Iniciar sessão ou registar-se
    • espt
    • 16 julho 2017
    Não não, conheci o rapaz da lavagem quando comprei o terreno
    • emad
    • 16 julho 2017 editado
    Ponha -se fino. Não vá ele ganhar direitos com os anos e quando quiser travar já vai ser tarde.
    Imagine que daqui uns anos ele vende a bomba e o comprador reclama o direito de tirar a água do seu poco, alegando que esse direito já existia e com o seu consentimento pelo actual dono?
    O meu avô deu autorização para o vizinho colocar um motor para tirar água. E passados muito anos a junta abriu uma estrada e o raio do poço ficou a servir de rotunda. A junta disse ao meu avô que tapava o poco e faziam um novo dentro da outra parte do quintal. E o meu avô disse, mas se fizer um poço novo e desactivar este o vizinho fica sem água. Também fazem um poço para ele?
    Ainda hoje está lá o poco a servir os dois.
  1. Colocado por: esptOs ventiloconvectores e instalação fica muito mais cara se for mural vs mural ou condutas vs condutas?
    sejam quais foram as maquinas os vc são mais em conta.
    • espt
    • 16 julho 2017
    Colocado por: emadPonha -se fino. Não vá ele ganhar direitos com os anos e quando quiser travar já vai ser tarde.
    Imagine que daqui uns anos ele vende a bomba e o comprador reclama o direito de tirar a água do seu poco, alegando que esse direito já existia e com o seu consentimento pelo actual dono?
    O meu avô deu autorização para o vizinho colocar um motor para tirar água. E passados muito anos a junta abriu uma estrada e o raio do poço ficou a servir de rotunda. A junta disse ao meu avô que tapava o poco e faziam um novo dentro da outra parte do quintal. E o meu avô disse, mas se fizer um poço novo e desactivar este o vizinho fica sem água. Também fazem um poço para ele?
    Ainda hoje está lá o poco a servir os dois.

Fiz um "contrato" com ele, assinado por ambos, que entre outras coisas diz algo como

- O número de contratos nunca poderá servir de argumento para a utilização da água
    - Posso não renovar o contrato (anual) assim que quiser
    - Nunca pode de ele reclamar falta de água
    - Não tenho eu direito a qualquer privilégio na lavagem de automóveis (coloquei isto porque já lá ia lavar a carrinha do trabalho antes de comprar o terreno, e quero e vou continuar a pagar. A última vez não queria receber, eu disse que lhe cortava a água, ele recebeu logo a 10€)

No fundo acho que estou salvaguardado.
    • espt
    • 16 julho 2017
    Colocado por: jorgealvessejam quais foram as maquinas os vc são mais em conta.

E a instalação? É equivalente a nível de custos?

Esquecendo o inverno, de verão conseguirei ter a casa nos 20°C com água do poço? No fundo gastaria, com o sistema ligado 24h, apenas o equivalente ao consumo da bomba circulações e dos ventiladores (50/100W??) Correto?
  2. Colocado por: esptde verão conseguirei ter a casa nos 20°C
    as temperaruras de conforto no verão são 23ºC a 25ºC, 20ºC é exagerado, mas sim consegue ter uma temperatura estavél desde que tenha agua com temp adequada, o que não me parece ser problema.
  3. nada melhor para combater o calor que uma geladinha
    Concordam com este comentário: espt, skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      Beer cooler.jpg
  4. 😁
    Onde anda o Zé Silva...
    Se a fita descolar partem as mines... 😁
    Concordam com este comentário: MRK, Dias12
  5. Parecem médias...
  6. Colocado por: jorgealvesnão vai ser possível pois agora só coloco 30 para cima.

além destes 60 tenho mais 130 a chegar até ao fim do mês para 4 obras.

Quem diz 30 diz 40, venham eles.
    • smdx
    • 18 julho 2017
    Jorge, nalgumas aplicações que tem mostrado aplica painéis dos normais e noutras é desses tubos. qual a diferença e qual a razão de escolha de um ou de outro? se os tubos são mais eficientes como indicou atrás, porque não aplicar sempre os tubos?
  7. Depende do projeto, mas basicamente s tubos têm manutenção enquanto qie os planos em drsinback não.

Os tubs são a minha solução favorita.
  8. Colocado por: jorgealvesmas basicamente s tubos têm manutenção

Que tipo de manutenção?
  9. Colocado por: PandR
    Que tipo de manutenção?
    a habitual a qualquer sistema com glicol, controle bi anual e substituição a cada 6anos.
    • TZW
    • 18 julho 2017
    O Jorge deve estar no telemóvel...
    Painel plano convencional - custo inferior/com manutenção periódica
    Painel em drainback - Custo superior ao sistema convencional/sem manutenção periódica
    Tubos de vácuo - Custo superior ao sistema convencional / sem manutenção periódica / melhor aproveitamento térmico
    Os sistemas solares não devem ser sobredimensionados para evitar temperaturas excessivas/prejudiciais ao próprio sistema.
    De um modo básico acho que é isto...
  10. Agora fiquei confuso ou confundido.
    Então os de tubos têm de ser substituídos de 6 em 6 anos?
    Têm manutenção periódica?
    • TZW
    • 18 julho 2017 editado
    "Colocado por: jorgealves
    mas basicamente s tubos têm manutenção"

Foi por causa do S que suspeitei...
  11. Colocado por: callinasAgora fiquei confuso ou confundido.
    Então os de tubos têm de ser substituídos de 6 em 6 anos?
    Têm manutenção periódica?
    o fluido convém ser substituído, não os tubos
    • TZW
    • 18 julho 2017
    Colocado por: Sergio Rodrigueso fluido convém ser substituído, não os tubos

Tubo de vácuo, substituir fluido, algo aqui não bate certo, trocar o fluido do sistema mas não o dos tubos.
    • ik
    • 18 julho 2017
    Colocado por: TZW
    Tubo de vácuo, substituir fluido, algo aqui não bate certo, trocar o fluido do sistema mas não o dos tubos.

E como acha que vai aquecer a agua do deposito que está na cave? wireless? :)

0.8701 seg. NEW