Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: euUso, mas com medidas excecionais de segurança (só a partir de um sistema operativo especial dedicado só para essa função).

PS: acreditem que eu sei do que estou a falar: NUNCA usem o cartão de crédito real na Internet.

Também fiquei curioso. Que raio é um 'sistema operativo dedicado' ?

Já lhe disse e torno a dizer: a VISA não gosta de ver o seu nome manchado e, em caso de fraudes, cobre SEMPRE o valor ao lesado. São máquinas de Biliões de euros. Não é propriamente a mercearia da esquina.

Eu acho que isto é o medo do que não se percebe. Não é fácil 'usar' um número de cartão de crédito. Se for usado para compra de bens online, pedem-lhe sempre os digitos de control existentes no cartão. Além disso, mesmo que os tenha, e em caso de fraude , fica registado o IP com que foi efectuada a compra e, obviamente, o endereço (postal ou email) do comprador. Mesmo em compras virtuais (tipo software ou créditos) fica sempre registado para onde vai o software ou os créditos.
  2.  # 22

Colocado por: ceacE diz isso por experiencia propria? Porque a desconfianca da China?

http://www.scamfreeinternet.com/scam-list/fraudulent-online-retailers/
    • eu
    • 15 outubro 2014

# 23

Colocado por: PeSilvaPor curiosidade gostava de saber o que é um

http://en.wikipedia.org/wiki/Security-focused_operating_system
  3.  # 24

eu,

Não seja assim. Tome umas pastilhas e acalme-se. Leve a vida com alegria :)
    • eu
    • 15 outubro 2014

# 25

Colocado por: MikeMelgaeu,

Não seja assim. Tome umas pastilhas e acalme-se. Leve a vida com alegria :)

Agradeço a recomendação, mas informo-o que felizmente levo a vida com alegria e (para já) não preciso de pastilhas.

Também sou uma pessoa muito calma, por isso, não percebo mesmo esta sua mensagem...
  4.  # 26

Já fiz compras na net mas em sites portugueses e faço os pagamentos//transferências no MB.

Porém, queria comprar em sites fora de portugal onde se pode pagar apenas com cartão de crédito ou paypal é seguro. Como funciona? É no meu banco que adquiro este cartão?
  5.  # 27

Colocado por: SabrinaJá fiz compras na net mas em sites portugueses e faço os pagamentos//transferências no MB.

Porém, queria comprar em sites fora de portugal onde se pode pagar apenas com cartão de crédito ou paypal é seguro. Como funciona? É no meu banco que adquiro este cartão?

Pessoalmente uso o paypal a uns 10 anos ou mais ( ja lhe perdi a conta ) é só inscrevere se no site do paypal e depois fica com a opção de introdução do cartão de credito no sistema ou transferência bancaria para carregar a conta, e preciso ter em atenção que a transferência de um banco português para o Paypal demora alguns dias grandes. por isso antes de pensar em comprar é preciso ter a conta "carregada"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  6.  # 28

Colocado por: SabrinaO paypal é seguro.

Continuo a usar o paypal, quer para pagar quer para receber, até agora sem um único problema.
    O único cuidado que tenho é mudar a password regularmente e não usar a mesma password que uso em outros registos (foruns, etc)*

* quando se registam num qualquer site nunca usem o email/password que usam em sites que devem ser seguros (paypal, etc.), porque alguém pode pegar nessa base de dados e andar a experimentar entrar em outros sites com esse email/password. Imaginem que se registam aqui no FDC com o mesmo email/password que usam no paypal, o que impede o FD de ir experimentar ao paypal se o vosso email/password do FDC funciona no paypal.

Colocado por: SabrinaO paypal é seguro. Como funciona? É no meu banco que adquiro este cartão?

Não!
    1) Regista-se em paypal.com
    2) Associa o seu cartão de crédito á sua conta no paypal. (O paypal vai-lhe retirar uns euros que depois devolve para validar o cartão)
    3) Faz compras com o paypal e será debitado no seu cartão de crédito.
    4) Pode pedir que lhe paguem para uma conta do paypal indicando apenas o seu email e depois pode transferir esse dinheiro para a sua conta no banco.
  7.  # 29

Neste momento já não tenho cartão de crédito. Tinha um cartão de crédito da CGD há muitos anos mas como quase nunca o utilizava e tinha uma anuidade de 20€, cancelei-o no ano passado. Só tenho cartão de débito. Sendo assim não posso utilizar paypal?
  8.  # 30

No meu banco, CGD, uma vez disseram-me que se pode adquirir um cartão que custa 10€ que é precisamente para se fazerem compras seguras na net. Alguém conhece? Não sei muito bem como funciona, tenho que ir lá perguntar. Alguém conhece?
  9.  # 31

Colocado por: SabrinaNo meu banco, CGD, uma vez disseram-me que se pode adquirir um cartão que custa 10€ que é precisamente para se fazerem compras seguras na net. Alguém conhece? Não sei muito bem como funciona, tenho que ir lá perguntar. Alguém conhece?

Se for apenas para fazer pagamentos, pode usar o MBNET.
    •  
      FD
    • 9 julho 2015

# 32

Colocado por: PeSilva* quando se registam num qualquer site nunca usem o email/password que usam em sites que devem ser seguros (paypal, etc.), porque alguém pode pegar nessa base de dados e andar a experimentar entrar em outros sites com esse email/password. Imaginem que se registam aqui no FDC com o mesmo email/password que usam no paypal, o que impede o FD de ir experimentar ao paypal se o vosso email/password do FDC funciona no paypal.

Concordo e subscrevo.
    Porém, é importante realçar que as passwords usadas aqui no fórum estão "encriptadas" - não estão guardadas em texto simples - pelo que o seu uso para o que indica é, para não dizer impossível, muito muito muito difícil.
    Por outro lado, não faz o meu estilo.
  10.  # 33

Colocado por: FDConcordo e subscrevo.
    Porém, é importante realçar que as passwords usadas aqui no fórum estão "encriptadas" - não estão guardadas em texto simples - pelo que o seu uso para o que indica é, para não dizer impossível, muito muito muito difícil.
    Por outro lado, não faz o meu estilo.

Era apenas um exemplo!!!

Mais técnico: neste momento não conheço CMSs open source, mas há uns anos a encriptação de passwords era apenas fazer um MD5, que teoricamente não é reversível mas na prática é reversível.
    Por outro lado, quando nos inscrevemos num site não sabemos se existe algum tipo de encriptação ou não e essa encriptação é feita não propriamente para os administradores não terem acesso (se o quiserem tem sempre acesso), mas sim para o caso de alguém de fora conseguir aceder à BD.
  11.  # 34

Eu carrego pora transferência bancária, quando me interessa conprar no ebay.

Os sites em que tenha maior confiança, uso Mbnet desde 1998 talvez.
    •  
      FD
    • 9 julho 2015

# 35

Aliás, a melhor forma de manter a segurança é usar passwords diferentes em TODOS os serviços.

Claro que isto é praticamente impossível de praticar, seria um martírio lembrarmo-nos de todas as passwords.

Por isso, o ideal é criar um sistema de passwords próprio.
    Por exemplo:
    - a password é batatascombacalhau
    - o site onde nos vamos registar é o paypal
    - a password pode passar a ser batatascombacalhaunopaypal ou batatasnopaypal ou bacalhaunopaypal
    - o site onde nos vamos registar é o facebook
    - a password pode passar a ser batatascombacalhaunofacebook ou batatasnofacebook ou bacalhaunofacebook

Claro que não é bom que seja tão simples quanto isto mas, a ideia é:
    - password comum + password única desse site

Desde que tenhamos sempre em ideia a associação acima, lembramo-nos sempre de qualquer password.
    Claro que é fulcral que o "atacante" não consiga perceber a lógica, deve ser uma lógica que só faça sentido para nós - a de cima das batatas, por exemplo, é uma má lógica.
  12.  # 36

O melhor é usar passwords de 128 caractéres como

lQOsBFWeQF8BCADDXvmWq7CoHZB5ed6aJuXGvLe8y1QhnXJC91sW9dKVsYbiOZML

e usar uma diferente para cada serviço.

Depois é só guardá-las todas num .txt no desktop para não nos esquecermos. Ou então imprimir e andar com o papel na carteira.
    Concordam com este comentário: larkhe
    •  
      FD
    • 9 julho 2015

# 37

Colocado por: MikeMelgaDepois é só guardá-las todas num .txt no desktop para não nos esquecermos.

Que estupidez.
    Isso só se faz nas grandes empresas - e não é um .txt, é um .xls, e tem que estar dentro de uma pasta "Passwords", não é no desktop (como fizeram na Sony).
  13.  # 38

Colocado por: SabrinaNeste momento já não tenho cartão de crédito. Tinha um cartão de crédito da CGD há muitos anos mas como quase nunca o utilizava e tinha uma anuidade de 20€, cancelei-o no ano passado. Só tenho cartão de débito. Sendo assim não posso utilizar paypal?

Peça no banco para aderir ao mbnet. Julgo q é gratuito e tb pode ser feito no homebanking. Ser-lhe-á atribuído um nome de utilizador e uma password.
    Com esses dados aceda ao site:

https://www.mbnet.pt

Depois crie um cartao de crédito temporário. Tem 2 modalidades: um apenas dá para uma compra com validade de um mês e outro dura um ano mas apenas pode ser usado no mesmo comerciante. Além disso estes cartoes estao limitados a um montante máximo q nao me lembro se é alterável.

Os cartões temporários nao tem existencia física, são apenas um nr de cartao/data de validade/CVV ou seja os dados q precisa usar para por exemplo registar no paypal.

Claro q dada a natureza destes cartoes mbnet, a sua utilizacao no paypal é limitada (por ex. na 1a modalidade de cartao apenas pode usar uma vez, depois terá que gerar outro e registá-lo novamente no paypal)
  14.  # 39

Colocado por: gazebo(por ex. na 1a modalidade de cartao apenas pode usar uma vez, depois terá que gerar outro e registá-lo novamente no paypal)

Até ter a sua conta suspensa por suspeita de fraude devido ao excesso de actividade de cartões :)
  15.  # 40

Faltava aqui a Lidia para animar a malta :D

0.0257 seg. NEW