Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Tenho uma casa de aldeia para aquecer e lenha disponível.
    Por casa, refiro-me a um segundo andar, com cerca de 150m2.

    A minha ideia seria:

    1 - Construir uma lareira de raiz com a respectiva chaminé;
    2 - Implantar nessa lareira um bom recuperador de calor;
    3 - Ligar a água quente (que neste momento usa um esquentador) à cozinha e casa de banho;
    4 - Colocar aquecimento central nas divisões (radiadores a elementos);
    5 - Aproveitar o sótão para passar tubos e para colocar outro tipo de componentes essenciais;

    Como não tenho qualquer conhecimento de causa sobre este assunto, gostaria de saber, uma estimativa por alto de quanto custará uma solução destas?

    Dos preços que conseguir, vai depender neste primeiro ano, fazer só o ponto 1 e 2 e deixar os restantes para quando haja possibilidade ou fazer tudo de uma vez.

    Graças.
  2.  # 2

    Daquilo que tenho pesquisado pela net cheguei aos seguintes preços:

    1- Nada. Não encontrei um único preço indicativo, para uma lareira com chaminé de gama média.
    2- Por cerca 2000€ parecem existir caldeiras que aqueçam uma área de cerca de 400m3;
    3- Muito técnico. È normal não encontrar.
    4- Por cerca de 2000€, quer-me parecer que poderei instalar 6 elementos por 10 radiadores, já com todos os tubos incluidos.
    5- Não aplicavel;

    Mais uns 500€ para um termoacumulador, se a lareira ficar em 1500€, acham que por 6000€ consigo fazer este trabalho?

    Graças
  3.  # 3

    esta a colocar as questões ao contrario,

    primeiro tipifica a casa, localização, enumera as divisões e respectivas areas e somente depois é que diz aquilo que pretende,

    só desta forma alguém lhe poderá responder,
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

    Ok.

    - Casa é apenas um segundo andar com cerca de 150m2;
    - Localização é no concelho de Viseu;
    - 3 quartos com 5*4 (total 60m2), casas de banho 4*2 (total 16m2), cozinha 9*3 (total 27m2), sala 10*5 (total 50m2);

    De qualquer forma, o objectivo é ter um valor aproximado, mais mil menos mil, para ter uma ideia se vale a pena sequer perder mais tempo a pensar no assunto.

    Graças.
  5.  # 5

    Fiz este ano esses trabalhos.
    Com a área mais ou menos aproximada, 90 elementos. Ficou em 5.000€.
    Tubos da instalação tudo em cobre.
  6.  # 6

    Obrigado Mpaulino, já é um ponto de partida.

    No meu caso pode ficar um pouco mais caro por causa da lareira e chaminé. Em todo o caso, se tal ficar muito caro, posso sempre optar por não fazer para já a lareira e a chaminé ser daquelas em metal que vão pela parede exterior.
  7.  # 7

    o mesmo aquecimento pode ser feito por 3500 euros ou 7000 euros e o de 3500 ganhar mais do que o de 7000 euros, deve ser feito um orçamento no local, senão assim de rajada não vai ter números certos.
    se quer radiadores, um bom recuperador, um acumulador e acessórios, pode contar com uns bons 6000 a 7000 mil euros, para baixo é baixar qualidade
  8.  # 8

    O objectivo deste tópico foi de dar uma ideia dos valores associados a este tipo de trabalho. Antes de começar esta discussão, podiam-me dizer que ficava por 2000€ ou 20000€ que para mim era igual.

    Agora, como é evidente que terei de chamar empresas ao local, para me fazerem orçamentos.

    Dos preços dos materiais, já estou relativamente consciente, falta agora saber se este é um tipo de trabalho moroso ou se se faz em 2/3 dias. Isso pode encarecer o projecto. O ideal, será uma empresa que efectue o trabalho chave na mão.
  9.  # 9

    A casa tem isolamento térmico? Apenas nas paredes, também no teto e pavimento?
    Para mim este seria o primeiro tema a tratar, seguido da ventilação, da caixilharia, e só depois gastava dinheiro em aquecimento.
    É só uma sugestão.
  10.  # 10

    Compreendo, mas começo pelo aquecimento por duas razões:

    - o orçamento para obras é curto;
    - a instalação do aquecimento com a abertura de chaminé e rasgar de paredes, considero que deve ser o trabalho inicial, por ser aquele que mais "destrói os interiores";

    - numa segunda fase, sim terei de mudar as janelas e colocar roofmate no sótão. Mas isso, são trabalhos que podem ser feitos enquanto já se lá vive na casa. As paredes com são duplas, julgo que não colocarão muitos problemas.
  11.  # 11

    No meu caso tinha a lareira que foi partida. Depois de instalado o recuperador foi efetuada um novo "pano".
    O trabalho foi também feito pelo sótão.
    Para não partirmos a casa por dentro a instalação foi feita toda pelo exterior mas dentro das paredes, foram abertos roços.
    • Mac
    • 17 outubro 2014

     # 12

    CIVISMILES

    Se optar por recuperador de calor a água fica aqui uma sugestão:
    Na família temos 3 recuperadores hergon H02-22 e estamos muito satisfeitos com o rendimento.
    O último foi comprado no inverno passado e ficou por menos de 1000 €
    Cumps
  12.  # 13

    Mpaulino, também já pensei passar pelo sotão, mas de qualquer forma, os tubos que saem da parte de baixo do radiador, já não poderão passar por lá, certo?

    Mac, presumo que seja um por casa. O preço realmente é baixo, mas não consigo ver quantos litros leva a caldeira e se realmente é eficaz a aquecer uma área de cerca de 400 m3.
  13.  # 14

    Para os tubos que vão sair no radiador são abertos roços nas paredes e os tubos passados por lá.
    • Mac
    • 20 outubro 2014

     # 15

    Sim, é um por casa
    file:///D:/Os%20meus%20documentos/Downloads/file654_pt%20(1).pdf
 
0.0192 seg. NEW