do que a que era dada pelo SOLTERM, muitas vezes o SOLTERM dava-me mais energia solar nos kits que nos colectores de circulação forçada equivalentes e isso agora não parece acontecer. Noto que também tenho menos bases de dados de coelctores e não estou a comparar colectores equivalentes (há poucos kits no programa e nenhum da Baxi ou Vulcano), mas foi a primeira ideia que me ficou.
  10.  # 690

Para que é esse software?
  11.  # 691

Colocado por: ThefishPara que é esse software?
    serve para ser usado pelos peritos na elaboração do certificado energético.
  12.  # 692

Colocado por: jorgealvesserve para ser usado pelos peritosna elaboração do certificado energético.

E pelos projectistas. Quem faz os cálculos são os projectistas.

Mas mesmo para quem sabe trabalhar com a ferramenta, dá sempre para testar que tipo de equipamento permite substituir os colectores solares: por exemplo, se determinados painéis de tubos de vácuo permitem cumprir o mínimo do Esolar. Ou o mesmo para determinada bomba de calor e por aí fora...

A ferramenta é um bocado pesada e ainda tem que ser um bocado trabalhada, mas pelo menos tem variedade de soluções para as mais diversas fontes de energia renováveis.
  13.  # 693

Vai substituir por completo o Solterm?

Como se chama o software?
  14.  # 694

Colocado por: tostexVai substituir por completo o Solterm?

sim, desde 21 de Março passado

Colocado por: tostexComo se chama o software?

SCE.ER

download aqui:
    http://www.dgeg.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tostex
  15.  # 695

Sr. Jorge eu tenho uma Moradia em Sesimbra, nôs somos 4 pessoas qual sera a melhor solução para AQS, tomando banho uns a seguir aos outros e continuando a ter agua quente?

Espero a resposta Obrigada
    Maria
  16.  # 696

Jorgealves espero resposta.
  17.  # 697

Colocado por: Maria Fontelasqual sera a melhor solução para AQS, tomando banho uns a seguir aos outros e continuando a ter agua quente?
    a melhor solução do ponto de vista ambiental e eficiencia energetica é uma bomba de calor com 500 litros de inercia com ligação solar termica em drainback,

desvantagem: é consideravelmente cara, pois fica em 4850€

uma solução equilibrada é o pack Daikin CESI 300plus com uma resistencia electrica de apoio, ficando esta solução por 4060€.
  18.  # 698

Obrigado pela informacao Jorgealves
    • FFF
    • 5 abril 2016

# 699

Colocado por: jorgealvessolar termica em drainback

Ou, em alternativa, tubos de vácuo, é isso?
  19.  # 700

Colocado por: FFF

Ou, em alternativa, tubos de vácuo, é isso?
    sim, mas também pode ser usado qualquer outro sistema pressurizado.

0.2233 seg. NEW